Home » Transporte em Porto, Portugal: como se locomover na cidade

Transporte em Porto, Portugal: como se locomover na cidade

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Conhecer melhor como funciona o transporte em Porto é uma regra básica antes de embarcar para a cidade! Por experiência própria, posso compartilhar que não é difícil andar pela cidade, mas sendo um turista tudo é sempre mais complicado na primeira vez. Se você espera uma boa notícia, comemore: a cidade tem um ótimo sistema de transporte público!

Graças a isso, você perceberá que é fácil se locomover em Porto. Além disso, é uma das cidades turísticas com valores mais baratos com relação aos transportes na Europa. Digo isso porque muitas pessoas se assustam com valores em Londres ou Paris, por exemplo, mas o transporte em Porto é muito mais em conta!

O sistema de transporte na cidade é dividido por zonas, de Z1 a Z4. Por isso, os valores dependerão de quanto você andará. Porém, o mais importante é nunca se esquecer de validar os seus bilhetes!

Ônibus, metrô, Uber e até mesmo o tradicional “eléctrico” podem ajudar você a andar pela cidade! Neste artigo vou compartilhar todos os meus aprendizados na “Cidade Invicta” para ajudar você a montar o seu mapa de transporte público!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Porto

Seguro viagem para Portugal »

 

Como funciona o transporte público em Porto?

O transporte em Porto é moderno e com uma ótima abrangência. Enquanto que o metrô abrange boa parte da cidade, o ônibus é a opção que passa no interior dos bairros.

Além disso, o sistema é interligado, utilizando o mesmo bilhete para todos os transportes públicos. Ou seja, assim como viajar por Portugal como um todo é algo tranquilo, viajar especialmente por Porto não é diferente.

CLIQUE AQUI reservar um transfer em Porto »

 

Tipos de transporte

Metrô

cartão andante tour porto

Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Atualmente, a forma mais rápida e moderna de andar e conhecer todos os pontos turísticos de Porto (em breve) é através do seu metrô.

Ao todo, são seis linhas com 81 estações. Além disso, já está em andamento o plano para a expansão das linhas, que abrangerá ainda mais áreas da cidade.

As linhas ativas atualmente são as seguintes: Linha Azul (A), Sentido Estádio do Dragão – Senhor de Matosinhos; Linha Vermelha (B), Sentindo Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim; Linha Verde (C), Sentido Estádio do Dragão – ISMAI; Linha Amarela (D), Hospital São João – Santo Ovídio; Linha Lilás (E), Estádio do Dragão – Aeroporto; Linha F (laranja), Senhora da Hora – Fânzeres.

A estação Trindade é considerada como a “central”. É nela que a maioria das pessoas faz a troca para outros transportes públicos e também entre estações.

porto card

Foto: Giugiaro, via Wikimedia Commons.

Quanto ao horário de funcionamento, o metrô do Porto funciona normalmente das 06 até 01h. Por experiência própria, posso afirmar que dificilmente você esperará mais de 4 minutos entre um vagão e outro na maioria das linhas. A linha do aeroporto é a que costuma ter maior intervalo de tempo.

Além disso, em alguns meses do verão o horário do funcionamento do metrô é estendido. Em geral, isso acontece entre julho e fim de setembro, quando aos finais de semana ele funciona 24h.

Com relação à tarifa, o bilhete unitário custa 1,20 euros, mas isso dependerá da zona. Para adquirir o bilhete é necessário comprar o Cartão Andante e, nas demais vezes, apenas recarregá-lo. O cartão custa 0,60 euros.

A cidade é dividida em quatro zonas para facilitar o transporte público. No site do mapa do metrô do Porto você pode visualizar melhor as linhas e também as zonas, sendo que valem também para os ônibus (exceto as linhas).

Aproveite => Excursões de um dia em Porto

 

Fique atento às dicas!

Transporte em Porto é bom?

Foto: André Marques, via Wikimedia Commons.

Na verdade, essas dicas preciosas que você verá a seguir servem também para o ônibus, já que o transporte em Porto é integrado. A primeira delas é com relação à validação do seu bilhete!

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Você perceberá que em Porto não há catracas no metrô. Isso porque espera-se que você não vá quebrar as regras e nem se esquecer de validar o bilhete.

Por isso, antes de entrar no metrô procure sempre as máquinas amarelas que ficam na estação e passe o Cartão Andante nelas.

Caso você se esqueça ou tente dar uma de esperto, poderá pagar caro! Apesar de não haver catraca, há fiscais que podem entrar no vagão e solicitar o cartão para ver se está validado. A multa pode ultrapassar os 100 euros!

Mais uma dica é quanto às trocas de linhas. Quando validar o seu cartão, ele terá aproximadamente mais 1h de gratuidade para ser utilizado.

Em linhas mais longas esse tempo pode ser ainda maior. Portanto, você não precisará carregar novamente o cartão, mesmo que troque para o ônibus!

A última dica é quanto ao Andante Tour. Esse é o cartão que você poderá utilizar em quantas zonas desejar por quantas vezes bem entender pagando um valor fixo. No caso do Andante Tour 1, ele custa 7 euros e é válido por 24h. Já o Andante Tour 3 custa 15 euros e é válido por 72h.

Consulte => De Lisboa para Porto em transfer privado

 

Ônibus

cartao andante porto

Foto: Mortadelo2005, via Wikimedia Commons.

Entre os tipos de transporte em Porto, as linhas de ônibus são mais abrangentes. Os veículos são novos e muitos até mesmo ecológicos e com WiFi, porém, sinceramente, utilize apenas se for muito necessário!

Por que digo isso? Você entenderá facilmente! O centro da cidade, especialmente, é uma zona muito complicada para o trânsito, já que se trata de uma região antiga e com ruas muito apertadas. Com isso, é possível que você demore muito tempo entre um ponto e outro parado no congestionamento.

A verdade é que, sim, o trânsito nessa região de Porto é um caso! Por isso, o ônibus é indicado para quem se hospedar um pouco mais afastado dessa zona.

Assim, então, ele é uma ótima opção! Ah, e se você quiser saber um pouco sobre hospedagem, leia o artigo sobre onde ficar em Porto (em breve).

onibus em porto

Foto: Alain GAVILLET, via Wikimedia Commons.

Apesar desse fato, o ônibus na cidade tem um bom alcance. O transporte funciona das 6h até 01h. Se você tiver o cartão andante carregado, valide ele na máquina amarela logo ao entrar.

Caso não possua o cartão, o valor unitário da passagem será de 1,85 euros. Você poderá comprar diretamente com o motorista, pagando em dinheiro.

Lembre-se ainda de um pequeno detalhe: o ônibus em Portugal é chamado de “autocarro”! Você pode conferir as linhas no site da STCP, empresa responsável pelo transporte em Porto.

Para ir ao Centro Histórico da cidade, por exemplo, pegue linhas que levem até os Aliados ou então à Torre dos Clérigos. Ainda, há paradas – ou paragens, como os portugueses falam – próximas à Ribeira e à Ponte Luís I.

Vale do Douro => Passeio de vinho e comida do Porto

 

Elétricos

Transporte em Porto é barato?

Foto: Emilio Pechini, via Wikimedia Commons.

Conhecidos por “bondinhos” no Brasil, os tradicionais elétricos ainda fazem sucesso em Porto. Mais do que isso: eles ainda funcionam!

Isso quer dizer que você pode dar uma volta pelo centro histórico da cidade nesse charmoso transporte. Uma de suas vantagens, inclusive, é que ele permite que você visualize bem as ruas da cidade e sinta ainda mais o clima delas.

Os elétricos funcionam desde 1895 e fazem a linha da Baixa do Porto até à Batalha. Atualmente há três linhas ativas e você pode pagar o bilhete diretamente para o motorista. O valor do bilhete é de 2,50 euros.

Recomendo => Ônibus turístico em Porto

 

Táxi e aplicativos móveis

Transporte em Porto

Foto: Petar Milošević, via Wikimedia Commons.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Para quem necessitar ou tiver preferência pelo serviço de táxi, esse também é um dos tipos de transporte em Porto que você pode utilizar, sobretudo para sair à noite, por exemplo, para algum restaurante e se deliciar com as comidas típicas de Porto! Sobre isso, porém, tenho algumas ressalvas para alertar!

O valor do táxi em geral na cidade não é caro. Porém, saiba com antecedência que os portugueses não são muito felizes no trânsito, especialmente os taxistas. Isso significa que você pode correr o risco de pegar um taxista não muito humorado.

Se prefere utilizar os aplicativos móveis na cidade, eu diria para não ter medo! Aplicativos como o Uber e Taxify em Porto funcionam muito bem e têm valores mais atrativos.

Para ir da estação Trindade até a Ponte Luís I, por exemplo, você gasta cerca de 6 euros. Além disso, os veículos são novos e os motoristas muito solícitos – inclusive com vários brasileiros trabalhando.

Aproveite => Tour Gastronômico c/ refeição e degustação de vinhos em Porto

 

Ônibus de turismo

Transporte em Porto de ônibus

Foto: Palickap, via Wikimedia Commons.

Os famosos Ônibus Hop-on Hop-Off também fazem sucesso em Porto! Eles são uma ótima alternativa para quem tem pouco tempo na cidade e deseja conhecer um pouco de cada ponto importante.

O CitySigtseeing Portugal é uma das opções que você pode utilizar de transportes em Portugal. Eles são vermelhos, contando com dois andares e passagem válida para um ou dois dias. Dessa forma você pode subir e descer quando desejar nas paradas marcadas.

O ponto de saída é a praça Infante D. Henrique, na Avenida dos Aliados. O circuito total dura cerca de 1h30 e você pode optar entre mais de uma linha existente. A tarifa para adultos é de 13 euros e 6,50 euros para crianças de 4 a 12 anos.

Já o Yellom Bus, como o nome diz, são os ônibus amarelos. As passagens também valem de 24h a 48 horas e você pode entrar e sair quantas vezes quiser dentro desse período.

Ele faz uma rota pelo Centro Histórico e também pelas pontes e castelos de Porto. Você poderá escolher a linha que desejar! O valor para 24h é de 13,50 euros para adultos e 7,50 para crianças de 4 a 12 anos.

Delícia => Tour de Queijo Dão, Vinho e Serra da Estrela

 

Conheça as suas opções de deslocamento em Porto!

De acordo com tudo o que você viu acima, já deve ter reparado que são muitas opções de transporte em Porto! De fato, cada uma é melhor para um tipo de situação, mas é fundamental conhecer os valores, rotas e até mesmo como são esses serviços na cidade.

Embora eu tenha uma preferência pelo metrô, por exemplo, andar de ônibus para zonas fora do centro pode ser mais interessante. Além disso, não se esqueça: a melhor forma de conhecer uma cidade é sempre andando muito!

Por isso, apesar das subidas e descidas, arrisque-se pelas ruas de Porto e conheça cada detalhe da cidade ainda melhor! Ah, e não esqueça de fazer uma viagem protegida contratando um seguro viagem para Portugal.

Anotou todas as dicas? Qual meio de transporte em Porto você pretende usar, ou já usou? Participe nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário