Comidas típicas da República Tcheca

por Carolina Romeiro

Conhecer as comidas típicas da República Tcheca irão te transportar diretamente para a época medieval. A cozinha é cheia de sopas, carnes com muito molho e um diferenciado pão tcheco, que é ideal para a acompanhar estes pratos suculentos, como é o caso do Goulash.

Assim como em outros países do Leste Europeu, onde o frio é grande e enfrentá-lo durante o inverno exige uma comida mais pesada, as receitas da República Tcheca também mantém estas características; elas possuem bastante gordura, carnes, frituras e poucos vegetais, que são principalmente repolho, tomate, cebola, batata e picles).

E como os tchecos gostam muito de cerveja, afinal foi lá que a cerveja tipo pilsen foi criada, a bebida é ideal para acompanhar a todos estes pratos. É muito comum você vê-los pedirem uma caneca de cerveja para acompanhar as refeições.

Dito isto, preparei neste artigo uma lista com os principais pratos que compõem o cardápio da República Tcheca, para você saber o que experimentar durante a sua viagem.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na República Tcheca

Seguro viagem Europa »

 

Quais são os pratos típicos da República Tcheca?

Onde comer na república Tcheca

No verão e na primavera, é normal fazer as refeições do lado de fora dos restaurantes.

  • Bramboračka
  • Hovězí vývar s játrovými knedlíčky
  • Šopský salát
  • Česnečka
  • Guláš ou Goulash
  • Svíčková na smetaně
  • Smažený sýr
  • Španělský ptáček
  • Vepřo, knedlo, zelo
  • Řízek
  • Ovocné Knedlíky
  • Chlebíček
  • Trdelník ou Trdlo
  • Oplatka
  • Cervejas

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na República Tcheca »

 

O que comer na República Tcheca?

Bramboračka

Pratos para experimentar na República Tcheca

Prato geralmente é acompanhado de pão | Foto: Ludek, via Wikimedia Commons.

Esta é uma deliciosa receita de sopa de batatas da culinária tcheca. É muito comum ser servida dentro de um pão e além das batatas ela leva ainda cenouras e cogumelos; sem dúvida alguma é um excelente prato para começar a sua refeição, ainda mais nos dias mais frios.

Desfrute => Cruzeiro com jantar em Praga

 

Hovězí vývar s játrovými knedlíčky

Comidas populares da República Tcheca

Sopa é servida com almondegas | Foto: Nillerdidk, via Wikimedia Commons.

Este é outra sopa que figura na listas das delícias das comidas típicas da República Tcheca. Trata-se de um caldo de carne, preparado com pimentão, cenoura e macarrão; o prato ainda é servido com almôndegas de fígado.

Delícia => Jantar medieval com bebida ilimitada em Praga

 

Šopský salát

Receitas da República Tcheca

Salada geralmente é coberta com queijo balcânico.

Os dias de calor pedem refeições mais frescas, certo? E a República Tcheca também tem saladas típicas para você. Esse prato, que apesar de simples é bem saboroso, é preparado com pimentão vermelho, tomate, pepino e queijo balcânico (que pode ser bem salgado).

Aprecie => Jantar Mozart em Praga

 

Česnečka

República Tcheca cultura

Prato também pode ser acompanhado de carne e batatas | Foto: Dezidor, via Wikimedia Commons.

Se você é um grande fã de alho então não deixe de experimentar a Česnečka. O prato nada mais é do que uma sopa de alho com queijo ralado e croutons. Saiba também quais os pontos turísticos da República Tcheca.

Você pode até achar que ela seja um tanto quanto aguada, mas dizem que é o melhor remédio tcheco contra a ressaca. E olha que os tchecos bebem bastante cerveja.

Divirta-se => Excursão cervejas artesanais tchecas

 

Guláš ou Goulash

Alimentação na República Tcheca

Goulash pode ser feito com carne bovina ou de porco.

Este talvez seja o prato mais conhecido dentre as comidas típicas do país, é bem saboroso e você não deve deixar o país sem experimentá-lo. Ele consiste em pedaços de carne bovina ou de carne de porco, com um molho bem encorpado e muito bem temperado. Descubra qual moeda levar para República Tcheca.

A versão mais original ainda vem acompanhada com o um pão tcheco (knedlík), que também é chamado de dumpling pelos tchecos.

Esse pão é cozido no vapor e tem um formato que lembra um rocambole; algumas pessoas podem achar que não tem nada de especial, mas é, sem dúvida alguma, o melhor acompanhamento para o goulash.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

E uma curiosidade a respeito deste prato: ele tem origem Húngara, mas muitos países que você pode conhecer um roteiro pelo Leste Europeu adotaram este prato também.

Como ter => Chip na Europa

 

Svíčková na smetaně

Cardápio Praga

Prato é muito consumido no país | Foto: Matyáš Havel, via Wikimedia Commons.

Este prato é bem parecido com o goulash e consiste em um pedaço de carne vermelha, com um molho bem cremoso de vegetais e é acompanhado do knedlík, creme de nata e geleia de cranberry em cima de uma fatia de limão.

Aprenda => Aula de culinária em Praga

 

Smažený sýr

Petiscos na República Tcheca

Queijo empanado é um ótimo petisco | Foto: Matěj Baťha, via Wikimedia Commons.

O Smažený sýr é um excelente acompanhamento, petisco ou uma rápida comida de rua. Trata-se de um queijo empanado frito, onde geralmente são usados os queijos do tipo Hermelín (que é um camember tcheco) ou Eidam (queijo holandês). Conheça também as cidades da República Tcheca.

Geralmente, vem acompanhado de molho tártaro e é um excelente acompanhamento para a cerveja tcheca. Este molho é chamado de tatarská omáčka e é muito mais saboroso do que os servidos no Brasil.

Incrível => Jantar com cervejas tchecas lendárias

 

Španělský ptáček

O que comer no Leste Europeu

Bife pode ser recheado com ovo e legumes | Foto: Pastorius, via Wikimedia Commons.

Provavelmente você já comeu bife a rolê, certo? Podemos dizer que o Španělský ptáček é a versão tcheca deste prato. Ele consiste em um bife recheado com cebola, bacon, cenoura, ovos e picles; parece bom não? A iguaria é assada, servida com bastante molho e pode ser acompanhado de arroz branco ou dos knedlík.

Compare => Aluguel de carro na Europa

 

Vepřo, knedlo, zelo

Dicas para comer em Praga

Tchecos gostam de chucrute e carne de porco| Foto: Pavel Ševela, via Wikimedia Commons.

O vepřo, knedlo, zelo é exatamente o que o nome diz, que na tradução para o português seria porco, bolinho de massa e repolho.

Essa comida típica da República Tcheca é servida com um alguns pedaços de carne de porco e um bom molho bem grosso, chucrute (que é repolho em conserva fermentado) e o knedlík.

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Řízek

Pratos típicos da República Tcheca

Prato geralmente é acompanhado com legumes e batatas.

O nome pode parecer meio complicado, mas o prato é bem simples. O Řízek nada mais é do um pedaço bem servido de porco (vepřo) ou de frango (kuřecí) à milanesa. O acompanhamento é geralmente servido com alguns vegetais e salada de batata.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Ovocné Knedlíky

Comidas famosas na República Tcheca

Pão recheado com frutas é famoso no país | Foto: Nillerdk, via Wikimedia Commons.

Outro prato típico da República Tcheca é o Ovocné Knedlíky. Trata-se de um dumpling recheado de fruta, geralmente com ameixa, damasco e mais comumente morango; ele vem coberto com manteiga, queijo (parecido com um queijo cottage) e açúcar. Por mais que ele pareça uma sobremesa, geralmente servido como prato principal.

Como funciona => Imigração na Europa

 

Chlebíček

Lanches famosos no Leste Europeu

Lanche pode ter diversos recheios | Foto: Jakub Holzer, via Wikimedia Commons.

A República Tcheca também possui alguns sanduíches típicos, que são excelentes comidas de rua e uma ótima opção para serem consumidos durante a sua visita a Praga ou em qualquer outra cidade tcheca. Confira onde ficar em Praga.

Uma destas refeições rápidas são os Chlebíček, uma espécie de sanduíches abertos, com praticamente uma fatia inteira de pão e os mais variados ingredientes: queijos, presunto, vegetais diversos, azeitonas e até mesmo um espécie de patê de beterraba.

Excursão => 1 dia em Český Krumlov com almoço na Taverna

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Trdelník ou Trdlo

doces tchecos

Trdelník recheado de sorvete.

O Trdelník ou Trdlo é uma das mais tradicionais e deliciosas receitas de sobremesa tcheca. Você com certeza conseguirá experimentar esta delícia em qualquer um dos lugares turísticos não apenas de Praga, mas em qualquer lugar do mapa da República Tcheca.

Trata-se de um rolinho de massa, que é assado e polvilhado com açúcar, canela e amêndoa; o mais tradicional é servido puro. Mas atualmente há muitas variações de recheios: chocolate ao leite, chocolate branco e até mesmo sorvete.

Dicas => Mochilão pela Europa

 

Oplatka

Sobremesas em Praga

Waffle geralmente é acompanhado de geléia pelos tchecos.

Este doce é muito típico e se originou nas cidades de Karlovy Vary e Mariánské Lázně, chegando a ser até mesmo a marca delas. O Oplatka é um waffle redondo, bem fininho e com os mais variados recheios como avelã, cacau e chocolate; entretanto, ele em geral é bem grande, portanto se você não é muito fã de doces talvez seja melhor dividir com alguém.

Certamente você o encontrará também nos mercados tchecos o doce em barra ou como o tradicional biscoito waffle vendido no Brasil.

Conheça => Excursão de 1 dia a Karlovy Vary

 

Cervejas

Cerveja Pilsen República Tcheca

Cervejas pilsen foram criadas na República Tcheca

A cerveja é talvez uma das bebidas mais típicas da República Tcheca. E uma vez no país você irá perceber uma coisa, a cerveja é mais barata do que água, afinal o tcheco é o povo que mais consome cerveja no mundo.

Além de inventar a cerveja Pilsen (leve e cremosa), o país possui uma grande diversidade de cervejas artesanais de excelente qualidade. Portanto, se você gosta da bebida, experimente as mais variadas marcas e sabores durante a sua viagem.

Aproveite => Degustação de cervejas em Praga

 

Desfrute das comidas típicas da República Tcheca

Como você pôde perceber, a culinária da  República Tcheca é bem rica em carnes, pães, queijos, sopas, saladas e doces; portanto, certamente os cardápios do país possuem opções para todos os gostos. Claro, sem contar as famosas cervejas tchecas, sucesso  absoluto entre locais e turistas.

Recomendo também o artigo o que saber antes de viajar para Europa, com dicas preciosas para o seu planejamento de viagem.

Confira agora esse vídeo  feito pelo site oficial de turismo da República Tcheca que mostra mais sobre os sabores do país:

E você, quais das comidas típicas da República Tcheca te deram mais água na boca? Já experimentou alguma? Deixe sua resposta nos comentários!

 

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais