Principais pontos turísticos de Praga

por Carolina Romeiro

Conhecer os pontos turísticos de Praga é estar diante de elementos importantes da história e da arquitetura européia. Considerada uma das capitais mais bonitas do continente, trata-se de um roteiro turístico muito procurado no Leste Europeu, muito por conta da localização geográfica, já que está situada no centro do país.

Em Praga não faltam lugares incríveis, onde o moderno se mistura com o antigo e até mesmo ao medieval; conferindo à cidade uma atmosférica única, que encanta a todos os turistas. Sendo um destino ideal tanto no verão, quanto no inverno.

Para te ajudar a preparar seu roteiro por esta linda cidade, trago neste artigo uma lista com os principais pontos turísticos de Praga e dicas para aproveitar cada um deles da melhor forma.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Praga

Seguro viagem Europa »

 

Mapa turístico de Praga

  • Complexo do Castelo de Praga
  • Ponte Carlos
  • Relógio Astronômico
  • Praça da cidade velha
  • Praça de São Venceslau
  • Museu e Monumento a Franz Kafka
  • O que fazer em Praga à noite
  • O que fazer em Praga com chuva

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Praga »

 

O que fazer em Praga?

mapa turístico Praga

Selecione os pontos turísticos que deseja conhecer para montar seu roteiro em Praga.

O mapa turístico de Praga inclui principalmente o chamado centro histórico (cidade velha); mas a cidade inteira possui atrativos, restaurantes e bares que valem uma visita. Tudo vai depender do seu estilo como viajante e do seu orçamento.

Conheça => Mapa da República Tcheca

 

Complexo do Castelo de Praga

Ponto turístico mais visitado em Praga

Castelo de Praga possuí uma área total de 72 km².

O Castelo de Praga começou a ser construído em 880. Ao longo dos anos, conforme os governantes iam passando por ali, novos edifícios e alas foram sendo adicionados ao complexo; portanto, ao andar pelo local, é possível perceber a diferença de estilos arquitetônicos.

Atualmente o complexo possuí cerca de 70 mil m² de área, faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, é o maior castelo do mundo e sem dúvida alguma um dos principais pontos turísticos da República Tcheca.

A Catedral de São Vito é, sem nenhuma sombra de dúvida, o edifício mais bonito do local. Logo que entrar no complexo ele será o primeiro que você verá; com um impressionante estilo gótico, cheia de detalhes, levou quase 600 anos para ser construída (de 1344 a 1929). Hoje ela é considerada um dos templos religiosos mais importantes de Praga.

Outro importante ponto turístico dentro do complexo é a Ruela do Ouro. No início a rua era onde os ourives viviam, mas ao longo dos anos até mesmo artistas e escritores famosos (como Franz Kafka) moraram ali; hoje há algumas lojas de souvenirs, além de uma pequena exposição mostrando como eram o interior das casas nos tempos medievais.

Você também poderá conhecer o Antigo Palácio Real, que era onde os reis recebiam seus convidados e ofereciam festas e banquetes. A Basílica de São jorge também se destaca no local e, apesar de não ser exatamente o prédio mais bonito por fora, é incrível por dentro.

A entrada no complexo é gratuita, entretanto para conhecer alguns edifícios históricos é preciso pagar. Os valores dos ingressos são:

  • Circuito A: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, exibição da “The Story of Prague Castle”, Basílica de São Jorge, Rua do Ouro (Golden Lane), a Torre Daliborka e o Palácio Rosenberg. Valor: CZK 350.
  • Circuito B: Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Basílica de São Jorge, Rua do Ouro com a Torre Daliborka. Valor: CZK 250.
  • Circuito C: Exibição “os tesouros da Catedral de São Vito” e galeria de fotos do Castelo de Praga. Valor: CZK 350.

O local fica aberto o ano todo. Entre 1º de abril até 31 de outubro, o complexo do castelo funciona das 6h às 22h e os prédios históricos das 9h às 17h. Entre 1º de novembro até 31 de março o horário de funcionamento do complexo do castelo é das  6h às 22h e dos prédios históricos das 9h às 16h.

Imperdível => Tour Castelo de Praga

 

Ponte Carlos

Praga pontos turísticos

Ponte Carlos é o principal cartão-postal de Praga.

Saindo do Castelo de Praga, para chegar até a cidade velha você devera cruzar o Rio Moldava (ou Vltaca em tcheco), pela Ponte Carlos.

O local começou a ser construído durante o reinado do rei Carlos IV e a obra iniciou exatamente às 5h e 31min do dia 9 de julho de 1357; no total foram 45 anos de construção, ficando pronta em 1402.

A ponte hoje em dia é utilizada somente por pedestres, que lotam o local para tirarem fotos das 31 estátuas religiosas que foram colocadas ao longo da ponte durante os séculos XVIII e XIX.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

De cima da ponte, a vista da cidade também é bem impressionante e vale muito a pena tirar fotos, principalmente se decidir aproveitar a República Tcheca no verão.

Além dos inúmeros turistas, a ponte também tem artesão e pintores vendendo os seus trabalhos, bem como músicos fazendo pequenas apresentações. O local fica aberto 24 horas por dia.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Relógio Astronômico

Relógio Astronômico em Praga

Relógio impressiona pelas formas geométricas.

O Relógio Astronômico de Praga é outra parada obrigatória no seu mapa turístico. Instalado no ano de 1410 e já reformado, ele fica na lateral da antiga prefeitura, na cidade velha; além das horas, este relógio também marca a posição do sol e da lua.

Sempre que o relógio marca hora cheia (entre as 8h até as 20h) ele ganha vida, com o chamado desfile dos doze apóstolos, que se inicia quando um esqueleto puxa uma corda; outros personagens também aparecem, como o Turco, a Vaidade, a Avareza e a Morte. Confira quais as principais curiosidades da República Tcheca.

E para quem gosta de apreciar a vista, ainda é possível subir na torre do Relógio. Ela funciona de terça a domingo entre as 9h até as 18h e as segundas-feiras das 11h às 18h. Reserve agora sua entrada no Relógio Astronômico de Praga.

Divertido => Tour de segway em Praga

 

Praça da cidade velha

Lugares para conhecer em Praga

Praça da cidade velha em Praga.

Depois de ver o relógio astronômico, conheça a Praça da Cidade Velha. Ela era o centro de tudo que acontecia em Praga durante a Idade Média. Ela é uma das paradas do ônibus turístico de Praga.

É aqui que os mercados de natal e a árvore natalina são montadas, além de abrigar outras feiras de comércio ao longo do ano. Para fazer suas compras com mais facilidade, descubra qual moeda levar para República Tcheca.

Palco de muitos eventos históricos ao longo dos anos, hoje é um importante ponto turístico de Praga. No entorno da praça há diversos prédios bem interessantes como a Igreja de São Nicolau, a Igreja de Nossa Senhora de Týn e a Prefeitura da Cidade Velha; o local fica a disposição dos turistas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como ter? => Chip na Europa

 

Praça de São Venceslau

Dicas de roteiro em Praga

Praça abriga o Museu Nacional de Praga.

A Praça de São Venceslau fica no centro da chamada Cidade Nova. Foi ali que um dos eventos mais importantes da história da República Tcheca se iniciou; em novembro de 1989, ocorreu uma manifestação contra a brutalidade policial dando início à Revolução de Veludo (que culminou com a separação da Tchecoslováquia em República Tcheca e Eslováquia) e à queda do comunismo.

A Praça é cercada de prédios com restaurantes, lojas e hotéis; o Museu Nacional de Praga também fica nessa Praça.

Conforto => Traslado do aeroporto de Praga

 

Museu e Monumento a Franz Kafka

Monumento Franz Kafka Praga

Para conhecer o monumento é preciso atravessar a ponte para a Cidade Nova.

Se você é um amante da literatura internacional e um fã de Franz Kafka, então você precisa incluir no seu mapa de pontos turísticos de Praga dois pontos importantes, o Museu e o Monumento a este escritor.

O monumento é um enorme busto de aço do escritor, com 10 metros de altura e que fica girando; ele fica localizado na rua Národní 26, na cidade nova. Para chegar com mais facilidade a este e a outros pontos turísticos, saiba como funciona o transporte em Praga (em breve).

Enquanto que o Kafka Museum conta a história de vida do escritor e como a cidade de Praga foi importante para a sua vida; está situado na rua Hergetova Cihelna, funciona das 10h às 18h e o valor dos ingressos é de CZK 260.

Desfrute => Cruzeiro com jantar em Praga

 

O que fazer em Praga à noite

O que fazer em Praga a noite

Praça de São Venceslau é repleta de bares famosos.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Para quem gosta de aproveitar a vida noturna e deseja saborear as comidas típicas da República Tcheca no jantar, então a cidade também tem muito a te oferecer, pois existem muitos bares, pubs e casas noturnas para você curtir e saber o que fazer em Praga à noite (em breve).

A Praça de São Venceslau é uma região com muitos bares e casas bastante movimentadas, inclusive várias delas são de strip tease; tanto que a região é conhecida como o distrito da luz vermelha da capital tcheca.

Devido ao grande número de turistas, o local também tem muitos batedores de carteira, portanto, fique atento se for transitar por esta região.

Algumas opções de casa noturna são o Duplex e o Drunken Monkey, que são uma mistura de restaurante e boate. Para quem prefere jazz, há também o jazz Dock e o Jazz Club Agharta.

Já para quem prefere os bares, algumas dicas são: Hemingway, Absintherie; além das cervejarias tradicionais, como a U Medvídků e a U Fleku, ambas com mais de 500 anos de história.

Delícia => Jantar medieval com bebida ilimitada em Praga

 

O que fazer em Praga com chuva

O que fazer em Praga com chuva

Mesmo com chuva é possível conhecer os atrativos de Praga.

Você viu que a maioria dos pontos turísticos de Praga são a céu aberto, mas e se estiver chovendo? Não precisa se preocupar, pois a cidade ainda oferece ótimas opções para você aproveitar a cidade, mesmo ser for para a República Tcheca no inverno.

A primeira delas é o Museu Nacional, com muitas exposições sobre a história tcheca; se você prefere exposição de arte moderna dos séculos XX e XXI, então vá até o Palácio das Feiras.

Outra opção é ir conhecer os subterrâneos de Praga, conhecendo adegas históricas e câmaras que datam do século XII. Você terá a oportunidade de visitar catacumbas e câmaras de prédios históricos, como a Antiga Prefeitura da Cidade Velha.

Compare => Aluguel de carro na Europa 

 

Conheça os pontos turísticos de Praga

Como você pôde perceber, Praga é uma cidade repleta de pontos turísticos que marcam a identidade do país com formas únicas, como as barras de aço que giram no monumento de Franz Kafka e nas formas e movimentos impressionantes do Relógio Astronômico.

Outro fator que faz a viagem valer a pena é conhecer o maior castelo do planeta, que possuí um complexo que é basicamente uma cidade; sem contar as belezas das catedrais e da Ponte Carlos.

Como Praga está no centro do país e a locomoção é bem simples, recomendo que considere explorar outras cidades e fazer um roteiro na República Tcheca.

Basta planejar a viagem, escolher quais pontos turísticos deseja conhecer, reservar os passeios com antecedência e aproveitar Praga da melhor maneira.

Para finalizar, veja um vídeo produzido pelo site oficial de turismo da República Tcheca sobre a cidade de Praga:

E você, quais desses pontos turísticos de Praga te deram mais vontade de conhecer? Gostaria de indicar mais alguma atração da cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais