Home » Viajar pela França: trem, carro, avião, ônibus etc

Viajar pela França: trem, carro, avião, ônibus etc

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Viajar pela França é o sonho de muita gente, inclusive o meu. O país é cheio de história e, por isso, pode deixar quem vai fazer a primeira viagem para esse destino um pouco perdido, sem saber o que priorizar. Afinal, são magníficas paisagens com castelos, campos floridos que foram cenários de muitos filmes e a gastronomia local então nem se fala.

Desde que comecei a morar no Velho Continente, passei a planejar viagens com um instinto desbravador. Entretanto, mesmo organizando tudo antes, durante a minha viagem na França me deparei com alguns perrengues seguidos de gasto excessivo de dinheiro, por exemplo.

Por isso, escrevo esse artigo para te ajudar a conhecer da melhor forma possível o país do croissant. Separei dicas que vão te ajudar escolher entre as diversas formas de locomoção dentro do país. Neste artigo, comento como é viajar de carro, avião, trem e ônibus na França. Afinal, nada melhor do que chegar ao seu destino já sabendo qual é a melhor forma de viajar (a mais barata, confortável e segura). Espero que goste!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

 

Como viajar de trem pela França

Viajar de trem

O trem é um transporte que vale muito a pena na França.

Viajar de trem pela França é uma das melhores coisas que já fiz. A facilidade, a pontualidade, a eficiência e o conforto (pode ser relativo) são de cair o queixo. Indico a você viajar pelo menos uma vez de trem, principalmente se essa for a sua primeira viagem na França.

Outra vantagem é que a maioria das estações ficam no centro da cidade e os trens quase nunca atrasam para sair. Diferente das viagens de avião que você precisa chegar com 3 horas de antecedência para o check-in.

Ao chegar à estação de trem, vai se deparar com grandes painéis eletrônicos espalhados com as informações como horários das saídas dos trens, parada intermediária, destino final e a plataforma de embarque.

Você também deverá se dirigir para a plataforma que estará sinalizada nos painéis eletrônicos ou na sua passagem. Na hora do embarque, na maioria das vezes, não precisará de check-in. É só achar a sua plataforma, entrar no trem e esperar um funcionário checar a sua passagem.

 CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na França »

 

Passagens de trem na França

Comprar passagens de trem é bem fácil. Elas podem ser compradas pessoalmente, inclusive na hora da viagem, no caso dos trens regionais. Porém, o valor poderá sair mais caro e você não poderá escolher o assento. De maneira mais prática, pela internet, existem várias opções de companhias ferroviárias como a Omio e Ouigo.

Compre os seus bilhetes com antecedência e você terá um desconto de até 70%. Eles ainda poderão ser entregues pelo correio, impressos na sua casa, ou retirados na estação.

É importante ressaltar que nos sites das empresas de trem é demonstrado o tempo que levará cada trecho e todas as informações que você precisará.

Para facilitar ainda mais, baixe o aplicativo ou visite o site da campainha ferroviária que mostrará todas as informações da sua viagem. Se você ficou tentado a optar pelo trem como meio de transporte para seu roteiro, confira este guia completo sobre como viajar de trem na França.

Outro detalhe é sobre a cobertura de linhas ferroviárias. A maioria das cidades francesas tem uma estação de trem, entretanto, cidades muito pequenas podem não oferecer essa opção.

E muitas vezes o seu roteiro pode incluir essas cidades menores como base, ou até para um famoso bate volta. Nesses casos, a saída será pegar um ônibus ou táxi, ou até uma carona. O aplicativo Blablacar funciona muito bem por aqui.

Economia => Passagem para Europa

 

Como viajar de ônibus pela França

ônibus na França

Flixbus é uma das opções de empresas para viajar de ônibus na França. | Foto: Chabe01, via Wikimedia Commons

Viajar de ônibus pela França é a forma mais barata e, assim como o trem, você poderá conhecer outras cidades de longe e apreciar as lindas paisagens.

A maioria das companhias de ônibus, como Eurolines, Ouibus e Flixbus, te proporcionará segurança, tranquilidade e conforto durante o trajeto. Além da grande disponibilidade de passagens e horários

A desvantagem é o tempo, pois dependendo da cidade de destino, você poderá demorar muito para chegar. Mas, isso pode ser resolvido fazendo uma viagem noturna.

Os bilhetes podem ser comprados pela internet e quanto mais antecipadamente você fizer isso, mais barata ficará a sua viagem. Normalmente, o seu embarque e desembarque do ônibus acontecem em grandes estações, facilitando ainda mais a sua vida.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Mas fique sempre atento aos endereços da ida e da chegada, principalmente porque eles podem mudar (já aconteceu comigo) e para você organizar melhor a sua hospedagem.

Outra dica é sempre procurar comprar o seu bilhete de ônibus em companhias de ônibus conhecidas. Além das já citadas, indico também a Rome2Rio, para não surgir nenhum imprevisto durante a sua viagem.

Essas grandes companhias de ônibus normalmente não cobrem cidades muito pequenas. Em todo caso, os sites Virail e Omio te darão a melhor opção de trajeto.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Como viajar de carro pela França

Pedágios na França

Pedágios nas autoestradas são automatizados. | Foto: Raimond Spekking, via Wikimedia Commons

Viajar de carro na França é muito fácil e confortável, as estradas têm excelentes condições e ótima sinalização, além do trajeto ser lindo nas estradas das cidadezinhas francesas.

As autoestradas te darão a possibilidade de dirigir em alta velocidade, entretanto, as paisagens serão entediantes. Afinal, os castelos e campos de flores ficam mais próximos as cidades.

Para valer a pena no sentido econômico, planeje de forma antecipada a viagem. O aluguel de carro na França deve ser feito o quanto antes para conseguir os melhores preços.

Você pode alugar um carro de acordo com as suas necessidades pelo site RentCars. Ele compila a maioria das companhias de aluguel já mostrando o preço e datas disponíveis.

Os valores do combustível e pedágio eu acho justo pelo que é oferecido. Para ter uma estimativa de quanto você gastará durante a sua viagem de carro, acesse o site Via Michelin.

Muitas coisas na França são automatizadas, portanto você terá que abastecer sozinho e pagar o pedágio sem ajuda de um funcionário. Para isso, basta inserir um cartão de crédito/débito ou dinheiro e pegar o recibo. Bem simples. E qualquer dúvida, consulte o post exclusivo sobre viajar de carro na França.

Confira => Tipos de carros disponíveis para aluguel na França

 

Dicas para dirigir na França

Champs Elysées carros

Estudar as leis de trânsito francesas é fundamental antes de dirigir no país.

Minhas dicas para viajar de carro pela França são as seguintes: estudar um pouco das regras de trânsito locais, que são diferentes do Brasil, e, claro, sempre levar o mapa da França com você (no papel ou no GPS).

Não se esqueça de verificar sempre se os seus documentos estão em ordem. Além do passaporte, sua habilitação deve estar de acordo com a lei francesa, que diz que para quem passar as férias em terras francesas por um período inferior a 185 dias, pode alugar um carro e dirigir pelo país com a sua carteira de motorista brasileira válida.

Isso desde que esteja em francês ou acompanhada de uma tradução juramentada em francês ou acompanhada da permissão internacional para dirigir.

Compare => Todas as locadoras de carro na França

 

Como viajar de avião pela França

Easyjet avião

Voos domésticos até têm bons preços, mas pouco conforto.

Viajar de avião pela França é a forma mais rápida de chegar ao destino final, mas não é tão confortável (os aviões de voo doméstico são bem menores e, consequentemente, os assentos também).

Em relação ao preço, as passagens normalmente são mais caras do que os outros meios de transportes (salvo algumas promoções que ficam até mais baratas do que o trem) e você terá que pagar para despachar as malas.

Outra desvantagem é ter que sair umas 3 horas antes para chegar com antecedência para fazer todo aquele trâmite de aeroporto: despachar mala, check in, etc. Não acho que viajar de avião pela França seja a melhor opção.

Mesmo assim, é uma opção tranquila, já que os aeroportos são de fácil acesso e contam com serviços de táxi e um sistema vasto de ônibus e trem para chegar até eles.

As passagens podem ser compradas pessoalmente e de uma maneira mais fácil pelos sites das companhias de avião. Eu particularmente uso o Google Flights para pesquisar os melhores preços de passagens.

Para não ter nenhum erro com a sua viagem, caso o avião seja a sua opção, acompanhe este post que preparei exclusivamente para quem quer viajar de avião na França.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Confira => Documentos para viajar para Europa

 

Viajar pela França sem imprevistos

Viajar de trem na França

A viagem de trem costuma ser tranquila e sem atrasos.

A seguir, confira minhas dicas para qualquer meio de transporte que você escolher para viajar pela França.

Pesquise as datas de feriado ou férias tentando evitá-las. Tudo fica mais caro e lotado, fazendo você perder tempo e dinheiro, além do estresse ser maior. Eu sempre evito viajar em agosto (férias prolongadas de verão dos franceses), por exemplo.

Viaje leve, porque é você que irá carregar para cima e para baixo a sua mala. Além disso, existe limite de peso no avião e vai dar trabalho colocar a sua bagagem no maleiro do trem.

Para segurança dos seus itens, leve na viagem um cadeado para colocar na sua mala, às vezes você não conseguirá colocar a mala próximo do seu assento e terá que acomodá-la no final do vagão ou no bagageiro do ônibus. Então, para viajar mais tranquilo e evitar roubos, eu aconselho colocar um cadeado na sua bagagem.

Cuidado nas estações e aeroportos. Já ouvi falar que turista é um sujeito desatento e relaxado. Não seja essa pessoa, fique sempre atento aos seus pertences e evite papo mole com desconhecidos.

Leve um lanchinho na sua viagem, passe em um mercado antes. Você nunca vai saber quando terá uma parada ou se vai ser oferecido algo durante a viagem (nem todos tem preços e qualidades convidativos).

Prático => Chip na Europa

 

Escolhendo como viajar no território francês

Viajar de carro na Europa

Em alguns casos, é mais barato e confortável alugar um carro.

A forma de locomoção para viajar pela França vai ditar o estilo da sua trip, quanto irá gastar e o tempo que levará para o seu destino final. Posso dizer que viajar de trem pela França é a experiência mais legal, além de ser prático e fácil.

Entretanto, no meu caso, como gosto de viajar muito e gastando pouco, confesso que olho o valor de todos os meios de transporte e o tempo que levará.

Às vezes, fica mais barato e confortável alugar carro, se o destino é de até 5 horas opto por ônibus ou até mesmo ir de avião se não tenho muito tempo.

Todas essas dicas eu não vi em nenhum blog que fale da França, são todas adquiridas com a minha própria experiência rodando pelo país. Espero ter te ajudado na suas escolhas. E não vá embora antes de descobrir quais são os passeios na França imperdíveis.

Para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo na França com cidades imperdíveis no país!

Deixe aqui embaixo nos comentários a sua experiência ou as suas dúvidas, vou ficar feliz em lê-las. Salut!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário