Transporte em Praga: dicas de como se locomover

por Carolina Romeiro

Antes de viajar, é importante saber como funciona o transporte em Praga, pois se locomover pelas cidades que você ainda não conhece é sem dúvida alguma um desafio. Depois de escolher o que fazer na capital da República Tcheca, é preciso saber como chegar em cada um dos pontos turísticos, bares, lojas e restaurantes desejados.

Em Praga é possível utilizar metrô, ônibus e os bondes (também conhecidos como trams). Uma das grandes facilidades da capital da República Tcheca é que o bilhete do transporte público é unificado.

Neste artigo, mostro como funciona o transporte público na cidade, com informações de preços e dicas para utilizá-los da maneira correta; além de facilitar a escolha de decidir qual deles utilizar no seu roteiro.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Praga

Seguro viagem Europa »

 

Como funciona o transporte público em Praga?

Transporte público em Praga

Com o mesmo bilhete é possível utilizar todos os meios de transporte.

Para usar o transporte público em Praga durante o seu roteiro na República Tcheca, você precisará de único bilhete para todos os tipos de transporte da cidade, sendo que os mais comuns são:

  • 30 minutos – CZK 24
  • 90 minutos – CZK 32
  • 24 horas – CZK 110
  • 72 horas – CZK 310

Os bilhetes podem ser adquiridos em maquinas que ficam nos pontos de ônibus, estações de ônibus, bancas de revistas, cafés e tabacarias.

Vale ressaltar que ao comprá-los, eles não vem com data; quando for utilizá-los pela primeira vez será necessário validar o bilhete, o que pode ser feito nas máquinas amarelas que ficam próximas aos pontos e nas estações.

Você precisará fazer esta validação uma única vez, mas deverá manter o bilhete com você o tempo todo; isto porque as fiscalizações são frequentes, o bilhete validado é a sua garantia de que você está pagando pela utilização do transporte. Caso contrário, você precisará pagar uma multa.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Praga »

 

Metrô em Praga

Metrô na República Tcheca

Linha vermelha do metrô em Praga | Foto: Wikimedia Commons.

É fato entre os tchecos que o sistema de metrô em Praga é um dos mais transportes públicos mais utilizados na cidade; pesquisas mostram que cerca de 40% das pessoas preferem o metrô para se locomover pela capital tcheca.

O mapa do metrô de Praga é composto por 3 linhas, com 62 km de trilhos e transporta cerca de 600 milhões de passageiros durante o ano; o funcionamento começou em 1974 e foi construído quase que em sua totalidade pelos russos. Veja quais são as linhas:

  • Linha A (verde): liga a região leste e oeste da cidade, de Depo Hostivař to Nemocnice Motol. Os planos são de que esta linha ligue o centro e o aeroporto, que atualmente é possível acessar somente por ônibus.
  • Linha B (amarela): também liga a região lese e oeste da cidade, de Černý most to Zličín, mas em pontos diferentes da linha A.
  • Linha C (vermelha): vai de norte a sul de Praga, de Letňany to Háje.

Uma dica importante para a sua viagem: provavelmente a linha que você mais irá utilizar quando estiver na cidade será a A (verde); isto porque ela passa pelo centro e ainda vai até o Castelo de Praga.

O metrô começa a funcionar as 4:45 da manhã e o último trem sai a meia-noite. O intervalo entre os trens varia de 1 a 3 minutos durante os horários de pico e entre 4-10 minutos nos demais horários do dia. Confira mais dicas da República Tcheca.

É ainda possível fazer a transferência (přestup em tcheco) entre as linhas em algumas estações sem precisar pagar nada por isso, desde que o seu bilhete esteja válido, é claro.

Imperdível => Tour Castelo de Praga

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Ônibus (Autobusy)

Ônibus em Praga preço

Ônibus é pouco utilizado por turistas | Foto: High Contrast, via Wikimedia Commons.

Os ônibus são a principal forma para ir do aeroporto de Praga ao centro, mas durante a sua viagem provavelmente você não irá utilizar ele muito; isso porque os principais pontos turísticos da cidade podem ser feitos de metrô ou a pé. Descubra como chegar em Praga de maneira mais rápida.

Eles começam a circular a partir das 4:30 da manhã até a meia-noite e há ainda ônibus noturnos (linhas 501-513) que circulam entre a meia-noite e as 4:30 da manhã em intervalos de 30 a 60 minutos. Em todos os pontos são encontradas informações de horários e itinerários.

Uma dica importante: 119 e 100 são as duas linhas mais convenientes para te trazer do aeroporto para o centro de Praga. Se utilizar a primeira, você conseguirá pegar o metrô na linha B na estação Zličín; enquanto que pela segunda opção o acesso é para a linha A do metrô na estação Nádraží Veleslavín.

E se você é daqueles que gosta de conhecer os zoológicos por onde viaja, então você pode ir ao Prague Zoo; basta utilizar a linha 112 a partir da estação Nádraží Holešovice que fica na linha C do metro. O percurso dura cerca de 10 minutos.

Confira => Ônibus turístico em Praga

 

Bondes (tramvaje)

Meios de transporte mais usados em Praga

Linha 22 do tram é ideal para fazer um tour por Praga.

Se você nunca andou de bonde (tram), então esta pode ser uma experiência bem interessante na sua viagem. Aproveite para dar uma volta e apreciar a paisagem, conhecer algum ponto mais distante ou simplesmente alguns pontos; eles acabam sendo ótimas opções quando você já está cansado de andar e ainda precisa percorrer um longo caminho até os pontos turísticos de Praga.

Na República Tcheca são mais de 500 km de trilhos, que podem te levar para qualquer lugar de Praga, sendo que por ano mais de 300 milhões de pessoas utilizam os bondes para se deslocarem.

Os trams funcionam entre as 4:30 da manhã e a meia-noite, em intervalos de 8 a 10 minutos, podendo chegar a 15 durante os finais de semana.

Assim como os ônibus, eles também possuem linhas noturnas (51-58) que funcionam entre meia-noite e meia até as 4:30 da manhã, em intervalos de 40 minutos.

Se você quiser fazer um city tour com o bonde é possível e a linha 22 é a mais indicada para isto; ela passa pelo Teatro Nacional, pelas estações do metrô Staroměstská and Malostranská e continua até a Belveder, o Castelo de Praga e o Pohořelec. Aproveite para descansar e apreciar a linda paisagem do caminho, principalmente se decidir conhecer a República Tcheca no verão.

E para aqueles que quiserem um passeio de bonde ainda mais original há ainda a opção do bonde histórico da linha 41. Ele opera somente durante a primavera e o outono, entre 19 de abril até 17 de novembro, apenas entre o meio dia até as 17h.

Estes horários de funcionamento podem mudar, para ter mais informações você pode consultar o site do departamento de transporte público de Praga, o DPP. Há ainda um valor especial que é cobrado, que é de CZK 35 para adultos e CZK 20 para crianças até os 15 anos; pessoas a partir dos 70 anos não pagam passagem.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Táxi em Praga

Dicas para economizar em Praga

Fique atento ao valor e ao troco nos táxis | Foto: Chmee2, via Wikimedia Commons.

Infelizmente para os turistas, utilizar táxi em Praga não é a melhor forma de se locomover pela cidade; isso porque há muitas reclamações relacionadas ao valor cobrado pelas corridas, já que além de cobrar mais caro dos viajantes, às vezes os motoristas dão o troco errado. Por falar em dinheiro, descubra qual moeda levar para República Tcheca.

Para evitar problemas, evite pegar táxis em pontos turísticos, assim como dar sinal àqueles que estão passando na rua. Existem sim opções mais confiáveis, com serviços registrado; se você realmente fizer questão de pegar um táxi, peça para alguém do hotel chamar um serviço especializado.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Prático => Traslado compartilhado em Praga

 

Aplicativos de transporte em Praga

Transporte barato em Praga

Carros de aplicativo são mais baratos que os táxis em Praga.

Uma ótima opção para quem deseja o conforto de um carro, mas não pretende gastar muito, é utilizar os aplicativos de transporte. Em Praga, você tem a opção de utilizar alguns destes aplicativos, como o Uber e o Taxify (que recentemente passou a se chamar Bolt).

Os valores serão menores, mas não se esqueça que estes aplicativos vão descontar o valor diretamente do seu cartão de crédito, portanto leve em consideração a taxa de câmbio.

Caso pretenda conhecer outras cidades da República Tcheca a partir de Praga, recomendo que alugue um carro ou viaje de trem.

Desfrute => Cruzeiro com jantar em Praga

 

Dicas do transporte em Praga

Sem dúvida alguma, a melhor forma de conhecer uma cidade é a pé, para presenciar cada peculiaridade do local. Nisto todos os especialistas em viagem concordam, mas depois de andar o dia todo, às vezes você quer chegar logo no hotel; ou mesmo para se deslocar entre o centro da cidade e o aeroporto, com várias malas, um carro muitas vezes é melhor que um ônibus.

Portanto, agora que você já sabe como se locomover pela cidade, aproveite o bom transporte público em Praga para se deslocar entre um ponto turístico e outro e se sinta como um verdadeiro tcheco. Recomendo inclusive o artigo curiosidades da República Tcheca, para você embarcar sabendo dos principais costumes locais.

Pronto para viajar? Não se esqueça de reservar o hotel e os passeios com antecedência para embarcar com um roteiro bem planejado e aproveitar Praga da melhor maneira.

Para finalizar, veja um vídeo produzido pelo site oficial de turismo da República Tcheca sobre o transporte de Praga:

E você, ainda tem dúvidas sobre o transporte em Praga? Tem mais alguma dica para se locomover na cidade? deixe sua resposta nos comentários!

 

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais