Roteiro na República Tcheca: dicas para até 15 dias

por Carolina Romeiro

Você já traçou o seu roteiro na República Tcheca para a sua próxima viagem? O país tem uma localização bastante privilegiada, facilitando bastante a programação de quem vai fazer algum tipo de mochilão pela Europa, ou mesmo para quem deseja aproveitar o dinheiro gasto com a passagem e ver o máximo de lugares possíveis.

O país possui tantos pontos turísticos e cidades lindas para conhecer, mas os acessos podem não ser tão simples assim. Isto porque, dependendo do roteiro traçado e se você for viajar de ônibus e trem, pode ser que você precise fazer pequenas “escalas” em Praga.

Então para não deixar nada de fora da sua viagem, mostro neste artigo opções de roteiros de 7, 10 e 15 dias no país, para que você consiga tornar a sua inesquecível sua passagem pela República Tcheca.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na República Tcheca

Seguro viagem Europa »

 

Roteiro de 7 dias na República Tcheca

A sua viagem provavelmente começará pela capital Praga. A cidade é relativamente grande e tem muitas coisa para ver, principalmente se você gosta de conhecer museus e fazer passeios guiados em alguns dos principais pontos turísticos da República Tcheca, como o Castelo de Praga e o Relógio Astronômico.

A recomendação é que você fique hospedado no centro da cidade, isso facilitará bastante durante a sua viagem. Para facilitar seu planejamento, confira dicas para reservar hotel na Europa.

O que fazer em Praga

Além dos pontos turísticos, procure andar pelas ruas e conhecer Praga em detalhes.

Procure ficar pelo menos 2 dias inteiros na cidade, sendo que o ideal seria até mesmo 3, mas isto vai depender de quantas regiões do país você vai querer conhecer.

Em seguida, embarque em sentido ao sul do país, próximo à fronteira com a Áustria e vá até a cidade de České Budějovice; há ônibus de hora em hora saindo de Praga e fazendo o curto trajeto de pouco menos de 2 horas. A cidade é relativamente pequena, e você pode reservar entre 1 e 2 dias.

Lugares para conhecer na República Tcheca

Da torre do castelo é possível ver as casas de Český Krumlov.

Seguindo viagem pelas cidades da República Tcheca, você poderá ir para a Český Krumlov. A viagem deve durar cerca de meia hora para esta pequena vila medieval e com 1 único dia é possível conhecer as ruas e os jardins do castelo.

É preciso apenas ficar atento caso você queira visitar o interior do castelo Český Krumlov e conhecer o teatro Barroco, porque ele fica aberto para visitação somente durante o verão na Europa.

Além disso, ele também tem número limitado de vistantes por dia. Portanto, certifique-se de que você conseguirá fazer o passeio, mas não deixe de conhecer a torre do castelo, esta sim, aberta o ano todo. Reserve 1 ou 2 dias para esta parte da viagem.

Esta rota ainda deixa uma margem para que você possa aproveitar mais alguns dos destinos do seu roteiro na República Tcheca. Sempre é possível diminuir a estadia em um destino e aumentar em outro, mas no geral fica assim:

  • 1 a 3: Praga
  • 4 e 5: České Budějovice
  • 6 e 7: Český Krumlov

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na República Tcheca »

 

Roteiro de 10 dias na República Tcheca

Caso você disponha de 10 dias para fazer turismo, então você conseguirá aproveitar para conhecer do mapa da República Tcheca, ou mesmo aproveitando aquelas cidades que você mais gostar por mais alguns dias.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Se você iniciar o seu roteiro por Praga, reserve pelo menos 3 dias para conhecer bem a cidade, sem correria. O castelo e a Catedral de São Vito são muito grandes e você precisará reservar bastante tempo para vê-los; há ainda muitas visitas guiadas aos subterrâneos da cidade, por exemplo, que são passeios que você não deve perder.

Como as cidades de České Budějovice e de Český Krumlov ficam próximas a Praga, é bastante fácil de ir conhecê-las. Você pode ficar 2 dias em cada uma destas cidades. Ou mesmo fazer um  “bate e volta” até Praga. Caso queira fica mais saiba onde ficar em Praga.

Pontos turísticos da República Tcheca

Inclua Brno neste roteiro e visite a Catedral de São Pedro e São Paulo.

Depois siga para Brno, a segunda maior cidade do país e que abriga o belíssimo Castelo de Špilberk e a famosa Catedral de São Pedro e São Paulo, que devem ser incluídos no seu roteiro; visite também o Ossuário da Igreja de St. James, que com certeza é algo que você não verá em muitos outros lugares do mundo.

Reserve pelo menos 2 dias para andar por aí e conhecer estes pontos turísticos. Dessa forma, este roteiro de 10 dias na República Tcheca fica assim:

  • 1 a 3: Praga
  • 4 e 5: České Budějovice
  • 6 e 7: Český Krumlov
  • 8 a 10: Brno

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Roteiro de 15 dias na República Tcheca

Com 15 dias de viagem, você com certeza vai conseguir conhecer bem os lugares turísticos, tanto no sul, quanto no norte do país. Para aproveitar melhor a viagem, confira preciosas dicas da República Tcheca.

Vale lembrar que você não conseguirá se deslocar entre algumas das cidades sem antes passar pela capital, mas esta passagem pode ser apenas para esperar o próximo ônibus, pois o transporte em Praga funciona muito bem e facilitará as rotas para o restante do país.

Reserve os primeiros 4 dias para curtir Praga e tudo o que ela tem para oferecer: pontos turísticos, lugares históricos, ruas da cidade velha cheias de turistas, comidas típicas da República Tcheca e cerveja barata.

República Tcheca cidades

Além de inventar a cerveja Pilsen, cidade possuí a famosa Catedral de São Bartolomeu.

Por falar na bebida favorita dos tchecos, em seguida siga para a cidade de Pilsen e visite a cervejaria Pilsner Urquell, além da Catedral de São Bartolomeu e a Grande Sinagoga.

Você terá que passar novamente por Praga e depois você pode seguir viagem para as cidades de České Budějovice e de Český Krumlov; fique 2 dias em cada uma delas para ver todos os pontos turísticos. Saiba também quais são os feriados na República Tcheca.

Depois siga viagem para a cidade de Brno, onde mais uma vez terá que passar por Praga caso esteja viajando de ônibus. Você poderá prosseguir a sua viagem para a segunda maior cidade da República Tcheca; fique por lá por uns 3 dias.

República Tcheca curiosidades

Ossuário de Sedlec | Foto: Michal Kmínek, via Wikimedia Commons.

E, se ainda sobrar fôlego para conhecer mais um ponto turístico muito curioso da República Tcheca, vá até Kutná Hora.

Não serão necessárias muitas horas dentro de um ônibus, já que a cidade fica a apenas 70 km de Praga; a visita vale a pena para conhecer o Ossuário de Sedlec, que tem o seu interior decorado com ossos.

Dessa maneira, o roteiro de 15 dias na República Tcheca fica assim:

  • 1 a 3: Praga
  • 4 a 6: Pilsen
  • 7 e 8: České Budějovice
  • 9 e 10: Český Krumlov
  • 11 a 13: Brno
  • 14 e 15: Kutná Hora

Conheça => Excursão Kutná Hora e Ossuário

 

Dicas para garantir um bom roteiro

Roteiro Republica Tcheca Áustria Hungria

Alugar um carro em Praga pode ser uma opção para o roteiro.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Planejando um bom roteiro é possível conhecer cidades lindas com uma atmosfera única e muitas curiosidades da República Tcheca.

Além dissto, ela está muito bem localizada, bem no meio do continente, o que facilita o acesso para os países vizinhos como a Alemanha, Polônia, Áustria, Hungria e Eslováquia, sendo que uma ótima dica para conhecê-los é viajar de trem na Europa.

Entretanto, essas qualidades podem te levar a pensar que é fácil traçar um roteiro na República Tcheca, certo? É aqui que a falta de planejamento pode arruinar todas as suas ideias de viagem para o país; isto porque, para se deslocar entre as cidades você provavelmente terá que voltar para Praga.

Não há ônibus ligando Brno e Kutná Hora, por exemplo, é preciso sair de Brno, ir para Praga e então pegar outro ônibus para Kutná Hora. Apesar de ter ótimas empresas de ônibus, como a RegioJet e a FlixBus, você ainda irá gastar muitas horas de deslocamento entre as cidades.

Dito isto, sem dúvida alguma, a melhor forma de fazer um roteiro na República Tcheca sem ter que “morar” dentro de um ônibus, é alugar um carro.

Assim fica bem mais fácil visitar as cidades que pretende e, além de gastar menos tempo com deslocamento, você ainda tem a liberdade de parar para conhecer melhor as pequenas vilas que encontrará pelo caminho.

Se você quiser alugar um carro antes mesmo de sair do Brasil, a RentCars  disponibiliza essa facilidade para você. Desta forma, é possível escolher o veículo e deixar ele reservados antes de embarcar; retire o veículo no aeroporto e começe a sua aventura dali mesmo. Muito prático certo?

Como funciona? => Aluguel de carro na Europa

 

Desfrute do roteiro na República Tcheca

Como visto acima, a República Tcheca é muito rica em pontos turísticos e cidades históricas para visitar, sendo que em 7 dias é possível conhecer Praga, České Budějovice e a bela Český Krumlov; enquanto que em 15 é suficiente para conferir de perto também as atrações de Brno, Pilsen e Kutná Hora.

Recomendo também o artigo qual moeda levar para República Tcheca, com informações sobre câmbio e dicas importantes para lidar com dinheiro no país.

No mais, basta planejar a viagem, reservar o hotel e os passeios com antecedência e aproveitar tudo o que a República Tcheca tem a oferecer.

Veja mais sobre Kutná Hora, cidade que deve está no seu roteiro pelo país nesse vídeo abaixo do site oficial de turismo da República Tcheca:

E você, para quantos dias pretende montar seu roteiro na República Tcheca? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais