Home » Cidades da Bélgica mais bonitas: Gante, Antuérpia etc

Cidades da Bélgica mais bonitas: Gante, Antuérpia etc

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Você já ouviu falar em algumas cidades da Bélgica bem bonitas que valem a pena conhecer? Se ainda não, fique tranquilo, pois está prestes a descobrir alguns lugares lindos para montar o seu roteiro.

A Bélgica é um país pequeno que está localizado entre o norte da França e o sul da Holanda. A capital Bruxelas é também a sede da União Europeia; o que traz uma fama internacional bem grande ao país, que já é multicultural e linguístico. Além da economia e política, o país é lembrado por sua culinária, arte, cultura, turismo e paisagens lindas.

A cidade de Bruxelas é a primeira da lista, mas qual seria a segunda cidade belga do país? Já ouvir falar em Dinant? Será que existem cidades alemãs e francesas próximas a Bruxelas para visitar? Saiba essas e outras respostas a seguir!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Bélgica

Seguro viagem Europa »

 

Cidades imperdíveis da Bélgica

  • Bruxelas
  • Bruges
  • Antuérpia
  • Gante
  • Leuven
  • Dinant
  • Hasselt
  • Liège
  • Namur
  • Oostende

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na Bélgica »

 

Entendendo o mapa da Bélgica

mapa da Béllgica com cidades

Francês é o idioma mais falado na capital Bruxelas.

Antes de falarmos sobre as cidades da Bélgica é importante que você saiba o básico da geografia do país. Assim fica mais fácil para montar o seu roteiro e ver qual o tempo e a distância entre os lugares que você for visitar no seu tour pela Europa.

A Bélgica é dividida em três regiões: Bruxelas-Capital, Flandres e Valônia. A capital está no centro do país e nela se fala mais francês, assim como na Valônia; enquanto que em Flandres fica mais ao norte e o idioma predominante é o holandês.

Mas e se você não fala nem francês e nem holandês? Fique tranquilo, pois grande parte da população, estabelecimentos e centros das cidades mais bonitas e turísticas falam inglês; sem contar que tem uma pequena região do país que fala alemão também.

Conhecendo mais a Bélgica, você se dá conta que sair de uma região a outra, você sente que basicamente está saindo de um país e entrando em outro. As cidades são bem diferentes e cheias de história, cervejas, chocolates, waffles e batatas-fritas.

Você pode saber mais sobre o mapa da Bélgica (em breve) e suas regiões turísticas para se localizar bem no país e não errar na escolha do seu roteiro.

Economize => Passagem para Europa

 

Bruxelas

Pontos turísticos de Bruxelas

Atomium é um dos principais pontos turísticos de Bruxelas.

A cidade de Bruxelas é a primeira da lista. Por ser capital do país e sede de várias organizações internacionais, a cidade conta com muitas atrações turísticas, museus, restaurantes, ruas comerciais e monumentos históricos.

Não deixe de conhecer os principais pontos turísticos de Bruxelas (em breve), como a Grand Place (a praça é patrimônio mundial da Unesco), o Manneken Pis (estátua símbolo do país – bem pequena, não crie expectativa), Atomium (escultura gigante de aço) e o famoso Parque do Cinquentenário. Confira um ingresso antecipado para o Atomium em Bruxelas.

Para sair do aeroporto de Bruxelas (em breve) e ir para o centro ou para o seu hotel, você pode utilizar o trem (entre 17 a 37 min), ônibus (linha 272 – aproximadamente 22 min) ou (carro alugado ou táxi (15 km – aproximadamente 17 min)

Prático => Ônibus turístico em Bruxelas

 

Bruges

Cidades turísticas na Bélgica

Assim como em Amsterdam e Veneza, Bruges também se destaca por seus canais.

Bruges é um grande símbolo do turismo na Bélgica, afinal a cidade é um charme. Com um toque de Europa Medieval e cheia de canais, ela é patrimônio mundial da Unesco e seu centro é reservado só para pedestres e ciclistas.

Eu costumo dizer que as ruas de Bruges têm um cheiro característico: waffles e chocolates! Por isso, deguste dessas delícias por lá sem deixar de ver o Grote Markt ( na praça principal), o antigo campanário e a arquitetura das igrejas e casas.

  • Como ir de Bruxelas até Bruges: trem (entre 1h e 1h10) | carro (98 km – aproximadamente 1h20).

Imperdível => Excursão guiada em Bruges

 

Antuérpia

Antuérpia pontos turísticos

Porto da Antuérpia é um dos lugares mais bonitos da Bélgica.

A Antuérpia é uma das cidades da Bélgica mais animadas e modernas. Ela é a segunda maior do país e é conhecida como centro mundial do diamante (você encontra muitas joalherias por lá) e capital belga da moda.

Assim, este é um destino de compras e vida noturna. A cidade mistura o antigo com o moderno e você pode ver isso de perto ao conhecer a praça principal, o Porto de Antuérpia, o Museu de Arte Moderna e o Museu da Moda.

  • Como ir de Bruxelas até Antuérpia: trem (entre 40h e 1h10) | carro (45 km – aproximadamente 50 min).

Confira => Excursão histórica na Antuérpia

 

Leuven

Onde estudar na Bélgica?

Leuven se destaca pela beleza das construções.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Leuven (ou Lovania) é outra cidade universitária muito bonita. Aliás, a Universidade Católica de Leuven está entre as melhores do país e mais antigas do mundo. Caminhando pelas ruas,você verá um mix de construções mais antigas e regiões comerciais.

Ah, Leuven é uma das cidades da Bélgica mais importantes na rota da cerveja, pois é sede da primeira fábrica da Stella Artois. Aproveite para degustar a bebida em algum dos bares e apreciar também o prédio da prefeitura, a praça principal e os castelos.

  • Como ir de Bruxelas até Leuven: trem (entre 20 e 30 min) | carro (30 km – aproximadamente 30 min).

Prático => Aluguel de carro na Europa

 

Gante

Cidades imperdíveis da Bélgica

Turistas costumam conhecer Gante em passeios de barco.

Gante (conhecida também como Gent) é a terceira maior cidade da Bélgica e segunda maior da região Flanders. Por ser universitária, possui uma atmosfera mais animada com vários festivais de música, cinema e teatro (especialmente no verão). Trata-se de um bom lugar para conhecer pessoas caso decida viajar sozinho para Europa.

Além dos canais, Gante conta com uma grande área verde e diversos monumentos históricos também. Vale a pena conhecer o Gravesteen (castelo do século X), a Catedral de São Bavão e a Korenmarkt (rua de compras).

  • Como ir de Bruxelas até Gent: trem (entre 35 min e 1h) | carro (57 km – aproximadamente 1h).

Desfrute => Passeio de barco em Gante

 

Dinant

Belezas naturais na Bélgica

Cidade chama atenção pela interessantes formações naturais.

Dinant é lembrada como a cidade dos conto de fadas. Por estar situada ao longo do rio Meuse e de cavernas (estão entre as maiores da Europa), ela apresenta paisagens incríveis que são verdadeiros cartões-postais ao vivo.

A cidade é uma ótima parada se você deseja incluir Luxemburgo no roteiro, pois Dinant fica no sul da Bélgica, a 89 km da fronteira. Saiba mais sobre os países da Europa.

A Igreja Notre-Dame é a principal atração da cidade, seguida da Dinant Citadel e do Castelo de Freÿr. A cidade abriga também a antiga fábrica da cerveja Leffe (atualmente produzida em Leuven).

  • Como ir de Bruxelas até Dinant: rota de ônibus e trem (entre 1h40 e 2h) | carro (110 km – aproximadamente 1h20).

Excursão => 1 dia em Luxemburgo e Dinant

 

Hasselt

Cidades para conhecer na Bélgica

Grote Mrkt de Hasselt | Foto: Sonuwe, via Wikimedia Commons.

Quando você vê o mapa da Bélgica com cidades turísticas para montar o roteiro, Hasselt não aparece como prioridade. Mas essa cidade universitária merece estar na sua programação se gosta de um lugar bonito, animado e diferente. Descubra como viajar de trem pela Europa.

Hasselt possui ruas comerciais, monumentos históricos, o museu a céu aberto Bokrijk, jardim japonês e muitos museus. Ah, e se você gosta de vida noturna, esta é uma ótima opção também!

  • Como ir de Bruxelas até Hasselt: trem (entre 1h e 1h20) | carro (82 km – aproximadamente 1h).

Como ter? => Chip na Europa

 

Liège

O que fazer em Liège

Museus Curtius em Liège | Foto: Kleon3, via Wikimedia Commons.

Liège é uma das cidades da Bélgica que já recebeu muitos nomes e foi palco de conflitos históricos, hoje é a quarta maior do país e a segunda da região da Valônia.

A cidade é rodeada de muitas pontes, pubs, catedrais, colinas, montanhas e museus; principalmente o Curtius Museum, considerado o patrimônio principal da Valônia. Não deixe de saborear o waffle de Liège e apreciar a vida noturna, também bastante famosa na região.

Recomendo também que visite os destinos naturais nos arredores de Liège, como o Forestia Animal Park. O local que está situado a 29 km da cidade reúne animais selvagens que interagem com os visitantes.

  • Como ir de Bruxelas até Liége: trem (aproximadamente 1h) | carro (100 km – aproximadamente 1h10).

Incrível => Tour Cavernas de Han e Wildlife Park

 

Namur

Castelos famosos na Bégica

Citadel de Namur proporciona uma vista panorâmica da cidade.

Namur é uma cidade interessante do ponto de vista natural, já que ela está localizada no ponto onde se conectam dois rios (Sambre e Meuse). Deseja conhecer a natureza européia? Então leia também sobre a cadeia montanhosa da Europa.

Além das paisagens muito bonitas, Namur é um importante centro histórico; vale a pena ver a cidade do alto e passear pelas suas ruas medievais. O Castelo Citadel de Namur e a Abadia de Maredsous são as principais atrações da cidade.

Como ir de Bruxelas até Namur: metrô e trem ou ônibus e trem (entre 1h10 e 1h20) | carro (70 km – aproximadamente 1h).

Saiba como => Reservar hotel na Europa

 

Oostende

Bélgica tem praia?

Turistas chegas nas praias pelos navios de cruzeiro | Foto: Wikimedia Commons.

E quais são as cidades da Bélgica para curtir uma praia? Olha, o país não é muito um destino litorâneo, mas você pode pegar um bronze em Oostende, a maior cidade costeira belga, muito apreciada pela população local.

Muitos navios de cruzeiros fazem parada na cidade, por exemplo. Durante o verão na Europa, Oostende é palco de eventos e festivais; seu mar é calmo e há atrações turísticas além da praia, como museus e um hipódromo com um campo de golfe.

Como ir de Bruxelas até Oostende: trem (entre 1h20 e 1h30) | carro (110 km – aproximadamente 1h15).

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Descubra => Época mais barata para viajar na Europa

 

Cidades alemãs próximas a Bruxelas

cidades alemãs próximas a Bruxelas

Colônia é conhecida pela agitada vida noturna.

Para quem quer sair de Bruxelas e fazer um bate-volta na Alemanha (ou até ficar mais dias), sugiro conhecer as cidades Colônia (221 km), Düsseldorf (205 km) e Duisburg (219 km). Elas são relativamente pequenas, mas cheias de história e próximas umas das outras.

Essas são cidades alemãs próximas a Bruxelas que muitos turistas aproveitam para passear e comparar um pouco da cultura, arquitetura, arte e gastronomia entre os dois países. O deslocamento pode ser feito de trem, ônibus ou carro alugado.

Desfrute => Cruzeiro turístico em Colônia

 

Cidades francesas próximas a Bruxelas

Pontos turísticos de Lille

Praça Charles de Gaulle representa o centro histórico de Lille.

Saindo de Bruxelas com destino a França, você pode conhecer Lille (111 km) ou, um pouquinho mais distante, Paris (312 km). As capitais belga e francesa estão a menos de 1h30 de trem de distância uma da outra; é possível também fazer este trajeto com uma companhia low cost Europa.

Como a capital francesa é grande, aconselho passar duas ou mais noites por lá para aproveitar bem o destino. Se optar pela cidade do norte francês, conheça em Lille a Praça Charles de Gaulle, a catedral e o Palácio das Artes.

Tour => Passeio guiado a pé em Lille

 

Dica de cidades turísticas da Bélgica relacionadas a guerras

cidades belgas relacionadas a guerras

Museu da Guerra em Bastogne | Foto: Uwe Bradrecht, via Wikimedia Commons..

Se você gosta de história e deseja reviver alguns fatos que moldaram o mundo em que vivemos hoje, a Bélgica é um dos destinos que oferece uma viagem no túnel do tempo. Bastogne, Charleroi e Ieper são alguns exemplos de cidades nesse sentido.

Bastogne foi palco de confrontos na Segunda Guerra Mundial e possuí um grande acervo de itens originai no War Museum, Charleroi foi uma das paradas de Napoleão Bonaparte antes da Batalha de Waterloo, e Ieper foi destruída nesta época, reerguida e reconstruída anos depois.

Essas cidades são cartões-postais do país e merecem uma visita se você tem tempo e interesse em conflitos históricos. Memoriais das guerras podem ser vistas nos monumentos e arquitetura dessas regiões.

De Bruxelas => Tour em Bastogne

 

Conheça as principais cidades da Bélgica

A Bélgica possui cidades lindas espalhadas pelas suas três principais regiões, as quais são subdividas em várias províncias, cidades e bairros diferentes. Por onde você passar, poderá ver monumentos históricos e paisagens bem bonitas.

Recomendo também o artigo quanto custa viajar para Europa, com estimativas de gastos essenciais que darão um norte ao seu planejamento financeiro.

Para criar um bom roteiro nessa viagem, basta você escolher uma programação que mais se encaixa no seu perfil e na quantidade de dias que você vai ficar no país. E não se esqueça de pensar também no deslocamento entre uma cidade e outra.

O sistema ferroviário é bem eficiente, mas os destinos estão geralmente descritos em holandês e/ou francês; por isso é preciso pesquisar o nome de cada cidade que vai visitar para não se perder pelo caminho. Mas não que seja um grande problema…

Como o país é pequeno, as grandes cidades turísticas ficam relativamente próximas umas das outras. Então, em poucos minutos você consegue chegar em outro destino e aproveitar a sua viagem no país da cerveja, chocolate, waffle e batata-frita!

E você, quais destas cidades da Bélgica deseja visitar? Tem mais alguma para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário