Clima da República Tcheca: melhor época, temperatura e fuso horário

por Carolina Romeiro

Saber o clima da República Tcheca é importante quando planejar a sua viagem. Será que faz muito frio no inverno? Como será que é o verão? O outono ou a primavera devem ser lindos, mas será que a temperatura é agradável?

Para te ajudar a responder estas perguntas e a aproveitar melhor a sua viagem, trago estas respostas neste artigo. Assim ficará mais fácil de se planejar e decidir quais regiões da República Tcheca e quais pontos turísticos conhecer durante as suas férias.

Conheça a seguir as características das estações do ano no país e as dicas de como curtir bastante cada uma delas na República Tcheca.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na República Tcheca

Seguro viagem Europa »

 

Qual é a melhor época para viajar para República Tcheca?

Por que ir a República Tcheca

Caso goste de frio e esportes de neve, inverno pode ser uma boa opção.

A melhor época do ano para visitar a República Tcheca vai depender muito de qual tipo de experiência você vai querer ter. Descubra qual a época mais barata para viajar para Europa.

Quem tem pavor de frio, deverá evitar o inverno a todo custo e se programar para viajar entre junho e agosto; quem deseja aproveitar as temperaturas mais baixas e ainda praticar esqui, então se prepare para embarcar entre dezembro e fevereiro.

Entretanto, se você quiser viajar quando o clima estiver mais ameno, vá durante a primavera ou o verão. Assim você dificilmente terá de enfrentar grandes extremos de temperatura.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na República Tcheca »

 

Qual é o clima da República Tcheca?

Melhor época para visitar Praga

Clima na República Tcheca é temperado.

Saber como é o clima do próximo destino de férias é muito importante na hora de fazer as malas. Assim você não leva nada em excesso e também não precisa procurar os itens que faltaram ao invés de conhecer as cidades da República Tcheca.

A República Tcheca tem o clima temperado, ou seja, com estações do ano bem definidas; verões mais amenos em comparação com o Brasil e invernos mais rigorosos. Pode chover bastante durante o verão, e nevadas (mesmo que pouco frequentes) durante o inverno.

A seguir descrevo cada uma das estações para te ajuda a decidir quando ir para a República Tcheca.

Conheça => Mapa da República Tcheca

 

Primavera da República Tcheca

Temperatura Praga maio

Jardins de Kroměříž estão entre os mais bonitos da Europa | Foto: Bjalek Michal, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de temperaturas mais altas, talvez essa não seja a melhor época para visitar Praga, ou a República Tcheca como um todo.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Isso porque até o final de abril as temperaturas ainda estarão oscilando ao redor dos 10°C.; somente em maio, as temperaturas estarão um pouco mais alta, com mínimas próximas dos 7°C e máximas perto do 18°C. Confira onde ficar em Praga.

Entretanto, os dias já estarão ensolarados, as flores aparecendo em todos os lugares (especialmente nos fabulosos jardins da cidade de Kroměříž) , as mesas de cafés, bares e restaurante vão ganhando as ruas.

Enfim, a cidade vai ganhando vida, as pessoas vão ficando felizes; como acontece com a maioria da população da Europa, dá quase para sentir este estado de êxtase enquanto você anda pelas ruas da cidade.

Incrível => Tour em Kutná Hora e pelo Ossuário

 

Verão da República Tcheca

Belezas naturais da República Tcheca

Montanhas de Lysá Hora | Foto: Pudelek, via Wikimedia Commons.

Muitas pessoas acham que durante o verão na Europa não faz muito calor, mas é aí que elas se enganam: nos meses de junho a agosto na República Tcheca, as temperaturas podem chegar até os escaldantes 35°C.

O bom é que estes dias muito quentes não duram tanto quanto no Brasil, pois sempre tem um ou dois dias com uma temperatura mais amena para aliviar o calor. Esta é também a época do ano que mais chove, o que também ajuda a controlar as temperaturas.

Mas, se você não é muito fã de calor, mas gosta dos dias longos e ensolarados, uma boa dica é, após conhecer Praga, ir até a cidade de Lysá Hora, que fica na região da Ostrava, próximo à fronteira com a Polônia e a Eslováquia.

A região faz parte da cadeia montanhosa da Europa, onde praticamente não há verão; parece mais uma primavera seguida do outono.

Saiba mais no post República Tcheca no verão.

Desfrute => Cruzeiro com jantar em Praga

 

Outono da República Tcheca

Melhor época para visitar Praga

Outono é uma época mais tranquila para conhecer os pontos turísticos do país.

O outono talvez seja uma das estações mais bonitas do ano nos países de clima temperado. Sendo assim, caso ainda esteja com dúvida de quando ir visitar os pontos turísticos da República Tcheca, considere seriamente marcar a sua viagem para o outono.

A estação começa em setembro, quando as temperaturas ainda estarão altas (em torno dos 19°C) e os dias longos. Conforme a estação avança, o clima fica mais ameno e as horas de claridade vão diminuindo, com a mesma velocidade que as árvores vão ganhando a sua roupagem de outono; para enfim perderem todas as suas folhas durante o mês de outubro.

Aos poucos os ânimos vão se acalmando, as mesas vão voltando para dentro dos estabelecimentos e as pessoas começam a sair menos; no mês de novembro as temperaturas começam a ficar mais baixas, com mínimas em torno de 4°C e máximas na casa dos 13°C. Até que as primeiras geadas caiam sobre o país.

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Inverno da República Tcheca

Onde esquiar na Europa

Muitos turistas procuram as estações de esqui no inverno tcheco.

O inverno nos países que estão localizados mais ao norte no Leste Europeu pode ser bem frio; na República Tcheca, algumas cidades podem experimentar até -20°C durante os meses mais gelados do ano.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Oficialmente, o inverno vai de dezembro a fevereiro, mesmo que as temperaturas em novembro e março ainda sejam bem baixas; durante este período, os termômetros costumam ficar abaixo de zero quase que o tempo inteiro. Confira dicas de roupas para o inverno europeu.

Se você quiser curtir esta estação por lá, pode ir praticar esqui nas regiões de Krkonoše, Klínovec ou Šumava. Mas se a intenção foi extrair o máximo de Praga, aproveite para fazer uma passeio romântico pelas ruas da cidade e simplesmente observar a transformação da paisagem urbana coberta de neve.

Saiba mais no post República Tcheca no inverno.

Aventure-se => 1 dia na área de esqui de Klínovec

 

Qual é o fuso da República Tcheca?

República Tcheca fuso horário

República Tcheca está há 4 horas do horário de Brasília.

Entre o Brasil e a República Tcheca, o fuso horário é de 4 horas; entretanto, os tchecos possuem horário de verão, que vai do final de março até meados de outubro; durante este período a diferença entre os dois países será de 5 horas. Saiba mais sobre os países da Europa.

Não se esqueça de fazer a consulta às tabelas oficiais, lembrando que a partir de 2019 o Brasil não adotará o horário de verão. Desta forma você não corre o risco de perder nenhum voo ou mesmo outra viagem de trem ou de ônibus que você vá fazer dentro do país.

Confira => 1 dia em Cesky Krumlov

 

Descubra quando ir para República Tcheca

A República Tcheca tem as estações do ano bem definidas, portanto é possível se planejar para que o tempo contribui com o seu cronograma. Se você quiser temperaturas mais estáveis, é melhor se programar para ir no meio das estações: abril (primavera), julho (verão), outubro (outono) e janeiro (inverno).

Para auxiliar seu planejamento de viagem, recomendo também o artigo qual moeda levar para República Tcheca, com dicas importantes sobre câmbio e para lidar com dinheiro no país.

Para finalizar, veja um vídeo produzido pelo site oficial de turismo da República Tcheca sobre a cidade de Praga com as flores da primavera:

E você, ainda tem dúvidas sobre quando ir para República Tcheca? Compartilhe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais