Home » Aeroporto de Bruxelas: como chegar no centro da capital da Bélgica

Aeroporto de Bruxelas: como chegar no centro da capital da Bélgica

by admin

O principal aeroporto de Bruxelas é o Aeroporto Internacional, também conhecido como Zaventem, pois esse é o nome da localidade onde ele se encontra. Quem vem de viagem do Brasil – com ou sem conexão – direto para a Bélgica, muito provavelmente terá o pouso final nele.

Apesar de um pouco ao sul da capital existir outro aeroporto, o Brussels Charleroi (ou Brussels South), o Zaventem Airport é o principal e é sobre ele que vamos falar nesse artigo.

Explicando um pouco sobre a infraestrutura do local, os serviços, como ir do aeroporto para o centro da cidade e os transportes disponíveis: por que pegar um taxi, Uber, carro de aluguel, shuttle, ônibus, metrô ou trem em Bruxelas.

Além disso, o seu destino pode não ser a capital do país e você pode querer saber como ir do aeroporto de Bruxelas até a Antuérpia, por exemplo; vamos falar disso também.

Independente de qual for o seu ponto de partida, se o deseja ir para Bruxelas ou alguma cidade na Bélgica, esse artigo vai te ajudar a esclarecer alguns pontos para que não perca tempo em conhecer esse belo país e suas incríveis cidades.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Bruxelas

Seguro viagem Europa »

 

Como ir do aeroporto de Bruxelas para o centro

Distancia do aeroporto de Bruxelas para o centro

Aeroporto de Zaventem | Foto: Einsteinbud, via Wikimdia Commons.

O Aeroporto Internacional de Bruxelas fica na região metropolitana da capital do país, no município de Zaventem, por isso às vezes é chamado apenas pelo nome da localidade. É o maior da Bélgica e quem chega ao país vindo do Brasil passa certamente por ele.

Existem muitas formas de sair do aeroporto em direção ao centro da cidade, para o hotel ou residência em que você vai se hospedar ou ainda diretamente para os pontos turísticos de Bruxelas (em breve) que deseja conhecer.

CLIQUE AQUI para agendar um transfer no aeroporto de Bruxelas »

 

Metrô

Como funciona o metrô em Bruxelas

Metrô em Bruxelas | Foto: stalebg, via Wikimedia Commons.

A empresa De Lijn é quem fornece os serviços públicos de metrô, ônibus urbano e bonde elétrico nas cidades da Bélgica (em breve). Dentro do aeroporto tem um terminal de ônibus que leva ao centro de Bruxelas.

O terminal fica no nível 0 do aeroporto, um piso abaixo do desembarque aéreo. A passagem custa 3 euros se comprada diretamente do motorista e 2 Euros se adquirida nas máquinas ou guichês.

A viagem do aeroporto até a Grand Place, por exemplo, dura cerca de 20 minutos. Existem várias linhas levando a áreas de Bruxelas e região metropolitana da capital; é importante perguntar no local qual a mais apropriada ao seu destino na cidade.

Prático => Bilhete transporte público em Bruxelas

 

Ônibus

Ônibus em Bruxelas quanto custa

Ônibus da STIB em bruxelas | Foto: Steven Lek, via Wikimedia Commons

Na Bélgica e outros países da Europa, o sistema de transporte público é unificado, feito por bondes, metrô e ônibus. Por isso o ônibus urbano é a opção mais viável, já que com um passe para o dia, o passageiro pode desembarcar no centro e pegar um metrô para um ponto turístico, por exemplo.

Outra opção de ônibus é a linha do aeroporto para o centro pela empresa STIB. Com partida do mesmo terminal, porém plataformas diferentes, no nível 0 do aeroporto, essa empresa oferece serviço expresso de transporte de passageiros até outras partes da cidade. Saiba como funciona o transporte em Bruxelas (em breve).

Da mesma forma que o metrô, as passagens compradas anteriormente são mais baratas do que na hora do embarque no ônibus.

Confira => Ônibus turístico em Bruxelas

 

Trem

Viajar de trem na Bélgica

Trem é a maneira mais prática de sair do aeroporto.

A maneira mais eficiente e barata de sair do aeroporto em direção ao centro de Bruxelas é de trem. A estação Brussels Zaventem Airport, no nível -1 do aeroporto está ligada às estações Brussels Central, Brussels North e Brussels Midi.

A viagem dura pouco mais de 20 minutos, normalmente e custa 8,60 euros em dias de semana e 14,80 euros nos finais de semana. Se você adquirir um Go Pass, a passagem fica mais barata. Aprenda a viajar de trem na Europa.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Os trens também são uma boa opção para ir a outras cidades da Bélgica saindo da estação do aeroporto; o que é barato, seguro e rápido. Uma viagem de trem de Bruxelas até a Antuérpia dura cerca de 40 minutos e custa menos de 10 Euros.

Incrível => Tour na Antuérpia saindo de Bruxelas

 

Taxi

Compensa pegar táxi em Bruxelas?

Táxi é muito pouco usado pelos turistas | Foto: Raf24, via Wikimedia Commons.

A opção menos procurada e quase sempre a última alternativa para ir do aeroporto ao centro de Bruxelas é o taxi. Além de ter que encarar o trânsito extremamente movimentado da capital, o valor também não compensa: cerca de 50 euros.

Conforto => Traslado do aeroporto de Bruxelas

 

Uber

Como pedir um uber no aeroporto de Bruxelas?

Combine o ponto de encontro com o motorista | Foto: Einsteinbud, via Wilimedia Commons.

Os carros de aplicativo também existem na Bélgica e podem ser uma opção mais viável e menos burocrática na hora de sair do aeroporto. Tem o lado negativo de ter que ficar no trânsito intenso em horários mais críticos; isso faz com que seja difícil estimar a duração da viagem, mas deve ser de no mínimo meia hora até o centro.

O valor não é tão barato, entre 25 e 35 Euros. A melhor área para encontrar o motorista deve ser próxima aos estacionamentos P1, P2 ou P3 no nível 2 do aeroporto. Confira dicas para viajar barato na Europa.

Não é permitido para nenhum veículo que não seja táxi ou algum carro em situação de emergência, estacionar em frente às portas do terminal de desembarque. Por isso é bom combinar o local de encontro com o motorista, por meio das mensagens do aplicativo, um ponto de encontro.

Descontos => Brussels Card

 

Carro alugado

Aluguel de carro no aeroporto de Bruxelas

Com 1h20 de viagem de carro você pode visitar Bruges.

Caso a sua viagem esteja planejada como um roteiro de carro pela Bélgica, você provavelmente vai retirar o seu veículo em alguma locadora do aeroporto.

O Aluguel de carro na Europa têm preços bem variados devido a uma série de fatores que podem influenciar no valor. O tipo de carro, os itens e atributos, o período de locação e a antecedência com que a reserva é feita, são alguns deles.

Um carro para quatro pessoas em um final de semana custa cerca de R$400, por exemplo. A retirada do veículo, preenchimento e assinatura de documentos pode levar um tempo, tornando a saída do aeroporto um pouco mais demorada do que outros meios.

Conheça => Excursão para Gante e Bruges

 

Shuttle

Como pegar shuttle em Bruxelas

Shuttle do aeroporto assemelha-se a um ônibus | Foto: Sales-Lentz, via Wikimedia Commons.|

A maioria dos hotéis nos arredores do aeroporto fornece serviço de shuttle gratuito para os hóspedes, tanto de ida quanto de volta. Se seu hotel for afastado e não disponibilizá-lo, uma opção é contratar um particular.

Esse meio de transporte do aeroporto de Bruxelas para o centro da cidade é uma maneira confortável de se deslocar, especialmente quanto se tem muita bagagem. Porém não é lá muito barato, custando cerca de 40 Euros por pessoa. Saiba como reservar hotel na Europa.

É aconselhável a reserva antecipada do assento na van ou ônibus, pois muitas vezes passageiros com muita bagagem lotam uma van rapidamente, fazendo com que os demais tenham que esperar um longo tempo para uma nova partida.

No entanto, alguns serviços de shuttle particular do aeroporto, quando contratados com antecedência, podem custar entre 40 e 50 Euros, por viagem; em um carro para quatro ou oito pessoas.

Delícia => Degustação de cervejas belgas

 

Como chegar em Bruxelas de Paris?

Distância entre Paris e Bruxelas

Paris fica a 315 km de Bruxelas.

Talvez o seu tour pela Europa inclua mais países além da Bélgica. Digamos que você esteja saindo da França e queria ir até Bruxelas, qual a melhor maneira de fazer esse trajeto?

A distância de carro entre Paris e Bruxelas é de 315 km, ou seja, umas 3 horas e meia de viagem, podendo ser mais longa se contar as paradas no caminho. Saiba também como montar um roteiro na França.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Agora se seu destino for o aeroporto de Bruxelas, a melhor maneira de sair de Paris é de trem. Existem várias companhias que viajam por esse trecho e as passagens podem ser compradas com antecedência a partir de 30 euros, podendo passar de 100 para os de primeira classe.

A viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos e tem em média 16 opções de horário entre 6 da manhã e 9 da noite, diariamente. O trem vindo de Paris tem parada na estação do aeroporto Zaventem.

Também se pode fazer essa viagem de ônibus. Saindo diariamente da rodoviária de Paris, com vários horários ao longo do dia, as passagens custam entre 11 e 50 Euros. A duração da viagem fica entre 3 horas e 45 minutos, até pouco mais de 4 horas. O desembarque pode ser feito no aeroporto Zaventem também.

Vôos low cost Europa diretos de Paris são uma opção prática se seu destino for Bruxelas. Por 90 euros é possível comprar uma passagem de ida com pouca antecedência; a duração pode variar de acordo com a necessidade ou não de escalas, oscilando de 55 minutos a 3 horas de viagem.

Veja também => 1 dia em Bruges saindo de Paris

 

Como chegar em Bruxelas de Amsterdam?

Distância entre Amsterdam e Bruxelas

Amsterdam fica a 210 km de Bruxelas.

Entre Amsterdam e Bruxelas há uma distância de 210 km. De carro esse caminho é percorrido em até 2 horas e meia.

Trens saem da estação de Amsterdam 26 vezes ao dia, em direção ao aeroporto de Bruxelas (Zaventem). Com passagens a partir de 25 euros e podendo chegar até pouco mais de 100; o caminho de é de 175 km e a viagem dura cerca de 2 horas. O funcionamento inicia às 6 da manhã e encerram às 21 horas. Descubra como viajar de trem na Europa.

Ônibus que fazem este trajeto têm passagens a partir de 11 euros e a viagem dura em média 2 horas e 30 minutos. Existem várias opções de horário durante o dia e uma das paradas em Bruxelas é o aeroporto de Zavetem.

Uma passagem de avião de Amsterdam até Bruxelas pode custar 70 Euros, quando comprada com certa antecedência. A viagem entre as duas capitais dura 45 minutos, no entanto, muitas escalas podem fazer a viagem durar mais de 6 horas.

Excursão => 1 dia em Bruxelas saindo de Amsterdam

 

Saiba tudo sobre o aeroporto de Bruxelas

O ambiente do aeroporto em si é bem confortável e descontraído. Ao longo das salas de espera e áreas de alimentação, são oferecidos muitos recursos para passar o tempo e espaço para descanso; para caso o viajante precise passar mais horas do que o esperado, esteja aguardando um voo de partida, uma conexão ou ainda esperando uma carona de amigo ou familiar.

Em cada uma das estações do ano na Europa, o aeroporto é decorado com motivos temáticos, arte e símbolos da cultura belga. Por exemplo, durante o verão – época dos festivais de música – acontecem eventos relacionados a eles na área do aeroporto.

Poltronas reclináveis, jogos, tomadas, mesas, espaço para trabalho são encontrados em alguns dos lounges, gratuitamente. Lojas, restaurantes e cafés também fazem parte da estrutura do aeroporto, onde você pode comprar souvenires e experimentar as batatas fritas e cervejas belgas.

Caso o passageiro desejar um nível mais sofisticado de relaxamento, é possível reservar um local em um lounge privado por 32 euros. A sala oferece wi-fi, televisão, área para recarregar baterias, mesas para trabalhar, revistas, bebida e comida liberada; tudo incluído no valor.

O Aeroporto Internacional de Bruxelas está bem equipado com opções variadas de transporte, alimentação e passatempos. É possível sair dele em direção a qualquer região de Bruxelas ou outras cidades da Bélgica com facilidade.

Seja de trem, ônibus ou carro, o aeroporto da capital traz acesso fácil ao que Bruxelas tem de melhor. Fica a cargo do viajante saber qual transporte está mais adequado as necessidades da sua viagem.

E você, já decidiu como ir do aeroporto de Bruxelas para o centro ou hotel? Tem mais alguma dica de transporte na cidade? Responda abaixo nos comentários!

You may also like

Leave a Comment