Home » População da Europa: características e curiosidades

População da Europa: características e curiosidades

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Se você deseja visitar o Velho Continente ou está com viagem marcada, que tal conhecer as características da população da Europa? No artigo de hoje você ficará por dentro de alguns costumes e curiosidades de um dos povos mais antigos do mundo. Adianto que a população europeia é formada por distintos grupos étnicos. Entre eles, anglo-saxões, escandinavos, eslavos, germânicos e latinos.

Por falar nisso, a maior parte da população é composta por pessoas brancas. Mas em países como Portugal e França você também encontra pessoas negras, que escolheram os respectivos países para firmar residência e, inclusive, hoje tem filhos e netos que nasceram na Europa. Ou seja, hoje, ao visitar o Velho Continente, você encontrará muita diversidade entre raças e, claro, muitos brasileiros, haja vista a vasta distribuição da população europeia.

Só para ilustrar, a estimativa é que mais de 750 milhões de pessoas desfrutam da elevada qualidade de vida europeia. Número considerado alto em relação a extensão territorial dos 50 países que formam o bloco. Para você ter uma ideia, a Europa é o segundo menor continente em superfície do mundo, ela possui cerca de 10.180,000 quilômetros de extensão, isso é, cerca de 2% da superfície da Terra e cerca de 6,8% da área acima do nível do mar.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Características da população da Europa

população da europa 2018

Europa é distribuída em três classes linguísticas, germânica, românica e eslava.

Conhecida por possuir a população mais velha do globo, uma vez que a taxa de crescimento populacional europeu gira em torno dos 0,06% ao ano, a Europa também possui a menor taxa de fecundidade, cerca de 1,6 filhos por mulher. Já a média de idade dos europeus é de quase 42 anos.

Tendência considerada nova, já que o volume de migrações para o velho continente contribui para que essa mudança ocorra. Ou seja, ajuda não só a reequilibrar o índice populacional, mas a garantir que haja população em idade ativa para o mercado de trabalho.

No entanto, nem tudo são flores, e muitos países hostilizam os novos vínculos, inclusive apresentam claras intenções xenofóbicas em relação aos estrangeiros.

Vale a pena destacar também que existe uma parcela elevada de idosos na população da Europa. Não apenas pelas baixas taxas de fecundidade, mas também por causa da baixa natalidade. Também entra nessa conta a esperança de vida longa no velho continente.

Só para ilustrar, o envelhecimento da população é tão evidente que o número de adolescentes com até 14 anos de idade é mais baixa em relação ao número de idosos com mais de 65 anos.

Além disso, a Europa é distribuída em três classes linguísticas, a germânica – norte e centro -, românica – no sul – e eslava – no leste. Todas elas vem dos indo-europeus, povos que invadiram a Europa há cerca de quatro mil anos. Também possuem a mesma origem o grego e o albanês.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Divisão da Europa

população da europa 2019

Mapa europeu.

Se você pretende conhecer a Europa, é bom saber que ela é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Ela fica a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico.

Por isso, as sociedades que habitaram o continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta. Bom, agora você já sabe por que o velho continente é considerado o “centro do mundo”, mesmo que geograficamente isso não esteja correto.

Agora, saiba que as áreas mais povoadas da Europa estão localizadas na região centro-ocidental, onde ficam os parques industriais e atividades de produção. Nessa zona fica a Alemanha, França, Itália, Holanda e Reino Unido.

No entanto, para muitos, esta distribuição é irregular, uma vez que muitas áreas europeias se tornam intensamente povoadas e outras se tornam grandes vazios demográficos, eles acontecem no norte europeu. Claro que o clima, nesse caso, os longos invernos e as temperaturas baixíssimas ajudam a afastar a população.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Saiba ainda que a maior parte da população europeia tem como religião o cristianismo, mesmo ele sendo dividido em catolicismo romano, na Espanha, Portugal, França e Itália; e protestantismo em países como Alemanha, Noruega e Suécia; e o cristianismo ortodoxo, na Grécia e Rússia.

É bom destacar outra característica europeia: o território é marcado pelo predomínio de baixas altitudes. Aqui se abre exceção para os Alpes Escandinavos na porção setentrional do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente. Conheça mais sobre a cadeia montanhosa da Europa.

Não é à toa que o clima na Europa é temperado, possui variações entre as regiões litorâneas e continentais, assim como nas regiões de mais altitude. No entanto, você poderá encontrar outros climas, como o mediterrâneo, o polar e o alpino ou clima de montanha, como é popularmente chamado na região.

Além disso, pertence a hidrografia europeia alguns rios importantes e famosos no mundo todo, como o Elba, o Danúbio, o Reno, o Sena, Volga, o Tejo e entre outros. A vegetação existente no continente varia entre o Tundra, a Floresta Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.

Prático => Chip na Europa

 

Curiosidades da população da Europa

população da europa em 1940

Europa possui excelente infraestrutura de transporte e habitação.

  • A Rússia é o país mais populoso do velho continente. Ela tem cerca de 144,5 milhões de habitantes. Na sequência está a Alemanha com 82 milhões; a França e o Reino Unido com 59 milhões, respectivamente; a Itália com 57 milhões; a Ucrânia com 49 milhões e a Espanha, com 39 milhões de habitantes. No entanto, se for analisada a quantidade de pessoas e a extensão territorial, a Rússia perde o posto.
  • O Holanda é o país que abriga o maior número de pessoas, cerca de 15,9 milhões de habitantes, e possui densidade demográfica equiparada.
  • Assim possui cerca de 470 habitantes por quilômetros quadrados. Em seguida está a Bélgica, com 312 habitantes por quilômetro; o Reino Unido, com 59 habitantes por quilômetro; a Alemanha, com 82 habitante por quilômetro e a Itália, com 57 habitantes por quilômetro.
  • Conforme apontei no começo deste artigo, 50 países fazem parte da Europa. Contudo, 7 deles também fazem parte da Ásia. São os mais famosos: o Cazaquistão, a Turquia e a Rússia.
  • Por causa da União Europeia (UE), que reúne 28 países, a integração entre os povos europeus tem se tornado mais comum, mas ainda assim existem povos que não gostam muito das fronteiras abertas. Confira abaixo os países que fazem parte da União Europeia: Alemanha / Áustria / Bélgica / Bulgária / Chipre/ Croácia / Dinamarca / Eslováquia / Eslovênia / Estónia / Finlândia / França / Grécia / Hungria / Irlanda / Itália / Letônia / Lituânia / Luxemburgo / Malta / Países Baixos / Polônia / Portugal Reino Unido / República Checa / Romênia / Suécia;
  • Outros países estão em negociação, como Montenegro / Sérvia / Turquia. E alguns são candidatos à União Europeia, como Albânia e Macedônia do Norte;

Bandeiras dos países na sede da União Europeia em Bruxelas.

  • Depois da 2º Guerra Mundial, os países da Europa começaram um processo de recuperação. Por isso, alguns deles, passaram a ser novamente referência entre outras potências internacionais. São considerados os países mais fortes do velho continente a Alemanha, o Reino Unido e a França.
  • Não é à toa que a Europa é uma das protagonistas dos setores de economia e geopolítica mundial, já que estão em seu território os países mais bem-sucedidos do planeta! E atenção: na Europa são faladas mais de 60 línguas, entre idiomas oficiais e dialetos.
  • Além disso, 9 de Maio é celebrado o Dia da Europa. A data foi assinala o aniversário da Declaração Schuman, em 1950, em Paris, na França. Robert Schuman, na época ministro dos Negócios Estrangeiros francês, disse que a data era uma espécie de cooperação política para tornar impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
  • Se você já viajou para Europa e depois fez um tour entre países europeus, deve ter percebido que não existe controle de fronteiras entre os 28 países da União Europeia. Isso existe graças ao Tratado de Schengen.
  • Também é por causa do Acordo de Schengen que o seguro saúde é um item obrigatório no velho continente. Não esqueça, depois de ler este artigo e assim que fechar a sua passagem, de contratar o seu seguro viagem. Sem ele, provavelmente você será barrado ao tentar passar pela imigração europeia.
  • Uma curiosidade interessante sobre o Tratado de Schengen é que os países que fazem parte do acordo (26 países) não são exatamente os mesmos que fazem parte da União Europeia. Só para ilustrar, os países europeus podem escolher a quantidade de tratados que querem participar, ou seja, tanto podem fazer parte de um quanto de nenhum.
  • Espaço Schengen: Alemanha/ Áustria / Bélgica / Dinamarca / Eslováquia / Eslovênia / Espanha / Estônia / Finlândia / França / Grécia / Holanda / Hungria / Islândia / Itália / Letônia / Liechtenstein / Lituânia / Luxemburgo / Malta / Noruega / Polônia / Portugal / República Checa / Suécia / Suíça;
Continente Europeu

Bandeira da União Europeia.

  • Se a Rússia é o maior país, não só do continente, mas do planeta, o Vaticano é o menor. Aliás, é o menor do mundo. Para você ter uma ideia, ele conta com menos de 1 mil habitantes. Contudo, nele se falam dois idiomas, o italiano e o latim.
  • Já na Suíça você também encontra variedade no idioma. Quatro línguas são consideradas oficiais no país. São elas: o alemão, o francês, o italiano e o romanche. A nível, literalmente de curiosidade, o alemão é a língua com maior número de falantes na Suíça, cerca de 62% da população. O romanche, por outro lado, é o que possível menor número de falantes, menos de 1%.
  • Ah, e sabia que, por convenção, a Europa é considerada um continente mas, na verdade, ela é uma península da Eurásia? Bom, o conceito é um pouco polêmico, então vamos a próxima curiosidade!
  • Sozinha, a Noruega possui mais de 150 mil ilhas. Além de ser um lugar belíssimo, o país também está na rota dos cruzeiros marítimos. Só para ilustrar, você pode iniciar o tour pelas águas norueguesas, passando por Hellesylt, Geiranger, Honningsvåg, Tromsø, Leknes, Trondheim, Åndalsnes e Bergen, e terminar o trajeto em Kiel, na Alemanha.
  • E por falar em divisão de regiões, lembra que eu disse lá em cima que a Europa divide 7 nações com o continente asiático? Então anota a lista completa, são eles, a Armênia, o Azerbaijão, o Cazaquistão, o Chipre, a Geórgia, a Turquia e a Rússia.
  • Sabia que os países que possuem território em mais de um continente são chamados de nações transcontinentais? E que Luxemburgo é considerado o país mais rico da Europa e Moldávia, por sua vez, é o mais pobre? Sabia também que Espanha e França são dois dos 50 países do Velho Continente que mais recebem turistas? E para fechar, que primeiro país europeu a imprimir dinheiro em papel foi a Suécia?

Qual a melhor? => Companhia aérea para viajar para Europa

 

Dicas para se dar bem durante viagem à Europa

europa ásia população

Caminhando é possível conhecer cada detalhe das cidades europeias.

O primeiro passo para você se dar bem durante a sua estadia, seja em qualquer um dos 50 países do velho continente, será sempre respeitar a cultura onde você será inserido. Além disso, estar aberto a novos ambientes.

Pois a maior parte da população europeia costuma ser mais discreta e silenciosa. Em outras palavras, os europeus são aquele tipo de pessoa que ficam mais na dela. Contudo, isso não tem nada a ver com cordialidade.

Os europeus são super atenciosos e ótimos anfitriões. Eles, geralmente, gostam muito de receber turistas. Então, seja carismático e dará tudo certo.

Além disso, não precisa ter medo ou vergonha ao pedir informações. Como disse, eles são muito educados e também gostam de ajudar os turistas. Aproveite a conversa para descobrir um pouco mais sobre o local que você está visitante, fica a dia!

Ao se locomover pela Europa você poderá economizar. A primeira forma é optar por voos low cost na Europa. As companhias aéreas de baixo custo costumam dar muitos descontos e é possível encontrar passagens aéreas por R$ 40 euros ou menos, para viajar não apenas dentro de um determinado país, mas também entre os países europeus.

Outro jeito de economizar com a deslocação é usar aplicativos para comprar a passagem dos transportes públicos. Em média, você pode economizar a partir de 1 euro, na compra de uma passagem, já que não irá imprimir o bilhete. Dito isso, fique atento! Na entrada das estações existem catracas especiais para escanear o bilhete do celular!

Confira abaixo buscadores de voos, companhias low cost e aplicativos de transporte público:

Companhias Low Cost

Buscadores de voos

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Ônibus

Trem

Saiba como => Viajar barato para Europa

 

População europeia, viaje pelo velho continente

Conforme eu citei acima, desde que você respeite a cultura do país que está viajando, a sua viagem ocorrerá da melhor forma possível. Os europeus, assim como os brasileiros, possuem as próprias manias e costumes e, claro, nada mais normal do que isso.

Então ao visitar um país da Europa, aproveite para observar os gestos, os modos de falar, os olhares. Isso te ajudará não apenas se inserir no ambiente, mas também se preparar para se comunicar e desenvolver uma amizade com alguém da parte mais antiga do mundo.

Além disso, os europeus, normalmente, gostam de conversar e falar sobre as tradições de seu país, da distribuição da população europeia, da elevada qualidade de vida da população etc. Então uma dica que vale a pena dar atenção é: época mais barata para viajar para Europa.

Isso por que na alta temporada, o seu contato com o povo europeu será mais breve, já que todos os lugares turísticos ficam muito mais cheios. Na baixa temporada, por outro lado, você consegue não só pagar os melhores preços em voos, estadia, alimentação e atrações turísticas, mas também poderá fazer muitas amizades.

A baixa temporada acontece de novembro a março, período do inverno e ainda em abril e maio, setembro e outubro, períodos de primavera e outono, respectivamente.

Nesse período, os valores caem por que a procura é baixa, então verifique se as atrações turísticas do seu destino estarão em funcionamento antes de fechar o seu roteiro de viagem!

Agora, chegou a hora de colocar os pés na estrada! Então organize a sua viagem, comece verificando a validade do seu passaporte e pesquisando as datas da sua passagem, na sequência faça a reserva da hospedagem e contrate o seu seguro viagem.

Se lembre que uma viagem inesquecível requer organização, e o planejamento começa pelo menos 8 meses antes de pegar o avião! Agora… Boa viagem!

Conheça também a comida da Europa neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Europa:

E no retorno, conta aqui embaixo o que você achou dos europeus e dos lugares que visitou no velho continente. Boa viagem, até logo!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário