Home » 10 curiosidades da República Tcheca

10 curiosidades da República Tcheca

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Antes de embarcar na sua próxima aventura, fique por dentro das principais curiosidades da República Tcheca; elas podem não ser essenciais para a sua sobrevivência no país, mas sem dúvida alguma, te farão conhecer muito melhor o povo tcheco, o que torna a viagem mais especial.

Isto porque cada país tem os seus costumes, cada lugar com a sua população, a sua história e o seu idioma. Então saber o que se esconde por trás de tudo isto já te ajuda a ir entrando no clima medieval tão especial e único da República Tcheca.

Confira neste artigo os principais costumes, cultura e os fatos mais interessantes da República Tcheca.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na República Tcheca

Seguro viagem Europa »

 

Curiosidades da República Tcheca: tudo o que você precisa saber

Republica Tcheca população

Maior cidade e capital do país, Praga possuí cerca de 1,3 milhões de habitantes.

  • A terra dos castelos
  • Cerveja, a paixão nacional
  • Fácil acesso aos países vizinhos
  • Grande número de ateus
  • Onde surgiu a Defenestração
  • Loucos por sopas
  • A colheita de cogumelos
  • Cercada por montanhas
  • Roubo da caneta no Chile
  • Um pouco de história

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na República Tcheca »

 

A terra dos castelos

Castelos na República Tcheca

Castelo de Praga é o maior do mundo.

A primeira curiosidade certamente irá render muitas fotos e momentos inesquecíveis durante a sua viagem, pois fazer um tour por pelos castelos do país é estar diante de alguns dos principais pontos turísticos da República Tcheca.

É quase que inimaginável a quantidade de castelos e de fortalezas existentes no país , ao todo são mais de 2000. A República Tcheca fica atrás apenas da Bélgica e da França.

O mais famoso entre eles é simplesmente o maior castelo do mundo, com mais 70.000m² e também o mais famoso é, sem dúvida alguma. Portanto, na sua viagem, reserve um tempo considerável para conhecer todo o complexo do Castelo de Praga.

O excepcional castelo de Český Krumlov está na cidade com o mesmo nome e possuí um dos teatros barrocos mais conservados do mundo, que ainda é capaz de abrigar espetáculos durante os meses de verão.

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Cerveja, a paixão nacional

República Tcheca cerveja

República Tcheca é o país que mais consome cerveja no mundo.

Quando as pessoas pensam em cerveja, geralmente a República Tcheca não e o primeiro país que vem a mente, se é que ele é lembrado. Mas sim, a cerveja é sem dúvida alguma uma das principais (se não a maior) paixão nacional.

E as curiosidades sobre a bebida na República Tcheca não param por aí. Os tchecos são os maiores consumidores de cerveja do mundo, com uma média de 143 litros anuais por pessoa; desbancando assim países como a Alemanha, Irlanda e a Polônia.

Para quem aprecia a bebida, poderá experimentar as mais variadas marcas sem gastar muito. Isto porque a cerveja tcheca custa cerca de 1 dólar e é literalmente mais barata do que a água no país; há até mesmo alguns spas no país que oferecem banhos relaxantes em banheiras cheias de cerveja. Descubra qual moeda levar para República Tcheca.

Para quem é fã da série americana Simpsons, ainda poderá experimentar a marca que o Homer Simpson bebe, que é a cerveja Duff, fabricada na República Tcheca.

Delícia => Degustação de cervejas em Praga

 

Fácil acesso aos países vizinhos

Países que fazem fronteiras coma República Tcheca

| Foto: Tiia Monto, via Wikimedia Commons.

Vai fazer um mochilão pela Europa, então a República Tcheca é um excelente lugar para você incluir na sua lista de destinos. Isto se deve ao fato de que o país faz fronteira com uma grande variedade de outros países, como Alemanha, Áustria, Polônia e Eslováquia.

E o acesso de Praga para a capital destes outros países é muito fácil e exige apenas algumas poucas horas, basta saber viajar de trem pela Europa ou alugar um carro. Tá aí um bom lugar para começar o seu roteiro.

Prático => Aluguel de carro na Europa

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Grande número de ateus

Países com mais ateus na Europa

Apesar de poucos católicos, Catedral de São Vito é um marco do país.

A República Tcheca é um país em que a maior parcela da população – algo em torno de 70% – se considera atéia, ou seja, não acredita em Deus; sendo que somente cerca de 27 % da população compõe a comunidade Católica no país.

Atualmente, os judeus somam somente alguns milhares de pessoas. Isto porque muitos foram mortos durante a 2ª Guerra Mundial.

Ingressos => Bairro judeu em Praga

 

Onde surgiu a defenestração

Fatos curiosos da República Tcheca

Ilustração da defenestração de Praga em 1618 | Foto: Matthäus Merian, via Wikimedia Commons.

Você já ouviu falar em defenestração? Este é o nome dado ao ato de atirar uma pessoa pela janela. Por falar em curiosidades, leia sobre as bandeiras da Europa.

A defenestração parece ter surgido no país e ainda fez parte da história da República Tcheca, pois o ato começou a ser praticado no ano de 1618, quando o imperador Fernando II e os seus representantes foram jogados de uma das janelas do famoso Castelo de Praga.

O episódio aconteceu quando os nobres de Praga resolveram invadir o castelo para se vingar do imperador por querer demolir as igrejas luteranas do país.

A decisão do imperador ia contra a lei de liberdade religiosa existente na República Tcheca. A morte do imperador acabou resultando no início da Guerra dos 30 anos.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Loucos por sopas

O que comer na República tcheca

Muitas sopas tchecas são acompanhas de carne e batatas.

Se você gosta de sopas, então poderá aproveitar bastante para se deliciar com este prato durante a sua viagem para a República Tcheca; para se ter uma ideia, ela é servida antes de todas as refeições. Saiba quais são as preferidas dos tchecos e conheça as comidas típicas da República Tcheca.

É bem comum que os restaurantes tchecos sirvam os conhecidos “pratos do dia” e quanto o preço for dados ele já incluem a sopa no valor. Portanto, não precisa se preocupar em querer economizar e aproveite a sopa.

Desfrute => Jantar medieval com bebida ilimitada em Praga

 

A colheita de cogumelos

Tradições na República Tcheca

Cogumelos são colhidos geralmente no outono.

Dentre as curiosidades da República Tcheca, este é um costume bastante comum, não apenas no país, mas em outras nações do Continente Europeu é colher cogumelos.

Se você viajar para a República Tcheca neste período verá muitas pessoas vendendo parte das suas colheitas nas ruas. Durante os meses de outono, os cogumelos simplesmente começam a aparecem em praticamente qualquer gramado pelo país. Saiba também quando ir para República Tcheca (em breve).

Mas eles são especialmente abundantes nas florestas e parques; essa grande quantidade de cogumelos à disposição trás à tona a tradição da colheita.

Entretanto, nunca é demais lembrar que se você não tem a menor familiaridade com os cogumelos e muito menos saberá identificar corretamente eles, então é melhor deixar a tradição para quem sabe o que está fazendo.

Isto porque, além de comum colher os cogumelos, as intoxicações e envenenamentos por cogumelos também ocorrem todos os anos, algumas pessoas até morrem por causa disso. E com certeza você não vai querer ter nenhum tipo de problema médico durante a sua viagem, certo?

Conheça => Roteiro pelo Leste Europeu

 

Cercada por montanhas

Atrativos da República Tcheca

Ponte rochosa Pravčická Brana em Hrensko.

O país é cercado pela cadeia montanhosa da Europa em quase a sua totalidade. As principais montanhas estão localizadas na fronteira com a Alemanha; ajudando na divisão entre os dois países e criando paisagens sensacionais para quem viajar para Hrensko, umas das principais cidades da República Tcheca.

Natureza => Excursão ao Parque Nacional da Suíça Boêmia

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Roubo da caneta no Chile

Um fato histórico bastante interessante aconteceu com um político tcheco, que nada mais era do que o segundo Presidente do país, Vláclav Klaus, que governou República Tcheca entre 2003 e 2013.

O incidente aconteceu em uma visita oficial do Presidente ao Chile, que durante uma coletiva de imprensa foi flagrado pelas câmeras furtando uma caneta.

Ao ser questionado sobre o ocorrido, ele disse que pegar a caneta é praxe nesses eventos; o fato fez com que ele se tornasse uma celebridade na internet por alguns dias.

Incrível => Excursão a Kutná Hora e a Capela de Ossos

 

Um pouco de história

Edifícios históricos da República Tcheca

Construções históricas do país foram preservados durante a guerra.

Ao longo de sua história a República Tcheca passou por muitas transições. Primeiramente, quando a 1ª Guerra Mundial terminou o país passou a fazer parte da chamada Tchecoslováquia; depois o país foi um dos primeiros a ser invadido pelos alemães durante a 2ª Guerra Mundial. Em seguida veio o a antiga União Soviética, que ficou no governo por mais de 20 anos.

No país há tantos lugares e edifícios históricos preservado, pelo fato de ele quase não foi bombardeado durante a 2ª Guerra Mundial.

Existem até mesmo rumores que Hitler tinha planos de fazer com que a cidade de Praga fosse a capital cultural da Europa.

Outro fato histórico interessante é que em 1993 a República Tcheca e a Eslováquia se separaram, colocando um fim na Checoslováquia e criando dois novos países da Europa.

A decisão de dividir os estados foi tão natural e pacífica, que é conhecida como Divórcio de Veludo.

Como ter => Chip na Europa

 

Conheça as curiosidades da República Tcheca

São muitas as curiosidades da República Tcheca que tornam o país repleto de peculiaridades interessantes; afinal possuí simplesmente o maior castelo do mundo e uma culinária riquíssima; sem contar que os tchecos são os que mais consomem cerveja no planeta.

Outro ponto interessante é localização geográfica do país, com o Centro Europeu situado a oeste e todo o Leste Europeu do outro lado. Portanto se planeje e curta ao máximo sua viagem para a República Tcheca.

Para conferir toda a herança cultural da República, assista o vídeo abaixo publicado pelo site oficial de turismo da República Tcheca:

E você,o que achou das curiosidades da República Tcheca? Já as presenciou de perto? Deixe sua resposta nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário