Home » 10 dicas da República Tcheca para viagem

10 dicas da República Tcheca para viagem

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Antes de embarcar para um dos lugares mais turísticos da Europa, é bom ficar por dentro de todas as dicas da República Tcheca. Desta forma você já estará preparado para algumas adversidades que possam surgir durante a sua viagem; ou mesmo como algumas coisas funcionam no país.

A República Tcheca não é apenas Praga, a capital do país, mas também possui cidades muito bonitas e muito bem preservadas, além de castelo espalhados por todo o território tcheco e muitas curiosidades que vão tornar a sua viagem ainda mais especial.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na República Tcheca

Seguro viagem Europa »

 

Dicas da República Tcheca para você se dar bem

Dicas da República Tcheca

Ponte Carlos é o cartão-postal de Praga.

As principais informações que você precisa ter quando for viajar pelas cidades da República Tcheca é sobre o idioma, taxas de câmbio, melhor época do ano para visitar, transporte público e alimentação.

Neste artigo, mostro um panorama geral do país, como um guia básico para tornar a sua viagem ainda mais tranquila e proveitosa.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na República Tcheca »

 

Melhor época para viajar para a República Tcheca

Roteiro Republica Tcheca

Verão atraí ainda mais turistas para a República Tcheca.

Uma das primeiras coisas que é preciso considerar ao programar uma viagem é com relação a quando ir para a República Tcheca (em breve); no país todas as estações do ano são bem definidas, com invernos frios para os padrões brasileiros e verões mais amenos quando comparados com o Brasil.

Durante o verão na Europa, que vai de junho a setembro, as temperaturas no país variam entre 18°C e 24°C, mas que pode ter alguns dias mais quentes, chegando na casa dos 30°C; enquanto que no inverno (dezembro a fevereiro), as mínimas ficam próximas dos -5°C, podendo fazer mais frio em alguns breves períodos.

Nas estações de transição, como a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro), as temperaturas podem variar entre 8°C e 18°C. Para quem não gosta de extremos, estes meses são sem dúvida os melhores para fazer a sua viagem.

Descubra => Época mais barata para viajar para Europa 

 

Moeda da República Tcheca

Quanto custa viajar para República Tcheca?

Coroa tcheca é a moeda local e equivale a R$ 0,16.

Outra dúvida recorrente para que vai desembarcar em solo tcheco pela primeira vez é sobre qual moeda levar para República Tcheca.

A moeda oficial da República Tcheca é a coroa tcheca (CZK ou Kč). Por mais que o dólar seja uma opção para se fazer câmbio no país, o mais indicado é que você leve euros. Isto porque geralmente ele é mais vantajoso na hora de trocar o dinheiro. Mas você pode conseguir mais dicas a respeito da moeda no país no nosso artigo.

Visite =>  Tour Câmara Municipal e Relógio Astronômico

 

Visto para República Tcheca

Documentos para viajar para Europa

Apenas com o passaporte é possível entrar na República Tcheca.

A República Tcheca faz parte do espaço Schengen, portanto, brasileiros não precisam de visto para viagens turísticas que durem até 90 dias; também não há nenhum tipo de especificação de vacinas para visitar a região. Saiba tudo sobre documentos para viajar na Europa.

O Brasil ainda possui uma embaixada em Praga, então qualquer problema que ocorrer durante a sua viagem, você pode se dirigir até a embaixada, que fica localizada no endereço: Panská 891/5, 110 00 Nové Město, Praga. Falar nisso, saiba onde ficar em Praga.

Para o caso de você precisar ficar por mais de 90 dias no país, então é melhor consultar a Embaixada da República Tcheca no Brasil, que fica em Brasília (s/n, SES 805 – Asa Sul, Brasília) ou o Consulado que fica em São Paulo (Av. Morumbi, 635, Jardim Guedala).

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Comida na República Tcheca

Dicas para comer na República Tcheca

Goulash é o prato mais famoso da República Tcheca.

As dicas de alimentação em solo tcheco são inúmeras, mas algumas comidas típicas da República Tcheca devem estar no topo da sua lista do que experimentar quando for conhecer o país.

Não deixe de provar o Goulash ou o Svíčková na smetaně, com o típico pão knedlík (que eles chamam de dumpling em inglês), e de sobremesa vá de Trdelník. E claro, saboreie as cervejas tchecas durante as refeições.

Delícia => Food tour em Praga

 

Tomada na República Tcheca

Padrão europeu de tomada

Padrão de tomada segue o europeu | Foto: Raimond Spekking, via Wikimedia Commons.

As tomadas da República Tcheca são as mesmas do padrão europeu, ou seja, para os carregadores de celulares geralmente não há necessidade de utilizar nenhum adaptador. Descubra outras curiosidades da República Tcheca.

Mas se o seu equipamento tiver aquele plug de 3 pinos que é padrão no Brasil, então você precisará de um adaptador. Toda a rede elétrica no país opera com 230 volts e voltagem de 50 Hz.

Prático => Chip na Europa

 

Segurança na República Tcheca

Segurança na República Tcheca

Praga é tranquila para passear e tirar fotos.

O país é bem seguro, e você dificilmente irá ter qualquer tipo de problema durante a sua viagem.

Entretanto, é sempre bom ter cuidado, já que existem sim alguns casos de assaltos em caixas eletrônicos, mas o mais comum são os batedores de carteira. Confira dicas preciosas para viajar sozinho na Europa.

Portanto, quando estiver passeando em lugares mais turísticos, evite deixar o celular no bolso de trás da sua calça, ou mesmo mochilas abertas ou objetivos valiosos em bolsos que tenham um acesso mais fácil. Alguns cuidados básicos que você teria em qualquer lugar do mundo são essenciais.

Conforto => Transfer do Aeroporto de Praga

 

Como se comportar em restaurantes

Alimentação Republica Tcheca

Chucrute, linguiça e cerveja tcheca | Foto: JIP, via Wikimedia Commons.

Quem viaja com certeza vai passar por diversos restaurantes, sendo essa é uma das dicas da República Tcheca que pode te ajudar muito: evite chamar o garçom nos restaurantes. Sim, isso pode parecer estranho, mas é assim que funciona no país. Confira outros costumes e peculiaridades da população da Europa.

Dito isso, ao entrar no restaurante procure um lugar para sentar e apenas espere. O garçom irá lhe trazer o cardápio e depois de algum tempo virá tirar o seu pedido; mesmo que esteja lotado e demore um pouco eles virão te atender. Assim que o pedido for feito, geralmente o tempo de espera é de cerca de 20 minutos.

Depois que você terminar de comer, os garçons sempre vão perguntar se você quer mais alguma coisa. Mesmo que você fique apenas tomando a sua cerveja, eles virão perguntar e então quando quiser pode pedir a conta.

Desfrute => Jantar medieval com bebida ilimitada em Praga

 

Idioma

Dicas para se comunicar na República Tcheca

Aprender algumas palavras em tcheco vai te ajudar nos passeios pelo país.

O idioma local é o tcheco, que é bem diferente do português e ainda inclui algumas letras que não existem no nosso alfabeto: č, ch, ď, ě, ň, ř, š, ů, ý e ž.

Independentemente do quão difícil o tcheco possa parecer, você não terá problemas para se comunicar com as pessoas. Isto porque a maioria das pessoas fala inglês ou alemão. Confira como fazer um roteiro pelo Leste Europeu.

Mas, mesmo que (quase) impronunciáveis, as pessoas sempre querem aprender alguns básicos do idioma local. Conheças as principais frases:

  • Olá – Dobrý den (Dobree den) / Ahoj (Ahoy)
  • Obrigado – Děkuji (Dyekuooyih)
  • Por favor – Prosím (Proseem)
  • Sim – Ano (Uhnoh)
  • Não – Ne (Neh)
  • Tchau – Na shledanou (Naskhlehdano-oo)
  • Bom dia – Dobré ráno (Dobray raano)
  • Banheiro – záchod (zaakhot)

Confira => Pontos turísticos da República Tcheca

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Utilizando o transporte público

Dicas de transporte na República Tcheca

Tram é um meio de transporte muito usado no país.

Por mais que o país não se resuma a Praga, dicas de como utilizar o transporte público nas principais cidades do mapa da República Tcheca são sempre úteis. Isso porque geralmente é por onde a viagem começa e um dos itens que mais geram dúvidas nos viajantes.

Dito isto, a rede de transporte em Praga é formada por bondes (tram), ônibus e metrô (com 3 linhas: A – verde, B – amarela e C – vermelha). A vantagem é que, apesar da diversidade, o sistema de bilhetes é único e eles servem para todos os transportes públicos.

Se precisar utilizar o transporte público, você verá que o silêncio reina dentro do bondes, ônibus e metrôs. Quando os tchecos conversam eles falam baixinho, não há ninguém ouvindo música alta e até mesmo falando no telefone; eles aproveitam o tempo de trajeto para ler algum livro.

Quem viaja bastante já sabe que é sempre bom ter cuidado com taxistas e em Praga não é diferente. Evite pegar táxi na rua, pois os golpes em turistas são comuns; se for possível, peça sempre que alguém do hotel ou hostel em que tiver hospedagem chame o táxi. Leia também sobre aluguel de carro na Europa.

E não se esqueça, a melhor forma de conhecer a cidade é sempre andando. Portanto, não esqueça de colocar um sapato ou tênis confortável na sua mala.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Frieza do povo tcheco

Característica da população tcheca

Povo tcheco costuma ser bastante simpático.

Quem já viajou para os países da Europa sabem bem que, no geral, eles são considerados um povo mais frio em comparação com os brasileiros. Pode-se dizer que falta aquele “calor latino”, mas esta é simplesmente a característica do povo tcheco.

Provavelmente isto ficará evidente quando você for em algum comércio e percebe que eles são de muitos sorrisos ou simpatias, dando a impressão até mesmo de falta de cortesia; não leve isto para o lado pessoal.

Conheça => 1 dia em Český Krumlov com almoço na taverna

 

Fique por dentro da dicas da República Tcheca

Aproveitar as dicas da República Tcheca significa desembarcar no país com maior conhecimento dos costumes e da cultura local, podendo assim desfrutar ao máximo da viagem.

Recomendo também o artigo roteiro na República Tcheca, com sugestões de cidades e pontos turísticos para conhecer em até 15 dias no país.

No mais, planeje bem a viagem, reserve os passeios com antecedência e aproveite a experiência de conhecer a República Tcheca.

Assista o vídeo abaixo publicado pelo site oficial de turismo da República Tcheca sobre como o país é um ótimo destino para se divertir entre amigos!

E você, o que achou das dicas da República Tcheca? Tem mais alguma dica sobre o país? Compartilhe sua resposta nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário