Home » Feriados na França: festas e celebrações

Feriados na França: festas e celebrações

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

A quantidade de feriados na França é parecida com a do Brasil. Por aqui, os franceses adoram aproveitar a vida e valorizam cada cantinho da cidade com muitos festivais entre outras atividades. Pelo menos é assim a minha experiência com feriados os em Paris.

Entretanto, nem todos os feriados nacionais são considerados como um dia de folga e poderá ser descontado no banco de horas dos funcionários. Ainda assim, as datas comemorativas têm muito significado e simbologia, convidando o viajante a conhecer a cultura e as tradições francesas através de eventos que envolvem muita gastronomia, desfiles e música boa.

No ponto de vista turístico, os monumentos e atrações ficam um pouco mais lotados (Paris, por exemplo, recebe visitantes o ano inteiro), apesar de os franceses preferirem outros tipos de atividade, como aproveitar o dia em casa com a família ou ir ao parque.

As celebrações envolvem marcos históricos, religiosos, civis, internacionais e até políticos, já que a França é um país revolucionário. Para te ajudar a ficar mais imerso a cultura desse país maravilhoso e rico, elaborei este artigos com os principais feriados  do calendário francês.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

Calendário: principais feriados da França

  • Páscoa
  • Dia do trabalho
  • Festa da Vitória
  • Festa nacional
  • Assunção de Maria
  • Ascensão de Jesus
  • Pentecostes
  • Oktoberfast em Paris
  • Toussaint
  • Parada do Orgulho LGBTQ
  • Dia do Armistício 1918

 CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Páscoa na França

Páscoa França

Pintar os ovos para a “caça” é uma tradição na Páscoa francesa.

Assim como o Brasil, a França é um país católico e a Páscoa também não tem um dia exato. Em 2020, acontecerá no dia 12 de abril. A comemoração também é bem parecida, do ponto de vista católico, com missas e rituais.

Mesmo com o declínio nos últimos anos da religião católica, os praticantes na França (que correspondem a 5% da população) guardam as tradições e consideram a Páscoa como um dos dias mais sagrados do calendário cristão.

Nos dias atuais, o feriado de Páscoa é prolongado, iniciando na Sexta-Feira Santa e terminando no domingo de Páscoa. Os franceses comemoram almoçando o típico prato à base de cordeiro, em referência a Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”, e passando o dia em família.

Além disso, as escolas têm férias com duração de duas semanas nesse período. Os franceses levam o feriado da Páscoa ainda mais a sério do que os brasileiros.

Eles realizam a caça aos ovos para as crianças, seja em parques ou jardins, e tudo organizado pelas prefeituras da cidade. Só a variedade dos ovos de páscoa que é bem menor na França.

Ainda sobre a tradição francesa, é contada para as crianças a seguinte história: os sinos não tocam nas igrejas de quinta a domingo da Semana Santa em respeito à Paixão de Cristo.

Esses sinos são enviados para Roma, com o objetivo de serem abençoados pelo Papa. Ao voltarem para a França, os sinos deixam cair os ovos pelo caminho. Na Segunda-Feira de Páscoa, o costume é que as famílias se reúnam novamente em casa ou em piqueniques.

Economize => Mês mais barato para viajar para Europa

 

Dia do Trabalho na França

1 de maio França

O Dia do Trabalho leva muitos manifestantes às ruas | Foto: Jules Xenard, via Wikimedia Commons

O Dia do Trabalho é um dos feriados mais importantes da França. No 1º de maio, a maioria dos comércios e empresas estão fechados. É um dia também de grandes manifestações em várias cidades do país. Posso dizer que é um dia tenso, então é sempre bom se organizar com antecedência.

Esse foi o meu primeiro feriado na França e algo me deixou curiosa: enquanto eu estava fazendo piquenique com os meus amigos no parque, percebi muita gente com um ramo de flores nas mãos. Descobri que é uma tradição no Dia do Trabalho os franceses presentearem seus entes queridos com flores Muguet.

A origem tem raízes na cultura romana, pelas homenagens que eram feitas antigamente à Deusa Flora, justamente no dia 1º de maio. O costume também deriva de origem celta, povo que utilizava as flores muguets como amuletos, com o objetivo de afastar os maus espíritos e também as ofereciam aos deuses.

Dúvida => Quantas milhas preciso para viajar para a Europa?

 

Festa da Vitória

Feriados da França

O Memorial do Holocausto, em Paris  | Foto: Ninaraas, via Wikimedia Commons.

No dia 8 de maio é comemorada a Fête de La Victoire ou Festa da Vitória na Europa. Basicamente é um dia formal para a derrota da Alemanha nazista, momento de alegria para milhões de europeus, e uma data marcada como um dos feriados na França.

Às 3h da tarde na França, os sinos das igrejas tocam para relembrar o fim da Segunda Guerra Mundial. Durante o feriado, as pessoas costumam visitar museus e memoriais, como: Musée de l’Armée/Invalides (Paris), Memorial do Marechal Leclerc e da Libertação (Paris), Memorial da Shoah ou Memorial do Holocausto (Paris), Museu Jean Moulin (Paris) e Fort Mont-Valérien (Suresnes).

Continuando com a programação desse dia, o Presidente da República desfila da Champs-Élysées até o Arco do Triunfo, que fica fechado à visitação durante a manhã, para acender a chama do túmulo do soldado desconhecido.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Logo depois, ele segue até a Praça Clemenceau para colocar flores aos pés da estátua do General Charles de Gaulle, outro símbolo muito importante para a França.

Descubra => Como viajar de trem pela Europa

Ascensão de Jesus

Ainda no mês de maio acontece o feriado nacional da Ascensão de Jesus, exatamente 40 dias após a Páscoa, sendo mais um feriado católico. Portanto, não tem uma data definida. E nenhuma atividade diferente nas ruas da França.

 

Pentecostes

O Dimanche de Pentecôte ou no português, Domingo de Pentecostes, é comemorado no último dia da Festa do Divino Espírito Santo.

Esse feriado, que é mais um sem data fixa, acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa e celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. A segunda-feira de Pentecostes também é um importante feriado cristão.

Roteiro => Tour pela Europa

 

Festa nacional

14 de julho Paris

Desfile do exército no dia da Queda da Bastilha. | Foto: Public Domain

No dia 14 de julho comemora-se o feriado da Festa Nacional ou também nomeado de Queda da Bastilha. É como se fosse o nosso 7 de setembro e comemora-se a Tomada da Bastilha.

É considerado um dos mais importantes feriados na França, pela relevância histórica de resistência e luta que esse dia representa. Tentando falar de uma forma resumida, a queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789, quando se deu início a Revolução Francesa, que posteriormente resultou na transformação da França um país de igualdade, fraternidade e liberdade.

Atualmente, a comemoração desse dia tão especial é dividida em 3 partes. No dia 13 de julho, acontece o baile dos bombeiros, onde quase todas as casernas oferecem uma festa bem animada para a população, regada de muita música e acrobacias feitas pelos próprios bombeiros.

Pela manhã do dia 14 de julho acontece os desfiles militares, com tanques de guerra, cavalos, carros de bombeiros e aviões de caça invadindo a Avenida Champs-Elysées (o desfile inicia no Arco do Triunfo e termina da praça da Concórdia).

Esse é considerado o desfile mais importante, sendo sempre noticiado nos jornais e contando com a presença de políticos franceses, como o presidente.

Entretanto, o desfile acontece em outras cidades francesas e não somente em Paris. Já a noite, a festa acontece com uma apresentação de orquestra e cantores renomados em um palco montado na frente da Torre Eiffel.

Por volta das 23 horas, a festa é encerrada com uma mágica explosão de fogos que saem da Torre e do Trocadero.

Só os melhores => Passeios na França

 

Assunção de Maria

Feriados católicos

Escultura que representa a Assunção de Maria, uma crença católica. | Foto: Vassil, via Wikimedia Commons

Assunção de Maria ou Assomption de Marie, em francês, é um feriado que acontece em 15 de agosto e representa a Assunção do corpo da Virgem Maria ao céu, ao fim da sua vida terrena.

Em geral, os comércios, museus e monumentos funcionam normalmente. A única comemoração acontece no dia 14 de agosto, em Paris, onde ocorre uma procissão de barcos pelo rio Sena em torno das ilhas Saint Louis e e de la Cité.

Ganhe tempo => Arco do Triunfo sem fila

 

Oktoberfest em Paris

Mesmo que a Oktoberfest em Paris não seja um feriado, deixo aqui as informações dessa festa da cerveja alemã, originada em Munich, para os meus amigos amantes de cerveja boa. A comemoração acontece normalmente no Paris Event Center, em outubro (em 2019 acontecerá entre 11 e 19 de outubro).

O festival, que atrai pessoas de todo o mundo, já contou com 10 mil participantes e é sempre regado de muita cerveja alemã, pratos e apresentações de danças tradicionais do país vizinho.

As mais bonitas => Cidades da França

 

Toussaint

Cemitérios França

Levar flores ao cemitério é tradição no dia de Toussaint.

O feriado Toussaint, ou em português “Dia de todos os Santos”, acontece dia 1 de novembro. O dia, obviamente, é dedicado a todos os santos, conhecidos e desconhecidos, e à memória do falecimento dos entes queridos.

A tradição, que não deve ser confundida com o Dia dos Finados é celebrada por meio de lanternas de iluminação ou velas em igrejas e cemitérios.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Desde o século 19, as pessoas mantém o costume de colocar flores nas sepulturas, como crisântemos. A maioria dos comércios fecha.

Trip => Aluguel de carro na França

 

Parada do Orgulho LGBTQ+

Parada LGBT Paris

A parada em Paris tem grande importância para o país. | Foto: Kenji-Baptiste OIKAWA, via Wikimedia Commons

A parada do Orgulho LGBTQ+, que acontece geralmente no mês de junho, está se tornando cada vez mais um evento importante para a França. Ele representa a luta pela liberdade, respeito e pela igualdade de direitos entre heterossexuais e pessoas LGBTQ+.

Na capital, a linda festa colorida acontece ao som de muita música boa e com a alegria do desfile de 5,5 km entre os bairros Montparnasse e República em Paris. Se você estiver na França nesse período, aproveite para conhecer a passeata composta de muitos carros alegóricos coloridos.

Delícia => Tour gastronômico em Lyon

 

Dia do Armistício 1918

O Dia do Armistício 1918 é comemorado em 11 de novembro, como um marco simbólico do fim da Primeira Guerra Mundial, onde foi assinado o Armistício de Compiègne entre os países aliados e o Império Alemão, em Compiègne, na França.

Não coloquei os feriados de Natal e Ano Novo porque seria muito clichê. O que posso dizer é que faz muito frio na França nessa época, mas compensa visitar o país mesmo assim, pela mágica decoração natalina iluminando as vitrines e as ruas francesas.

No Ano Novo, a festa acontece principalmente na Avenida Champs-Élysée, com jogos de luzes no Arco do Triunfo e sem fogos de artifício na Torre Eiffel, ao contrário do que muitos pensam.

Economia => Qual moeda levar para a França?

Feriados na França: curtir ou fugir?

Para programar melhor a sua viagem, nada melhor do que saber o período de festas e feriados na França. Resta saber se as datas serão uma oportunidade de você conhecer melhor a cultura do país ou irão atrapalhar um pouco os seus dias de turismo.

As cidades francesas são cotidianamente turísticas, então não se nota muita diferença de superlotação, por exemplo, nas datas comemorativas (com exceção do Natal, Ano Novo e em locais como a Disney). Nesses casos, se eu fosse você evitaria viajar nessas datas.

Nos dias de feriado na França, a maioria dos mercados e lojas ficam fechadas. Dependendo da data comemorativa, até mesmo os museus e monumentos fecham as portas. Sobretudo em dias como 1º de janeiro, 1º de maio e no dia 25 de dezembro.

A dica é sempre verificar os dias e horários de funcionamento nos sites oficiais das atrações para não perder tempo ou se frustrar. Ah, e isso inclui os restaurantes.

Como na França os feriados nacionais são elementos fundamentais da cultura e identidade do povo, te convido a embarcar nessa viagem em pelo menos um dos feriados no país. Com certeza não irá se arrepender! C’est parti (vamos)!

Aproveito para finalizar este artigo com imagens lindas do natal em Paris em um vídeo feito pelo site oficial de turismo na França:

Espero que tenha te ajudado a planejar melhor a sua viagem com as minhas dicas e experiências de vida. Deixe nos comentários as suas histórias ou dúvidas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário