Home » Cidades da França: as mais bonitas para roteiro

Cidades da França: as mais bonitas para roteiro

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

As cidades da França têm uma beleza particular que não conseguimos comparar com as de nenhum outro país. A sua riqueza histórica, gastronômica e até mesmo natural, como jardins e parques, vão fazer você achar que está em um verdadeiro filme romântico ao visitar o interior do país.

Se você olhar no mapa verá que a França não é muito grande e dependendo da cidade turística, você vai conseguir conhecê-la em apenas um dia, como é o caso de Cassis que tem se tornando um destino muito visitado (olha eu dando spoiler!).

Separei as cidades mais bonitas da França e não coloquei Paris, porque seria muito óbvio, né? Em todas as cidades destaquei o que chama mais atenção dos turistas entre outras qualidades. Esses destinos são realmente imperdíveis e merecem a sua visita! Confira as magníficas cidades francesas.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Cidades imperdíveis da França

  • Aix-en-Provence
  • Annecy
  • Bordeaux
  • Cassis
  • Estrasburgo
  • Étretat
  • Lyon
  • Nice
  • Rocamadour
  • Saint-Malo

 CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Aix-en-Provence

Cidades da França

Charmosas ruas de Aix-en-Provence.

Aix-en-Provence é uma cidade localizada no sudoeste da França. A pequena cidade tem a sua magnífica beleza litorânea por pertencer a região Provença-Alpes-Costa Azul e foi o antigo lar de Paul Cézzanne.

Você irá se surpreender com o lugar que promete a elegância de Paris com o romantismo do sul da França, graças às ruas estreitas de pedra, mansões dos séculos XVII e XVIII, praças charmosas, chafarizes e inúmeras construções com fachadas magníficas.

O cartão-postal da cidade são os campos de lavanda, além disso, é imperdível conhecer a Place de 4 Dauphins, Église Saint-Jean-de-Malte, Chapelle des Oblats, Cours Mirabeau (por lá experimente o doce típico de Aix-en-Provence, chamado calison), Place de La Rotonde.

Além disso, visite também a Escultura de Paul Cézanne e o seu atelier, o Hotel de Ville, faça o tour de l’horloge e passeie pelo mercado na Place Richelme.

O tempo do trajeto de Paris a Aix-en-Provence de trem é de aproximadamente 3 horas, com 761 km de distância. Para saber mais detalhes sobre a viagem, leia o artigo sobre como é viajar de trem na França.

Descubra => Vilas medievais em Aix-en-Provence

 

Annecy

Aneccy França

Annecy também é conhecida como a Veneza dos Alpes.

Annecy parece que saiu de um verdadeiro conto de fadas. Acredito que isso se deve também a sua localização, no sudoeste da França, na região conhecida como Auvérnia-Ródano-Alpes, que fica bem perto da Suíça.

A cidade é recortada por canais e recebe o apelido de “Veneza dos Alpes”. Você poderá passear de barco ou pedalinho pelo segundo maior lago da França, o Lac d’Annecy, e ele talvez seja o mais bonito que você verá na vida.

Já se você gosta de experimentar a culinária local, prove o prato típico Tartiflette, feito com batatas, cebola, bacon e queijo derretido do tipo Rebochon. Não hesite em pedir um bom vinho para acompanhar. Saindo de Paris de trem, o trajeto demorará aproximadamente 3h40, sendo 542km de distância.

Prático => Chip na Europa

 

Bordeaux

Cidades francesas

Bordeaux é a terra do vindo e merece a sua visita.

Bordeaux pertence a região Nova Aquitânia, no sudoeste do país, e é uma das mais famosas cidades da França. Conhecida principalmente pela qualidade do vinho que também leva o seu nome, Bordeaux, por ter sido o local onde este começou a ser produzido.

Entretanto, a cidade não é só vinho, embora tenha um museu enorme dedicado à bebida, local que recomendo a visita. Bordeaux vem se destacando pela qualidade da gastronomia, arquitetura e monumentos históricos lindos.

Para você conhecer bem essa antiga cidade, caminhe pelo Centro Histórico, visite a Casa da Ópera National de Bordeaux, a Cathédrale Saint André, o Jardin Publique, a Place de la Bourse e Miroir d’Eau, entre outros.

A distância de Paris-Bordeaux é de 585 km aproximadamente ou 2h10 de trem. Se você quiser encarar a aventura de uma road trip pela França, descubra o que é preciso para aluguel de carro na França.

De Bordeaux => Excursão a Saint-Émilion com degustação de vinhos

 

Cassis

Cassis Riviera Francesa

Apesar de pequena, Cassis é cheia de boas surpresas.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Essa joia em formato de cidade chamada Cassis fica no sul da França, na costa do mar Mediterrâneo, região de Provença-Alpes-Costa Azul. A área também é comumente chamada de Riviera Francesa ou Côte d’Azur.

A cidade é bem pequena, mas te proporcionará momentos mágicos ao passear de barco para conhecer os calanques. Você também vai se deliciar com a excelente gastronomia do sul da França nos restaurantes à beira mar.

Como citei, os calanques podem ser admirados a partir do mar ou você poderá fazer uma trilha, que é uma ótima opção para os mais aventureiros.

A população também é bem simpática (coisa rara aqui na França), o que vai render momentos ainda mais agradáveis. Você observará o ar alegre dos habitantes locais ao caminhar pelo lindo porto ou ao entrar em um dos restaurantes de Cassis.

Cruzeiro => Tour e almoço no Parque Nacional dos Calanques

 

Estrasburgo

O que fazer em Estrasburgo

Arquitetura das casas em Estrasburgo é uma atração à parte.

Estrasburgo é uma cidade situada no leste da França, pertencendo a região da Alsácia.

A cidade, que faz fronteira com a Alemanha, recebeu muito da influência germânica e que pode ser percebida na arquitetura das vilas, na gastronomia ou até no idioma, já que muitos moradores falam alsaciano, um dialeto alemão.

A beleza e importância da cidade resultou no título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, recebido 1988.

Passeie pela cidade para se deslumbrar com as casinhas charmosas e, se estiver por lá no final do ano, não deixe de conhecer a atração mais famosa, o mercado de Natal de Estrasburgo, que é o maior e mais antigo mercado de Natal da Europa.

Estrasburgo é uma das cidades que eu considero das mais fotogênicas. Qualquer atração que você for te renderá lindas fotos. E atrações não faltam!

Visite os diversos museus, a Petit France com casinhas coloridas, a magnífica Catedral Notre Dame de Estrasburgo e o charme do centro antigo espelhado pelos canais que cercam a cidade. De Paris para Estrasburgo levará cerca de 1h45 e são 500 km de distância.

Privado => Walking tour em Estrasburgo

 

Étretat

Normandia França

As belezas naturais de Étretat são de tirar o fôlego.

Étretat é uma cidade situada no noroeste do país, pouco explorada pelos turistas brasileiros, que está a cerca de 206 km de Paris ou 2h45 de trem.

Essa esplendorosa cidade litorânea da Normandia foi inspiração para vários artistas em suas obras, entre eles Claude Monet. As famosas falésias de Étretat são o principal cartão-postal da cidade. São 140 km de falésias, formadas por calcário branco que chegam a 100m de altura.

A principal atividade para você fazer por lá é caminhar pelas praias que levam aos belos arcos formados nos penhascos, desbravar grutas que são acessadas pela praia e conhecer o peculiar jardim de Étretat.

De Paris => Viagem de um dia a Étretat

 

Lyon

Lyon Vista

Lyon é a terceira maior cidade da França.

Eu tenho uma amiga que mora em Lyon e é completamente apaixonada pela cidade, fora isso ela sempre nos visita aqui em Paris pelo fácil acesso de trem, com cerca de 2 horas (470 km) de viagem.

Lyon pertence a região Rhône-Alpes e se localiza no centro-leste do país, na confluência dos rios Ródano e Saône, o que deixa a cidade ainda mais charmosa.

A cidade, considerada patrimônio mundial pela UNESCO, é a terceira maior da França, ou seja, bem urbana. Se destaca na gastronomia, tem monumentos magníficos e uma universidade importantíssima para o país, a Université de Lyon.

Não deixe de conhecer os seguintes lugares: o bairro de Vieux Lyon, Basilique Notre Dame de Fourvière, Anfiteatro Romano, o Museu Galo-Romano e a Fonte Bartholdi.

Delícia => Tour gastronômico em Lyon

 

Nice

Cidades da França

Nice, um destino imperdível na Riviera Francesa. | Foto: Angelos Konstantinidis, via Wikimedia Commons

Nice também é outra cidade do sudoeste da França que pertence a região Provence-Alpes-Côte d’Azur. Pelo nome você já deve saber que o que te espera é a vista paradisíaca do Mar Mediterrâneo, a partir de uma cidadezinha histórica e charmosa.

A cidade é uma das mais visitadas da região e recebe cerca de 5 milhões de turistas por ano. Tem um vital misto de culturas e, pelo fato de ser uma cidade portuária, conta com um lado praiano, que diverge com sua arquitetura de inspiração italiana e as ruas medievais da cidade velha.

No seu passeio, sugiro passear pelo calçadão chamado de Promenade des Anglais ou na região portuária Port Lympia. Agora se você estiver cansado de curtir a praia, conheça os museus mais famosos: Marc Chagall e Matisse. Se você embarcar de Paris para Nice, são aproximadamente 6 horas de trem percorrendo 932 km.

Prático => Excursão de um dia pela Riviera Francesa

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Rocamadour

Vilas francesas

Rocamadour, a cidade construída na pedra de calcário.

Rocamadour é uma cidade na região de Occitânia, no sudoeste da França, a 532 km de Paris (6 horas de trem). Além de ser um ponto turístico e de peregrinação, te permitirá ter uma bela vista do Rio Dordonha.

Explicando mais detalhadamente, Rocamadour é um vilarejo construído em um penhasco de calcário, que foi o terceiro destino mais importante de peregrinação dos cristãos.

O vilarejo tem sete santuários, sendo o mais famosos a Chapelle Notre-Dame, onde está a Virgem Negra. Essa preciosa figura da Virgem Maria foi esculpida em madeira e escureceu naturalmente ao longo dos anos.

É uma delícia caminhar por lá, mas prepare as pernas, porque a cidade é vertical e tem muito degraus.

Conheça também a Basilique Saint-Sauveur, outra atração imperdível pelo seu estilo romântico e gótico. Aproveite para conhecer o Parc Natural Regional Causses du Quercy, um parque natural da região de Dordogne de uma beleza impressionante.

Tour => Passeio de meio dia em Rocamadour

 

Saint-Malo

Mont Saint-Michel

Saint-Malo, no norte do país, é uma cidade murada que merece ser vista de perto.

A cidade de Saint-Malo muitas vezes é conhecida por ser utilizada como base para chegar ao Mont-Saint Michel (onde vale muito a pena conhecer, pois a vista da abadia no meio do mar é incrível), mas chegando lá não tem como não se apaixonar.

A distância entre Paris e Saint-Malo é de cerca de 417 km (ou 5h30 de ônibus, que é o meio de transporte mais fácil de achar nesse caso).

Saint-Malo fica situada às margens do Canal da Mancha e a cidade toda é murada. Sem dúvida, é uma das mais belas da Bretanha, além de ter ótima gastronomia.

Caminhe pelo quartier de Saint Servan, visite a Torre Solidor e admire a imensidão do mar. Aprecie outro ângulo da bela vista pela praia de Saint Père.

Imperdível = > Excursão a Saint-Malo e Monte Saint-Michel

 

Belezas e cultura nas cidades da França

As cidades da França exibem uma beleza magnífica e são sempre muito fáceis de serem visitadas. Listei aqui os lugares mais imperdíveis na minha opinião, entretanto, existem dezenas de cidades francesas esperando a sua visita com passeios na França incríveis.

Sugiro também que você monte o roteiro que mais se encaixa no seu perfil e planeje a quantidade de dias no país.

Muitos estados da França são mais turísticos, por serem maiores e mais adaptados para receber uma grande quantidade de gente, mas as cidades do interior guardam muita história, igrejas de cair o queixo e outras joias que valem a pena mudar aquele roteiro tradicional.

Confira mais as belezas da região da Normandia, nessa vídeo feito pelo site oficial de turismo da França:

Espero que tenha gostado das dicas. Deixe nos comentários a sua sugestão ou dúvidas. Bon voyage!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário