Home » Pontos turísticos da França: imperdíveis

Pontos turísticos da França: imperdíveis

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Eu ouso dizer que os pontos turísticos da França são os principais cartões postais do Velho Continente. Tenho certeza que quando falam a palavra Europa, você já visualiza mentalmente a imagem da Torre Eiffel, o principal símbolo de Paris. Pois é, a França abriga muitas belas paisagens e vários monumentos importantes para a história mundial.

Agora mesmo, se você procurar na internet fotos da França e de seus principais pontos turísticos ficará com vontade de comprar as suas passagens imediatamente. Entretanto, existem muitas atrações que são chamadas de “pega turista” e não valem tanto a pena por não serem tão importantes ou interessantes, sem contar o preço alto principalmente quando falamos de Paris (a cidade mais turística do país).

Por causa de questionamentos como “qual o ponto turístico é mais visitado na França”, fiz um resumo para que sua visita ao país seja inesquecível. As maravilhas da França estão espalhadas por todo seu território, e vão desde belezas naturais até museus, monumentos e restaurantes que não podem faltar na sua viagem. Confira abaixo a lista que preparei com as principais atrações da França para que o seu roteiro de viagem fique completo.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Pontos turísticos da França : locais imperdíveis

  • Torre Eiffel
  • Arco do Triunfo
  • Sacré-Cœur
  • Museu do Louvre
  • Palácio de Versalhes
  • Disney Paris
  • Castelo de Chambord
  • La Promenade des Anglais
  • Provence
  • Verdon Gorge
  • Canal du Midi
  • Chamonix-Mont-Blanc
  • Vilas de Alsace
  • Rocamadour
  • Vieux-Port
  • Monte Saint-Michel

 CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Torre Eiffel

Paris França

Torre Eiffel, o principal ponto turístico da França.

Embora eu acredite que a Torre Eiffel dispense apresentações, vamos lá! O símbolo de Paris é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

A sua estrutura com 8.000 peças metálicas e 320 metros de altura foi projetada por Gustave Eiffel para uma exposição temporária em 1889.

A torre, que foi detestada por muitos na época em que foi construída, hoje é adorada por todos os turistas e oferece a possibilidade de  os visitantes subirem três níveis diferentes para ver a magnífica vista de cidade.

Ainda é possível tomar um café ou fazer uma refeição nos restaurantes aclamados com estrela Michelin, como o Jules Vernes.

Ótimos => Passeios guiados em Paris

 

Arco do Triunfo

Pontos turísticos de Paris

Arco do Triunfo, uma construção impressionante.

Outro monumento famoso de Paris é o Arco do Triunfo, com 50 metros de altura por 45 metros de largura e 22 metros de profundidade.

Localizado no extremo oeste da movimentada avenida Champs-Élysées, no centro da Place Charles de Gaulle Étoile, e ligando 12 avenidas diferentes da cidade.

A importância do monumento se dá pela comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, que ordenou a sua construção em 1806.

Você poderá subir no arco, que foi inaugurado em 1836, para observar a bela vista da cidade, incluindo da Torre Eiffel. Além disso, poderá contemplar os nomes de 128 batalhas e 558 generais gravados na construção.

Ganhe tempo => Arco do Triunfo sem fila

 

Sacré-Cœur

Igreja Montmartre

Basílica de Sacré-Coeur e sua maravilhosa arquitetura.

A Basílica de Sacré-Coeur (Sagrado Coração de Jesus) é o meu monumento preferido, sobretudo pela sua localização.

A igreja fica na região mais alta de Paris, de onde se pode apreciar a bela vista da cidade, no charmoso bairro Montmartre. Ah, e a basílica também é linda, claro!

Sua incrível arquitetura é inspirada no período romano e bizantino, com fortes influências de outros edifícios religiosos do século XX.

Prepare o fôlego, porque para chegar à basílica você também terá que subir uma escadaria. Se não quiser se cansar muito, poderá pegar o funicular e poupar a subida de 197 degraus.

Você poderá visitar a igreja por dentro e subir em sua cúpula. Até lá, serão 300 degraus para alcançar uma das mais lindas vistas de Paris.

Tour => Sacré-Coeur e Montmartre com guia especialista

 

Museu do Louvre

Museus de Paris

Icônicas pirâmides do Louvre.

Ao pensarmos no nome Louvre já vem à nossa cabeça, as charmosas pirâmides que rendem boas fotos. Entretanto, esse magnífico ponto turístico também é o maior museu do mundo e um dos mais importantes monumentos históricos também.

No Museu do Louvre, localizado à margem direita do Rio Sena, você encontrará em um área de 72.735 metros quadrados a exibição de aproximadamente 38.000 objetos, da pré-história ao século XXI.

Você também terá o privilégio de observar as obras famosas como Monalisa, Vênus de Milo, A Vitória De Samotrácia e muito mais.

Oportunidade => Acesso prioritário ao Louvre com guia de áudio

 

Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes

Famosos jardins de Versalhes, com o palácio ao fundo.

O famoso Palácio de Versalhes, que fica a 35 minutos de Paris, foi projetado para ser a moradia da realeza e para mostrar a glória da monarquia francesa.

O responsável por tamanha ostentação foi o “Rei Sol”, Luís XIV, que transformou a pequena cabana de caça do seu pai no palácio que conhecemos hoje.

O famoso salão dos espelhos, que foi cenário de vários filmes (em Versalhes acontecem cerca de 150 filmagens por ano), era onde o rei fazia as suas audiências.

Outros locais do castelo são igualmente famosos como os seus jardins franceses com piscinas decorativas, arbustos milimetricamente aparados e fontes de tirar o fôlego.

Outro local interessante é a aldeia de Maria Antonieta, que a utilizou como fuga da corte para conseguir ter uma vida digamos mais “simples”.

Acredito que o palácio vale muito a sua visita, tanto pela sua beleza quanto pela representatividade histórica.

Ingressos => Palácio e jardins de Versalhes

 

Disney Paris

Disney Europa

Disneylândia, nos arredores de Paris.

No ponto mais mágico da França, temos a Disney Paris, conhecida antigamente por Euro Disney. O parque é uma das atrações mais visitadas da Europa (14.8 milhões de pessoas por ano) e agrada todas as gerações.

Tem uma área de 19 km², com dois parques temáticos: o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Além disso, você poderá encontrar em seu passeio alguns hotéis resort, um campo de golfe, teatros, paradas, um complexo de compras como o Main Street, alimentação e entretenimento, como a Disney Village, que ficam logo na entrada dos parques.

Você com certeza já ouviu as comparações entre a Disney de Orlando e a de Paris. O que eu posso te dizer com a minha experiência é que vale a pena sim, pois cada parque da Disney é feito de acordo com a cultura e costumes de cada país.

Ou seja, são projetados e administrados de maneiras diferentes, mesmo tendo alguns brinquedos idênticos aos de Orlando.

A Disney não está exatamente em Paris, mas sim a 32 km de distância ao leste da cidade. Para quem está hospedado em Paris, é muito fácil chegar até o parque, basta pegar o metrô e o RER que para a 5 minutos do parque.

Traslado => Ida e volta Disney-Paris

 

Castelo de Chambord

Castelos das França

Castelo de Chambord é um passeio imperdível.

Vou falar aqui somente de um dos castelos do Vale do Loire, por ser o maior de todos e possivelmente o mais visitado. Porémnão se limite em conhecer somente um dos castelos da região e planeje ficar pelo menos dois dias na região.

Digo isso porque a região, que foi listada como Patrimônio Mundial da Unesco, oferece muitos outros castelos e construções diferentes para visitas.

Você sentirá que está em um dos livros de histórias infantis, com toda a paisagem deslumbrante de florestas e vales fluviais.

O Castelo de Chambord foi construído para o rei Francisco I, com a sua arquitetura distinta em estilo renascentista francês e que combina as formas medievais tradicionais com as estruturas clássicas italianas.

De Paris para o castelo de Chambord demorará aproximadamente 2h10 horas de carro (180 km). Se ficou animado com a road trip, descubra como funciona o aluguel de carro na França.

Privativo = > Walking tour no Castelo de Chambord

 

La Promenade des Anglais

Pontos turísticos de Nice

La Promenade des Anglais é o famoso “calçadão” de Nice.

Outro lugar que eu indico conhecer é toda a região da Riviera Francesa – também conhecida como Cotê D’Azur -, que inclui as cidades de Saint-Tropez, Cannes, Nice e Mônaco.

Todas são banhadas pelo Mar Mediterrâneo e ficam a 2h30 de trem de Paris. Vou falar aqui em especial da Promenade des Anglais, que fica em Nice e é um dos principais pontos turísticos da França.

Por ser um dos calçadões mais famosos do mundo, dá à cidade uma identidade cosmopolita, além de compor um cenário dos sonhos junto ao mar e às palmeiras.

A Promenade des Anglais é um calçadão ao longo da costa da Baie des Anges e tem 7km de extensão. Será um passeio delicioso ao longo da baía e das famosas cadeiras azuis posicionadas para contemplar o mar.

La Prom (como é chamada pelos habitantes locais) é frequentada por ciclistas, famílias e turistas.

 De Nice => Excursão de um dia à Riviera Francesa

 

Provence

Lavanda Provence

Campos de lavanda, o cartão-postal da Provence

Acho que você deve ter percebido que eu tenho um certo apego pela França e não consigo citar só um ponto turístico específico.

Sempre estou te induzindo a conhecer toda a região e farei o mesmo com a Provence. É que o país é tão maravilhoso, e cada região tem a sua história e beleza natural, que fica difícil escolher.

Provence, na verdade, é uma região da França que tem paisagens deslumbrantes de olivais, colinas ensolaradas, campos de lavanda roxos e charmosas aldeias nos vales. A região foi também cenário para famosos artista como Cézanne, Matisse, Chagall e Picasso.

Um dos pontos turísticos da França que eu posso te indicar nessa região é a pequena aldeia Saint-Paul-de-Vence. Dê passeios ao longo das ruas de paralelepípedos e deguste um bom café ou vinho no terraços dos restaurantes ao ar livre.

Se tiver um tempinho a mais, visite outras aldeias como Saint-Rémy e Gordes, assim como as cidades de Aix-en-Provence, as ruínas antigas de Arles e a cidade medieval Avignon.

Lindo => Excursão pelos campos de Lavanda

 

Verdon Gorge

Pontos turísticos da França

Paisagem deslumbrante da Verdon Gorge.

Verdon Gorge, ou Garganta Verdon no português, é um desfiladeiro fluvial em Provence, no sudeste da França, considerado um dos mais belos da Europa. A atração tem cerca de 25 km de comprimento e 700 metros de profundidade.

O desfiladeiro virou atração turística também para os aventureiros que gostam de trilha e outros esportes radicais. As paisagens naturais dos Alpes e do mar cor turquesa são realmente impressionantes.

De Paris, são 821 km aproximadamente. É um pouco longe, mas você pode ir para Nice ou Cannes que são cidades próximas de Verdon Gorge e fechar um pacote de passeio com uma das várias agências de turismo.

Imperdível => Passeio no Cânion de Verdon

 

Canal du Midi

Canal du Midi

Passeio de bike às margens do canal.

O lindo Canal du Midi fica na região do Midi, nascendo em Toulouse e percorrendo até a cidade de Sète. Aliás, ambas merecem estar em seu roteiro também. Alguns sites dizem que é o canal marítimo mais antigo da Europa ainda em funcionamento.

Você poderá passear na beira do canal, fazer piquenique ou um cruzeiro entre o rio Garonne (Toulouse) ou no mar Mediterrâneo (Sète).

Aconselho escolher uma cidade para conhecê-lo, até porque sua extensão é de 240 km, permitindo a comunicação entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.

A distância entre a capital francesa e Toulouse é de aproximadamente 776 km, mas você poderá facilmente pegar um trem ou avião.

Passeio => Walking tour guiado em Toulouse

 

Chamonix-Mont-Blanc

Montanhas da França

Vila de Chamonix, aos pés do Mont-Blanc. | Foto: Aiguille, via Wikimedia Commons

Essa dica vai para os aventureiros e para os que curtem um friozinho. O incrível Mont Blanc, “Monte Branco”, nos Alpes franceses te dará uma visão deslumbrante.

É considerado o pico mais alto da Europa, fazendo parte da fronteira francesa com a Itália, e um dos mais visitados pontos turísticos da França. Falando nisso, se você é fã do turismo de aventura, confira este artigo sobre todas as cadeias montanhosas da Europa.

O monte tem 4.810 metros de altura, fica sempre coberto de neve e logo abaixo de seu pico celestial existe uma tradicional e graciosa aldeia alpina, chamada Chamonix.

Essa pitoresca cidadezinha próxima de Genebra é uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes, e está repleta de igrejas históricas, restaurantes aconchegantes em chalés e charmosos hotéis.

Chamonix é uma excelente base para o esqui, caminhadas, escaladas e aventuras ao ar livre, ou simplesmente um destino para relaxar. Se deslumbre com o cenário sereno e ouça o som das correntes apressadas.

Você também poderá saborear refeições fartas da cozinha rústica da região, baseada em batatas, queijos e em charcuterie, com especialidades como fondue e raclette.

Saindo de Paris, são 615 km aproximadamente. Você poderá comprar um pacote para excursão, o que acredito ser mais fácil e prático.

Traslado = > De Genebra a Chamonix

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Vilas de Alsace

O que fazer na Alsácia

Cidade de Colmar, na Alsácia.

Indico aqui as vilas de Alsace, ou Alsácia no português, localizadas no leste do país, junto à fronteira da Alemanha e da Suíça. Você descobrirá todo o charme que esse ponto turístico da França traz.

A capital da Alsácia é chamada de Estrasburgo e fica à 475 km de Paris. O acesso é bem fácil de trem (apenas 2h), de avião e até de carro.

A Alsácia é considerada uma das regiões mais bonitas da França, pois a influência da cultura alemã dá um toque especial na arquitetura e na gastronomia local.

São mais de 100 aldeias nas charmosas vilas germânicas, como Colmar e Eguisheim, uma rota de vinhos, paisagens bucólicas de tirar o fôlego e castelos. Se você for passear por lá no final do ano, existem mercados de Natal tradicionais que estão entre os melhores da Europa.

Para te dar mais vontade ainda de conhecer, a Alsácia foi inspiração para a Walt Disney para criar a vila do filme da Bela e a Fera.

Enoturismo => Degustação de vinhos na Alsácia

 

Rocamadour

Cidades da França

Rocamadour, cidade de arquitetura curiosa. | Foto: Dynamosquito, via Wikimedia Commons

Rocamadour é uma comuna francesa na região de Occitânia, no sudoeste do país, há 532 km de Paris (6h de trem). Além de ser um ponto turístico da França e de peregrinação, te proporcionará uma bela vista do rio Dordonha.

Explicando mais detalhadamente, Rocamadour é um penhasco calcário que foi o terceiro destino mais importante de peregrinação dos cristãos.

A aldeia tem sete santuários, o mais famosos é a Chapelle Notre-Dame, onde tem a Virgem Negra, figura preciosa da Virgem Maria que foi esculpida em uma madeira que escureceu naturalmente ao longo dos anos.

Conheça também a Basílica Saint-Sauveur, outra atração imperdível pelo seu estilo romântico e gótico. Aproveite para conhecer o Parc Natural Regional Causses du Quercy, um parque natural da região de Dordonha, que é de uma beleza impressionante.

Lindo => Passeio de meio dia em Rocamadour

 

Vieux-Port de Marselha

Marselha França

Velho porto de Marselha.

O Porto Velho tem uma grande importância econômica e cultural para Marselha, que é a segunda cidade mais populosa da França, localizada no sudoeste do país.

Além de ter uma vista incrível para o mar e para a própria cidade, é um local perfeito para passear, experimentar a gastronomia local e entender um pouco da importância histórica desse ponto turístico da França.

Eu sempre indico para os meus amigos conhecerem Marselha, que apesar de ficar a 800 km de Paris, é bem fácil de chegar de trem.

Recomendo => Visita turística a Marselha de 6 horas

 

Monte Saint-Michel

Normandia França

Outono no Monte Saint-Michel. | Foto: Nicolas Raymond, via Creative Commons.

Acredito que você já deva ter ouvido falar ou visto fotos do Monte Saint-Michel, pois ele é um dos mais famosos pontos turísticos da França.

Para tentar descrever um pouco da importância desse monumento, cito uma frase do escritor Victor Hugo: “O Monte Saint-Michel é para França assim como A Grande Pirâmide é para o Egito”.

Essa lindeza foi erguida dramaticamente no mar da costa da Normandia, a 366 km de Paris, com fácil acesso de trem, ônibus ou carro.

Você poderá conhecer a Abadia de Saint-Michel com a sua maravilhosa arquitetura medieval, conhecer a sua pequena cidadela e observar o fenômeno da maré. A dica é olhar o site da cidade para ver o dia e horário desse fenômeno para não perdê-lo, pois é realmente incrível.

Outra atividade no local é atravessar até o Monte pela areia durante a maré baixa, indico aqui também fazer o passeio com guias especializados, pois a maré sobe muito rápido e tem partes que a areia é movediça.

O Monte é um dos pontos turísticos da França mais visitados pelos turistas. Eu já sei o porquê, agora é sua vez de descobrir.

Prático => Ingresso Abadia do Mont Saint-Michel

 

Dicas para conhecer os pontos turísticos da França

A França é repleta de lugares incríveis para visitar e que não podem faltar no roteiro de nenhum viajante. Cada canto do país tem a sua beleza peculiar, história e cultura que, às vezes, são influenciada por outros países e seus imigrantes. Veja os melhores passeios na França.

Eu tentei colocar aqui os pontos turísticos que julgo serem os mais importantes, interessantes e visitados. Lembre-se sempre de planejar bem a sua rota e fazer o seu seguro viagem para se precaver de possíveis perrengues.

Para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo na França com as belezas do país!

Espero que tenha gostado das minhas dicas e não esqueça de deixar nos comentários dúvidas ou compartilhar a sua experiência. Salut!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário