Home » Aluguel de carro na França: preços, documentos e dicas

Aluguel de carro na França: preços, documentos e dicas

by admin

Nesse artigo vou indicar algumas informações sobre como funciona o aluguel de carro na França. Eu sei que surgem muitas dúvidas antes de colocar o pé na estrada, como documentação necessária para dirigir no país, regras, preços do aluguel e dos combustíveis, além das vantagens e desvantagens na hora de alugar um veículo.

Um carro pode ser extremamente útil durante sua viagem, facilitando muito a sua locomoção e economizando tempo de entre um destino e outro. Continue comigo para saber exatamente o que fazer no momento de reservar o seu carro.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Como alugar carro na França?

Vale a pena alugar carro na França

O aluguel de carro na França é mais simples do que você imagina. Primeiro, reserve o carro pelo site RentCars, selecionando um de sua preferência. No dia de retirar o carro, mostre a sua habilitação internacional ou traduzida a CNH brasileira juntamente com o seu passaporte e pronto. Simples, não?

Os preços do aluguel variam muito. Por exemplo, se você for retirar no aeroporto é mais barato do que em estação de trem, geralmente. O tipo de carro e detalhes relacionados com a quilometragem também interferem no preço. Se ela for limitada ou ilimitada, você também vai pagar menos ou mais por isso.

Considero que é barato alugar um carro na França, às vezes valendo mais a pena do que viajar de trem e de avião. Se você está cogitando desbravar o país dirigindo, confira dicas de roteiro para viajar de carro na França.

CLIQUE AQUI para reservar seu carro na França mais barato »

 

Brasileiro pode dirigir na França?

CNH brasileira 2019

A CNH brasileira precisa ser traduzida para o francês para a permissão ser válida no país. | Foto: G1, via Wikimedia Commons

A dúvida de muita gente também já foi a minha. Afinal, brasileiro pode conduzir na França?

A lei francesa diz que sim. O tópico “Condução na França com uma licença não europeia” diz que quem passar as férias em terras francesas por um período inferior a 185 dias, pode alugar um carro e dirigir pelo país com a sua carteira de motorista brasileira válida, desde que esteja em francês ou acompanhada de uma tradução juramentada em francês ou ainda acompanhada da permissão internacional para dirigir.

Simplificando: você tem que ter uma habilitação internacional ou uma habilitação brasileira traduzida para o francês, podendo dirigir por 185 dias.

O caso é que você conseguirá alugar o seu carro sem problemas com a CNH brasileira sem ser internacional, entretanto, se for parado pela polícia terá que dar explicações e pagar multa.

Em todo caso, aconselho que você tenha todos os documentos necessários, incluindo o passaporte em dia para evitar problemas futuros.

Verifique sempre se os seus documentos estão em ordem. O passaporte, que é obrigatório apresentar, e se você tem a habilitação de acordo com as especificações da lei. Assim, você poderá realizar o aluguel de carro na França sem dores de cabeça.

 

Como funciona o aluguel de carro na França

Para alugar um carro na França pelo site RentCars você tem que ter um cartão de crédito, no qual o pagamento é feito na hora. Também existe um calção no cartão de crédito no ato da reserva pelo site.

Já o seguro do carro é opcional. O site te levará para uma página em que mostrará os valores e se você prefere fazer a garantia/seguro do carro.

 

Reservo antes de sair do Brasil ou só quando chegar?

Sites de aluguel de carro

Alugar o carro pela internet com antecedência vai te ajudar a economizar dinheiro.

Para valer a pena no sentido econômico, planeje toda a sua viagem de forma antecipada, inclusive o aluguel de carro na França. Quanto antes você alugar, melhor será o preço que irá conseguir.

Você pode alugar um carro de acordo com as suas necessidades pelo site RentCars, que reúne a maioria das companhias de aluguel, já mostrando o comparativo de preços entre elas e as datas disponíveis.

Todas as vezes que aluguei um carro na França usei a RentCars, pois consigo filtrar o tipo de carro, a data, a quilometragem limitadas ou ilimitada, onde retiro e entrego o carro e muito mais. Já pesquisei em outros sites, mas sempre acabo fechando na RentCars, por ter os melhores preços.

 

Qual é o melhor lugar para pegar meu carro?

Aluguel de carros Europa

O aeroporto costuma ser o melhor lugar para alugar um carro.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

O melhor lugar para pegar o carro alugado é no aeroporto, pois você já vai pegá-lo ao desembarcar. Além do valor do aluguel geralmente ser mais barato, você não precisará gastar com táxi. Aqui em Paris, saindo do aeroporto, o valor do taxi é fixado em 50 €, para qualquer lugar da cidade.

Agora se você quer alugar um carro para viajar nas cidades próximas de Paris, acredito que seja mais cômodo alugar o carro próximo a uma estação de trem, pois normalmente os aeroportos estão localizados longe do centro da cidade.

Uma dica: em Paris ou outras cidades grandes da França não vale a pena alugar um carro. Não existem muitos lugares para estacionar devido às ruas serem estreitas e ter poucos estacionamentos.

Além disso, o transporte público funciona muito bem. Então, aconselho alugar somente se você for passear de uma cidade para outra.

 

Que tipo de carro escolher?

Fiat 500

Carros pequenos e compactos são vantajosos para estacionar. | Foto: Pava Milano, via Wikimedia Commons

O tipo de carro que você vai escolher para a viagem depende das suas necessidades e prioridades. Começando com quantas pessoas vão com você, por exemplo. Existem várias opções para aluguel de carro na França, que vão desde os veículos pequenos e compactos, que facilitam a vida na hora de estacionar e são ideais para no máximo 4 pessoas, até os veículos maiores.

Quem viaja em família tem a opção de alugar um carro com assentos de 5 a 7 pessoas. Existe até mesmo a opção para você que quer gastar um pouco mais, porém viajar em um carro com um modelo de luxo. Mas se o seu intuito é economizar, também dá para optar por um modelo mais simples.

Confira => Tipos de carros disponíveis para aluguel na França

 

Pedágios na França

Autoestradas na França

Os pedágios não têm funcionários e você terá que pagar sozinho.

O valor do pedágio acredito ser justo pelo que é oferecido. As condições das estradas são ótimas, mas os preços variam muito dependendo da região. Para ter uma estimativa de quanto você gastará durante a sua viagem de carro, com pedágio e combustível, acesse o site Via Michelin.

Muitos serviços na França são automatizados, portanto você terá que abastecer sozinho e também pagar o pedágio sem ajuda de um funcionário. Basta inserir um cartão de crédito/débito ou dinheiro (geralmente não aceitam moedas) e pegar o recibo. Bem simples!

É importante ressaltar que existe diferença das cabines de pedágio na forma de pagamento, alguns aceitam só cartão e outras só dinheiro então fique atento antes de direcionar o carro para uma ou outra. E na França também tem as cabines de cobrança automática, da mesma forma que existe no Brasil.

Outros pedágios funcionam da seguinte maneira: quando você entrar em uma rodovia, irá retirar um ticket e pagará somente em outro pedágio, ao sair da rodovia, proporcionalmente a quilometragem percorrida.

 

Cuidados ao alugar um carro na França

Estrada com neve

Se for dirigir na neve, certifique-se com a locadora que os pneus do veículo são adequados.

Alugar um carro na França é bem simples, mas alguns cuidados devem ser tomados. O principal deles, obviamente, é entregar o carro da mesma forma que você retirou, para não ter que desembolsar bons euros.

Cuidado também para obedecer sempre as leis de trânsito, como o limite de velocidade para não ter maiores problemas. Para isso, dê sempre uma estudada nas leis básicas, pelo menos nas que são diferentes do Brasil.

Sempre leve um GPS na viagem seja no celular ou contratando um na hora de alugar o carro. Vale a pena já que provavelmente você não conhece as estradas francesas.

Algo interessante na França é que mesmo quando o semáforo está vermelho, você poderá virar para esquerda ou para a direita, não precisando esperar “abrir o farol”.

Só tome cuidado para ver se nenhum pedestre ou ciclista está passando. Não fique esperando o farol ficar verde senão levará uma buzinada do carro de trás, se for em Paris então… Os parisienses são bem estressados no trânsito.

Compare => Todas as locadoras de carro na França

 

Seguro básico

Depois de fechar o aluguel de carro na França, também opte pelo seguro básico do veículo, cobrindo batidas e roubo. Eles costumam ter preços bem acessíveis. Ainda sobre o seguro, cuidado para não contratar sem pensar direito.

Isso porque as locadoras tentam insistentemente te empurrar um seguro extra, cobrindo arranhões entre outras coisas. O valor desse tipo de seguro é bem alto e não compensa o gasto.

Quando você for abastecer o carro, provavelmente não terá nenhum funcionário para te ajudar. Portanto, você terá que abastecer sozinha, depois entrar na loja de conveniência para pagar.

Em alguns postos você terá que passar o cartão de crédito/débito antes e depois será liberada a bomba. A gasolina recomendada pelas operadoras de aluguel de carro são normalmente do tipo 95 ou 98.

Se você vier para a França na época do frio, quando a probabilidade de neve aumenta, pergunte se os pneus são adaptados para a neve. Isso tudo para a sua segurança, buscando evitar acidentes e derrapar o carro na pista.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

As estradas na França são boas?

Rodovias na França

As autoestradas na França têm ótima qualidade. | Foto: Vincent van Zeijst, via Wikimedia Commons

Viajar de carro na França é extremamente fácil e confortável, pois as estradas têm excelentes condições e ótima sinalização, além do trajeto ser lindo. Não se surpreenda se passar por um castelo escondido ao longo do caminho ou por um campo de flores.

Quem nunca ouviu falar das maravilhosas autoestradas europeias? O sonho de todos nós é viajar em grandes distâncias nas cidades da França com autonomia e comodidade.

Entretanto, acho às vezes as sinalizações um pouco complicadas por serem diferentes das do Brasil. Por isso, muita atenção na hora de dirigir.

 

Tem bastante estacionamento na França?

Carros estacionados Paris

estacionar o carro nas ruas de cidades grandes como Paris, não é tarefa fácil.

Na França não existe muitos estacionamentos. A maioria das ruas são estreitas, por isso os franceses dão preferência para comprar carros pequenos e compactos, como os da Clio ou Fiat 500.

Assim é mais fácil achar vagas para estacionar. Mesmo assim, se você observar pelas ruas, os carros estão bem próximos dos outros, às vezes até grudados, em razão do pouco espaço para estacionar.

Quanto aos estacionamentos, a maioria são subterrâneos e em pontos específicos como no centro das cidades ou próximos a estações de metrô.

Você identificará um estacionamento pelas placas sinalizadas com um P dentro de um círculo. Cuidado também com a multas ao estacionar em um lugar errado, ou por não pagar o ticket do tempo certo na rua.

Cotação => Aluguel de carro na França mais barato

 

Quais são as regiões mais indicadas para dirigir na França?

Roadtrip França

Viajar com um carro alugado é confortável e vai te permitir aproveitar bem o trajeto. | Foto: Paul Hermann, via Wikimedia Commons

Como citei, as regiões que não valem a pena dirigir na França são as cidades grandes como Paris, Lyon e Bordeaux, por ser mais difícil estacionar e também por terem muito trânsito. Nessas cidades, é melhor economizando tempo e dinheiro e pegar um transporte público.

Já se você for viajar para as cidades próximas dessas principais ou até desbravar o interior da França, vale a pena alugar um carro. Nas pequenas cidades você poderá se locomover e estacionar melhor.

Além disso, poderá fazer uma parada quando quiser, já que existem muitas cidadezinhas charmosas na França e em algumas delas o transporte público não é tão eficaz.

Para mim, valeu a pena alugar um carro, por exemplo, para ir ao Mont Saint Michel, Deauville e para o Vale do Loire (região dos castelos franceses).

Alugar um carro na França é muito fácil, prático e confortável. As estradas francesas têm excelentes condições e ótima sinalização, além do trajeto ser lindo nas estradas das cidadezinhas francesas. Confira mais no site da RentCars e descubra valores que cabem no seu bolso.

Para finalizar, veja esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo na França com destinos incríveis para conhecer de carro na França:

Espero que tenha gostado das minhas dicas, deixe nos comentários sugestões ou perguntas. Bon voyage!

You may also like

Leave a Comment