Eventos e feriados na República Tcheca

por Carolina Romeiro

Se estiver planejando a sua próxima viagem, mas ainda não sabe quais são os principais feriados da República Tcheca, então é bom ler este artigo. Isto porque as datas nacionais e comemorativas nacionais influenciam diretamente nos preços dos hotéis e pode esgotar passeios importantes, uma vez que a população local também aproveita para fazer turismo.

No total, a República Tcheca possui 13 feriados nacionais. Se por um lado alguns museus estejam fechados nesses dias, por outro você tem chance de presenciar algum evento ou celebração únicos da República Tcheca; portanto é necessário saber quais são essas datas e como são comemoradas, além de ficar por dentro da cultura e costumes do país.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na República Tcheca

Seguro viagem Europa »

 

Réveillon e Independência da República Tcheca

Principais feriados da República Tcheca

Queima de fogos no país é realizada às 18h no dia 1º de janeiro.

A celebração do ano novo é um pouco diferente da que ocorre no Brasil. Com certeza as pessoas gostam de comemorar e você encontrará muita gente nas ruas, restaurantes oferecendo jantares especiais com as comidas típicas da República Tcheca e até mesmo concertos.

Entretanto, a famosa queima de fogos à meia-noite não ocorre; algumas pessoas podem até soltar fogos por conta própria, mas a celebração oficial ocorre no dia 1º de janeiro, às 18h.

Ou seja, se você estiver passeando por Praga nessa data, vá até o rio Vltava para presenciar o grande espetáculo de luzes e cores, que é realizado no parque Letná, no Metrônomo. E para aproveitar bem a cidade confira onde ficar em Praga.

Muito provavelmente a celebração e os fogos se devem mais à comemoração da Independência da República Tcheca, que também é celebrada no dia 1º de janeiro.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na República Tcheca »

 

Páscoa na República Tcheca

Páscoa na Europa

Ovos de galinha coloridos são tradição | Foto: Jan Kameníček, via Wikimedia Commons.

A Páscoa é um feriado bastante comemorado no país, sendo que é celebrado em março ou em abril, sem uma data exata. Na República Tcheca, tanto a Sexta-feira da Paixão quando a segunda-feira seguinte são feriados.

Os costumes no país para a celebração da Páscoa são bem diferentes dos brasileiros. A começar pelos ovos de chocolate, que simplesmente não existem; entretanto a pintura dos ovos de galinha cozidos é uma tradição muito forte.

A comemoração tcheca para a data acaba sendo uma mistura de tradições pagãs, mais ligadas à natureza e celebrando a chegada da primavera e tradições cristãs, principalmente no que diz respeito às missas, que ocorrem por toda a cidade. Por falar em estações do ano, descubra quando ir para a República Tcheca (em breve).

Comidas típicas da República Tcheca

Cordeiro de Páscoa | Foto: Chmee2, via Wikimedia Commons.

Um item muito comum e que você irá encontrar em vários lugares é o Cordeiro de Páscoa, que nada mais é do que uma espécie de “colomba pascal” como conhecida no Brasil, apenas em formato diferente. O bolo é feito em um molde de cerâmica.

É interessante mencionar que o cordeiro foi escolhido por simbolizar a primavera para os pagãos, além do sacrifício de Jesus para os cristãos. E a carne de cordeiro acabou sendo substituída pelo bolo, única e simplesmente pela falta da comida, principalmente em momentos de guerra.

Um costume tcheco é realizar a Pomlázka na segunda-feira. A tradição consiste nos meninos das vilas utilizarem varas trançadas e com fitas coloridas para “chicotear” o bumbum das meninas; eles vão de casa em casa procurando as mulheres, que por sua vez oferecem comida e bebida para eles, além dos ovos de galinha pintados. Confira outras curiosidades da República Tcheca.

Vale ressaltar que este é apenas um simbolismo, pois não há violência. De acordo com as tradições, as meninas e mulheres que forem “chicoteadas” terão fertilidade.

Portanto é algo que elas também querem participar da celebração. Como não é mais muito comum, você precisará ir até algumas vilas – como Český Krumlov – ou na região da Morávia para presenciar estas cenas.

Conheça => 1 dia em Český Krumlov com almoço na taverna

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Carnaval tcheco

Feriados em Praga

Folião fantasiado de urso em Praga | Foto: David Sedlecký, via Wikimedia Commons.

Se você procura por dicas da República Tcheca e gosta da folia, te dou a boa notícia que o país também brinca o carnaval.

No passado, a celebração começava no dia 6 janeiro, que é o dia de reis, mas no dias atuais ele é comemorado na mesma época em que ocorre no Brasil, sem data fixa.

Há diversas fantasias e desfiles, cada uma representando um personagem diferente na crença popular e cada um com um papel diferente destro da festa. Veja quais são estes personagens:

  • Strakatý (Multicolorido) e Ženuška (Mulherzinha): começam a ronda e vão de casa em casa para desejar saúde e felicidade para a família que morava ali. A fantasia do Strakatý é formada por diversos retalhos coloridos e acredita-se que o número de retalhos seria equivalente a quantidade de dias de sorte durante o ano.
  • Slaměný (Fanfarrão): tinha o papel de abençoar as mulheres que desejavam ter filhos.
  • Quarteto de turco: ficam saltando para que o trigo crescesse.
  • Kobyla (Égua): era quem finalizava a ronda, já que era preciso derrubá-la.

Se você achou que a festa pode ser bem interessante, vá até a região de Hlinecko, que fica a cerca de 150 km de Praga. Diversas aldeias conservam estas tradições, que inclusive fazem parte da Lista de Patrimônio Imaterial da Unesco.

As festividades se iniciam no dia 31 de janeiro por lá. Para se localizar melhor, conheça o mapa da República Tcheca.

A charmosa cidade de Český Krumlov também fica cheia de fantasias, malabaristas e artistas de teatro durante este período. E no mercado medieval você terá a oportunidade de saborear o chouriço branco (jitrnice) e o chouriço preto (jelito).

Praga também celebra este feriado da República Tcheca em grande estilo. A festa acontece nos espaços públicos, museus, teatros, restaurantes e em qualquer outro lugar que você possa imaginar; há muita gente mascarada pelas ruas, malabarismos e desfiles.

Diversão => Pub Crawl em Praga

 

Dia da Vitória

Dia da Vitória na República Tcheca

Desfile de celebração do Dia da Vitória em Brno.

A data  de 8 de maio é marcada pela celebração do dia da Vitória, que tem o intuito de relembrar o final da 2ª Guerra Mundial e a rendição alemã.

Mas na República Tcheca este feriado tem um significado ainda mais especial: a data é conhecida como “Levante de Praga”.

O episódio consistiu em um levante dos tchecos contra os alemães que ainda estavam no país. Isto porque a notícia que circulava era a de que a Alemanha já havia caído, o que provocou uma agitação em cada uma das cidades da República Tcheca.

A população decidiu então agir e a expulsar os alemães que ainda queriam defender os prédios em que estavam. Calcula-se que ao final deste Levante, cerca de 12 mil pessoas haviam morrido.

Vale lembrar que a República Tcheca possuí seus castelos e construções históricas preservadas por não ter sido bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial.

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Dia da Luta pela Liberdade e pela Democracia

Curiosidades da República Tcheca

Data foi fundamental para independência da República Tcheca.

Esta data é comemorada no dia 17 de novembro, e se refere a dois importantes marcos históricos do país: o fechamento das universidades por Adolf Hitler em 1939 e o início da Revolução de Veludo de 1989. Conheça também os pontos turísticos da República Tcheca.

No primeiro evento, os estudantes de Praga começaram a protestar pacificamente contra a ocupação nazista; durante estas manifestações, o estudante Jan Opletal foi morto pelos alemães.

Logo em seguida Adolf Hitler ordenou que todas as universidade fossem fechadas, o que resultou em um grande número de estudantes detidos, sendo que muitos foram encaminhados para os campos de concentração e outros foram executados.

Por sua vez, a Revolução de Veludo ocorreu quando os tchecos resolveram aproveitar a celebração do evento acima para protestar contra o regime comunista na então Checoslováquia.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Na ocasião estudantes sentaram-se no chão, acenderam velas entre eles e a polícia; a polícia apertou o cerco e a então pacífica manifestação se tornou violenta, resultando em centenas de feridos.

Esse foi o primeiro passo que a Checoslováquia deu em direção a divisão, para o que hoje são dois países da Europa: República Tcheca e Eslováquia.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Natal na República Tcheca

República Tcheca costumes

Mercado de natal em Praga | Foto: Hynek Moravec, via Wikimedia Commons.

Esse é um feriado quase que mágico na República Tcheca. Isso porque o comércio natalino, as árvores e as luzes pela cidade são um charme muito especial para a data; inclusive os mercados de Natal de Praga estão na lista dos mais bonitos do mundo. Por falar em compras, saiba qual moeda levar para República Tcheca.

Os mercados de natal costumam ficar sempre cheios, sendo que o cheiro de vinho quente e da canela com açúcar que vem do trdelník (tipo de bolo) tomam conta do ar; você certamente vai querer provar tudo que puder. Além de comprar todas as lembrancinhas para a família, já que há diversos artesãos vendendo os seus trabalhos no local.

Vale mencionar que no dia 24 de dezembro (feriado), você encontrará poucas lojas abertas, enquanto no natal tudo estará fechado; o dia 26 também é considerado como feriado pelos tchecos.

Portanto, se você quiser passar as festividades natalinas na República Tcheca é bom levar isto em consideração e comprar os presentes antes.

Delícia => Degustação de cervejas tchecas

 

Conheça os feriados na República Tcheca

Como você pôde perceber, os feriados na República Tcheca simbolizam, em geral, datas nacionalistas que celebram a liberdade. Outro detalhe interessante é que o natal possuí três dias de feriado, diferente do Brasil que tem apenas um.

Essas datas são muito interessantes para conhecer melhor os costumes da população e se aprofundar na cultura tcheca; porém em alguns desses dias muitas lojas e restaurantes fecham. Esteja preparado para curtir os feriados sem problemas.

Recomendo também o artigo roteiro pelo Leste Europeu, com dicas de mais lugares e países próximos que valem a pena conhecer. Planeje sua viagem, reserve os passeios com antecedência e aproveite!

Veja mais sobre esse país fantástico no vídeo abaixo do site oficial de turismo da República Tcheca:

E você, já esteve presente em algum dos feriados na República Tcheca? Qual deles achou mais interessante? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais