Home » Inverno na França: dicas de destinos para curtir

Inverno na França: dicas de destinos para curtir

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

O inverno na França te dará a impressão de estar vivendo um conto de fadas. As paisagens parecem que foram pintadas à mão, com montanhas cobertas de neve. Os parisienses sempre bem vestidos com os seus casacos pesados. Muitas cidades francesas são cobiçadas durante o inverno, seja pelas opções da gastronomia renomada, pelos esportes de inverno nos alpes franceses ou até as pistas de patinação divertidas em Paris.

Para quem vai passar o inverno em Paris ainda tem a vantagem de aproveitar a época de soldes (liquidação) em janeiro, quando as lojas deixam as roupas de inverno com preços baixíssimos para dar espaço às coleções de primavera, quando o clima na França já é bem diferente.

Sei que se você está aqui lendo este artigo é porque está questionando qual os melhores destinos para a temporada de inverno na França, certo? Ou onde aproveitar a neve? Separei as melhores dicas para que as suas férias de inverno em terras francesas sejam incríveis e sem perrengues. Continue nesta aventura comigo!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Quando começa o inverno na França

Neve na França

Neve em Strasbourg.

O inverno na França começa dia 21 de dezembro e termina no dia 20 de março. As baixas temperaturas variam de acordo com as regiões. Em Paris, no ano de 2019, a temperatura chegou na média de 1°C durante o dia.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Lugares para conhecer na França no inverno

  • Chamonix
  • Annecy
  • Strasbourg
  • Lyon
  • Lille
  • Vosges
  • Pirenéus
  • Reims

 

Chamonix

Chamonix-Mont-Blanc

A cidade fica aos pés do Mont Blanc.

Essa dica vai para os aventureiros de plantão que preferem as férias de inverno na montanha para praticar esportes como ski ou só aproveitar o aconchego de um bom hotel em Chamonix.

Em Chamonix a principal atração é o incrível Mont Blanc, “Monte Branco”, a montanha mais alta da Europa, localizada nos Alpes franceses. Além da vista deslumbrante, a montanha ainda é a fronteira natural entre França e Itália.

O monte com 4.810 metros de altura fica sempre coberto de neve e logo abaixo de seu pico celestial existe uma aldeia alpina tradicional, chamada Chamonix.

Essa pitoresca e graciosa cidadezinha, que está próxima de Genebra, é uma comuna francesa do departamento da Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. É repleta de igrejas históricas, restaurantes aconchegantes em chalés, charmosos hotéis e spas relaxantes.

Chamonix é um excelente lugar para andar de teleférico, de esqui, snowboard, fazer caminhadas, escaladas e outras aventuras ao ar livre, ou simplesmente relaxar.

Se deslumbre com o cenário sereno e ouça o som das águas que correm apressadas. Você também poderá saborear refeições que normalmente da cozinha rústica da região, baseada em batatas, queijo e charcuterie, com especialidades como fondue e raclette.

Passeio => Excursão turística em Chamonix

 

Annecy

Lago de Annecy, na França

O lago de Annecy dá o charme da paisagem de inverno.

A cidade velha de Annecy também fica nos Alpes franceses e parece que saiu de um verdadeiro conto de fadas. Acredito que isso se deve também a sua localização, no sudeste da França, na região Auvérnia-Ródano-Alpes, bem perto da Suíça.

A cidade, que é recortada por canais, recebe o apelido de “Veneza dos Alpes”. Você poderá passear de barco ou pedalinho pelo segundo maior lago da França, o Lac d’Annecy, que talvez seja o mais bonito que você verá na vida ou com sorte, pode conseguir um hotel em Annecy com essa vista.

Já se você gosta de experimentar a culinária local, prove o prato típico Tartiflette, feito com batatas, cebola, bacon e queijo derretido do tipo Rebochon. Não hesite em pedir um bom vinho para acompanhar e te esquentar no inverno.

Lindo => Passeio de um dia pelo lagoo entre Genebra e Annecy

 

Strasbourg

Decoração de Natal em Strasbourg

Strasbourg fica ainda mais charmosa no inverno.

Strasbourg fica na região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha. É considerada patrimônio mundial da Unesco e no passado foi disputa territorial entre França e Alemanha.

Hoje, podemos observar muito a influência germânica na arquitetura, gastronomia e nas tradições, como o mercado de Natal, que é um dos mais bonitos e famosos do mundo.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Um lugar que realmente vale a pena conhecer no inverno na França. Sem contar que durante a estação, neva frequentemente em Strasbourg, deixando tudo ainda mais mágico.

Caminhe pelas charmosas ruas da Petit France para se encantar com as casinhas tradicionais alemãs do século XVI e XVII, um bom lugar para fazer as suas refeições em ótimos restaurantes. Sem falar dos hotéis em Strasbourg que são excelentes.

Conheça também o centro histórico da cidade chamado de Grande Île, que é rodeada por um canal. Lá é onde estão os principais pontos turísticos. Aproveite para fazer um passeio de barco pelos canais.

Entre os atrativos da cidade estão a Catedral de Notre Dame (que oferece uma vista incrível da cidade se você subir até o relógio), o Palais Rohan, as caves históricas nos hospícios de Strasbourg e o Quartier Européen (local onde ficam os prédios da União Europeia).

Passeio noturno => De bike por Strasbourg

 

Lyon

Part-Dieu Lyon

Vista da incrível Lyon. | Foto: Guilhem Vellut, via Creative Commons

Sei que muita gente considera Paris como a única joia da França e esquece quantas outras maravilhosas cidades estão espalhadas pelo país.

Uma delas é Lyon, que pertence à região Rhône-Alpes e está localizada no centro-leste do país, na confluência dos rios Ródano e Saône, encontro que deixa a cidade ainda mais charmosa.

Lyon é considerada patrimônio mundial pela Unesco e é a terceira maior da França. A cidade é bastante urbana e se destaca na gastronomia, por seus monumentos magníficos e pela universidade importantíssima para o país, a Université de Lyon.

Não deixe de conhecer os seguintes lugares: o bairro de Vieux Lyon, a Basilique Notre Dame de Fourvière, o Cour des Voraces, Marché (mercado) aux Bouquinistes, o mercado de Natal na Place Carnot, o Anfiteatro Romano, o museu Galo-Romano, o museu das belas artes, entre outras atrações perfeitas para as suas férias de inverno na França.

Digo mais, o inverno é uma época do ano particularmente fantástica para conhecer Lyon, proporcionando uma experiência única na cidade, sem a multidão de turistas que é comum durante o verão na Europa. Mesmo no seu ponto mais frio, é raro que a temperatura em Lyon caia abaixo de zero, uma boa notícias para os brasileiros.

Uma dica: no início de dezembro acontece o Festival das Luzes da cidade, a famosa Fête de Lumière. É um show espetacular em que Lyon ganha muitas instalações de luz projetadas para encantar os turistas e locais. A celebração, que acontece durante 4 dias, começou há muitos anos atrás para agradecer à Virgem Maria por salvar Lyon da peste.

Na época, os locais colocaram velas em suas janelas na noite do dia 8 de dezembro. Entretanto, na época do festival, a cidade fica lotada e as hospedagens em Lyon estão bem mais caras. Por isso, prepare o bolso e a energia se quiser conhecer o festival.

De barco => Cruzeiro turístico em Lyon

 

Lille

Inverno na França

Lille, no Norte da França.

Lille é uma cidade que faz fronteira com a Bélgica, no norte da França, e é de fácil acesso de trem a partir de Paris. A cidade se destaca pelos impressionantes monumentos históricos.

Aproveite as atrações na Grand Place, como a roda gigante e a Old Lille que ficam ainda mais charmosas com neve nos meses de dezembro e janeiro.

Você poderá desfrutar a subida no Campanário, também chamado de Beffroi, apreciando uma vista inesquecível da cidade. Aproveite a época de festividades para degustar as comidas deliciosas no mercado de Natal de Lille.

Outros passeios na França são interessantes também, como na Place de l’Opéra, observar as decorações da rua Esquermoise e degustar as especialidades regionais nos bares e restaurantes da cidade. Confira os hotéis em Lille bem avaliados.

City tour => Ônibus turístico em Lille

 

Vosges

inverno nos Vosges

A região dos Vosges conta com badaladas estações de esqui.

Os Vosges são uma cadeia de montanhas e também um departamento francês da região Grand Est, localizado na histórica Lorraine, no nordeste da França. A região faz fronteira com a Bélgica, Alemanha e Luxemburgo.

Falando agora em diversão, nos Vosges você encontrará estações de esqui para a família e mercados de Natal para descobrir as deliciosas especialidades regionais.

As paisagens nevadas são impressionantes. As atrações incluem a cidade de Épinal, um lago, um charmoso castelo, um museu e bares para se deslumbrar com a paisagem.

O lago Gérardmer e La Brasse são os locais onde estão as pistas de esqui, bem no coração do Parque Natural Regional Ballons des Vosges.

Já a Ridge Road é uma estrada muito charmosa, também situada no Parque Natural, que te renderá fotos incríveis. Aproveite para tomar um fôlego dos passeios e aproveitar a paisagem. Pesquise por hotéis na região de Vosges.

Dicas => Como viajar sozinho para a Europa

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Pireneus

Neve na França

As deslumbrantes paisagens dos Pirineus.

Os Pireneus são uma grande cordilheira que faz parte da Cadeia Montanhosa da Europa, que divide a França da Espanha e alcança mais de 3.400 metros acima do nível do mar.

A região é ideal para aventureiros de plantão, pois conta com dezenas de estações de esqui, além de ser perfeita para a prática de outros esportes como montanhismo e trekking.

Para quem não gosta de esquiar, não tem problema. A cidade é uma graça e você poderá respirar o ar puro e desfrutar da natureza, relaxar em um Spa, passear pelos vilarejos, se deliciar com a gastronomia local e tirar belas fotos das montanhas e do Rio Ara.

Outras atrações que você poderá conhecer são: o Pic du Midi, a cidade de Lourdes, o circo de Gavarnie e caminhar pelos vilarejos ao redor da Pont d’Espagne.

Aventura => Tour de buggy pelos Pirineus

 

Reims

Catedral Notre-Dame de Reims

Arquitetura gótica da Catedral de Reims.

Reims é uma cidade situada no nordeste da França, mais precisamente na região de Champagne-Ardenne.

Como o nome da região já diz, Reims é a capital produtora de Champagne, sendo que grande parte da bebida é produzida na cidade. Por lá você será muito bem recebido com degustações e passeios em adegas.

Fora Reims ser a sede do Champagne, também tem muita importância histórica pois é onde os reis franceses eram coroados na famosa Catedral Notre-Dame de Reims.

É uma pena que durante a Segunda Guerra Mundial grande parte da cidade foi destruída. Mesmo assim, Reims tem muitas atividades e atrações para você durante o inverno na França.

Ao lado da Catedral de Reims está o Palais du Tau, que é um museu que guarda os objetos usados pelas igrejas e em festas dos reis na cidade, como coroas e mantos.

A Chapelle Foujita é uma capela bem antiga com decoração asiática, bem interessante para ser visitada. Você não pode deixar de conhecer as caves de champagne, claro. As que foram reconhecidas pela Unesco como patrimônio mundial são: Ruinart, Veuve Clicquot, Pommery, Taittinger e G.H. Martel.

Indo para a região mais alta da cidade, a montanha de Reims é um lugar ótimo para se deslumbrar com a vista de cidade. Por lá, você encontra videiras e produtos de champagne. Indico o aluguel de carro na França e aproveite para escolher entre os melhores hotéis em Reims.

Não deixe de conhecer a majestosa basílica e o museu Saint-Remi.

Prático => Reims City Pass

Aproveite o inverno na França

O inverno na França é realmente magnífico. Todas as cidades que citei são adaptadas quando as temperaturas baixam, tanto com aquecedores quanto com atividades e atrações para ninguém ficar entediado. Afinal, é comum que nessa época do ano o turismo seja feito em locais fechados.

Muitas cidades também têm pistas de patinação, que são uma verdadeira balada, com muita música e animação. A minha dica é ficar bem agasalhado e fazer um roteiro que se encaixe no seu bolso, planejando a quantidade de dias no país.

Aproveito para finalizar este artigo com imagens lindas das montanhas geladas da França neste vídeo feito pelo site oficial de turismo na França:

Se você gostou das dicas ou tem alguma dúvida em relação ao inverno na França, deixe aqui nos comentários. Salut!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário