Home » 23 pontos turísticos de Bruxelas mais visitados

23 pontos turísticos de Bruxelas mais visitados

by admin

Os principais pontos turísticos de Bruxelas devem estar no roteiro de qualquer viagem para a capital belga. A cidade tem lugares que estão entre os mais visitados da Bélgica, como a Grand Place (uma das mais belas praças do mundo) e o Atomium, este uma estrutura metálica gigantesca, com um formato arquitetônico bem diferente.

Com uma lista citando as atrações mais visitadas da cidade de Bruxelas, mostro neste artigo um pouco do que pode ser visto e apreciado durante seu roteiro.

Destaco também opções do que fazer a noite em Bruxelas, indicando bares tradicionais e festivais que atraem turistas de toda parte. Música, gastronomia, quadrinhos, história e belezas naturais são alguns dos principais atrativos dessa bela cidade, que é famosa por envolver e encantar quem a visita em qualquer época do ano.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Bruxelas

Seguro viagem Europa »

 

Quais são os atrativos turísticos de Bruxelas?

  • Grand Place
  • Manneken Pis
  • Atomium
  • Comic Strip Center
  • Place Royale
  • Castelo de Laeken
  • Mont des Arts
  • Parc du Cinquantenaire
  • Parque de Bruxelas
  • Galeria Saint-Hubert
  • MIMA
  • Museu de Instrumentos Musicais
  • Mercado da Praça Jeu de Balle
  • Bois de La Cambre
  • Catedral de São Miguel e Santa Gúdula
  • Notre Dame Du Sablon
  • Basílica do Sagrado Coração
  • Museu de Belas Artes
  • Festival de Verão de Bruxelas
  • Listen! Festival
  • Festival de Food Trucks
  • La Becasse
  • La Brocante

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados em Bruxelas »

 

O que fazer em Bruxelas?

A capital da Bélgica oferece muitas opções de turismo, lazer, comida e bebida. Diversos lugares espalhados pela cidade que podem formar um excelente roteiro. Confira tudo o que precisa saber sobre cada um deles:

 

Grand Place

pontos turísticos de Bruxelas

Prédios da praça ficam iluminados à noite.

Praça central da cidade de Bruxelas, a Grand Place, é considerada uma das mais bonitas do mundo. Palco de muitos eventos históricos no passado, atualmente recebe o mercado de flores (diariamente) e em algumas datas específicas musica ao vivo de graça; sem contar a árvore de natal gigante, que é montada e iluminada no fim do ano.

A cada dois anos, um dos principais eventos turísticos do país também acontece ali: o Tapete de Flores. Um jardim com 77 x 24 metros é colocado no chão da praça, geralmente no verão na Europa (agosto), com mais de 500 mil begônias coloridas e dispostas de maneira temática.

Ao redor da Grand Place estão lojas, bares e prédios do governo, como a prefeitura e a Casa do Rei, que na verdade é um museu e não a residência real; os eventos são geralmente abertos ao público, diferente dos museus da vizinhança que tem uma pequena taxa por visitante.

Conheça => Tour a pé gratuito em Bruxelas

 

Manneken Pis

Lugares para conhecer em Bruxelas

Água da fonte que sai das parte íntimas da estátua a torna irreverente.

O principal símbolo de Bruxelas é o Manneken Pis, uma bizarra estátua de 50 centímetros de um menininho fazendo xixi. Esta/fonte é quase como se fosse a mascote da cidade e não fica muito longe da Grand Place.

Criado nos anos de 1300, o Manneken Pis é tão querido pelos habitantes de Bruxelas que tem até um guarda roupa próprio, por isso não estranhe vê-lo em trajes típicos ou roupas de inverno.

Muitas são as lendas sobre suas origens, embora pouco se saiba realmente ao certo.

Confira => Tour da estação central até Manneken Pis 

 

Atomium

Principal Ponto Turístico em Bruxelas

Atomium é o cartão-postal de Bruxelas.

A grande construção metálica, que embora se chame Atomium, na verdade tem a forma de um cristal de ferro e é um dos pontos turísticos de Bruxelas mais visitados. E pode ser vista de longe por quem chega ou sai da cidade de trem através do transporte em Bruxelas (em breve).

Os tubos que ligam uma esfera a outra na construção servem como caminhos de escadas; enquanto que as esferas são galerias, que recebem exposições e oferecem um excelente ponto para ver a cidade do alto.

Construído em 1958 para a Feira Mundial (Expo 58), o prédio foi projetado para durar apenas o tempo da feira, mas acabou se tornando o cartão-postal de Bruxelas e hoje é muito procurado por turistas.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h.
  • Preço: adultos pagam 17 euros para entrar.

Imperdível => Entrada no Atomium em Bruxelas

 

Comic Strip Center

Museu de quadrinhos na Bélgica

Lucky Luke é uma das atrações do local | Foto: Spielvogel, via Wikimedia Commons.

Para quem não sabe, a Bélgica é famosa por suas histórias em quadrinhos, tanto que alguns personagens icônicos como os Smurfs, Tin Tin e Lucky Luke foram criados por cidadãos belgas. E é a estes e dezenas de outros ícones que o Comic Strip Center é dedicado.

O principal museu do gênero do país e um dos mais importantes do mundo, o Comic Strip Center também atrai pela arquitetura externa.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 18h.
  • Preço: 6 euros.

Como ter? => Chip na Europa

 

Place Royale

Regiões famosas em Bruxelas

Praça Real de Bruxelas | Foto: Zinneke, via Wikimedia Commons.

Antiga sede da realeza belga há séculos atrás, a Royal Place ou Praça Real é cercada por construções do estilo neoclássico. Conheça mais regiões turísticas do país através do mapa da Bélgica (em breve).

Entre os prédios ao redor da praça estão o antigo Palácio Coudenberg e a St. Jacques-sur-Coudenberg, respectivamente residência do rei e igreja do século 18. O acesso à praça é gratuito, mas a visita a alguns dos prédios históricos pode ter taxa de entrada.

Também na Place Royale fica o Palácio Real de Bruxelas, onde os monarcas belgas moravam até 1831. Hoje o prédio abriga alguns ministérios e escritórios oficiais.

  • Horário de funcionamento: aberto para visitação de 21 de julho até o início do mês de setembro, das 10:30 às 17:00.

Delícia => Degustação de cervejas em Bruxelas

 

Castelo de Laeken

Principais castelos da Bélgica

Castelo era o Palácio Real da Bélgica | Foto: Wikimedia Commons.

Residência oficial da família real da Bélgica e um ponto turístico interessante, o Castelo de Laeken é na verdade um palácio. Fica localizado próximo ao Atomium na área municipal de Laeken, que pertence a Bruxelas.

O castelo abre para visitantes por 3 semanas no ano, de abril a maio. A taxa de entrada é de 2,50 Euros por pessoa, acima de 18 anos de idade. A visita dá acesso aos jardins, estufas e partes do interior do castelo.

Prático => Ônibus turístico em Bruxelas

 

Mont des Arts

Onde ficar em Bruxelas

Mont Des Artsé um dos principais bairros de Bruxelas.

Originariamente um bairro residencial, o Mont des Arts começou a ser idealizado no século 19 e hoje é uma área pública no coração de Bruxelas, que abriga uma série de museus de todos os tipos e galerias de arte independentes. Confira dicas para viajar sozinho para Europa.

Para os amantes das Belas Artes, essa região vale cada minuto da visita e acaba tornando-se um dos pontos turísticos de Bruxelas de maior interesse; quem prefere desfrutar das paisagens ao ar livre pode aproveitar o passeio no belo jardim do Mont des Arts.

Nessa área existem dezenas de museus com preços de entrada variados, no entanto o acesso ao jardim é gratuito.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Conforto => Traslado do aeroporto de Bruxelas

 

Parc du Cinquantenaire

Marco histórico em Bruxelas

Parque é um ótimo lugar para tirar fotos em Bruxelas.

O Parque do Cinquentenário foi construído em 1880 em comemoração aos 50 anos da independência da Bélgica. Os prédios dispostos em forma de U cercam jardins, lagos e fontes.

No interior dos prédios estão museus e galerias que são abertos ao público, assim como o restante do parque; o arco de entrada pode ser visitado e o seu topo serve de mirante para turistas em busca de belas fotografias.

Economize => Passagem para Europa

 

Parque de Bruxelas

Principais parques de Bruxelas

Parque é ótimo para passeios ao ar livre.

Conhecido como Warandepark ou Parc de Bruxelles, este é o maior parque verde na área urbana de Bruxelas. Fica perto do Palácio Real e da Royal Place e é um dos pontos turísticos de Bruxelas para quem gosta de ar livre.

No interior do parque estão alguns monumentos e dois lagos; além do Théâtre Royal du Parc, construído em 1782.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 6h às 22h.

Excursão => Tour para Bruges saindo de Bruxelas

 

Galeria Saint-Hubert

Onde fazer compras em Bruxelas

Local é ótimo para compras em Bruxelas | Foto: Pbrundel, via Wikimedia Commons.

A Saint-Hubert é uma das galerias mais antigas da Bélgica. Construída em 1847, abriga uma série de lojas de roupa, de chocolates, joalherias, restaurantes, cafés, um cinema e um pequeno teatro.

Localizada próxima a Grand Place, seus corredores são cobertos por uma cúpula de vidro que ilumina o interior, sendo uma ótima saída em relação a o que fazer em Bruxelas com chuva.

Embora as lojas funcionem em horário comercial, a Galeria permanece aberta 24 horas.

Ingressos => Mini-Europa em Bruxelas

 

MIMA

Museus criativos na Europa

Museu fica a 1,5 km do centro | Foto: MIMA.

O MIMA (Millennium Iconoclast Museum of Art) é um dos mais novos museus de arte moderna da Bélgica. Aberto em 2016, recebe exposições de arte de todos os gêneros; portanto, visitá-lo é uma experiência bem diferente de ir a um tradicional.

É recomendável dar uma olhada no site oficial para ver que tipo de exposição estará acontecendo no dia de sua visita, pois ele não fica em uma área central de Bruxelas.

  • Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h; das 11h às 19h em finais de semana.
  • Preço: os ingressos vão de 3 a 9,50 Euros. Crianças de até 6 anos não pagam.

Descontos => Bruxelas Card

 

Museu de Instrumentos Musicais

Museu de música Bruxelas

Encontre instrumentos musicais históricos | Foto: MIM.

Conhecido como MIM, o Musical Instrument Museum fica próximo a Place Royale e é um museu interativo que conta a história dos instrumentos musicais, onde é possível ouvir o som de cada exemplar presente no local.

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9:30 às 17h; em finais de semana e feriados o horário é das 10h às 17h.
  • Preço: pessoas de até 18 anos não pagam. Demais visitantes tem entrada com valores entre 4 e 10 Euros.

Compare => Aluguel de carro na Europa

 

Mercado da Praça Jeu de Balle

Mercado de pulgas em Bruxelas

Mercado de pulgas em Bruxelas | Foto: Patrick Despoix, via Wikimedia Commons.

Os briques e mercados de pulgas são muito comuns no Continente Europeu, mas o que acontece na Praça Jeu de Balle é o mais antigo e famoso de Bruxelas. Um dos fatos que o torna um dos principais pontos turísticos da cidade é funcionar todos os dias do ano.

Criado nos anos 1800 e fixado na praça em 1919, esse mercado de pulgas traz comerciantes de discos de vinil, livros, roupas, quadros, móveis e os mais variados objetos de antiguidade. Nos arredores estão vários sebos e antiquários, assim como restaurantes e cafés. Esse é um dos pontos turísticos de Bruxelas mais alternativos.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 6h às 14h; aos sábados e domingos das 6h às 15h.

Saboreie => Degustação de chocolates em Bruxelas

 

Bois de La Cambre

Lugares para conhecer em Bruxelas

Local é ótimo para atividades ao ar livre | Foto: Reception123, via Wikimedia Commons.

Parque verde ligado a área urbana de Bruxelas, o Bois de La Cambre é o lugar ideal para uma caminhada, alugar uma bicicleta ou apenas sentar no gramado e aproveitar o dia.

Criado em 1861, este parque é público e conta com diversas trilhas, monumentos, chalés e um lago com uma ilha no centro.

Visite => Tour para a Antuérpia saindo de Bruxelas

 

Catedral de São Miguel e Santa Gúdula

Principais igrejas da Bélgica

Vale a pela observar cada escultura da catedral.

Considerada uma das principais igrejas da Bélgica, a barroca Catedral de São Miguel e Santa Gúdula que fica próxima do centro de Bruxelas é uma visita rápida e impressionante.

O estilo gótico tem um impacto visual bem forte à medida que o visitante vai se aproximando. Por isso, está nesta lista de pontos turísticos de Bruxelas.

  • Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h; visitação até às 14h.
  • Preço: a entrada é gratuita, exceto para alguns setores como a cripta e o tesouro, que custam cerca de 3 euros.

Incrível => Excursão de Bruxelas a Amsterdam

 

Notre Dame Du Sablon

Igrejas antigas na Bélgica

Igreja impressiona pela arquitetura externa| Foto: Luu, via Wikimedia Commons.

A Igreja de Nossa Senhora do Sablon ou Notre Dame Du Sablon é uma construção do século 15 com enormes vitrais, que está localizada no bairro do Sablon no centro histórico da capital Bruxelas.

A entrada é franca e tem uma bela praça na frente. Fica próxima a Place Royale e fácil de chegar a pé.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 9h30 às 18h30.

Saiba como => Reservar hotel na Europa

 

Basílica do Sagrado Coração

Maior igreja da Bélgica

Igreja possuí 83 metros de altura.

Quinta maior igreja do mundo em altura, a Basílica de Sacré-Coeur fica bem afastada do centro da cidade, mas vale a visita. O terraço oferece uma vista aérea da capital e é possível conhecer o museu e outros aposentos da igreja ao subir na cúpula; a construção em Art Déco impressiona a todos pela imponência arquitetônica e simetria.

  • É aberta das 8:00 às 18:00 no verão e das 10:00 às 17:00 no inverno. Adultos pagam 6 Euros e crianças de até seis anos não pagam nada.

Aprenda => Waffle Workshop em Bruxelas

 

Museu das Belas Artes

Museu de belas arte em Bruxelas

Conheça o melhor da arte belga | Foto: Michel wal, via Wikimedia Commons.

Alguns dos principais pontos turísticos da Bélgica têm a ver com arte. Passar o tempo vagando pelos corredores dos inúmeros museus do país é uma experiência enriquecedora para qualquer turista. Saiba mais sobre os países da Europa.

O Museu das Belas Artes de Bruxelas é na verdade um complexo formado por quatro centros de arte diferentes, espalhados em partes da cidade. Os mais importantes e mais visitados são o Museu de Arte Antiga e o Museu de Arte Moderna. É possível comprar ingressos combo para visitar mais de um museu ou entradas individuais.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

  • Horário de funcionamento: de terça à sexta das 10h às 17h; nos finais de semana das 11h às 18h.
  • Preço: vão de 3 até 15 Euros (depende da quantidade de museus).

Arte => Tour Art Noveau em Bruxelas

 

Festival de Verão de Bruxelas

Festivais famosos na Bélgica

Queima de fogos do festival já é um show à parte | Foto: Brussels City.

A Bélgica é famosa por seus festivais de verão que arrastam multidões de toda a Europa para assistir a shows de música dos mais variados estilos. O Brussels Summer Festival acontece geralmente em agosto em praças e parques no meio da cidade.

A edição 2019 aconteceu no Mont des Arts e na Place des Paleis, com nomes da música local e internacional tocando rock, pop, eletrônico e muito mais. Os festivais de verão são uma ótima aventura para quem está a procura do que fazer em Bruxelas à noite.

  • Preço: os ingressos individuais custam 35 euros; o passe para todas as noites sai por 75 euros.

Divertido => Pub Crawl em Bruxelas

 

Listen! Festival

Principais baladas em Bruxelas

Flagey é uma das casas noturnas que recebem a festa | Foto: Listen Festival.

Ainda na onda dos festivais, o Listen! é um festival de música eletrônica que acontece em diversos lugares da cidade. De bares e casas noturnas, a pavilhões convertidos em casa de show até parques e praças.

A edição deste ano ocorreu em abril e os valores dos ingressos são bem variados, pois depende dos lugares onde ocorrem os shows.

Descubra => Documentos para viajar na Europa

 

Festival de Food Trucks

Onde comer em Bruxelas

Escolha qual o seu tipo de comida e saboreie | Foto: Brussels Food Truck.

Para quem gosta de turismo gastronômico, o Brussels Food Truck Festival, é uma verdadeira celebração de comida de rua que se estende por toda Bruxelas. Saiba como viajar barato para Europa.

Centenas de caminhões-restaurante estacionam pela cidade com os mais variados tipos de comida a preços acessíveis. Comidas típicas da Bélgica e de outros países, lanches, pratos exóticos, cervejas e cafés.

Maior festival de food trucks da Europa e um dos maiores do mundo, acontece durante uma semana – no verão – e tem como lema trazer pratos saudáveis e comida original ao público, sem prejudicar os restaurantes e bares locais. Por isso, posso dizer que  gastronomia faz parte dos pontos turísticos de Bruxelas.

Aproveite => Excursão fábrica de chocolate em Bruxelas

 

La Becasse

Restaurante francês em Bruxelas

Pub com culinária francesa em Bruxelas | Foto: Le Becasse.

Outra opção para a noite em Bruxelas é conhecer um autêntico pub belga. O La Becasse fica próximo a Grand Place e é um dos mais antigos da cidade, fundado em 1877 e aberto desde então.

Este local serve vários tipos de cerveja tradicional belga, com os mais variados teores alcoólicos, sabores e colorações. O La Becasse oferece serviço de reserva, aceita cartões de crédito e tem atendimento às mesas. Além de ter no cardápio vários aperitivos, sanduíches, refeições e bebidas sem álcool.

  • Horário de funcionamento: do horário de almoço até a meia noite em domingos e dias de semana, fechando à uma da manhã nos sábados.

Tour => Maratona de bares em Bruxelas

 

La Brocante

Dicas para comer em Bruxelas

Local possuí mesas do lado de fora | Foto: La Brocante.

O café La Brocante fica bem perto da praça Jeu de Balle, onde acontece o mercado de pulgas diário em Bruxelas. Local perfeito para almoçar ou encerrar o dia tomando uma cerveja belga e provando um prato para acompanhar.

Decorado com placas antigas de anúncio de cerveja, o bar às vezes tem música ao vivo – na maioria jazz – e está sempre ocupado por turistas.

  • Horário de funcionamento: segundas e sábados das 6h às 18h; de terça a sexta e aos domingos 6h às 19h.

Experimente => Tour com almoço, chocolates e cervejas belgas

 

Conheça os pontos turísticos de Bruxelas

A capital da Bélgica é, sem dúvida, um lugar único de se conhecer. Nenhuma visita ao país está completa sem um passeio pelas ruas da movimentada e cosmopolita Bruxelas. Centro cultural e político, também é a sede da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a capital não oficial da União Européia.

No centro da cidade e onde funcionam os prédios com órgãos do governo, cidadãos do mundo inteiro transitam entre os pouco mais de 1 milhão de habitantes locais e alguns dos pontos turísticos de Bruxelas mais interessantes.

As ruas são cheias de carros e o trânsito é intenso, tornando difícil encontrar lugar para estacionar perto dos pontos turísticos; no entanto, o transporte público leva a todos os cantos da cidade e é possível visitar cada parada da nossa lista desse modo.

Em alguns casos, alugar uma bicicleta e pedalar pela cidade também é uma boa ideia, pois existem ciclovias por todos os lados e os ciclistas e motoristas convivem bem no trânsito.

Bruxelas carrega e mostra sua história através das construções históricas, igrejas centenárias preservadas e museus. Os parques com área verde fazem o contraponto com o mar de pedra e concreto cinzento da paisagem, especialmente quando vista de cima. O lazer pode ser encontrado num brique, num bar ou ainda num show de música ao vivo.

A capital belga tem atrativos para todos os gostos e que cabem no bolso de qualquer viajante. Descubra qual época do ano você prefere viajar e faça logo seu roteiro por Bruxelas!

Quais destes pontos turísticos de Bruxelas deseja conhecer? Tem mais alguma atração da cidade para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

You may also like

Leave a Comment