Home » Viajar de avião na França: roteiro

Viajar de avião na França: roteiro

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Viajar de avião na França é a forma mais rápida e prática de conhecer o velho continente. São mais de 100 aeroportos que permitem rápido acesso a diferentes cidades da França. Os aeroportos parisienses, chamados Orly ou Charles de Gaulle, estão a pouco mais de uma hora de distância de Nice, Toulouse, Lyon, Marselha, Strasbourg ou Bordeaux.

Eu sei que andar de avião está sempre relacionado a gastar mais dinheiro, entretanto existem muitas promoções de passagens para França. Basta planejar a sua viagem com antecedência assim como colocar alertas para receber os melhores preços. Listei dicas e roteiros imperdíveis para uma viagem low cost com qualidade pela França. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Como é viajar de avião na França?

Roteiro de viagem na França

Os voos na França costumam ter curta duração.

Viajar de avião na França é seguro e fácil. Você conseguirá chegar facilmente nos ótimos aeroportos de táxi, ônibus e trem (as linhas funcionam muito bem).

Além disso, a sua viagem vai ser bem rápida já que a França não é tão grande assim. Por exemplo, o voo direto de Paris à Marselha, que está no extremo sul do país, dura 1h20.

Os aeroportos mais importantes estão localizados nas grandes cidades e são internacionais. No entanto, outros aeroportos menores também estão disponíveis. Os dois principais estão localizados na capital, Paris.

Acredito que valha a pena ir de avião somente se o seu tempo estiver apertado na viagem, embora você tenha que chegar com antecedência, tempo gasto do check-in, espera pelas bagagens, possíveis atrasos no voo e o translado do aeroporto até a cidade e vice-versa, e com isso, acabe gastando mais tempo.

O site que você poderá pesquisar passagens de avião que acredito que faz uma pesquisa justa são o Google Flights, o Skyscanner e o Omio.

Esses sites selecionam os melhores trajetos comparando os preços de trem, ônibus e avião, e vale a pena dar uma olhada. Para mais informações consulte os posts que tratam de passagem para Europa e também o chip na Europa.

 CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Voos low cost

companhias aéreas da França

A HOP! é uma empresa da Air France para viagens low cost. | Foto: BriYYZ, via Wikimedia Commons.

Muitas companhias low cost da Europa voam na França. A Air France também dispõe de uma filial de baixo custo, além da Transavia, também criou a Hop! (especializada em voos domésticos).

Ela oferece uma “carte jeune” (carta amarela) para jovens de 12 a 24 anos e uma “carte week-end” com valores bem acessíveis.

Os preços das passagens podem variar de um aeroporto para outro, principalmente em Paris. Além disso, em cidades próximas, às vezes pode valer a pena você comprar um voo mais barato e depois pegar um trem.

De maneira geral, praticamente todos os aeroportos na França são bem conectados por metrô. Alguns até possuem estações de trem.

 

Bagagem

Malas no aeroporto da França

Cada cia aérea tem suas normas sobre limite de malas. Consulte.

Vale te chamar a atenção para a questão das malas. Os voos dentro da França têm limite de peso e tamanho para a mala de mão, cada companhia tem suas normas, então sugiro que verifique todas as informações na hora de comprar a passagem e as empresas cobram um valor extra para bagagens que devem ser despachadas.

Por todas essas razões, o avião não costuma ser o meio de transporte mais recomendado em viagens pela França. É claro que isso muda se você realmente preferir viagens aéreas ou se encontrar boas promoções que ofereçam economia em relação a outros meios de locomoção. Em alguns casos, a passagem de avião está mais barata do que de trem, compensando esse tipo de viagem.

Separei alguns possíveis roteiros de avião para a sua viagem pela França, você pode modificar de acordo com a sua necessidade. Lembrando também que é possível fazer com outro meio de transporte se você tiver mais tempo, de trem, por exemplo. Outro detalhe é que algumas regiões são enormes, como a Riviera Francesa, por isso optei por destacar os pontos mais visitados.

 Descubra => Quanto custa viajar para a Europa

 

Roteiro de avião de 7 dias na França

 

Dias 1 a 3 – Paris

Roteiro na França

Comece o roteiro pela indescritível Paris.

Coloquei 3 dias em Paris, mas com dor no coração. A capital da França tem muito o que conhecer e quanto mais tempo você tiver disponível para ficar na cidade, melhor.

Afinal, passear pelo Rio Sena, pelos parques, pela Torre Eiffel e a Sacré-Coeur, além das centenas de museus, parece nunca ser o bastante. Agende sua entrada prioritária na Torre Eiffel e sua visita à Sacre-Coeur.

Falando em museus, só não indico conhecer o Louvre nesses dois dias, pois mesmo sendo maravilhoso, você perderá muito tempo de viagem. Durma em Paris.

Consulte => Passeios em Paris

 

Dias 4 e 5 – Lyon

Arquitetura de Lyon

Charmosos edifícios de Lyon.

Siga para Lyon para passar 2 dias, acredito que seja o suficiente para conhecer os pontos principais da cidade conhecida pela sua incrível gastronomia e por lindos monumentos.

Indico a visita ao bairro de Vieux Lyon (o Centro Histórico da cidade), a Basilique Notre Dame de Fourvière (de onde você vai ter uma vista panorâmica), o Anfiteatro Romano e o Museu Galo-Romano, a Fonte Bartholdi e um cruzeiro em Lyon para fechar o dia. Durma em Lyon.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Incrível => Passeios guiados em Lyon

 

Dias 6 a 7 – Marselha

Riviera francesa

Marselha não pode faltar no seu roteiro.

Siga para passar 2 dias em Marseille, ou Marselha (no português), cidade que é uma das maiores e mais conhecidas da França, além de ser a mais antiga.

Por ficar em uma região próxima ao mar, pluricultural e com muita riqueza histórica não vão faltar passeios para você fazer, como cruzeiro de catamarã em Marselha ou um jantar no barco em Marselha para ver o pôr do sol.

Sugiro conhecer o Velho Porto, Museu das Belas Artes, Museu de História Natural de Marseille, Basílica de Notre Dame, Castelo d’If, Catedral de La Major, passear de barco nos calanques e conhecer um dos parques da cidade chamado Borély. Durma em Marseille e de lá retorne de viagem.

Bilhetes => Ônibus turístico em Marselha

 

Roteiro de avião de 10 dias na França

 

Dias 1 a 4 – Paris

Museu do Louvre

Com mais tempo em Paris, tente incluir o Louvre na sua programação.

Comece a sua viagem passando 4 dias em Paris. Como agora você terá mais tempo, com um dia a mais no roteiro, aproveite para conhecer melhor a capital francesa, inclusive dá para fazer um passeio guiado pelo Museu do Louvre. Você me agradecerá depois!

Vale a pena => Visita guiada ao Palácio de Versalhes na França

 

Dias 5 a 7 – Lyon

Viajar de avião pela França

2 dias em Lyon são suficientes.

Siga para Lyon para conhecer a cidade em 2 dias. Vale a pena consultar o preço ônibus turístico de Lyon para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de forma mais prática.

Interessante => Excursão guiada de tram por Lyon

 

Dias 8 a 10 – Marselha

Ir para Marselha de avião

Marselha vale dois dias no seu roteiro.

Continue a viagem para passar 3 dias em Marselha e depois retorne de viagem. Se quiser fazer um passeio diferente, contrate um tour de segway em Marselha. Será bem divertido.

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Roteiro de avião de 15 dias na França

 

Dias 1 a 3 – Paris

Dicas de roteiro pela França

Paris vista do alto.

Comece a viagem ficando 3 dias em Paris. Sugiro o ônibus turístico em Paris para aproveitar bem o seu pouco tempo na capital francesa.

Encontre => Hotéis em Paris

 

Dias 4 a 6 – Lyon

Cidades da França

Lyon, linda e imperdível.

Siga para Lyon, onde você conhecerá a cidade em 2 dias. Se preferir, pode até contratar um tour privado com guia local em Lyon para entender tudo sobre a cidade.

Economia => Hotéis em oferta em Lyon

 

Dia 7 a 9 – Nice

Cidades da França

Reserve dois dias para explorar Nice. | Foto: Angelos Konstantinidis, via Wikimedia Commons

Como agora temos mais tempo de viagem, sugiro a você conhecer Nice por dois dias.

A cidade tem uma orla esplêndida com o mar azul turquesa e prédios bem chiques, além de um parque com vista para a cidade e da catedral russa St. Nicholas. Aproveite também para caminhar nessa cidade encantadora. Confira os melhores hotéis em Nice.

Sugiro também a passear pelo Promenade des Anglais e pela Cidade Velha, incluindo a Praça do Palácio da Justiça, a Rossetti Square e a Praça de São Francisco. Não se esqueça de ir ao parque do Monte do Castelo de Nice.

Se você tiver um tempinho de sobra, dê um pulo em Cannes. Essa cidade magnífica que nem precisa de apresentação. Você pode pegar um ônibus de Nice para passear por lá.

Passeio => Nice a Saint-Tropez de barco

 

Dia 10 a 12 – Marselha

como chegar em Marselha

Marselha.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Siga para Marselha, onde você passeará por 2 dias. Para otimizar seu tempo nesse destino, você pode alugar um scooter em Marselha e aproveitar para conhecer todos os pontos turísticos da cidade.

Promoção => Hotéis recomendados em Marselha

 

Dia 13 a 15 – Bordeaux

Pontos turísticos de Bordeaux

Place de la Bourse, Bordeaux. | Foto: Xellery, via Wikimedia Commons

Finalize essa viagem maravilhosa seguindo para Bordeaux, onde você passará 3 dias inesquecíveis.

A cidade antiga também é uma das mais famosas da França, conhecida como a região dos vinhos. Ainda tem monumentos históricos lindos e uma vida gastronômica de enlouquecer qualquer um. Para isso, confira os melhores hotéis de Bordeaux.

Sugiro que você conheça o Museu do Vinho, caminhe pelo centro histórico, pela Casa da Opéra National de Bordeaux, Cathédrale Saint André, Jardin Publique, Place de la Bourse e Miroir d’Eau, entre outros.

Essas foram as principais cidades para se conhecer na França, principalmente se é a sua primeira vez no país.

Enoturismo => Excursão à vinícola e piquenique na região de Bordeaux

 

Dicas para viajar de avião na França

Aeroporto viajantes

Todo o cuidado com golpes nos aeroportos.

Cuidado com os golpes nos aeroportos. Dê sempre preferência para pegar táxi oficial, aqueles bem sinalizados. Eu sempre verifico se o táxi é oficial perguntando se dão um recibo ao final da corrida, se falarem que dão ou derem uma enrolada pode ter certeza que não é oficial.

Outro ponto é o valor da corrida: aqui em Paris não importa qual vai ser o seu destino final entre o aeroporto e o hotel, o valor sempre será 50 €. Saber disso já vai te ajudar a identificar se é um golpe ou não.

Caso você não queira gastar com táxi, praticamente em todos os aeroportos, dá pra sair de metrô ou ônibus facilmente. Pergunte no guichê de informações do aeroporto ou para o Google Maps como será o seu melhor trajeto até o hotel.

Existem alguns aeroportos bem grandes na França e alguns possuem um “trem” que transporta os passageiros entre um terminal e outro. Essa é uma forma de você chegar no seu portão de embarque sem atrasos e sem se cansar muito.

Planeje muito bem a sua viagem, calculando o tempo entre o hotel e o aeroporto em todas as suas paradas para não passar por perrengues. Nesse planejamento também não se esqueça do seu seguro viagem, pois ele vai te ajudar e muito caso a sua mala seja extraviada.

 

Viajar de avião na França vale a pena?

viajar de avião na França

Se você tiver pouco tempo, viajar de avião pode valer a pena.

A França é muito bem servida de aeroportos, grandes e pequenos. Os maiores ficam em cidades principais servindo de base internacional, como Paris e Lyon.

Todos têm fácil acesso de metrô, trem ou táxi. Dito isso, viajar de avião na França é muito tranquilo, rápido, fácil e confortável.

No quesito econômico é relativo. Existem muitas promoções de passagens aéreas, salvo época de férias e feriados, claro. É só ficar ligado nos sites que indiquei e planejar muito bem a sua viagem! Caso você prefira, pesquise também como funciona o aluguel de carro na França.

Como citei, acho que vale a pena viajar de avião na França somente se o seu tempo estiver apertado e as passagens estiverem com um bom preço.

Aquele preço que é mais baixo do que os bilhetes de trem. Até porque as viagens de trem entre as cidades francesas não são muito demoradas. Tente colocar na ponta do lápis todos os prós e contras antes de fechar qualquer negócio.

Tentei aqui ao máximo colocar as minhas experiências de viagens e algumas que já ouvi dizerem para ajudar na organização dos seus passeios na França. Espero ter ajudado, bon voyage!

E nada melhor do que finalizar com esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo da França sobre a beleza de Lyon, uma das sugestões de parado no roteiro de avião pela França:

Gostou do artigo? Deixe nos comentários dúvidas ou sugestões.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário