Home » Principais pontos turísticos de Lisboa

Principais pontos turísticos de Lisboa

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Portugal tem entrado cada dia mais na rota do turismo mundial e conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa, capital do país, é o primeiro passo a ser dado por quem quer visitar as terras lusitanas. No entanto, esse não é o único motivo para você conhecer um verdadeiro mapa com as atrações turísticas lisboetas. Você sabia que Lisboa está entre as 10 melhores cidades do mundo para fazer turismo? A consideração foi feita pela Lonely Planet Guides, maior editora de guias de viagem do mundo.

Dito isso, para ajudar você a organizar um roteiro pela capital portuguesa, preparei este artigo cheio de dicas sobre os pontos turísticos imperdíveis de Lisboa. Aqui você encontrará além de alguns detalhes relacionados a 23 atrações, horário de funcionamento, preços de entrada e aproveitar tudo o que fazer em domingo e em outros dias em Lisboa. Assim você poderá incluir na sua viagem todos os destinos que cabem tanto no seu bolso, quanto período de férias. Aproveite este guia turístico.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

Quais são os atrativos turísticos de Lisboa?

  • Rio Tejo
  • Castelo de São Jorge
  • Vinícolas de Lisboa
  • Elevador de Santa Justa
  • Palácio Nacional da Ajuda
  • Convento do Carmo
  • Aqueduto das Águas Livres
  • Panteão Nacional
  • Bairro Alto
  • Miradouro e Igreja da Graça
  • Miradouro Portas do Sol
  • Miradouro Senhora do Monte
  • Praça do Comércio
  • Alfama
  • Torre de Belém
  • Mosteiro dos Jerônimos
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Teleférico de Lisboa
  • Praça do Rossio
  • Museu do Fado
  • Museu e Igreja São Roque
  • Museu do Chiado

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Lisboa »

 

O que fazer em Lisboa?

Lisboa é uma cidade diversificada. Nela você encontra movimento e animação. Só para ilustrar, na capital portuguesa você encontra desde museus e monumentos históricos, até espaços modernos e acolhedores. Confira abaixo alguns locais imperdíveis que você precisa conhecer ao visitar esse destino!

Prático => Chip na Europa

 

Pontos Turísticos de Lisboa

Rio Tejo

fotos de pontos turisticos de lisboa portugal

Foto: Pepre~commonswiki, via Wikimedia Commons.

O Rio Tejo é praticamente um marco do turismo de Lisboa, não só por banhar outros pontos turísticos da cidade, mas por contar ainda com a Ponte 25 de abril, outro cartão-postal lisboeta.

Só para ilustrar, este rio é tão querido pelos portugueses que ele já foi tema de canções e aparece em diversos poemas.

O turismo pelo Rio Tejo é diversificado. Você tanto pode apreciar a Ponte 25 de Abril ou o rio de algum ponto da capital, quanto navegar por ele. Existem inúmeros passeios em Lisboa e cruzeiros na região, inclusive, você pode jantar à luz de velas em alguns deles.

Outras opções inclui apreciar a vista do Rio Tejo de outros pontos turísticos como a nossa próxima atração, o Castelo de São Jorge ou a Torre de Belém, da qual falaremos mais à frente!

Aproveite => Tickets para passeio no Rio Tejo

 

Castelo de São Jorge

Pontos turísticos de porto

Foto: fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

O Castelo de São Jorge fica em uma das 7 colinas de Lisboa. Esta fortaleza foi construída no século XI para defender a capital e não é à toa que é um dos pontos turísticos mais famosos do país. Do alto do Castelo você tem direito a uma incrível vista de Lisboa.

Só para ilustrar, o espaço possui mais de 6 mil metros quadrados. Em sua extensão estão pátios, guaritas, fosso e 11 torres. Ou seja, nele você poderá explorar além das muralhas, miradouros e sítio arqueológico.

O Castelo de São Jorge fica na Rua de Santa Cruz do Castelo. De novembro a fevereiro ele funciona das 9 às 18 horas e de março a outubro das 9 às 21 horas.

A visitação da câmera obscura acontece das 10 às 17h20. Os bilhetes normais custam 10 euros, com desconto para estudante sai 5 euros e para seniores 8,5 euros.

Pessoas com deficiência pagam o mesmo valor, já as crianças menores de 12 anos e residentes do concelho de Lisboa, não pagam entrada. Contudo, é possível comprar o Pack Museus e Monumentos de Lisboa por 22,5 euros.

Roteiro => Visitas ao Castelo de São Jorge

 

Vinícolas de Lisboa

o que fazer domingo em lisboa

Foto: Feliciano Guimarães, via Wikimedia Commons.

Caso você passe rapidamente por Portugal e tenha tempo de visitar apenas Lisboa, saiba que é possível conhecer algumas vinícolas que estão localizadas perto da capital. Entre os pontos positivos deste passeio está provar os verdadeiros vinhos portugueses.

Vinícola Azeitão – Ela fica a 30 quilômetros da Ponte 25 de Abril. Vinícola Cave Dom Teodósio – Ela fica no norte de Lisboa, na região de Peniche. Solar de Lisboa – Esse é um ótimo espaço para provar entre outros, o famoso vinho do Porto. O Solar fica na Rua de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto.

Aprecie => As melhores degustações de vinhos de Lisboa

 

Elevador de Santa Justa

Pontos turísticos sintra

Foto: David Sim, via Wikimedia Commons.

O Elevador de Santa Justa é outro cartão postal de Lisboa. Construído em 1902, ele fez história por facilitar a conexão entre as áreas Baixa e Alta da capital. Só para ilustrar, o ascensor tem 45 metros de altura.

O projeto do elevador foi criado pelo arquiteto Raoul Mesnier du Ponsard. Por curiosidade, ao chegar no topo do Elevador você tem acesso ao Miradouro de Santa Justa, um terraço de onde você pode avistar a Baixa Lisboeta.

O Elevador de Santa Justa fica na Rua do Ouro, 1150. No verão, de abril a outubro, ele funciona das 07h30 às 23 horas. No inverno, de novembro a abril, funciona das 7h30 às 21 horas.

Já o Miradouro de Santa Justa, funciona das 9 às 23 horas no verão e das 9 às 21 horas no inverno. O bilhete custa 5,15 euros e dá direito a duas viagens.

Tours => Confira os melhores tours nos arredores do Elevador de Santa Justa

 

Palácio Nacional da Ajuda

 pontos turísticos de Lisboa

Foto: Fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

O Palácio Nacional da Ajuda está a aproximadamente 1,5 quilômetros do Mosteiro dos Jerônimos. Este ponto turístico também fica em uma colina, mais precisamente na Colina da Ajuda.

Só para ilustrar, ele já foi um Palácio Real. Mas hoje funciona como museu. Por lá você encontra traços decorativos do século XIX, coleções de arte e muita história, pelo menos 3 séculos delas.

Você pode visitar o acervo histórico do Palácio Nacional da Ajuda, que é considerado um dos mais importantes de Portugal, das 10 às 18 horas, exceto quartas-feiras. A entrada custa 5 euros, e a visita pode durar 1h45.

Recomendo => Passeios para o Palácio Nacional da Ajuda

 

Convento do Carmo

Foto: Bert K, via Wikimedia Commons.

O Convento do Carmo é oficialmente chamado de Museu Arqueológico do Carmo. Para você ter uma ideia, o espaço abriga vestígios do antigo Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo, fundado em 1389.

Por ele, além de conferir a história local, você tem acesso a um acervo composto por múmias, túmulos, peças romanas e esculturas.

O Museu fica no Largo do Carmo, 1200. Ele funciona de segunda-feira a sábado, de outubro a maio das 10 às 18 horas e de junho a setembro das 10 às 19 horas.

Os bilhetes possuem diversos preços e vão desde os 4 euros, para adultos, até 3,20 para pessoas com mobilidade reduzida. Já as visitas guiadas vão dos 5,5 euros até os 2 euros. E em alguns casos, a entrada é gratuita, se inclui neste grupo o público infanto-juvenil.

Saiba tudo sobre => Aluguel de carro em Portugal

 

Aqueduto das Águas Livres

Principais pontos turísticos de Lisboa para passear

Foto: Paulo Juntas, via Wikimedia Commons.

Outra importante obra do século XVIII é o Aqueduto das Águas Livres que no passado abastecia a grande Lisboa. Este monumento fica sobre o Vale de Alcântara.

Ao todo ele possui 35 arcos, 65 metros de altura, 32 metros de largura, o maior arco em pedra de vão livre do mundo e 14 quilômetros de extensão desde a nascente principal, em Caneças, até à Mãe d’Água, em Amoreiras.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Só para você ficar um pouco mais por dentro da história, este aqueduto começou a ser construído em 1748, durante o reinado de D. João V. O Aqueduto foi completamente desativado em 1973 e aberto ao público em 1986.

O Aqueduto das Águas Livres fica na Calçada da Quintinha, 06. Só pagam entrada pessoas com idade acima dos 13 anos e o bilhete custa 3 euros.

As visitas acontecem aos sábados das 10 às 17h30. Já as guiadas precisam ser marcadas com antecedência, e acontecem apenas no primeiro sábado de cada mês, a partir das 11 horas.

Prático => Ônibus turístico em Lisboa

 

Panteão Nacional

pontos turísticos de Lisboa históricos

Foto: Alegna13, via Wikimedia Commons.

Em Portugal, talvez, o que não faltam são belas igrejinhas para você visitar e claro que em Lisboa também ficam algumas que merecem a sua atenção! Uma delas é a Igreja de Santa Engrácia – o Panteão Nacional.

Ela foi fundada em 1568 em estilo barroco. Esta igreja fica em Alfama e por estar bem localizada te permite visitar dois pontos turísticos em um único dia, além dela, o Rio Tejo.

O Panteão Nacional fica na Rua Campo de Santa Clara. Você pode visitá-lo de abril a setembro, das 10 às 18 horas e de outubro a março, das 10 às 17 horas. Os bilhetes custam 4 euros.

Importante => Lisboa Card: 24, 48 ou 72 horas

 

Bairro Alto

pontos turísticos de Lisboa abertos

Foto: Luis Cozeto, via Wikimedia Commons.

Considerado uma das regiões mais cosmopolitas de Lisboa, o Bairro Alto conta com ruas estreitas, pavimento de paralelepípedo, muitos pubs, cafés e restaurantes e é por lá que parte da boemia lisboeta acontece.

Entre as ruas que merecem a sua atenção estão a da Rosa, do Diário de Notícias e do Atalaia. No entanto, à noite lisboeta da região é bem agitada e diversificada, então vale a pena caminhar pela área, entrar e sair dos bares e no final do tour escolher o seu preferido!

Compre => Tickets para atividades turísticas no Bairro Alto

 

Miradouro e Igreja da Graça

Pontos turísticos de Lisboa mais exuberantes

Foto: Adriao, via Wikimedia Commons.

O Miradouro da Graça é o primeiro dos três que irei sugerir neste mini guia de atrações turísticas de Lisboa. Mas adianto que ele é considerado um dos pontos turísticos que possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

Oficialmente ele é chamado de Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, uma poetisa portuguesa falecida em 2004. Além disso, a Igreja da Graça é considerada uma das mais belas da capital.

O Miradouro e a Igreja da Graça ficam no Largo da Graça. A Igreja funciona de terça a sexta-feira, das 09 às 18 horas. Aos sábados das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18 horas. Aos domingos e dias santos ela abre das 09h30 às 12h30 e das 17 às 20 horas. A entrada é gratuita.

Imperdíveis => Melhores tours nos arredores do Miradouro da Graça

 

Miradouro Portas do Sol

pontos turísticos de Lisboa interessantes

Foto: Sacavem1, via Wikimedia Commons.

A segunda sugestão de Miradouro é o Portas do Sol. Esse mirante fica em uma das 7 colinas lisboeta e oferece vista panorâmica de Alfama. Ele é famoso pela vista magnífica do nascer do Sol. Mas nele você também encontra uma estátua de São Vicente, padroeiro de Lisboa.

O Miradouro Portas do Sol fica no Largo Portas do Sol.

Melhores => Passeios na Europa

 

Miradouro Senhora do Monte

pontos turísticos de Lisboa imperdíveis

Foto: Reino Baptista, via Wikimedia Commons.

A última sugestão de mirante é o Miradouro Senhora do Monte. Este é o ponto mais alto de Lisboa e oferece, claro, uma das vistas mais impressionante da cidade.

A nível de curiosidade, o local é muito querido por casais apaixonados e possui além da vista incrível, uma capela do século XVIII.

O Miradouro Senhora do Monte fica no Largo Monte.

Bons => Ingressos para atividades de lazer no Miradouro Senhora do Monte

 

Praça do Comércio

Foto: PatsNunes, via Wikimedia Commons.

Assim como as três sugestões acima, a Praça do Comércio é mais um espaço que você não gasta nada para visitar.

O Terreiro do Paço, como também é chamada a praça, é famosa por ter recebido no passado os viajantes que chegavam a Lisboa de barco. Essa Praça possui arcos do século XVIII. Também é nela que fica a estátua equestre de D. José I.

Ao visitar a Praça do Comércio não deixe de conhecer o Arco da Vitória, ele liga o Terreiro do Paço a Rua Augusta.

Não perca => Excursão Guiada de tuk tuk em Lisboa

 

Alfama

pontos turísticos de Lisboa gratuitos

Foto: Miguel Vieira, via Wikimedia Commons.

O Bairro de Alfama é um dos mais tradicionais de Lisboa. Você encontrará ruas estreitas, ladeiras de paralelepípedos, roupas penduradas nas janelas dos prédios, fado ecoando das sacadas, tascas, restaurantes típicos e muitas belas paisagens.

Visite essa região com um calçado confortável, pois você irá descer e subir muitas ruas.

Indico => Excursão a pé em Alfama

 

Torre de Belém

Pontos turísticos de Lisboa históricos

Foto: Rob Oo, via Wikimedia Commons.

A Torre de Belém é um dos cartões postais mais famosos de Portugal. Por isso esse é um ponto turístico de Lisboa imperdível. Ela foi construída no século XVI às margens do Rio Tejo. Só para ilustrar, a função da Torre de Belém era controlar a entrada dos barcos que aportavam em Lisboa.

Este monumento possui estilo Manuelino, e oferece além de uma vista incrível da Ponte 25 de Abril, o contato com canhões e arquitetura da época.

A Torre de Belém fica na Avenida Brasília, 1400. A entrada custa 6 euros. Mas ao visitar a região também pode ser preferível adquirir o bilhete combinado – 12 euros, que dá direito a visitar o Mosteiro dos Jerônimos e o Museu Nacional de Arqueologia.

Não perca => Excursões temáticas para Torre de Belém

 

Mosteiro dos Jerônimos

Pontos turísticos de Lisboa grandes

Foto: Georges Jansoone, via Wikimedia Commons.

O Mosteiro dos Jerônimos fica próximo da Torre de Belém. Esta construção de estilo Manuelino, do século XVI, é considerada uma das obras mais importantes da capital. Só para ilustrar, a fachada do edifício tem mais de trezentos metros.

Mas o interior não deixa a desejar, já que ele abriga claustros muito belos como os túmulos de Fernando Pessoa, Vasco da Gama e Luís de Camões e a Igreja Santa Maria Belém.

O Mosteiro dos Jerônimos fica na Praça do Império 1400. A entrada custa 10 euros, mas se lembre que se você adquirir o bilhete combinado poderá investir apenas 12 euros na visitação de 3 atrações.

Fácil => Ingressos sem fila para o Mosteiro dos Jerónimos

 

Padrão dos Descobrimentos

Pontos turísticos de Lisboa em forma de monumentos

Foto: I, Luca Galuzzi, via Wikimedia Commons.

É possível avistar o Padrão dos Descobrimentos tanto da Torre de Belém quanto do Mosteiro dos Jerônimos. E dela é possível ter uma bela vista do Rio Tejo.

Esse monumento foi construído para homenagear os descobridores Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, o Infante D. Henrique e o poeta Luís Vaz de Camões.

O Padrão dos Descobrimentos fica na Avenida Brasília. Saiba que você não paga nada para apreciar este monumento, mas caso queira subir no topo do Padrão, é preciso comprar o bilhete que custa 4 euros.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Reserve => Tickets para subir no monumento Padrão dos Descobrimentos

 

Teleférico de Lisboa

Pontos turísticos de Lisboa divertido

Foto: Barao78, via Wikimedia Commons.

Se você visitar o Oceanário de Lisboa não pode deixar de passear no Teleférico de Lisboa.

Isso por que ambos ficam no Oriente e estão próximos ao Parque das Nações, outro ponto turístico que merece a sua atenção. Não é à toa que esta atração também é chamada de Teleférico do Parque das Nações ou Teleférico da Expo.

Apesar do passeio durar apenas 8 minutos, durante o percurso você tem vista do Rio Tejo, do Parque das Nações, da Doca dos Olivais, do Pavilhão de Portugal e da Torre de Belém.

O Teleférico de Lisboa fica no Passeio das Tágides, no Parque das Nações. O Teleférico funciona de 16 março de 2019 a 31 de maio das 11 às 19 horas. De 1 de junho a 15 de setembro das 10h30 às 20 horas. De 16 de setembro a 26 de outubro das 11 às 19 horas e de 27 de outubro a 13 março de 2020 das 11 às 18 horas.

Os bilhetes custam 2,60 euros só ida e 4 euros ida e volta para jovens e idosos, e 4 euros só ida e 6 euros ida e volta para adultos.

Prático => Excursão de 1 dia com Passeio de Teleférico em Lisboa

 

Praça do Rossio

Pontos turísticos de Lisboa de fácil acesso

Foto: Ceinturion, via Wikimedia Commons.

A Praça de D. Pedro IV, conhecida como Praça do Rossio fica no centro de Lisboa e abriga duas fontes barrocas e um pedestal que carrega a estátua de Dom Pedro.

Além desse ser um espaço amplo, que possui características típicas da capital, como o pavimentado de pedra portuguesa, ela também é o endereço do Teatro Nacional Dona Maria II, inaugurado em 13 de abril de 1846.

A Praça do Rossio fica na baixa lisboeta e faz ligação com as Ruas dos Sapateiros, Áurea, Amparo, Calçada do Carmo e Praça D. João da Câmara.

Adiquira => Tickets para atividades de lazer nos arredores da Praça do Rossio

 

Museu do Fado

Pontos turísticos de Lisboa restritos

Foto: 69joehawkins, via Wikimedia Commons.

Além de distintos pontos turísticos, em Lisboa você também pode visitar alguns museus famosos. Por isso listo 3 deles para você incluir no seu roteiro pela capital. O primeiro é o Museu do Fado. Além de contar a história deste estilo musical, ele é Interativo.

Ele fica no Largo do Chafariz de Dentro, funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas. O ingresso comum custa 5 euros, os demais variam entre os 2,50 e 4,30 euros.

Reserve já => Ingressos para o Museu do Fado

 

Museu e Igreja São Roque

Pontos turísticos de Lisboa clássicos

Foto: IPPAR, via Wikimedia Commons.

A Igreja de São Roque, do século XVI, é um dos primeiros templos jesuítas do mundo. Lá você encontra a capela mais cara do mundo, construída entre 1742 e 1750.

Ao lado dela fica o Museu de São Roque de Arte Sacra, onde estão pinturas, esculturas, tapeçaria, entre outras obras.

O Museu São Roque fica no Largo Trindade Coelho. Às segundas-feiras, ele funciona das 14 às 18 horas. De terça a domingo das 10 às 18 horas, sendo que no verão ele pode fechar às 19 ou 20 horas, dependendo do dia.

Já os bilhetes comuns custam 2,50 euros. Quem possui o Lisbon Card paga apenas 1 euro e o bilhete família sai por 5 euros.

Aproveite => Como garantir o acesso ao Museu e Igreja de São Roque

 

Museu do Chiado

Pontos turísticos de Lisboa para ir sempre

Foto: Maria Eklind, via Wikimedia Commons.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado guarda belas obras portuguesas dos anos 1850 a 1950. Além das artes você também pode apreciar o jardim que possui diversas esculturas.

O Museu Chiado fica na Rua Serpa Pinto, 04. Ele funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada custa 4,50 euros.

Sem filas => Como comprar antecipadamente o ingresso para o Museu do Chiado

 

Conheça os principais pontos turísticos de Lisboa

Lisboa é uma cidade belíssima, cheia de paisagens incríveis, espaços acolhedores e imperdíveis. Com certeza ao visitar Portugal você não pode deixar de passar pela capital.

Como você pode ver neste artigo, as opções de pontos turísticos de Lisboa são distintas e podem agradar diferentes públicos, já que existem desde opções pagas ou gratuitas até espaços abertos e fechados. Não faltarão opções para você montar o seu mapa com guia turístico de Lisboa. Para te ajudar, confira também como ter internet em Portugal.

Agora que você já conhece alguns dos pontos turísticos de Lisboa, escolha as suas atrações favoritas, monte seu itinerário e coloque os pés na estrada. Boa viagem!

Veja mais sobre os encantos de Lisboa no vídeo abaixo do site oficial de turismo de Portugal:

Depois, não deixe de opinar sobre o que você achou dos pontos turísticos de Lisboa. Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário