Tudo sobre o que fazer em Madrid

por Thainá Fernanda

O que fazer em Madrid talvez seja a primeira pergunta que venha à sua cabeça ao montar um roteiro. “Quais os principais locais para conhecer no período que tenho disponível na cidade, como me locomover, quanto vou gastar…”, há muito o que planejar antes de desembarcar em território espanhol.

Mas não se preocupe, há respostas para tudo. Há muitos atrativos em Madrid no inverno ou até com chuva, pois a cidade está mais do que bem preparada para receber turistas o ano todo. Tem até como deixar todos os seus ingressos comprados e reservados em só um site e já sair do Brasil sabendo o que fazer em Madrid em 5 dias ou menos.

Reuni tudo que você precisa saber, como onde comer ou fazer compras, e até sobre o que fazer em Madrid à noite. Confira as melhores dicas para a sua viagem dos sonhos em uma das metrópoles mais visitadas da Europa.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Madrid

Seguro viagem Europa »

 

Principais pontos turísticos de Madrid

Pontos turísticos de Madrid

A Plaza de España é um dos atrativos de Madrid. | Foto: Carlos Delgado, via Wikimedia Commons

São tantos os pontos turísticos de Madrid que encontrar o que fazer na cidade não será problema em absoluto. O que pode acontecer é você ficar sem saber o mais importante a ser visto, independente se sua viagem à capital da Espanha é no inverno ou no verão.

Uma das vantagens de Madrid é que entre alguns lugares dá para ir andando.

Um exemplo são os arredores do Palácio Real, que é também onde fica a Catedral de Almudena, a Plaza de Oriente, o Teatro Real, a Plaza de España e a Gran Vía. Todos ficam dentro ou nos arredores do bairro Palacio, no distrito Centro de Madrid.

Já a leste do distrito Centro, chegando ao Paseo del Prado, há diversas atividades que podem ser feitas a pé ou intercalando com um meio de transporte.

Por exemplo, dá para conhecer o Triângulo da Arte em Madrid, que inclui o Museo del Prado, o Museo Reína Sofía e o Museu Thyssen-Bornemisza em meio dia de passeio. Todos ficam distribuídos nos arredores do Paseo del Prado e há linhas de ônibus que fazem o trajeto.

O Parque del Retiro é parada obrigatória para quem visita essa região da cidade, onde o turista também pode aproveitar para conhecer a Puerta de Alcalá, a Puerta del Sol, a Plaza Mayor, entre outros.

 Sem fila => Excursão guiada ao Palácio Real

 

Passeios em Madrid

O que fazer em Madrid

A visita ao belíssimo Palácio Real é imperdível. | Foto: Luis García, via Wikimedia Commons

Mas isso é apenas o começo do que essa cidade incrível tem a oferecer, a lista dos principais pontos turísticos de Madrid vai muito além. Por isso, minha dica é reservar os passeios em Madrid antes mesmo de sair do Brasil.

Isso porque a última coisa que alguém quer ao visitar Madrid é enfrentar longas filas ou deixar de economizar por comprar a entrada na hora. Sem contar que para alguns passeios é possível cancelar com até 24 horas e antecedência, o que te protege de qualquer imprevisto ou mudança que você decida fazer no roteiro.

Além disso, contratar um guia para mostrar determinada região da cidade ou um ônibus turístico para fazer um tour por Madrid é uma excelente forma de economizar tempo e absorver ao máximo a cultura local.

Te recomendo dar uma olhada nos 15 passeios em Madrid, que além de mostrar os melhores programas na cidade, também indica os viagens do tipo bate volta nos arredores.

Se você tem mais dias na região madrileña e busca o que fazer em Madrid nesse período, garanto que conhecer as cidades perto de Madrid como Toledo, Salamanca, Ávila, Segóvia, entre outras, será uma das melhores partes da sua viagem.

Algumas dessas cidades nos arredores da capital espanhola ainda têm boa parte preservada desde a Idade Média, e guardam monumentos de tirar o fôlego.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Madrid »

 

Onde ficar em Madrid

"Onde

A melhor experiência em Madrid começa no lugar onde você irá ficar hospedado durante sua estadia.

Dormir numa cama confortável em um ambiente climatizado e ter uma bela vista enquanto toma um delicioso café da manhã, são apenas alguns dos pequenos prazeres que farão total diferença no seu dia.

Sendo assim, encontrar o melhor hotel e o melhor bairro de acordo com seu roteiro é essencial para aproveitar ao máximo a cidade.

A maioria dos pontos turísticos está no distrito Centro, o que torna interessante se hospedar por lá.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Bairros como Sol, Malasaña, Lavapiés, Austrias, Barrio de las Letras e Latina são muito populares e tem lugares com ótima relação custo benefício, e às vezes até rola uma promoção relâmpago para quem reserva com antecedência nos sites de hotéis.

Outros distritos com excelentes opções de hospedagem são o Retiro e o Salamanca, entre outros, é claro.

Para quem se hospeda no Salamanca, é a chance de ficar perto das ruas de compras mais exclusivas de Madrid, e quem escolhe o Retiro fica a pouca distância do maior parque da cidade, o imperdível Parque del Retiro.

Mas para saber onde ficar em Madrid, e também onde não ficar, é melhor ler mais sobre cada um desses lugares e os melhores hotéis de acordo com o seu orçamento. Descubra também o que fazer em Madrid perto do seu local de hospedagem.

Para quem quer ter a melhor experiência de hotéis em Madrid, com direito a centros de bem estar, café da manhã gourmet, concierge e outros serviços premium, confira os 10 melhores hotéis em Madrid.

Tour de segway => Parque do Retiro e Centro de Madrid

 

Como se locomover em Madrid

"Como

Decidir os meios de transporte em Madrid que farão parte da sua jornada deve ser um planejamento a ser pensado  desde a sua chegada ao aeroporto.

O aeroporto Madrid-Barajas tem linhas de trem, ônibus e metrô que passam por lá, além dos transportes privados.

O melhor meio de transporte a partir do aeroporto vai depender de onde você estará hospedado, quantas pessoas estão com você e o nível de conforto que você considera indispensável.

Por exemplo, para quem está em mais de 2 pessoas e não quer carregar malas ou ter que andar parte do percurso de uma estação até o hotel, ou simplesmente quer mais conforto, os táxis, carros alugados, ubers e shuttles são opções interessantes.

Essa também pode ser a melhor alternativa de transporte quando se busca o que fazer em Madrid para chegar ao hotel com chuva, o que acontece muito, principalmente no inverno.

 Ingressos => Excursão ao Estádio do Real Madrid

 

Informações sobre transporte em Madrid

É preciso descobrir quanto custa cada meio de transporte na cidade, como comprar e usar passagens e também qual é a alternativa que chega mais perto do seu destino.

E o que fazer em Madrid para se locomover entre um ponto e outro na cidade? Não é difícil entender como funciona o transporte público em Madrid, mesmo se você não está acostumado a usar estes meios de locomoção no Brasil.

Em geral estão bem comunicados, com fácil sinalização e abrangência em quase toda Madrid.

Os bilhetes são comprados e carregados em um cartão que pode ser adquirido nas estações de transporte público.

Se você estiver de passagem por Madrid em uma escala e quiser saber onde visitar de acordo com seu tempo disponível, os melhores hotéis perto de Madrid para descansar, onde guardar as malas no aeroporto, entre outros temas, leia o artigo sobre conexão em Madrid.

Privado => Traslado privado do aeroporto Madrid-Barajas

 

Onde comer em Madrid

Comidas típicas da Espanha

Um dos pratos típicos da Espanha, a paella, sendo servida na festa de San Isidro. | Foto: BarcexEspañol, via Wikimedia Commons

Deixando um pouco de lado a conversão para o real brasileiro, é fácil comer bem em Madrid por poucos euros.

Os madrileños gostam de usar matérias-primas frescas e têm um cuidado especial com a procedência dos alimentos. São vários os restaurantes premiados espalhados pelas regiões mais frequentadas, e são servidos desde pratos típicos até os modernos e internacionais.

Podemos separar os restaurantes em Madrid pelos baratos, os com bom custo-benefício e os melhores e mais reconhecidos, alguns até com estrelas Michelin.

Independente de qual seja seu orçamento e gostos, tenho dicas de lugares desses três tipos em diferentes bairros, e ainda os pratos típicos da região para você conferir. Tudo isso está no artigo Restaurantes em Madrid.

Se você é dos que quer dormir o menos possível nessa metrópole agitada, Madrid não te decepcionará em nenhum aspecto da vida noturna. De acordo com seus gostos e orçamento, já é possível ir para um bairro específico que terá o que você procura.

Por exemplo, o Salamanca é o lugar dos lugares mais sofisticados e elegantes; o Lavapiés tem as melhores apresentações de rock, flamenco, reggae e hip-hop; e no bairro Sol tem os bares e discotecas mais diferenciados.

Para conhecer os melhores lugares de cada bairro e os estilos de festas que você encontrará em cada um, além de preços, horários de entrada e código de vestimenta, confira o artigo sobre Baladas em Madrid: boates, bares e vida noturna.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Tour guiado => Degustação de vinhos e tapas em Madrid

 

Dicas sobre Madrid

"Passeios

Montar um roteiro em Madrid nem sempre é fácil. É preciso acompanhar em um mapa onde fica cada ponto turístico, quais os meios de transporte entre um ponto atual e a próxima parada, quanto tempo será gasto em cada atração, entre outros aspectos.

Para quem está planejando o que fazer na cidade em até 5 dias, recomendo acompanhar minhas dicas de roteiro em Madrid para se inspirar.

Lá está tudo detalhado sobre tempo de locomoção entre um lugar e outro, os valores de entrada de cada atração, horário de funcionamento e muito mais.

Inclusive, vale a pena deixar uma brecha para compras no seu roteiro na cidade. Pesquisando sobre isso você verá que Madrid é uma das melhores capitais para um roteiro de compras.

A Gran Vía, a rua mais conhecida e movimentada da cidade, tem mais de 100 anos e 1.300 metros de lojas que um dia já foram sinônimos de compras sofisticadas, mas hoje também oferecem marcas globais e mais acessíveis.

Prático => Ônibus turístico em Madrid

 

Mais locais de compras em Madrid

Já para quem quer conferir as peças que acabaram de sair das passarelas e brilham nas grifes mais exclusivas, a Milha de Ouro do Salamanca é o destino certo. Esse é o nome dado à principal rua comercial do bairro e onde você encontrará lojas como Dior, Tiffany & Co e Chanel, por exemplo.

Madrid também é famosa pelas ruas comerciais perto da Plaza del Sol, que estão entre as mais antigas da cidade. Lá é possível encontrar quase de tudo e comer pratos tradicionais que são servidos há gerações.

Claro que há muito mais do que isso, e Madrid é conhecida por seus grandes Mercados Municipais e centros comerciais. Para conhecer mais sobre eles, confira as Dicas de compras em Madrid: ruas, bairros e shoppings.

Mas talvez você esteja pensando: Sim, Madrid é uma cidade fantástica, mas quanto devo ter de dinheiro para conhecê-la?

Fazendo uma estimativa por alto e considerando os gastos básicos e o que o visitante quer conhecer em Madrid, é possível ter um valor médio. Descubra quanto custa a sua viagem dos sonhos à Madrid no post Quanto gasto em Madrid: preço de hotéis, comida, passeios, etc.

Imperdível => Show de flamenco em Madrid

 

Planeje-se para aproveitar Madrid

Sem dúvidas, embarcar preparado para qualquer situação é imprescindível em uma viagem.

Escolher o melhor hotel, economizar sem abrir mão da qualidade do que será servido e evitar filas, por exemplo, são aspectos fáceis de organizar e que farão uma diferença absurda na percepção que você terá da cidade.

Sendo assim, te convido a conferir todos os artigos sobre Madrid e também sobre outras cidades fantásticas da Espanha, como Barcelona, Sevilha ou Valência.

Ficou com dúvidas sobre o que fazer durante a sua estadia em Madrid ou precisa de mais dicas de passeios? Deixe sua pergunta nos comentários.

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais