Como chegar em Praga e sair do aeroporto da cidade

por Carolina Romeiro

Como não há voos direitos para a República Tcheca do Brasil, é importante saber como chegar em Praga ao planejar a sua viagem. A segunda parte do seu trajeto terá de ser com ônibus, trens, avião ou carro alugado.

Provavelmente o melhor caminho é chegar pela Alemanha e depois seguir viagem para Praga; se você optar por ir de avião, também precisará saber como chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto.

Neste artigo, vou te explicar como chegar na República Tcheca, tanto a partir do Brasil como de outros países europeus, além de mostrar como sair do aeroporto e chegar ao centro de Praga pelos principais meios de transporte.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Praga

Seguro viagem Europa »

 

Como chegar em Praga

Forma mais rápida de chegar em Praga

Forma mais rápida de chegar em praga é pegar um trem em Berlim.

Quem deseja fazer um roteiro na República Tcheca tem que ter em mente uma coisa: não existem voos diretos do Brasil para o país. Portanto, é essencial pesquisar quais as melhores opções de como chegar em Praga; mas não tem com o que se preocupar, pois existem inúmeras formas de trajetos a partir de países vizinhos.

Em teoria, qualquer voo que saia do Brasil e vá para a Europa te leva para a República Tcheca. Caso você vá somente para o país. então a melhor opção seja chegar pela Alemanha, a partir das cidades de Berlim, Munique ou Frankfurt.

A maneira mais rápida de chegar em Praga é a partir de Berlim, pois são cerca de 4 horas e meia de viagem de trem; se você quiser ainda dá para fazer uma parada em Dresden. De Munique, o percurso dura 4h50 e você terá que ir de trem até Nuremberg e depois pegar um ônibus até a capital tcheca.

Voos low cost Praga

Ryanair é uma das companhias que fazem voos low cost para Praga.

Muitos voos brasileiros vão até Frankfurt, mas este não é o melhor ponto de partida para Praga. A viagem dura entre 6 e 7 horas e há necessidade de fazer baldeação no caminho.

A primeira opção seria ir até Nuremberg e então fazer o restante da viagem de ônibus; a segunda alternativa é fazer o percurso todo de trem, mas aí será preciso trocar de veículo em Leipzig e depois em Dresden. Todas as passagens podem ser adquiridas no site da Deutsche Bahn.

Há ainda outras possibilidades para quem quiser fazer uma viagem com múltiplos destinos. O acesso à Praga é bem fácil a partir de Viena (Áustria), já que a viagem leva cerca de 4 horas e pode ser feita nos confortáveis trens austríacos, os bilhetes podem ser comprados na ÖBB.

Outra opção é a partir de Budapeste, na Hungria, com uma viagem que leva 6h45; os tickets podem ser adquiridos no site da MAV.

Entretanto, se você estiver vindo de cidades como Paris (França), Roma (Itália), Lisboa (Portugal) ou Londres (Inglaterra), a melhor opção é através dos voos low cost Europa. E se este for o seu caso, a seguir explico como chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados em Praga »

 

Como ir do aeroporto para o centro de Praga

Aeroporto de Praga

Aeroporto de Praga | Foto: Gforce800, via Wikimedia Commons.

Há várias opções para chegar em Praga do Václav Havel Airport: ônibus (expresso ou de linha normal), taxi, aplicativos de transporte e transfer entre o aeroporto e o seu hotel. Por enquanto, o aeroporto ainda não se conecta com a capital por trem ou metrô, mas esta linha está em construção.

Como funciona? => Transporte em Praga (em breve)

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Ônibus Expresso

Ônibus aeroporto de Praga

Ônibus expresso do aeroporto de Praga | Foto: Kevin B, via Wikimedia Commons.

A opção mais fácil e provavelmente a mais popular entre os turistas é o ônibus expresso. Ele é muito prático e vai te deixar próximo a alguma estação do metrô de Praga, ou seja, fácil de ir para qualquer um dos pontos turísticos de Praga.

Este serviço é tão procurado porque, assim que você sair do aeroporto consegue pegar o ônibus, já que os pontos de embarque ficam em frente aos dois terminais. Os ônibus circulam a partir das 5h30 até as 22h, no sentido aeroporto/centro; para quem também quiser pegar o mesmo ônibus na volta, eles começam a circular no sentido centro/aeroporto a partir das 6h30 até as 22h.

O segundo motivo pela grande popularidade do Airport Express Bus é que o intervalo entre os ônibus varia entre 15 e 30 minutos e o tempo de viagem é de pouco mais de 30 minutos.

E além disto da facilidade e rapidez, ele ainda é barato, você vai pagar apenas CZK 60, que é equivalente a quase R$ 10,00 ou pouco mais de 2 euros (cotação de julho de 2019). Crianças até 6 anos não precisam de passagem e entre 6 e 15 anos pagam meia; não há cobrança adicionar para bagagem.

Durante o percurso até Praga, o ônibus expresso possui diversos pontos de parada, são eles:

  • Estação Praha hl.n. (central de trem): neste ponto você conseguirá pegar a linha C (vermelha) do metro.
  • Estação Dejvická: neste ponto você poderá fazer conexão e pegar a linha A (verde) do metrô.
  • Námestí Republiky: esta parada é a melhor opção para quem for ficar hospedado no distrito Praga 1, principalmente na cidade velha ou centro histórico (staré mesto). Neste ponto também é possível fazer conexão com a linha B (azul) do metro.
  • Estação Praha Masarykovo Nádraží: esta é a estação ferroviária da cidade nova.

Transporte e ingressos => Praga City Card

 

Ônibus de linha

Linhas de ônibus em Praga

Horário de funcionamento do ônibus é maior | Foto: ŠJů, via Wikimedia Commons.

Outra opção de como chegar ao centro de Praga do aeroporto é através das linhas de ônibus convencionais. Há inúmeras delas ligando o aeroporto às estações de metrô e até mesmo a diferentes pontos da cidade. Confira mais dicas da República Tcheca.

Apesar de ser um pouco mais barata, já que você pode adquirir o bilhete de 90 minutos, saindo por CZK 32; você precisará pagar uma espécie de taxa extra pela bagagem, que é o equivalente a meio bilhete por bagagem (apenas para as malas grandes).

Uma das vantagens é que o horário de funcionamento é maior do que do Airpot Express Bus, pois os ônibus circulam entre as 4h e as 23h30. Além disto, há também os ônibus noturnos, que podem ser essenciais caso você chegue em Praga de madrugada.

As linhas que fazem a conexão entre o aeroporto e o centro de Praga são:

  • 100 Zlicin: conecta os dois terminais do aeroporto à linha B (azul) do metrô.
  • 119 Divoká Šárka / Dejvická: liga os dois terminais do aeroporto à linha A (verde) do metrô.
  • 510: opção de ônibus noturno, passa nos dois terminais do aeroporto e circula até as 3h30.

Incrível => Tour Castelo de Praga

 

Táxi e Aplicativos de Transporte

Preço do táxi em Praga

Táxi no aeroporto de Praga | Foto: ŠJů, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida alguma a forma mais confortável de chegar no centro de Praga do aeroporto é pelo conforto do táxi. Entretanto, quem faz questão deste conforto também tem que pagar por ele; isso porque uma viagem pode custar entre CZK 600 e 900, ou seja, mais do que 10 vezes o valor da viagem do Airport Express Bus. Descubra qual moeda levar para República Tcheca.

Se você optar pelo táxi então é recomendado que você utilize as empresas oficiais e autorizadas do aeroporto, que são a AAA Radio Taxi e a Fix Taxi. E você ainda tem chance de ganhar um desconto para utilizar o mesmo serviço para ir do seu hotel até o aeroporto.

Para quem estiver viajando com grupos maiores, é possível utilizar carros maiores, com capacidade para até 8 passageiros. E mesmo fazer reservas online, assim você nem perde tempo quando chegar no aeroporto.

Os aplicativos de transporte, tais como o Uber ou o Bolt (Antigo Taxify) também podem ser utilizados para chegar em Praga.; a corrida deverá custar em torno de CZK 400, mas para isso você precisará ter acesso a internet quando chegar.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Confira => Excursão com cruzeiro em Praga

 

Prague Airport Transfer

Traslado aeroporto de Praga

Shuttle em Praga | Foto: ŠJů, via Wikimedia Commons.

Uma opção igualmente confortável e com valores semelhantes aos que você irá gastar com o táxi ou os aplicativos, é utilizando o Prague Airpot Shuttle. Você terá que desembolsar algo próximo a CZK 500 em viagens para até 4 pessoas e CZK 780 entre 5 e 8 pessoas.

Se você pretende viajar sozinho para Europa e não quiser abrir mão do conforto, mas ainda quer economizar, há ainda a possibilidade de compartilhar o serviço. Desta forma o custo cai consideravelmente, já que o valor para 1 pessoa é de CZK 290, para duas é de CZK 450 e para 3 pessoas CZK 480.

O intervalo entre cada um dos veículos é de 30 minutos.

Conforto => Traslado compartilhado em Praga

 

Descubra como chegar em Praga a partir do aeroporto

Viu como sair do aeroporto e chegar no centro de Praga é bem fácil? Agora você precisará apenas escolher a forma que melhor se adéqua ao seu estilo de viagem e ao seu bolso; não tenha medo de utilizar os transportes públicos e aproveite que o centro é todo conectado por ônibus, metrôs e bondes.

Recomendo também o artigo viajar de trem na Europa, com ótimas dicas que irão te ajudar caso opte pelo trajeto de um país vizinho até Praga.

Com todas essas informações, basta planejar sua viagem e reservar o hotel e os passeios com antecedência para curtir a capital tcheca da melhor forma possível.

Para finalizar, veja um vídeo produzido pelo site oficial de turismo da República Tcheca sobre o transporte de Praga:

E você, tem mais alguma dúvida sobre como chegar em Praga? Tem mais alguma dica para se locomover na cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

 

Você também vai gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais