Home » Comidas típicas da França: tudo sobre a culinária francesa

Comidas típicas da França: tudo sobre a culinária francesa

by admin

As comidas típicas da França, o país da gastronomia, são maravilhosas e compreendem uma grande variedade de pratos de grande prestígio no mundo. A diversidade de queijos, vinhos e doces é a marca do país. Acredito que se você irá morar, estudar ou passear na França, em algum momento se questionará quais são as comidas típicas, pois nem todos comem de tudo e alguns tem restrições alimentares. Mas calma! Te asseguro que você vai gostar de pelo menos um prato ou doce francês.

Por aqui, comer é uma arte para ser apreciada com tranquilidade. Um francês tradicional acrescenta durante a sua refeição: aperitivo (bebida alcoólica ou não), entrada (salada, torta, entre outros), prato principal (várias opções, a carne vermelha não está tão frequente nos cardápios por ser muito cara e ruim), sobremesa (sorvete, créme brûlée), queijo ou um digestivo. Normalmente, nos restaurantes você encontrará somente a entrada, o prato principal, a sobremesa e lhe será oferecido um cafezinho no final.

Os hábitos alimentares franceses são estudados e copiados por todo o mundo. Afinal, eles comem alimentos de qualidade e em pequenas porções. Para te ajudar a entender da gastronomia francesa, escrevi este artigo com todos os detalhes, incluindo a história da culinária francesa e curiosidades das comidas típicas da França.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Quais são os pratos típicos da França?

  • Queijo Camembert
  • Macarons
  • Champagne
  • Crepes
  • Mostarda
  • Escargots
  • Vinho
  • Foie Gras
  • Tarte tatin
  • Croissant
  • Baguete
  • Ratatouille
  • Quiche Lorraine

 CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

O que comer na França?

Cada região ou cidade da França é conhecida por sua especialidade gastronômica. Confira a seguir os pratos mais tradicionais do país.

 

Queijo Camembert

queijo francês

Queijo Camembert.

O queijo Camembert vem originalmente da região da Normandia.  É um tipo de queijo de pasta mole e floral, que é muito semelhante ao queijo Brie, do qual é derivado. Aqui em casa com os nossos amigos nós comemos com geleia, torrada ou baguete.

Delícia => Jantar em cruzeiro em Paris

 

Macarons

Sobremesa francesa

Macaron, o famoso doce francês.

Um dos doces franceses mais famosos são os macarons. Eles são coloridos e de vários sabores. Se você for para Paris, sugiro experimentá-los na loja Ladureé (onde foi inventado) do bairro da Ópera ou da Champs-Élysées.

Entretanto, hoje em dia, você poderá encontrar macarons em qualquer padaria, às vezes em mercados parisienses ou até no Brasil.

Culinária => Aula de macarons com chefe parisiense

 

Champagne

Champagne francesa

Champagne, a bebida exclusiva das denominações francesas.

Algo que eu aprendi aqui é que nem todo vinho espumante que tomamos pode ser chamado de Champagne. O verdadeiro Champagne é fabricado na cidade francesa que leva o mesmo nome.

Aliás, é ilegal colocar no rótulo da bebida “Champagne”, ao menos que tenha sido preparado na região demarcada e sob os critérios de vinificação estipulados localmente.

A bebida é produzida a partir de uvas como Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas na região de Champagne. O preparo tem que seguir regras rigorosas europeias.

Uma informação importante para os turistas é que as adegas mais prestigiadas de Champagne estão localizadas nas cidades de Reims e Épernay, então é possível programar uma viagem para degustar a bebida in loco. Ah! E ela cai muito bem acompanhada de deliciosos morangos.

Excursão => Degustação de vinhos Champagne em Reims

 

Crepes

Crepe Paris

Os crepes são encontrados em quase toda esquina de Paris.

O crepe veio originalmente da região da Bretanha e é composto de uma camada muito fina de massa feita de farinha e ovos, geralmente em um formato redondo.

O crepe é cozido nos dois lados e pode ser recheado com ingredientes doces (chocolate, morango) ou salgado (queijo, champignon), e o nome muda para galette.

Na França os crepes realmente são uma delícia e divinos, você encontrará creperias em quase toda esquina e em todos os cardápios de restaurantes dos mais variados estilos gastronômicos.

Sabores de Paris => Experiência gastronômica no Marais

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Mostarda

Comidas da frança

A famosa mostarda Dijon é uma iguaria francesa.

Eu adoro mostarda e quando vim morar na França, descobri que existe uma cidade chamada Dijon, onde é fabricado um tipo de mostarda mais forte e escura que leva o nome da cidade.

Quis imediatamente conhecê-la. Entretanto, você poderá experimentar essa iguaria em Paris também e em várias outras cidades francesas, basta procurar em uma das prateleiras dos supermercados.

Goumert => Excursão de bicicleta em Dijon

 

Escargots

Escargot comida

Escargots são consumidos em toda a França. | Foto: Marianne Casamance, via Wikimedia Commons

Os escargots (caracóis) são um prato tradicional da região da Borgonha e uma das mais conhecidas comidas típicas da França. Normalmente, são servidos dentro da concha e acompanhados por um molho à base de manteiga e alho.

Em Paris, existem vários restaurantes servindo somente essa iguaria, mas dizem que o melhor escargot é feito com os caracóis selvagens da própria região de Borgonha.

Roteiro=> Lugares para viajar sozinho na Europa

 

Vinho

Vinho bordeaux

O vinho é a bebida mais popular entre os franceses.

Você com certeza deve associar a França com um bom vinho. Os franceses são um dos maiores produtores de vinho do mundo e a bebida é fabricada em praticamente todas as cidades do país.

Bourdeaux, por exemplo é conhecida como a capital do vinho. Sua importância é tão grande que até mesmo um tipo de vinho tinto muito apreciado no inverno leva o nome da cidade.

Na França, existem muitos tipos de vinho. O rosé é o queridinho do verão, além dos brancos que comentei acima. Inclusive existem vários cursos para aprender mais sobre a bebida, além de passeios com degustação espalhados pelo país.

Museu do Vinho => Ingresso e degustação em Bordeaux

 

Foie Gras

Pratos franceses

O polêmico prato foie gras.

O Foie Gras é originalmente da região de Languedoc-Roussillon, região costeira histórica no sul da França.

Embora esse prato seja o terror dos vegetarianos (por obrigar o pato a comer por meios torturadores), os franceses dizem que eles têm um método em que os animais não sofrem durante a sua vida, mas isso eu não posso afirmar.

O Foie Gras é servido principalmente nas festas de final de ano na França. Em outras ocasiões é servido como entrada, com geleias e torradas ou em salada.

Experiências => Passeios na Europa

 

Tarte tatin

comidas típicas França

A tarte tatin nada mais é do que uma torta de maçã.

É uma pâtisserie (torta) feita com maçã caramelizada, açúcar e manteiga, claro. Aliás, a manteiga é a base de quase todas as receitas francesas. A torta é servida quente e com chantilly e tem uma história maravilhosa.

Essa é uma das mais tradicionais comidas típicas da França e foi inventada por duas irmãs de sobrenome Tatin na década de 20, em Paris, de onde a receita se espalhou por toda a França e pelo mundo.

A dica que dou para conhecer uma das melhores tarte tatin é no restaurante parisiense chamado Maxim’s.

Imperdível => Pontos turísticos da França

 

Croissant

Café da manhã na França

O autêntico croissant francês.

O croissant é originário da França e dizem que da Áustria também. A preparação é feita com massa folhada específica, que contém levedura e uma grande proporção de manteiga.

Ao contrário do que eu pensava, e acredito que você também, o croissant francês não é recheado com queijo ou presunto como estamos acostumados no Brasil. Ele é feito sem recheio e come-se puro ou com manteiga. Fica uma delícia acompanhado de café ou chocolate quente.

Experiência => Café da manhã com croissant na Torre Eiffel

 

Baguete

pães artesanais

Baguete, o pão mais famoso da França.

Acredito que você já saiba que a baguete seja emblemática da França, embora seja consumida em diferentes países, inclusive no Brasil. Essa delícia virou até estereótipo de francês, que tem fama de andar com o pão embaixo do braço, o que não deixa de ser verdade.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Em qualquer hora do dia, de segunda a segunda, você vai encontrar as pessoas andando pelas ruas de Paris, por exemplo, com uma baguete na mão ou até comendo pelo caminho. Sem contar que toda refeição é feita com pedaços de baguete ao lado.

Deixando um pouco a parte cultural de lado, os franceses hoje em dia cultuam uma alimentação saudável com produtos orgânicos e naturais.

Eles preferem as padarias, no francês boulangeries, artesanais. A baguete é uma variedade de pão, conhecida pela sua forma alongada.

Em Paris => Faça a sua própria baguete

 

Ratatouille

Legumes assados

O ratatouille é um prato de comida caseira.

Acredito que depois de assistir ao filme Ratatouille, todos sabem que os franceses são especialistas nessa preparação de legumes. Na verdade, podemos dizer que é um ensopado de legumes mediterrâneos cozidos com azeite.

A receita leva berinjela, abobrinha, pimentão vermelho e amarelo, tomate, cebola, alho, manjericão e azeitona. A ratatouille é uma receita caseira e não são muitos restaurantes que a preparam.

Como reservar? => Hotel na Europa

 

Quiche Lorraine

quiche francês

Quiche Lorraine.

Este prato é famoso em todo o mundo e você pode encontrar tanto no Brasil quanto na França, onde é vendido até mesmo congelado. Na verdade, podemos dizer que a receita original veio da região de Lorraine.

É basicamente uma massa caseira, com creme fresco, ovos e leite. Já o recheio é à base de queijo, bacon ou presunto e outros vegetais podem ser encontrados nas diferentes variantes dessa receita.

A curiosidade é que somente muitos anos depois de ser inventada é que a receita do quiche Lorraine recebeu o acréscimo de queijo. Se você acrescentar cebola picada ao preparo, tem-se uma variedade chamada de quiche alsaciana.

Dicas => Viajar de trem na Europa

 

Comidas típicas da França: delícias para todos os paladares

Eu fiz uma lista dos pratos tipicamente franceses pra te ajudar a mergulhar na tradição culinária desse magnífico país. A culinária da França foi desenvolvida ao longo dos séculos sob influência dos países vizinhos como Itália, Espanha, Suíça, Alemanha e Bélgica. Além de suas próprias tradições alimentares na costa oeste do Atlântico, do Canal da Mancha e do  interior do país.

Os franceses são especialistas em vários segmentos: foie gras, queijos, vinhos, carnes de pato defumada, receitas à base de batatas, terrines, pratos de frutos do mar, cogumelos, embutidos e por aí vai. Te convido a experimentar um por um, afinal são pratos diferentes dos preparados no Brasil.

Não é a toa que a comida típica da França é ensinada em praticamente todas as escolas de gastronomia do mundo e, em 2010, foi acrescentada pela Unesco às suas listas do “patrimônio cultural intangível” do mundo.

Eu, por exemplo, aprendi a preparar alguns doces típicos e receitas francesas salgadas para mergulhar ainda mais na cultura local e aproveitar os produtos de qualidade encontrados por aqui.

Confira esse vídeo do site oficial de turismo na França sobre o vinho rosé, produzido na Provence, região francesa incrível.

Se eu deixei de comentar alguma comida típica da França, acrescente aqui embaixo nos comentários. Bon apetitte!

You may also like

Leave a Comment