Home » Aeroporto de Lisboa: como ir até o centro da cidade

Aeroporto de Lisboa: como ir até o centro da cidade

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Você está com viagem marcada para Portugal? Então uma das primeiras coisas que precisa saber é como ir do Aeroporto de Lisboa, o Humberto Delgado, até o centro da cidade. Esse é o principal destino de quem parte para terras lusitanas do Brasil. Por isso, nesse artigo eu explico tudo que você precisa saber sobre como chegar na cidade e dicas para se locomover do aeroporto.

Hoje vou falar, principalmente, sobre como sair do Humberto Delgado, aeroporto português mais importante do país, e seguir viagem até os principais pontos de interesse da cidade.

Aqui você encontrará, por exemplo, informações sobre a infraestrutura, que conta com algumas lojas, e distância do endereço do aeroporto até a cidade, bem como todos os meios de transporte que poderá usar para fazer este trajeto. Entre eles estão ônibus, trem, metrô, etc., os preços estimados e tempo de deslocamentos de cada meio de transporte.

Só para ilustrar, Portugal conta com 10 aeroportos, mas apenas 3 são, de fato, considerados os mais importantes. Dito isso saiba que o Aeroporto de Lisboa é um dos mais famosos do país. A nível de curiosidade e também para você planejar não só esta, mas futuras viagens, o Humberto Delgado é o principal centro de operação de voos comerciais (hub) da Europa.

Por isso, é um dos mais importantes quando você quiser voar para destinos da América do Sul ou África. Ele concentra boa parte das partidas e chegadas.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Lisboa

Seguro viagem para Portugal »

 

Como ir do aeroporto para o centro de Lisboa

Metrô

aeroporto de lisboa lojas

Fique atento se o trem escolhido exige reserva de assentos.

Ir do Aeroporto de Lisboa até o centro da cidade de metro é a maneira mais econômica e prática. Claro que se você estiver com a sua família, usar o táxi ou mesmo algum aplicativo de transporte pode ser mais conveniente. Contudo, se levar em consideração que você vai viajar sozinho, saiba que pagará muito pouco nesta opção.

Dito isso, vou apontar os pontos positivos deste meio de locomoção. Primeiro, o metro funciona das 6h30 à 1 hora. A estação Aeroporto fica integrada ao Terminal 1, onde chega à maioria dos voos internacionais, inclusive, os vindos do Brasil.

Por isso, se o seu voo sai ou chega pelo Terminal 2, onde operam as companhias low-cost, entre elas, RyanAir, EasyJet ou Wizz, você poderá tomar um transfer gratuito de ônibus entre eles. O procedimento é rápido e simples, basta seguir a sinalização.

Para você não se sentir perdido, saiba que a linha Vermelha é a que circula no aeroporto. Ela vai até a Estação São Sebastião, mas passa pela Estação Oriente de Comboio, onde está o Parque das Nações, e pela Alameda, em que é possível fazer baldeação para a Linha Verde e chegar ao centro histórico de Lisboa.

CLIQUE AQUI para reservar um transfer no aeroporto de Lisboa »

 

Comprar os bilhetes do metrô de Lisboa

Aeroporto de Lisboa tem sigla?

Faça as reservas de bilhetes, preferencialmente, com antecedência pela internet.

Você possui algumas opções para adquirir o seu bilhete do metrô, e a melhor forma é pela internet, pelo site do Metropolitano de Lisboa.

Saiba que ele é considerado barato, já que custa apenas 1,45 euros a viagem de ida. Contudo, vale a pena destacar que quem compra o cartão Viva Viagem ou 7 Colinas pela primeira vez precisa pagar mais 0,50 euros na primeira passagem.

Por isso, guarde este cartão, não só porque você irá precisar dele para conseguir sair de dentro da estação, mas porque ele também será útil nas próximas viagens, já que tem validade de um ano e você precisa apenas recarrega-lo.

Outra opção é o bilhete de transporte 24 horas. Ele custa 6,15 euros. Mas também pode ser uma boa aquisição o Lisboa Card, que dá desconto em atrações e transporte.

Preço: Cartão Eletrônico 7 Colinas / Viva Viagem: 0,50 euro; Preço Viagem: 1,45 euros; Bilhete 24 horas Rede: 6,30 euros.

Período de viagem: Do Aeroporto ao Saldanha são cerca de 20 minutos de viagem. No entanto, no meio do percurso você pode acessar outras linhas que te levam a outros pontos da cidade.

Essa é uma forma rápida e econômica de se deslocar, e também de conhecer as estações de metro, já que em Lisboa, cada uma possui um tema e decoração própria.

Curta => Ingresso para o Palácio da Pena

 

Autocarro (Ônibus)

aeroporto de lisboa wifi

Foto: Alain GAVILLET, via Wikimedia Commons.

Se você prefere ir do Aeroporto de Lisboa ao centro da cidade de autocarro, como são chamados os ônibus em Portugal, saiba que existem diversas opções com parada no terminal de chegadas do aeroporto. Eles por sua vez, seguem para diferentes áreas da cidade.

No entanto, caso você viaje com muitas bagagens, esta não será a melhor escolha, já que são permitidas dentro dos autocarros apenas bagagens com medidas máximas de 50x40x20cm. Se a sua bagagem for maior, deve optar pelos autocarros específicos do aeroporto, entre eles o Aerobus e Airport Shuttle.

Preço: Cartão eletrônico 7 Colinas / Viva Viagem: 0,50 euros; preço da viagem: 1,45 euros; Bilhete 24 horas Rede: 6,30 euros.

E para saber mais sobre transporte coletivo, oriento você a consultar o artigo sobre como viajar de ônibus por Portugal.

Prático => Ônibus turístico em Lisboa

 

Shuttle

Aeroporto de Lisboa

Para um grupo de 4 pessoas, esta modalidade pode custar 32 euros.

Conforme disse acima, se você viaja com malas grandes, uma boa opção pode ser usar o Shuttle. A principal diferença entre ele (um carro transfer) e o Aerobus (autocarro), é que enquanto ele passa por onde os passageiros querem, o autocarro possui uma rota específica.

Por isso, caso escolha a primeira opção, você tanto pode se deslocar do aeroporto até o centro de Lisboa, como seguir viagem para outros destinos de Portugal.

Preço: Os valores do Shuttle variam de empresa para empresa. Só para ilustrar, os preços podem começar em 32 euros para transportar até 4 pessoas. Agende agora uma translado particular do aeroporto de Lisboa para seu hotel.

Visita => Ingresos sem fila para a Sé de Lisboa

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Aerobus

Aeroporto de Lisboa é bom de desembarque?

Ônibus especial faz o trajeto do aeroporto para a cidade | Foto: Aerobus BCN.

Os Aerobus possuem saídas frequentes do aeroporto. A parte positiva desta opção é que este autocarro faz ligação entre os principais pontos da cidade, entre eles o terminal rodoviário de Sete Rios e ferroviário de Entrecampos, o Cais do Sodré, Roma-Areeiro-Martim Moniz e os dois terminais do Aeroporto Humberto Delgado, o Terminal 1 e 2.

Além disso, os Aerobus possuem paradas perto dos principais hotéis de Lisboa, e possuem ainda painéis digitais informativos para que os passageiros possam saber a hora de partida desse meio de locomoção.

Nesses veículos, os clientes contam ainda com alguns confortos, entre eles Wi-Fi gratuito, carregadores USB, compartimento para bagagens, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e equipe para esclarecer dúvidas.

Vale destacar que o Aerobus é um serviço de shuttle disponibilizado pela Carris, empresa de transportes públicos de Lisboa. Dessa forma, ele conta com duas linhas de autocarro que passam por vários pontos da cidade, inclusive, o terminal rodoviário de Sete Rios e as estações de comboios de Entrecampos e Cais do Sodré.

Aeroporto de Lisboa: meios de transporte

Aerobus conta com serviços que incluem Wi-Fi e carregadores USB.

Preço: O bilhete Aerobus Pass custa 3,60 euros para os adultos, e 2 euros para crianças entre 4 e 10 anos. Se viajar em grupo de 4 ou mais adultos, o bilhete sai por 2 euros cada. Todos os bilhetes têm uma validade de 24 horas com viagens ilimitadas na Rede Aerobus.

Este bilhete pode ser comprado a bordo com o motorista, online ou nos balcões de turismo de Lisboa, localizados na área de chegadas do aeroporto. Inclusive, saiba como ter internet em Portugal.

Período de viagem: Para você ficar por dentro desta rota e já organizar o seu itinerário. Anote as linhas:

Linha 1 – City Center: Aeroporto – Terminal 1 e 2, Entrecampos, Campo Pequeno, Avenida da República, Saldanha, Picoas, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, Praça do Comércio e Cais do Sodré. Esta linha funciona das 7 às 23h20 todos os dias da semana e possui saídas a cada 20 minutos.

Linha 2 – Financial Center: Aeroporto – Terminal 1 e 2, Entrecampos, Sete Rios, Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, Praça de Espanha e Avenida José Malhoa. Esta linha funciona das 7h30 às 23 horas, todos os dias da semana, com frequências de 40 em 40 minutos.

Imperdível => Passeio de barco pelo Rio Tejo

 

Comboios

O Aeroporto de Lisboa tem quais transportes?

Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Não existe exatamente uma estação de comboio, como são chamados os trens em Portugal, dentro ou ao lado do Aeroporto de Lisboa. Entretanto, diretamente no aeroporto, a 10 minutos de Metro está a Estação Oriente.

Se você optar por viajar de autocarro, a viagem demora um pouco mais, mas saiba que você precisa pegar o autocarro Nº 208, Nº 705 ou Nº 744, que fazem ligação direta para a Gare do Oriente, principal estação de comboios de Lisboa, e onde você encontrará comboios para todas as regiões do país.

Preço: Neste caso você precisará comprar primeiro um bilhete de metro com destino ao Oriente e de lá comprar o bilhete para o seu destino final. Por isso, não se esqueça de guardar o seu Viva Viagem ou 7 Colinas, assim economizará com a aquisição do cartão.

E se você quiser saber um pouco mais sobre meios de transporte ferroviário, leia o post sobre como andar de trem por Portugal.

Divertido => Pôr do sol com bebidas em Lisboa

 

Táxi

Táxi no Aeroporto de Lisboa é caro?

Foto: Manuel Correia, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Lisboa está relativamente próximo do centro da cidade. Para você ter uma ideia, a viagem dura em média 20 minutos de carro, claro, dependendo do trânsito. No entanto, uma opção que pode te agradar, principalmente se viajar acompanhado, é o táxi.

Para encontrar este meio de transporte basta seguir as sinalizações das placas do aeroporto que indicam onde está o ponto dos táxis. Só para ilustrar, há sempre táxis disponíveis no aeroporto, e eles ficam tanto no terminal de partida, quanto no de chegadas.

A nível de curiosidade, uma viagem entre o Humberto Delgado e o centro de Lisboa pode custar entre os 10 e os 15 euros, com bagagem incluída. No entanto, é preciso se certificar de que o taxímetro é ligado no início da viagem. Além disso, no final da corrida, peça sempre a fatura!

É caro pegar táxi no Aeroporto de Lisboa?

Táxis em Lisboa são bem modernos e confortáveis.

Gostou desta opção? Então saiba que além dos táxis de Lisboa serem seguros, eles também são modernos e baratos. Dito isso, não se esqueça de que todas as viagens são calculadas usando um taxímetro. Assim, ao entrar no táxi, insista que o aparelho seja utilizado, já que as viagens sem ele sempre saem mais caras.

Para 2019, as tarifas de táxi são: 0.47 euros por quilômetro com uma tarifa mínima de 3.25 euros; a taxa de espera é 14.80 euros por hora, ou 0.25 euros por minuto preso no trânsito.

À noite, período que vai das 21h às 6h, as tarifas dos táxis são 20% mais caras, enquanto táxis maiores – com 7 lugares – custam 20% a mais.

No entanto, vale lembrar que em horários de pico, podem haver filas consideráveis na fileira de táxis, por isso considere outras opções antes de decidir seu meio de transporte!

Preço: A corrida pelo taxímetro com bagagem inclusa sai entre 10 e 15 euros.

Período de viagem: Pode ser de 20 minutos, caso não haja trânsito entre o Aeroporto de Lisboa e o centro da cidade.

Vale a pena => Bicicleta elétrica em Lisboa

 

Uber

Uber entra no Aeroporto de Lisboa?

Uber em Portugal somente aceita cartão de crédito.

O Uber já é bem popular em Portugal. No entanto, ele ainda possui algumas limitações. A primeira delas é que ele só aceita cartão de crédito, ou seja, mesmo que você pague barato pela viagem, não se esqueça que terá de pagar a taxa do cartão de crédito e o IOF. A segunda é que os motoristas não podem embarcar ou desembarcar passageiros perto do ponto dos táxis.

Por isso, o ponto de encontro do Uber é no estacionamento “Kiss & Fly” (GPS: 38.76855, -9.12919). O espaço fica em frente ao prédio de embarque.

Conforme disse acima, os táxis de Lisboa são bem baratos, se o taxímetro for usado, por isso, o preço entre táxi e Uber é bem semelhante.

Diferente => Passeio de tuk tuk em Lisboa

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Aluguel de Carro

Tem como alugar carro no Aeroporto de Lisboa?

Alugue o seu carro com antecedência para não ter perrengues.

Outra opção para quem deseja não só se deslocar do Aeroporto de Lisboa para o centro, mas para outras cidades do país é alugar um carro no aeroporto.

Para você ter uma ideia, existem várias locadoras e você pode fazer a reserva pela online. Confira abaixo uma lista das empresas para você pesquisar valores e modelos dos veículos!

Vale lembrar que o período de estadia, isto é, de uso do carro vai influenciar no valor a ser pago por ele, além disso, para alugar um carro é preciso fazer um depósito caução – para assegurar a entrega do veículo sem prejuízos para empresa locadora.

Confira as empresas para alugar carro em Portugal:

  • Europcar
  • Goldcar
  • Enterprise
  • Sixt
  • Alamo
  • Avis
  • Hertz

Recomendo um site que compara todas as locadoras de carro e você já fica sabendo dos preços dos carros em Portugal.

E se você tem dúvidas com relação a andar de carro por Lisboa, não deixe de ler o texto sobre como viajar de carro por Portugal (em breve).

Como funciona => Aluguel de carro em Portugal

 

Principais destinos a partir do Aeroporto de Lisboa

Tem como ir do Aeroporto de Lisboa para Cascais?

Cascais, um dos destinos bem procurados | Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via WIkimedia Commons.

Agora vou deixar algumas sugestões de destinos para você organizar o seu itinerário. O local de partida é o Aeroporto de Lisboa!

  • Do Aeroporto para a estação de trem Oriente: Conforme disse acima, o Oriente é a principal estação de comboio de Lisboa. Ela possui comboios expressos interurbanos com destino ao norte – Porto e sul – Algarve. Só para ilustrar, a Estação Oriente fica a 2.4 quilômetros do Aeroporto, de táxi você deve gastar entre 5 e 7€. Se você for de metro, da Estação Aeroporto até lá são três paradas.
  • Comboio Alfa Pendular: Os Comboios Alfa Pendular são os expressos de Portugal, eles também ficam na Estação Oriente e partem para diversos destinos do país.
  • Bonde E15: O Bonde E15 fica perto da Praça do Rossio e liga Lisboa a Belém, onde você pode visitar o Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos.
  • Aeroporto para Sintra: Você pode chegar a Sintra de Comboio. A Viagem dura menos de uma hora e é um trajeto bem tranquilo. Para isso basta ir do Aeroporto ao Oriente de Metro e depois tomar um Comboio.
  • Aeroporto para Cascais: Para chegar em Cascais, partindo do Aeroporto, é preciso pegar o metro ou o Aerobus. De qualquer forma, a sua primeira paragem é a Estação Cais do Sodré e na sequência, Cascais.
  • Aeroporto para Estoril: Para chegar no Estoril o seu percurso será o mesmo de Cascais. Contudo, esteja atento a estação que deve descer, pois é isso que difere as duas!
  • Aeroporto para terminal de cruzeiros Santa Apolónia:  Além de ser um terminal para passageiros, a Estação Santa Apolónia também é um terminal para cruzeiros em Lisboa. Para chegar lá, pegue o metro para a Estação de Santa Apolónia, parada final na linha azul.
  • Aeroporto para Parque das Nações: Este é um destino fácil, mas que pode ser confundido caso você não saiba mais detalhes sobre ele. Por isso, quero destacar que o Parque das Nações fica na Estação Oriente, ou seja, a três estações da Linha Vermelha do metro Aeroporto.

E se você estiver querendo mais sugestões para a sua viagem, leia o artigo com roteiro de 30 dias por Portugal (em breve).

Recomendo => Apresentação de fado ao vivo em Lisboa

 

Dúvidas frequentes sobre o Aeroporto de Lisboa

Como sair do Aeroporto de Lisboa fácil?

Foto: Mister No, via Wikimedia Commons.

Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes de quem vai a Portugal pela primeira vez e não sabe qual meio de transporte usar!

  • Estações mais perto de Aeroporto: Aeroporto – metrô: está a 17 metros de distância, 1 minuto de caminhada; Avenida de Berlim – Aeroporto está a 202 metros de distância, 4 minutos de caminhada; Lisboa Aeroporto – Estação Serviço está a 218 metros de distância, 4 minutos de caminhada; Lisboa Aeroporto – Partidas está a 393 metros de distância, 6 minutos de caminhada.
  • Linhas de Metro que param perto de Aeroporto: Linhas da Linha Vermelha do Metro. Mas se seu destino for o Aeroporto de Lisboa, então deve descer na Estação Aeroporto.
  • Linhas de Comboio que param perto de Aeroporto: Comboio – Sintra-Oriente.
  • Linhas de Autocarro que param perto de Aeroporto: Autocarro – 1, Autocarro – 312, Autocarro – 313.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Viaje para Lisboa o ano todo

Viajar para Portugal e desembarcar no Aeroporto de Lisboa está cada dia mais fácil, já que a capital portuguesa oferece muitas opções de locomoção e é um local bastante atrativo até para quem viaja com muita bagagem.

Se esse é o seu caso, digo, que gosta de viajar com muitas malas, ou se prefere usar o transporte público, então este pode ser o destino perfeito para as suas próximas férias.

Caso você já tenha viajado por Lisboa e usado o transporte público, conta aqui embaixo o que achou? Para mim, no geral, o transporte público funciona muito bem e pode te levar a qualquer canto de Lisboa.

No entanto, caso queira pegar um táxi, para ter mais comodidade, também não é preciso desembolsar uma pequena fortuna. Mas não se esqueça, verifique sempre se o taxímetro está ligado!

Agora que você já sabe tudo sobre como ir do Aeroporto de Lisboa até o centro da cidade, que tal organizar os seus passeios em Lisboa? Não se esqueça de contratar seu seguro viagem, item obrigatório para turistar pelo país e boa viagem, até a próxima!

Veja mais sobre o transporte em Lisboa no vídeo abaixo do site oficial de turismo de Portugal:

Gostou das orientações, qual a sua experiência de deslocamento a partir do Aeroporto de Lisboa? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário