Onde ficar em Madrid: melhores bairros e dicas de hotéis

por Thainá Fernanda

Buscar onde ficar em Madrid naquela viagem dos sonhos à Espanha pode parecer uma tarefa complexa para quem nunca foi a cidade. Isso porque são 21 distritos em Madrid com diversos bairros e hotéis incríveis. Mas não se preocupe, existem as regiões mais indicadas para o turista (e até a menos recomendada para sua estada) e vou detalhar todas aqui.

Na verdade, depende um pouco do seu objetivo e o roteiro planejado. Por exemplo, se você quer ficar perto de tudo e ter uma boa relação custo benefício, o distrito central é a melhor opção, assim como os bairros de Malasaña e Chueca. Já para quem quer ter uma experiência premium, o bairro Salamanca tem as lojas mais exclusivas e uma boa oferta de hotéis em Madrid.

Seja qual for o tipo de acomodação que você está buscando, com certeza encontrará a melhor opção nesta lista com as melhores regiões para se hospedar e os melhores hotéis em Madrid: os mais baratos, os com melhor custo benefício e os mais recomendados de cada área.

Planeje sua viagem => Seguro viagem Europa

Chip na Europa

 

Onde ficar em Madrid

Vista de Madrid

Madrid tem diversos bairros ideais para se hospedar. | Foto:Dmitry Dzhus, via Wikimedia Commons

De um ponto de vista geral, a parte central da cidade é o melhor lugar para se hospedar em Madrid. Isso porque é onde se concentra a maioria dos pontos de interesse turístico.

Alguns exemplos de áreas com melhores locais para se hospedar em Madrid, além do distrito central, são o Salamanca, Retiro e Chamberí.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Madrid »

 

Melhores regiões de Madrid para turistas

Distrito Centro

O que fazer em Madrid

O Distrito Centro reúne muitas das atrações turísticas. | Foto: Epanto, via Wikimedia Commons

Sem dúvidas, a escolha preferida dos turistas sobre onde ficar em Madrid é o distrito Centro. É nessa área que fica o casco antigo da cidade e os bairros históricos.

Essa região tem boa parte dos melhores locais para se hospedar em Madrid, e é uma opção muito interessante para quem quer aproveitar a vida noturna, visitar os principais pontos turísticos da capital espanhola e aproveitar os melhores restaurantes.

Falando em restaurante, aproveite para conferir a lista que preparei com os pratos típicos do país e os melhores restaurantes de Madrid. (em breve).

Sem contar que no Centro é bem fácil se locomover, e os hotéis estão quase sempre a alguns minutos de pontos turísticos importantes.

Como a cidade está dividida em distritos, a região central está distribuída em seis bairros: Sol, Palacio, Embajadores, Cortes, Justicia e Universidad.

Confira a seguir os melhores locais para se hospedar no centro de Madrid.

Parque do Retiro => Passeio guiado com degustação de tapas

 

Hotel barato no Centro

Hostels em Madrid

O Woohoo é um hostel barato e bem avaliado.

No Woohoo Hostal Madrid você pode optar tanto por compartilhar um banheiro e um quarto com seis camas, ou escolher um quarto e banheiro privados. Os quartos possuem TV, cafeteira, e o hostel conta com estacionamento. Além disso, o wi-fi é grátis.

O Woohoo Hostal recebeu nota 8,6 dos clientes e fica no bairro Sol, perto da estação de metrô Callao, também da Plaza Mayor, os Alcázares Reales, a Gran Vía, a Puerta del Sol e o Mercado de Fuencarral.

Passeio => Visita guiada aos mercados de Madrid

 

Hotel com custo-benefício no Centro

Hotéis em Madrid

Este hotel tem quartos amplos e confortáveis.

O Room Mate Mario está localizado ao lado da Plaza de la Ópera, no bairro Palacio, este é um hotel com arquitetura elegante e vanguardista. Todos os quartos tem TV a cabo, e é servido um bom buffet de café da manhã.

A recepção fica a disposição 24 horas por dia e o wi-fi é grátis. Como opção de transporte público, a estação de metrô Ópera fica a apenas 50 metros do Room Mate Mario. A nota dada pelos clientes é 9,0.

Exclusivo => Acesso direto e sem fila a áreas exclusivas do Estádio do Real Madrid

 

Melhor hotel no Centro

Hospedagem em Madrid

O hotel de luxo tem uma vista linda do Centro da cidade.

O VP Plaza España Design é um dos melhores locais para se hospedar em Madrid, avaliado com nota 9,4, esse 5 estrelas é um dos favoritos dos clientes. Todos os quartos têm decoração exclusiva e artigos de banho de luxo.

O hotel tem estacionamento, centro de bem-estar, piscina, academia, um bar com vistas impressionantes da cidade e um restaurante de comida mediterrânea. O VP Plaza España Design fica na Plaza España.

Incrível => Show de flamenco em Palácio antigo

 

Bairro Malasaña

Onde ficar em Madrid

O bairro é um dos mais charmosos de Madrid. | Foto: Zarateman, via Wikimedia Commons

Ainda falando sobre o distrito central da cidade, um dos bairros mais legais e joviais para conhecer e encontrar locais para se hospedar em Madrid é o bairro Malasaña. Na verdade, ele não é um bairro oficial, mas faz parte do Universidad.

Mesmo não sendo um bairro, administrativamente falando, esta área é tão apreciada por seus espaços abertos, ruas cheias de vida, praças, bares históricos e pontos de interesse cultural, que se tornou um dos pedaços mais conhecidos de Madrid.

Lá você conhecerá muita gente animada, restaurantes e lojas legais, além de estar em uma área de fácil cobertura pelo transporte público.

Divertido => Maratona de bares em Madrid

 

Hotel barato no Malasaña

Hostel Malasaña Madrid

Cozinha compartilhada do Hostel.

O Mad4You Hostel é definitivamente uma opção a ser considerada ao procurar onde ficar em Madrid pagando pouco. Isso porque o café da manhã é incluso na tarifa e eles oferecem excursões com descontos para hóspedes.

O lugar é bonito e aconchegante e fica perto de estações de metrô. Os quartos são compartilhados e os banheiros também, e você pode optar por usar a lavanderia do hostel. A avaliação recebida por clientes é 8,5.

 

Hotel com custo-benefício no Malasaña

Hotel perto Gran Via

Acomodação deste hotel 4 estrelas.

O 7 Islas Hotel é um 4 estrelas que tem nota 9,0 dos clientes e fica a apenas 200 metros da Gran Vía, e a 10 minutos do Museu do Prado e do Museo Thyssen-Bornemisza.

Os quartos são elegantes e alguns possuem varanda. Está disponível o serviço de traslado ao aeroporto. Caso você vá utilizar o transporte público, há uma estação de metrô a apenas 200 metros desse hotel.

 

Melhor hotel no Malasaña

Hospedagem 5 estrelas madrid

O lindo terraço é um dos destaques deste hotel.

O Hotel Atlántico tem estilo clássico e é um dos melhores hotéis da região. Ele possui dois terraços com vista panorâmica da cidade, quartos com isolamento sonoro, cofre e minibar.

O café-bar desse hotel tem um visual elegante e serve um buffet de café da manhã fabuloso. Sua localização fica perto da estação de metrô Gran Via, e do movimentado bairro Chueca. Nota 9,3 pelos clientes.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Prático => Ônibus turístico em Madrid

 

Bairro Chueca

Parada gay em Madrid

O bairro é o reduto da comunidade LGBTQ de Madrid. | Foto: Wikier 2017, via Wikimedia Commons

Junto com o Malasaña, o Chueca, localizado no bairro Justicia ainda no distrito Centro, é um dos locais mais diversificados da parte central da cidade.

No final do século XX, esse se tornou o bairro da comunidade LGBTQ de Madrid e é lá que é celebrado o Orgulho Gay no início do verão.

Apesar do título, o Chueca recebe todos os tipos de visitantes e hóspedes, desde famílias com crianças até jovens querendo se divertir. Por lá ficam vários cafés e lugares descolados para a vida noturna, e lojas diversificadas que fogem das tradicionais de luxo.

 

Hotel barato no Chueca

Onde ficar em Madrid

A decoração do hostel é moderna e descolada, assim como o bairro.

O Room007 Chueca Hostel é também um dos melhores lugares para ficar em Madrid gastando pouco e em uma localização privilegiada, já que está próximo a uma estação de metrô. Lá é possível escolher ficar em um quarto compartilhado ou privado. As toalhas, roupas de cama e banho já são incluídas no preço.

O Room007 possui um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar, e uma área de convivência. Está perto de várias lojas e bares elegantes, além de ficar a apenas 400 metros da Gran Via. Nota 8,7 por quem já se hospedou nesse hostel.

 

Hotel com custo-benefício no Chueca

Hotel em Chueca Madrid

Os quartos tem vistas incríveis para a cidade.

Com um aspecto elegante e quartos amplos com cores vivas, o Room Mate Oscar é uma das melhores opções com bom custo benefício em Madrid.

Há um bar na cobertura com vistas fantásticas da cidade e o lugar também conta com salas de conferência e eventos. Nota 9,2 pelos clientes.

 

Melhor hotel no Chueca

Onde ficar em Madrid

O SPA é uma das comodidades luxuosas do hotel.

O Urso Hotel & Spa é um luxuoso hotel 5 estrelas que fica em um palácio restaurado. É um dos melhores locais onde ficar em Madrid. Com quartos elegantes e cheios de mimos, o hotel tem ainda spa, academia, hammam, serviço de massagem, estacionamento privado e vistas incríveis para a cidade.

O restaurante do Urso Hotel & Spa serve pratos da cozinha local e sua localização favorece os que querem visitar o bairro Salamanca para fazer compras de luxo. Avaliado como 9,3 por seus hóspedes.

Toledo => Excursão para Toledo de um dia saindo de Madrid

 

Distrito Retiro

Parque do Retiro Madrid

Palácio de Cristal, no Parque do Retiro, o destaque da região. | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons

O distrito Retiro também se destaca por oferecer várias opções do que fazer em Madrid. Ele é ideal para um roteiro cultural, já que abriga o renomado Museu do Prado. Agende uma visita com antecedência ao Museu do Prado em Madrid.

O Retiro é conhecido nacionalmente pelo Parque de El Retiro, área verde cheia de árvores, lagos, fontes e atividades ao ar livre. Também fica nessa região o Paseo del Prado, que faz divisa ao leste com o distrito Centro.

Há seis bairros dentro do Retiro: Pacífico, Adelfas, Estrella, Ibiza, Jerónimos e Niño Jesús.

 

Hotel barato no Retiro

Onde ficar em Madrid

O hotel tem acomodações simples, mas confortáveis.

Na parte de trás do Parque de El Retiro, está o 8 Rooms Madrid, um hostel confortável e aconchegante que fica a alguns minutos a pé do Museu Nacional Reina Sofía e do Museu do Prado. Agende agora por aqui com um guia especializado te acompanhará ao Museu Reina Sofía em Madrid.

Os quartos possuem banheiro privado e ar condicionado, além de TV com tela plana. No 8 Rooms, às vezes acontecem exposições de obras de arte e fotografia.

Referente ao transporte público, a estação de trem de Atocha fica por perto, e por lá passa a linha de ônibus expresso que vai ao aeroporto. A nota dada pelos clientes é 8,3.

 

Hotel com custo-benefício no Retiro

Hotéis em Madrid

O hotel é bem decorado e bastante recomendado.

O Petit Palace Savoy Alfonso XII é um hotel boutique quatro estrelas, com decoração clássica e belas escadarias. Perto da Puerta de Alcalá, do Parque de El Retiro e dos museus mais renomados do distrito, todos os quartos do Petit Palace tem cofre, minibar e artigos de banho.

O restaurante do hotel oferece um fantástico buffet de café da manhã e a recepção fica aberta 24 horas. Além disso, há bicicletas de uso gratuito e estacionamento perto do hotel por uma taxa extra. Os clientes avaliam o Petit Palace com nota 8,9.

 

Melhor hotel no Retiro

Onde ficar em madrid

As acomodações luxuosas se destacam neste hotel de Madrid.

O Hotel Palacio del Retiro, Autograph Collection tem 5 estrelas e quartos espaçosos e modernos, com direito a lençóis de algodão puro e até lareira, dependendo do quarto.

O lugar tem ainda academia, sauna, serviços de massagens, recepção 24 horas por dia, um bar de luxo e serviço de transfer ao aeroporto.

O Hotel Palacio del Retiro fica de frente ao parque de mesmo nome, e perto dos museus mais conhecidos. A 350 metros será fácil de encontrar a estação de metrô Retiro. A nota recebida do hotel pelos visitantes é 8,7.

 Sem fila => Tour guiado no Museu do Prado

 

Distrito Salamanca

Bairro Salamanca Madrid

A área costuma ter endereços luxuosos.| Foto: Enrique Dans, via Wikimedia Commons

Para quem quer ficar perto das lojas mais exclusivas, das grifes e estilistas famosos, além dos melhores restaurantes com estrelas Michelin, o distrito de Salamanca é a melhor opção de hotéis em Madrid.

Salamanca tem grandes ruas e avenidas, no estilo do século XIX. É lá que fica a Milha de Ouro da moda em Madrid, e a famosa Rua Serrano, também com várias grifes renomadas.

Andando pelo distrito, você também encontrará o Mercado de La Paz, um dos mais tradicionais e antigos da cidade. Também há opções para um roteiro cultural, como o Museu Lázaro Galdiano e o Museu Arqueológico Nacional. Marque um tour guiado ao Museu Nacional Thyssen-Bornemisza em Madrid.

Imperdível => Tour gastronômico em Madrid

 

Hotel barato no Salamanca

Onde se hospedar Madri

As acomodações do hotel são bem confortáveis.

O Hostal Salamanca está a menos de 1 km da Plaza de Toros de Las Ventas, do Parque del Retiro e da estação de metrô Manuel Becerra. Conta com quartos elegantes, com TV e ar condicionado. Confira uma  excursão à Praça de Touros Las Ventas em Madrid.

O wi-fi é grátis e esse hostel tem um estacionamento privado. Além disso, é bem avaliado pelos hóspedes, recebendo nota 8,1.

 

Hotel com custo-benefício no Salamanca

Hotéis Distrito Salamanca

Os quartos são modernos e bem equipados.

O NH Madrid Ventas conta com uma bela piscina ao ar livre, quatro estrelas e excelente relação custo-benefício. Sua decoração é contemporânea e os quartos são modernos, todos equipados com minibar, cofre e TV a cabo.

No NH Madrid Ventas você poderá desfrutar de quadras de tênis, academia gratuita, um restaurante com opções de pratos saudáveis, um café fantástico e um bar. Nota 8,6 pelos clientes.

 

Melhor hotel no Salamanca

Hotel 5 estrelas Madrid

O hotel é para quem quer se hospedar em Madrid em grande estilo.

O Heritage Madrid Hotel é um 5 estrelas com decoração moderna e o melhor das últimas tecnologias. Todos os banheiros têm produtos de banho exclusivos e outros mimos para o hóspede.

O Heritage tem um café da manhã muito bom, servido em buffet todos os dias pelo restaurante The Heritage.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Já as outras refeições ficam por conta do restaurante Haroma, que oferece pratos locais e da cozinha mediterrânea, sendo comandado pelo renomado chef Mario Sandoval, premiado pelo Guia  Michelin.

O aeroporto fica a apenas 11 km de distância e o Heritage oferece serviços de traslado. Nota 9,4 dos clientes.

O Melhor de Madrid => Excursão guiada de bicicleta

 

Distrito Chamberí

Bairros de Madrid

Área residencial de Chamberí. | Foto: Luis Garcia, via Wikimedia Commons

Formado por seis bairros, o distrito Chamberí foi a residência preferida de boa parte da aristocracia dos séculos XIX e XX. Hoje é uma imponente área residencial, com várias opções para quem procura o que fazer em Madrid.

Por exemplo, lá fica o Museu Sorolla, situado numa casa elegante do século XIX. Também está na região o Museu do Transporte e o Parque Santander, que combina jardins com áreas modernas para prática de esportes, como campos de futebol e pista de atletismo.

A Rua Zurbano, com inúmeras boutiques, restaurantes e museus, foi elogiada pelo New York Times, e descrita como “uma das melhores da Europa”.

Sem fila => Hard Rock Café Madrid

 

Hotel barato no Chamberí

Hostel Traveller Madrid

O hostel é uma boa opção para se hospedar bem, gastando pouco.

Perto da Gran Vía e do Templo de Debod, o Traveller Host oferece quartos compartilhados com wi-fi gratuito e secador de cabelo.

O ambiente é aquecido e é possível solicitar traslado ao aeroporto por uma taxa extra. Avaliado com nota 8,1 pelos clientes.

 

Hotel com custo-benefício no Chamberí

Hotel-Chamberí-Madrid

O café da manhã servido no hotel é fabuloso.

O One Shot Luchana22 é um hotel 4 estrelas a cerca de 5 minutos a pé da Puerta del Sol e da estação de metrô Bilbao.

Sua arquitetura é moderna e luxuosa, e a maioria dos quartos tem um terraço privado com vista para a cidade.

A recepção funciona 24 horas, o café da manhã servido em buffet é delicioso e o hotel ainda conta com um estacionamento privado.

 

Melhor hotel no Chamberí

Hotel 5 estrelas Madrid

Este hotel de luxo fica em um verdadeiro palácio.

O Hotel Santo Mauro, Autograph Collection tem 5 estrelas e fica na antiga residência de um duque de mesmo nome. Sua arquitetura tem influência francesa e ele foi decorado de forma luxuosa.

O Santo Mauro mantém a antiga biblioteca da casa, transformada em restaurante, e os antigos salões de baile, convertidos em salas de reunião.

Além da experiência histórica, o hotel oferece sauna, academia e mimos nos quartos, além do elogiado café da manhã.

O Hotel Santo Mauro foi avaliado com nota 9,1 e é um dos melhores locais para se hospedar em Madrid.

Tradicional => Show de flamenco ao vivo com refeição inclusa

 

Onde não ficar em Madrid?

Bairros de Madrid

Quem decide se hospedar no Lavapiés deve redobrar a atenção. | Foto: Federico Jorda, via Creative Commons

O Lavapiés e o La Latina são bairros tradicionais e boêmios, com opções baratas para se hospedar em Madrid e bares populares com preços acessíveis para aproveitar a vida noturna na cidade.

Porém, quando se fala em onde não ficar em Madrid, essas regiões são as mais apontadas. Isso porque, por ser uma zona bastante popular, existe uma taxa maior de criminalidade, especialmente à noite. Muitos turistas evitam essas áreas do Centro por medo de serem assaltados.

Caso você decida se hospedar em um destes bairros, certamente encontrará ótimos hotéis como o Tryp Madrid Atocha Hotel, o Catalonia Atocha e o Hotel Paseo Del Arte no Lavapiés; e o Ganivet, a Posada del Dragón Boutique Hotel e a Posada del León de Oro Boutique Hotel em La Latina. Mas tome cuidado com seus pertences ao sair do hotel, e tenha atenção redobrada em lugares lotados e, sobretudo, à noite.

 

Dicas de onde ficar em Madrid

Claro que se formos falar sobre onde ficar em Madrid, temos assunto para vários posts, tamanha a oferta de hospedagem na cidade.

Mas essas são as principais áreas, pois nela estão os pontos turísticos mais visados e os hotéis que oferecem o preço mais barato, o melos com hor custo-benefício ou a melhor experiência.

Também são os que estão melhor conectados com o transporte público na cidade, já que a maioria dos turistas percorre Madrid usando esse meio de locomoção.

Espero que depois deste artigo você tenha uma noção de qual o melhor bairro para ficar em Madrid de acordo com sua necessidade.

Não deixe de reservar o hotel com antecedência para aproveitar descontos e não perder o quarto ideal para sua viagem.

Se você ficou com alguma  dúvida sobre onde ficar em Madrid, deixe sua pergunta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais