Home » Verão na França: destinos para aproveitar

Verão na França: destinos para aproveitar

by admin

Ah, o verão na França…Com certeza você já deve ter assistido um filme em que se passa no sul do país ou visto a postagem de uma blogueira passando férias em Saint-Tropez, não? Se você também sempre sonhou em um dia poder desfrutar desse paraíso, minhas dicas de lugares incríveis lugares vão te animar a transformar o sonho em realidade e a se programar para curtir o verão francês.

A França faz fronteira com o Oceano Atlântico e com o Mar Mediterrâneo e ambos dão um espetáculo de beleza, além de te reservar muitas aventuras em trilhas, calanques e falésias. Tem opões de lugares mais calmos, mas que também oferecem muitas atividades, como montanhas ou os campos floridos franceses. Já se você preferir conhecer Paris no verão, também irá se surpreender com as piscinas à beira do Rio Sena, os festivais de música e muito mais.

O clima muda totalmente em terras francesas, tanto no sentido das temperaturas que se elevam quanto no comportamento das pessoas que trocam as roupas pretas de inverno por vestes coloridas. Além disso, você vai ver as pessoas mais bem humoradas, com um sorriso no rosto e aquela vontade de viver intensamente cada cantinho das cidades.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

Quando começa o verão na França?

O verão na França é entre 21 de junho e 21 de setembro, com as temperaturas chegando a 35°C e o início do horário de verão.

Esse é um período longo de férias escolares e é o momento em que os trabalhadores planejam durante o ano todo para viajar, seja para a praia, montanha ou campo.

A França praticamente para, as pessoas que trabalham em escritório operam em marcha lenta, ansiosas para o seu momento de partir em viagem.

Sério, o assunto é somente sobre as férias, onde será o destino e o que irá fazer. Eu até entendo, porque em terras francesas o que não falta são coisas para se fazer no verão, até mesmo em cidades grandes como Paris.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Lugares para conhecer durante o verão na França

  • Nice
  • Cassis
  • Marselha
  • Saint-Tropez
  • Biarritiz
  • Chamonix
  • Paris

Prático => Aluguel de carro na França

 

Nice

Riviera Francesa

A característica praia de pedrinhas, em Nice.

Nice fica na região da Cotê D’Azur (Costa Azul), que também é chamada de Riviera Francesa, localizada no sul do país. É nessa parte da França que você poderá desfrutar das lindas paisagens e do azul/verde do Mar Mediterrâneo.

Já te aviso que a água do mar é bem gelada e a praia não é de areia, mas sim de pedras. Por isso, leve um sapato adequado para não se machucar. Para conhecer bem a cidade acredito que 3 dias será o suficiente.

Para começar a prestigiar o local, faça uma caminhada tranquila pela Promenade des Anglais, que é o cartão-postal da cidade. Conheça também a Colline Du Château, com uma vista esplêndida de Nice.

A Vieux Ville, cidade velha no português, tem ruelas charmosas com várias lojinhas. Além disso, existe a Catedral Sainte Réparate e a praça Rossetti, que te indico para aproveitar a noite tomando uma cerveja ou vinho.

Contrate => Melhores atrações de Nice

 

Igrejas e museus em Nice

Se você gosta de igreja assim como eu, conheça a Notre Dame de l’Assomption que tem algumas obras de arte valiosas como a Pietà de Michelangelo. Próximo a essa igreja, visite o museu Matisse, que eu também acho imperdível.

A Promenade du Paillon é outra atração turística. No chão tem jatos de água bem fortes em que crianças e até adultos aproveitam para se refrescar em dias quentes.

Em relação à hospedagem em Nice, indico ficar próximo à Praça Massena, que é o centro de Nice, pois te dará mais mobilidade para todos os passeios na França.

Além de todas essas atrações, você se deliciará com a culinária regional, a tão falada cozinha mediterrânea, que inclui a famosa salada niçoise com anchova, além de pratos regados com azeite de ótima qualidade.

De Nice você poderá aproveitar para conhecer outras cidades também maravilhosas como: Saint Paul de Vence, Grasse, Menton, Antibes, Èze e Mônaco (que não é uma cidade, mas fica próximo de Nice). Você precisará de mais alguns dias, claro.

Experiência => Excursão pelo campo em Nice

 

Cassis

Praias de Cassis, França

Banhistas em Cassis. | Foto: Evan Bench, via Creative Commons

Essa joia em formato de cidade, Cassis, fica no sul da França, na costa do Mar Mediterrâneo, também na região de Provença-Alpes-Costa Azul.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

A cidade é bem pequena, mas te proporcionará momentos mágicos ao passear de barco para conhecer os calanques ou quando você se deliciar com a excelente gastronomia local nos restaurantes à beira-mar e aproveitar os hotéis recomendados em Cassis.

Como citei, os calanques podem ser admirados a partir do mar ou você poderá fazer uma trilha, que é uma ótima opção para os mais aventureiros.

A população também é bem simpática (coisa rara aqui na França), o que renderá momentos ainda mais agradáveis. Você observará o ar alegre dos locais ao caminhar pelo lindo porto ou ao entrar em um dos restaurantes de Cassis.

Cruzeiro => Passeio ao Parque Nacional dos Calanques

 

Marselha

Praias de Marselha

Praia Bonne Brise, em Marselha. | Foto: Tom Szustek, via Wikimedia Commons

Marselha, ou no francês Marseille, é um dos destinos mais procurados para o verão na França, além de ser uma das maiores cidades do país e a mais antiga. A região que abriga essa maravilhosa cidade também é a Côte d’Azur.

Por ficar em uma região próxima ao mar, existem vários pontos na cidade e hotéis em Marselha em que você poderá aproveitar a praia. Há também algumas ilhas ao redor que você poderá conhecer. Vale muito a pena, pois o Mar Mediterrâneo é muito bonito.

Marselha também é pluricultural e com muita riqueza histórica. Não vão faltar passeios para você fazer. Se imagine caminhando com um sorvete na mão para conhecer a majestosa basílica de Notre Dame de la Gare e admirar a vista mais bonita que você poderá ver da cidade.

Sugiro também conhecer o Velho Porto, Museu das Belas Artes, Museu de História Natural de Marseille, Castelo d’If (na ilha onde deu origem ao Conto de Monte Cristo), Catedral de La Major, passear de barco nos calanques e conhecer um dos parques da cidade, o Borély.

Tour => Ônibus turístico em Marselha

 

Saint-Tropez

Riviera francesa

O charme de Saint-Tropez. | Foto: Ellevalentine, via Creative Commons

Saint-Tropez é mais uma cidade da Riviera Francesa (não tem jeito, essa é a região ideal para o verão) e fica a 100 km de Nice. Foi muito apreciada por artistas, principalmente nos anos 60 e ainda seduz turistas que querem aproveitar a linda paisagens das praias e sua vida noturna agitada.

Sem esconder a sua história, a área chamada de La Ponche é testemunha de um passado em que era apenas uma vila de pescadores. Hoje, a cidade não tem mais esse jeito simplório, e tem mais iates do que barcos de pesca no Porto Velho. Além dos diversos restaurantes com estrelas Michelin e hotéis incríveis em Saint-Tropez.

Agora se você me perguntar quanto tempo passar em Saint-Tropez não saberei dizer, pois depende da sua disposição de dinheiro e de tempo. Se esse não for o seu problema, você irá querer ficar dias e dias passeando de barco e tomando banhos de sol e de mar.

Sugiro conhecer a feirinha Provençal da Praça des Lices que é muito charmosa e apreciar as vinícolas da cidade. Posso te dizer que esse é um destino que todo mundo quer ir e quem já foi quer voltar.

De Cannes => Descubra Saint-Tropez de barco

 

Biarritz

Praias da França

Biarritz fica lotada no verão. | Foto: Harrieta171, via Wikimedia Commons

Biarritz é uma charmosa cidade à beira-mar no sudoeste do país, há apenas 24 km da fronteira com a Espanha, e é uma ótima opção de destino para o verão na França.

Sempre foi o destino de férias dos reis que escolhiam o local como um resort. Hoje em dia Biarritz é mais popular, agradando até os surfistas pelas ótimas condições das praias, onde existem até escolas para o esporte.

Durante o seu passeio, você irá se impressionar com a rocha da Virgem Maria e é o cartão-postal da cidade. Você poderá acessá-la por uma passarela e ter uma vista panorâmica do Golfo da Biscaia.

A cidade também atrai pessoas que querem degustar alta gastronomia, prestigiar galerias de artes incríveis, boutiques, feiras de produtores locais e bons hotéis em Biarritz.

A pé => Excursão privada em Biarritz

 

Chamonix

Chamonix-Mont-Blanc

Chamonix é uma opção para quem quer fugir das praias lotadas.

Essa dica vai para quem prefere passar as férias longe das praias e curte o clima das montanhas. Em Chamonix, a principal atração é o incrível Mont Blanc, “Monte Branco”, localizado nos Alpes franceses. É possível ter vistas deslumbrantes. É considerado o pico mais alto da Europa, e é uma fronteira natural entre França e Itália.

O monte, que tem 4.810 metros de altura, fica sempre coberto de neve. Logo abaixo de seu pico celestial, existe uma aldeia alpina tradicional de Chamonix, que é super graciosa.

Essa pitoresca cidadezinha, próxima de Genebra, é uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes, e está repleta de igrejas históricas, restaurantes aconchegantes. Além disso, há em chalés e charmosos hotéis em Chamonix.

Chamonix é uma excelente base para caminhadas, escaladas e aventuras ao ar livre, ou simplesmente para relaxar. Se deslumbre com o cenário sereno e ouça o som das águas que correm apressadas.

Você também poderá saborear refeições da cozinha rústica da região, baseadas em batatas, queijos e charcuterie, com especialidades como fondue e raclette.

Aventura=> Parapente em Chamonix

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Annecy

Verão na França

O deslumbrante Lago de Annecy.

Annecy fica nos alpes franceses, no sudeste da França, na região Auvérnia-Ródano-Alpes, bem perto da Suíça. Talvez por essa localização que a cidade parece ter saído de um livro de contos de fadas.

O destino conta com inúmeros encantos em qualquer época do ano, mas fica ainda mais interessante no verão. Seus inúmeros canais podem ser navegados de barco ou pedalinho.

A cidade está às margens do segundo maior lago da França, o Lac d’Annecy. Este talvez seja o mais bonito que você verá na vida. Não é a toa que a cidade foi apelidada de “Veneza dos Alpes” e “Pérola dos Alpes”.

Como eu sempre digo, para conhecer bem um lugar é preciso conhecer a sua culinária e Annecy também não te decepcionará.

Experimente o prato típico Tartiflette, feito com batatas, cebola, bacon e queijo derretido do tipo Rebochon.  Não hesite em pedir um bom vinho para acompanhar.

Ah! Se você for para Annecy no início de agosto, não perca o festival do Lago que é um dos maiores eventos pirotécnicos da Europa. A cidade que é pequena pode ser conhecida em 2 dias, principalmente se você escolher um hotel em Annecy bem localizado.

Walking tour => Passeio guiado em Annecy

 

Paris

Praia no Rio Sena

O projeto Paris Plage acontece durante todo o verão. | Foto: Jean-Louis Zimmermann, via Wikimedia Commons

Acrescentar Paris nesta lista pode soar muito clichê. Afinal, a cidade já está no topo do ranking das mais visitadas do mundo em todas as estações do ano.

Quis apresentar lugares não tão óbvios, mas com certeza a Cidade Luz não te decepcionará durante o verão na França. A capital é cheia de atividades e atrações como a Paris Plage: uma faixa de areia e piscinas artificiais montadas em pleno Rio Sena.

Paris atrai turistas pela sua diversidade, seus inúmeros museus, seus passeios ao longo dos cais, seus terraços para tomar um bom vinho ou cerveja em bairros como o Marais, Montmartre ou a Avenida Champs-Élysées. Veja as melhores atividades turísticas em Paris.

Eu até prefiro aproveitar a França no verão do que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando as temperaturas são baixíssimas e não posso fazer atividades ao ar livre, algo que eu adoro.

Imperdível => Cruzeiro pelo Rio Sena

Dicas para aproveitar o verão na França

Óculos de sol, roupa de banho e protetor solar ocuparão lugares na sua mala nas próximas férias de verão na França. Mesmo se o seu destino for a montanha ou o campo, vai que você decide pegar uma piscina com uma vista incrível para a cidade que escolheu.

E, como eu sempre digo, planeje bem e faça as suas reservas antes, com um roteiro que encaixará no seu bolso e com a quantidade de dias que poderá passar na França.

Aliás, em todas as estações do ano vale conhecer esse país incrível. Acredito que se você estava hesitante em vir para a França no verão, devo ter te convencido, porque eu mesma fiz questão de viajar a temporada toda para aproveitar o máximo possível desse lugar impressionante. Bon voyage!

Para finalizar, veja como a Côte d’Azur pode ser incrível em qualquer época do ano, especialmente no verão francês. Vídeo feito pelo site oficial de turismo na França:

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários.

You may also like

Leave a Comment