Home » Mapa de Portugal: regiões turísticas do país

Mapa de Portugal: regiões turísticas do país

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Você sabia que é possível visitar as principais regiões turísticas do mapa de Portugal em uma viagem curta? Claro que conhecer todos os pontos interessantes desse pequeno país europeu demanda mais tempo. Só no artigo de hoje, por exemplo, listo 18 regiões turísticas para você visitar. Mas, quem não gostaria de passar 30 dias turistando por estradas lisas ou com comboios cheios de charme?

No entanto, dado ao tamanho do território português, com um bom planejamento, você pode conhecer mais de 10 atrações famosas do país em uma semana. A nível de curiosidade, Portugal possui 92.212 km²². Acredite se quiser, o país é menor que o estado brasileiro de Pernambuco, que tem 98.311 km² de extensão. Entretanto, Portugal não é o menor país da Europa. Ele perde para muitos outros que chegam a possuir 13.812 km² como Montenegro, ou a Cidade do Vaticano, que tem apenas 0,44 km² de extensão.

Curiosidades a parte, no artigo de hoje irei apresentar o mapa das regiões turísticas mais importantes de Portugal. A partir das sugestões quero te ajudar a planejar a sua viagem. Além disso, vale sempre a pena lembrar que independente das dicas, caberá a você decidir as melhores épocas para viajar, quantos dias ficar em cada destino e, principalmente, montar um roteiro de viagem que se enquadre no seu estilo de viajante.

Planeje sua viagem => Hotéis em Portugal

Seguro viagem para Portugal »

 

Mapa das regiões turísticas de Portugal

  • Lisboa
  • Sintra
  • Óbidos
  • Fátima
  • Coimbra
  • Aveiro
  • Viseu
  • Leiria
  • Porto
  • Rio Douro
  • Guimarães
  • Braga
  • Bragança
  • Viana do Castelo
  • Faro
  • Lagos
  • Alentejo
  • Marvão

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours em Portugal »

 

Principais regiões turísticas de Portugal

mapa de portugal cidades

Trace bem o seu roteiro por Portugal para não perder tempo.

Antes de falar um pouco mais sobre cada região, quero destacar que ao decidir visitar uma cidade, por exemplo, Lisboa, para você não perder tempo ou dinheiro, o melhor é traçar um roteiro onde você pode visitar tudo que está ao redor. Isso é, conhecer não apenas o centro lisboeta, mas aproveitar para turistar por cidades vizinhas.

Dito isso, também vale a pena ressaltar que Portugal Continental, ou seja, sem contar com as Ilhas, possui 11 províncias, o que no Brasil chamamos de estados.

Para você entender o mapa português, olhe para ele de baixo para cima, na vertical! Assim, encontramos 4 regiões distintas, são elas: a Região Sul, a Região Centro, a Região Norte e a Região Nordeste.

Só para ficar mais claro, a região sul engloba todos os lugares até chegar ao Rio Tejo, entre elas o Algarve, o Alentejo e a Estremadura. Já o Centro inclui o Ribatejo, Beira Litoral e Beira Baixa.

Na região norte se localizam a Beira Alta, Douro Litoral e Minho. Por fim, na Região Nordeste fica Trás-os-Montes e Alto Douro. Ao todo, Portugal possui 18 distritos, maneira como o país divide de forma administrativa os estados.

São elas: Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal, Beja, Faro, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Aveiro, Viseu, Bragança, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo.

Mas calma, eu sei que esta divisão é um pouco confusa. Então abaixo segue todos os destinos imperdíveis que você precisa visitar ao turistar por Portugal. Ao lado de cada um, irei citar a região a qual  pertence, então fique atento e anote todas as dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia!

Prático => Chip na Europa

 

Lisboa – Região Metropolitana de Lisboa

mapa turistico de portugal para imprimir

Foto: Paulo Juntas, via Wikimedia Commons.

Lisboa é a maior cidade de Portugal. Ela possui a própria região, a Região Metropolitana de Lisboa e faz parte da província da Estremadura. De modo mais simples, a capital portuguesa fica na Região Centro-Sul do país.

Entre as belas cidades que você pode visitar perto estão: Sintra, Cascais, Óbidos, Nazaré, Fátima e Peniche. Antes de te indicar algumas atrações imperdíveis, anota no seu itinerário a distância entre Lisboa e alguns destinos importantes:

Lisboa – Porto: 314 km; Lisboa – Coimbra: 205 km; Lisboa – Braga: 364 km; Lisboa – Aveiro: 255 km; Lisboa – Évora: 134 km; Lisboa – Faro: 278 km

Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas. Com cenários conservados, cosmopolitas e modernos. Você pode visitar a Ponte 25 de abril, Alfama, o Castelo de São Jorge, a Praça do Comércio, a Praça Restauradores, a Torre de Belém, onde também estão o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos. Todos esses alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa.

A cidade conta com inúmeros monumentos, museus, bares, restaurantes. Para ser sincera, Lisboa é basicamente um museu a céu aberto e com certeza, irá te encantar! Só para ilustrar, o distrito lisboeta conta com 16 municípios. Então continua neste artigo, que irei falar sobre alguns deles!

Roteiro => Melhores passeios em Lisboa

 

Sintra – Região Metropolitana de Lisboa

mapa de portugal e espanha

Vista de Sintra | Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Sintra é um dos municípios de Lisboa, por isso também faz parte da Região Metropolitana de Lisboa e Província de Estremadura.

A cidade romântica, como é chamada pelos moradores, fica no sopé da serra de Sintra, e você pode chegar até ela de comboio. Aproveito, inclusive, para recomendar a você a leitura do artigo sobre como viajar por Portugal.

De Lisboa a Sintra são cerca de 40 minutos. Além de abrigar um dos cartões postais de Portugal, o Palácio da Pena, ela também é a casa do Castelo dos Mouros e do Palácio Nacional de Sintra. Esta pequena, romântica e adorável vila, é encantadora, atrai muitos turistas e com certeza, merece a sua atenção!

Fácil => Tours em Sintra imperdíveis

 

Óbidos – Região Centro

mapa de portugal algarve

Foto: Guido Grassow, via Wikimedia Commons.

A vila medieval de Óbidos, apesar de estar perto de Lisboa, a cerca de 1 hora de carro da capital do país e cerca de 2h15 de comboio, fica na região Centro e sub-região Oeste.

Apesar disso, ela também faz parte da Província de Estremadura. Além disso, vale destacar que esta cidade possui localização estratégica, isso por que no passado ela tinha por objetivo defender o País de possíveis invasores.

Óbidos já foi ocupada pelos romanos, mas se tornou uma das vilas mais prósperas de Portugal a partir do momento em que foi escolhida pela família real.

Acredite se quiser, o rei D. Dinis deu a vila medieval de presente a esposa, D. Isabel, no séc. XIII. Você não pode deixar de caminhar pelas muralhas, fotografar vistas incríveis e conferir a capela da cidade.

Lista => Melhores tours em Óbidos

 

Fátima – Região Centro

Mapa de Portugal para chegar em Fátima

Foto: Boris Dzhingarov, via Wikimedia Commons.

Fátima é outra cidade próxima de Lisboa. No entanto, ela fica na Região Centro de Portugal e na sub-região do Médio Tejo. Mas diferente de Óbidos, e apesar da proximidade de ambas, ela está na Província de Beira Litoral.

Mas fique tranquilo, esta divisão pode até parecer confusa, mas de Lisboa a Fátima, pela A1, principal rodovia portuguesa, são quase 1h20 de viagem. Já pela alternativa, A8 são quase 2 horas.

Você também pode visitar a cidade de autocarro, como são chamados os ônibus em Portugal, ou de comboio – trens. Por sinal, oriento você a ler o texto sobre como viajar de ônibus por Portugal, ou ainda o post que trata de como viajar de trem por Portugal.

A primeira opção de transporte parte da Rodoviária Sete Rios. A segunda da Estação Oriente ou de Mira Sintra-Meleças. E pela região, claro que um dos pontos imperdíveis deste destino é o Santuário.

Mas em Fátima você também deve visitar a casa dos pastorinhos, a Basílica da Santíssima Trindade e a Gruta de Mira de Aire.

Aproveite => Boas opções de excursões por Fátima

 

Coimbra – Região Centro

Regiões turísticas de Portugal nos arredores de Coimbra

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Coimbra está na Região Centro de Portugal, na Província Beira Litoral, isto é, próxima da costa Oeste do Atlântico. Esta cidade também possui a própria região, Região de Coimbra.

Para você ter uma ideia, fazem parte desta província além de Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz, Santarém e Leiria. Mas antes de saber o que você pode fazer neste destino, confira a distância entre esta cidade e outros locais de interesse:

Coimbra – Lisboa: 205 km; Coimbra – Porto: 120 km; Coimbra – Braga: 170 km; Coimbra – Aveiro: 61 km; Coimbra – Évora: 298 km; Coimbra – Faro: 441 km

Coimbra possui 17 municípios. A cidade é banhada pelo Rio Mondego e possui uma das universidades mais famosas do país. Entre os locais imperdíveis neste destino estão o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a Sé Velha e a Quinta das Lágrimas.

Não perca => Passeios imperdíveis em Coimbra

 

Aveiro – Região Centro

Regiões turísticas de Portugal perto de Aveiro

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Aveiro também fica na região central de Portugal e na Beira Litoral. Este distrito tem 19 municípios e é conhecido como a Veneza Portuguesa, em consequência da quantidade de canais que possui.

Dito isso, já ficou claro o motivo para você colocar este destino no seu roteiro, certo? Mas antes, fique por dentro da distância entre esta cidade e outros locais de interesse:

Aveiro – Lisboa: 254 km; Aveiro – Porto: 75 km; Aveiro – Braga: 125 km; Aveiro – Coimbra: 61 km; Aveiro – Évora: 347 km; Aveiro – Faro: 490 km.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O primeiro e mais imperdível passeio a se fazer por Aveiro é navegar em um dos típicos barcos turísticos. No entanto, você ainda pode visitar o Mosteiro de Jesus, o Farol de Aveiro e as praias incríveis de Costa Nova do Prado, onde existem dunas de areias branquinhas e casas de madeira.

Adquira => Melhores atividades turísticas em Aveiro

 

Viseu – Região Centro

Regiões turísticas de Portugal nos arredores de Viseu

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Viseu possui 24 municípios e está na região central de Portugal, mas na Província Beira Alta. Só para ilustrar, esta província é bem montanhosa e abriga pontos importantes, entre eles Manteigas (Serra da Estrela), Penalva do Castelo, Tondela e Gouveia. Antes de saber os locais que você pode conferir, dê uma olhada na distância entre Viseu e outras cidades importantes:

Viseu – Lisboa: 290 km; Viseu – Porto: 127 km; Viseu – Braga: 177 km; Viseu – Aveiro: 86 km; Viseu – Évora: 383 km; Viseu – Faro: 526 km

Em Viseu você pode visitar a região do Aquilino Ribeiro, a Igreja dos Terceiros de São Francisco, a Sé Catedral, o Museu Grão Vasco, o Parque do Fontelo e a Cava de Viriato.

No entanto, caso visite Portugal no inverno, pode incluir no seu roteiro uma visita a Serra da Estrela. Isso porque de Viseu até a Serra são cerca de 1h40 de viagem.

Regiões turísticas de Portugal nas proximidades de Viseu

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Na Serra da Estrela você pode visitar Belmonte, uma Vila encantadora, onde nasceu Pedro Álvares Cabral, abriga o Castelo de Belmonte e oferece uma das vistas mais interessantes da Serra da Estrela.

Outro destino imperdível é Penhas da Saúde. Ela fica no coração da Serra da Estrela, a mais ou menos 1.300 metros de altitude e possui paisagem montanhosa, além de ar puro.

Neste roteiro você também pode incluir o Pico da Serra, apreciar a imagem da Nossa Senhora da Boa Estrela, santa padroeira dos pastores, visitar à Torre da Serra e a Vila do Sabugueiro, Manteigas e Seia. Para você ter uma ideia, nesta região se encontra a tradicional queijaria da Serra, onde se fabrica o famoso queijo da Serra da Estrela.

Vale a pena destacar ainda que por lá você também encontra muitos vinhos, lojas de lembrancinhas, artesanatos e casacos de lã de ovelha.

Como funciona => Aluguel de carro na Europa

 

Leiria – Região Centro

Regiões turísticas de Portugal próximo de Leiria

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Leiria também fica na Região Centro, mas na Beira Litoral, lembra que disse mais acima que falaria um pouco mais sobre ela? Então, este distrito possui 11 municípios e muitas opções turísticas. Entre as mais importantes estão o Castelo de Leiria, o centro histórico, o Rio Lis e a Diocese de Leiria.

Mas só por curiosidade, fazem parte desta região Tomar e Fátima. Ou seja, em um roteiro bem organizado, você consegue conhecer em dois dias, por exemplo, não só Leiria e o Santuário de Fátima, mas também o Convento de Cristo e o centro histórico de Tomar.

Outra boa notícia é que de Lisboa a Leira, de carro, são cerca de 1h30 de viagem. De autocarro o tempo de viagem sobe para 1h45 e de comboio chega a 3h40.

Descubra => Melhores hotéis em Leiria

 

Porto – Região Norte

Regiões turísticas de Portugal em Porto

Aproveite as riquezas históricas de Porto.

O Porto, segundo distrito mais famoso do país, fica na Região Norte de Portugal. Em termos de divisão, ele também possui a própria sub-região, a Região Metropolitana do Porto e faz parte da Província Douro Litoral. Nesta área também fica o famoso e belíssimo Rio Douro.

Mas calma, falo sobre ele abaixo! Mas só para ilustrar, além do Porto e Douro, também são distritos da região norte, Aveiro e Viseu. Sendo as principais cidades o próprio Porto e Vila Nova de Gaia. Antes de recomendar alguns roteiros imperdíveis, anota a distância entre o Porto e outros locais de interesse:

Porto – Lisboa: 313 km; Porto – Coimbra: 120 km; Porto – Braga: 55 km; Porto – Aveiro: 76 km; Porto – Évora: 407 km; Porto – Faro: 550 km

Regiões turísticas de Portugal na região de Porto

Verão em Porto propicia refeições com um lindo visual.

Conhecida como a cidade “Invicta”, por ter resistido às invasões francesas, o Porto, assim como Lisboa, conseguiu preservar a história portuguesa, ao mesmo tempo que ganhou ares cosmopolitas. O Distrito possui 18 municípios e claro, oferece muitas atrações turísticas, entre elas monumentos, parques, praças, museus.

Entre os locais imperdíveis estão a Livraria Lello, considerada a mais bonita da Europa, ela teria servido de inspiração para a autora da saga Harry Potter; a Baixa; a Torre dos Clérigos; o Museu de Serralves; a Casa da Música; as Caves do Vinho do Porto, a Ponte Luís I e a Vila Nova de Gaia.

Excelentes => Passeios em Porto

 

Rio Douro – Região Norte

Regiões turísticas de Portugal pelo Rio Douro

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez, via Wikimedia Commons.

O Rio Douro está na mesma localização que o Porto. No entanto, separei este destino por que ele merece a sua atenção! Esta região conta com inúmeros pontos interessantes, inclusive, saiba que você pode navegar rio abaixo em cruzeiros.

Mas entre os pontos mais especiais estão o Castelo de Paiva, Amarante, Felgueiras, Gondomar, Matosinhos, Paços de Ferreira, Penafiel, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Nova de Gaia.

Por falar nisso, não deixe de visitar a zona do Alto Douro Vinhateiro, ela é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, desde 2001, e conhecer as caves do vinho do porto, na Vila Nova de Gaia.

Passeios => Reserve os melhores tours do Rio Douro

 

Guimarães – Região Norte

Regiões turísticas de Portugal perto de Guimarães

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Ainda na Região Norte de Portugal, mas na área do Minho fica Guimarães. A cidade está a 45 minutos de carro do Porto ou a 1h08 de comboio. De Lisboa são mais de 8 horas de ônibus, 4 horas de comboio ou 3h40 de carro.

Guimarães é conhecida como a cidade berço de Portugal, tanto é que em uma das torres da muralha que circunda o município está escrito “Aqui nasceu Portugal”.

Bom, pelo menos o 1º rei português, D. Afonso Henriques, de fato nasceu na cidade. Mas na cidade você pode visitar ainda o Castelo de Guimarães, do século X, o Paço dos Duques de Bragança, o Largo da Oliveira e Toural.

Excursões => Melhores passeios em Guimarães

 

Braga – Região Norte

Regiões turísticas de Portugal perto de Braga

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Também na Região Norte e na área do Minho, fica Braga. Nesta mesma área também estão Viana do Castelo, Barcelos e Ponte de Lima.

Só para adiantar, mais a frente darei sugestões turísticas para Viana do Castelo, então fique por aqui. Mas antes de ver o que você pode fazer por Braga, anote as coordenadas de distância:

Braga – Lisboa: 363 km; Braga – Porto: 57 km; Braga – Coimbra: 170 km; Braga – Aveiro: 126 km; Braga – Évora: 457 km; Braga – Faro: 600 km.

Em Braga você pode visitar a Igreja Bom Jesus do Monte, a Catedral Sé de Braga e o Parque Nacional Peneda-Gerês. Só para ilustrar, 14 municípios fazem parte deste Distrito, então esta região oferece muitas opções turísticas, contudo, não deixe de visitar o centro histórico, onde você encontra restaurantes, cafés, bares, museus, monumentos e comércio tradicional.

Descubra => Melhores tours de Braga

 

Bragança – Região Norte

Regiões turísticas de Portugal perto de Bragança

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Bragança fica na Região Norte de Portugal, na província de Trás-os-Montes e Alto Douro. É verdade que esta é uma das regiões menos visitadas do país, mas por nela estão alguns cartões postais que merecem atenção, entre eles as cidades de Chaves, Mirandela, Lamego, Vila Flor, Peso da Régua, Vila Real, Vidago e Vila Nova de Foz Côa.

Além disso, são distritos desta província locais bem conhecidos como Viseu e Guarda. Então fique por dentro da distância entre Bragança e outros destinos importantes:

Bragança – Lisboa: 485 km; Bragança – Coimbra: 285 km; Bragança – Braga: 217 km; Bragança – Aveiro: 272 km; Bragança – Évora: 464 km; Bragança – Faro: 722 km.

Regiões turísticas de Portugal para curtir em Bragança

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Em Bragança, principal cidade do nordeste português, você possui inúmeras atrações turísticas para visitar, inclusive, fazer um bate e volta na Espanha, já que a cidade faz fronteira com o país vizinho.

Só para ilustrar, Bragança conserva a identidade cultural, tem fortes e marcantes tradições, e claro, possui muitos monumentos históricos e pontos de interesses.

Entre eles estão o Castelo de Bragança, o Museu do Abade do Baçal, a Torre de Menagem, o Domus Municipalis, o Pelourinho e a Igreja de Santa Maria de Assunção.

Hospedagem => Melhores hotéis em Bragança

 

Viana do Castelo – Região Norte

Regiões turísticas de Portugal mais acessíveis

Foto: Osvaldo Gago, via Wikimedia Commons.

Viana do Castelo é outro distrito localizado no norte de Portugal. Ela faz parte da província Minho, engloba 10 municípios, entre eles Melgaço, Paredes de Coura, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Não é à toa que você encontra desde área urbana e montanhosa até mar e muito verde.

De Lisboa a Viana do Castelo são cerca de 3h36 pela A1 e 3h51 pela A8 + A17. Já de comboio a viagem pode durar mais de 4 horas e de autocarro um pouco mais de 5 horas. Vale destacar, contudo, que o tempo de viagem sempre dependerá do trajeto escolhido, então por isso, antes de pegar a estrada pesquise a sua rota!

Dito isso, em Viana do Castelo você poderá visitar entre outros locais o Elevador de Santa Luzia, a Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, a Sé Catedral, o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas e a Basílica de Santa Luzia.

Conheça => Tours por Viana do Castelo, Ponte de Lima e Valença Private Tour 

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Faro – Região Algarve/Sul

Regiões turísticas de Portugal perto de Faro

Foto: Valternet, via Wikimedia Commons.

Faro é a principal cidade do Algarve, província localizada no Sul de Portugal e também o principal destino de férias, não só dos portugueses, mas de muitos europeus.

O Algarve conta com duas costas: a sul, que possui praias de água mais quente e a oeste, com praias menos explorada pelos turistas, por possuir um mar mais agitado e gelado.

Só para ilustrar, são cidades do Algarve, Vilamoura, Lagos, Tavira, Sagres e Portimão. Conheça abaixo a distância entre o Algarve e outras cidades importantes de Portugal:

Faro – Lisboa: 278 km; Faro – Porto: 549 km; Faro – Coimbra: 440 km; Faro – Braga: 599 km; Faro – Aveiro: 491 km.

Regiões turísticas de Portugal com praia

Foto: Rokaszil, via Wikimedia Commons.

No Algarve você pode visitar o centro histórico de Faro, onde fica a Doca e a Catedral da Sé, além da Ria Formosa, a Capela dos Ossos e a Ilha Deserta.

A Vila de Sagres, é outro local que merece a sua atenção, ficam lá praias e paisagens selvagens, a Fortaleza de Sagres, a Rosa dos Ventos, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Cabo de São Vicente.

Em Albufeira, outra cidade do Algarve, além das praias lindíssimas, você pode visitar a Torre Sineira, a Torre do Relógio, a Igreja Matriz, a Porta de Sant’Ana e a Igreja de Sant’Ana.

Outros dois locais que também merecem a sua atenção são a Igreja de São Sebastião e a Muralha do Castelo, fica a dica!

Turismo => Melhores atividades em Faro

 

Lagos – Região Algarve/Sul

Regiões turísticas de Portugal perto de Lagos

Foto: Glen Bowman, via Wikimedia Commons.

Lagos é outra cidade do litoral Algarvio. Separei ela neste tópico, em destaque, por possuir algumas das praias mais famosas da região, as de Porto de Mós, a Meia Praia, a Praia do Camilo e a Dona Ana. Só para ilustrar, em Lagos você ainda tem vista de muralhas, penhascos, farol, igrejas e castelo.

Aproveite => Passeios no Algarve

 

Alentejo – Região Centro Sul

Regiões turísticas de Portugal perto de Alentejo

Foto: isol, via Wikimedia Commons.

Alentejo significa “Além do Tejo”. Ele se divide em dois: Baixo e Alto. Em conjunto, essas duas províncias formam o maior estado português, contudo, é a região menos habitada do país.

Só para ilustrar, o Alentejo é um lugar muito quente no verão e por isso, também é uma região mais fria no inverno. As principais cidades do Alentejo são Évora, Beja e Portalegre.

De Lisboa até o Alentejo são cerca de 2 horas de viagem, de carro. Mas o trajeto pode durar 2h15 dependendo da rota que você escolher. Já de autocarro, o percurso é feito em 3h15 e de comboio são 4h15 de viagem. Confira aqui como funciona o aluguel de carro em Portugal.

Para você ter uma ideia, o Alentejo possui uma região tão diversa que conta com paisagens distintas, entre elas, cenários rurais e uma costa com cerca de 170 quilômetros de praias.

Por isso, nesta região você pode visitar o Castelo de Vide, que é popularmente chamado de “Sintra do Alentejo, a Praça Dom Pedro V e o Bairro Judeu.

Regiões turísticas de Portugal imperdíveis de passear

Évora | Foto: Paolo Querci, via Wikimedia Commons.

Outros dois lugares que também merecem a sua atenção são Elvas e Vila Viçosa. A primeira sugestão é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, esta vila é fortificada com muralhas desde 1640.

Você também pode visitar o Castelo de Elvas, a Praça da República, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, o Forte de Nossa Senhora da Graça e o aqueduto da Amoreira.

Em Vila Viçosa, local chamado de a “Princesa do Alentejo”, você pode conhecer o Paço Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança, o Castelo de Vila Viçosa, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de São João Evangelista.

Aproveite => Passeios imperdíveis em Alentejo

 

Marvão – Região Alentejo

Regiões turísticas de Portugal nos arredores de Marvão

Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Marvão é uma pequena aldeia alentejana. Ela também fica na sub-região Alto Alentejo e na Província de mesmo nome.

Ela é tão graciosa que também merece destaque neste artigo em um tópico só para ela. Para você ter uma ideia, esta aldeia é fortificada e fica no topo da Serra do Sapoio, a 860 metros de altura.

Além disso, ela faz fronteira com Espanha, e possui casas típicas da região, ou seja, são pintadas de branco. Em Marvão você pode visitar ainda o Castelo de Marvão, o Convento de Nossa Senhora, o Museu de Marvão e a Igreja de Santa Maria.

Hotéis => Os melhores de Alentejo

 

Aproveite as regiões turísticas do mapa de Portugal

Se você chegou até aqui, pode perceber que Portugal é um país com paisagens diversificadas. Em terras lusitanas você encontra desde cenários urbanos e praianos, até locais rurais e montanhosos.

Por isso, para fazer um roteiro incrível, é preciso pesquisar sobre as regiões, analisar o que cada uma vai te oferecer, identificar se ela combina com o seu período e época de viagem. Para você ter uma ideia, o verão português vai de junho a setembro, já o inverno acontece entre dezembro e março.

Por fim, também é importante organizar, antes de sair do Brasil, o seu itinerário de viagem, isso é, você vai viajar de carro , ônibus ou trem? Se a sua ideia é alugar um carro, compare os preços dos carros em Portugal.

Saber quais veículos você irá usar te ajuda não só a ganhar mais tempo, como também economizar dinheiro. Como sempre digo, todos os bilhetes, desde passagens de avião, até entradas de museus, oferecem descontos quando você compra online e com antecedência, fica a dica! Para facilitar a sua vida, veja também como ter internet em Portugal.

Outro item indispensável para viajar para Portugal é o seguro viagem, então não deixe de contratar o seu. Caso você não tenha este item, corre o risco de ficar barrado na imigração! Agora que você já possui inúmeras opções de locais para visitar em Portugal, que tal montar o seu roteiro?

Confira agora esse vídeo do site oficial de turismo de Portugal sobre as belezas do país:

O que achou das sugestões de regiões? Qual deles você já visitou, ou pretende visitar? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário