Home » Mapa da Bélgica: regiões turísticas e lindas do país

Mapa da Bélgica: regiões turísticas e lindas do país

by admin

Conhecer o mapa da Bélgica ajuda bastante na hora de preparar um bom roteiro de viagem. Principalmente se você quer conhecer todas as cidades mais bonitas e dar um pulinho nos países vizinhos, como Holanda ou França, por exemplo.

Pode parecer difícil saber tudo sobre a Bélgica, sua capital, língua, história e turismo antes de viajar. Na verdade, essa é uma tarefa quase impossível. por isso vale a pena se informar primeiro sobre as principais regiões turísticas e o que ver em cada uma delas.

Continue a leitura e saiba onde está a Bélgica no mapa da Europa, como o país está dividido, quais são as regiões mais bonitas para você conhecer, dicas de idioma e como se locomover até a Holanda.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Bélgica

Seguro viagem Europa »

 

Regiões turísticas da Bélgica: o que conhecer

  • Bruxelas-Capital
  • Antuérpia
  • Limburgo
  • Brabante Flamengo
  • Flanders Ocidental
  • Flanders Oriental
  • Liège
  • Namur

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na Bélgica »

 

Geografia da Bélgica

Bélgica mapa mundi

Bruges fica em Flanders e o idioma predominante é o holandês.

País das boas cervejas, chocolates deliciosos, batatas-fritas crocantes e waffles saborosos. Essa é a primeira definição que muita gente tem da Bélgica sem nem saber onde o país fica.

A Bélgica é um pequeno território situado no oeste da Europa que faz fronteira com a França a sudoeste, Luxemburgo a sudeste, Alemanha a leste e Holanda ao norte. Pela localização e importância econômica, faz parte do Centro Europeu.

O país se divide em três principais regiões: Flanders (norte, idioma holandês), Bruxelas (centro, bilingue – holandês e francês), e Valônia (sul, idioma francês). Na Valônia, está uma pequena região em divisa com a Alemanha, onde se fala o alemão.

Províncias da região de Flandres:

  • Antuérpia (Antwerpen)
  • Limburgo (Limburg)
  • Brabante Flamengo (Vlaams Brabant)
  • Flandres Ocidental (West-Vlaanderen)
  • Flandres Oriental (Oost-Vlaanderen)

Províncias da região da Valônia:

  • Hainaut (Henegouwen)
  • Brabante Valão (Waals Brabant)
  • Namur (Namen)
  • Liège (Luik)
  • Luxemburgo (Luxemburg)

Economize => Passagem para Europa

 

Principais regiões turísticas da Bélgica

Bruxelas-Capital

Lugares turísticos em Bruxelas

Grand Place é a praça central e possuí vários edifícios importantes ao redor.

A primeira região que buscamos no mapa da Bélgica certamente é a de Bruxelas-Capital. Como fica no meio do país, os roteiros geralmente saem do Aeroporto de Zaventem (aproximadamente 14 km do centro) e tomam forma em Bruxelas e seus arredores. Marque um transfer em Bruxelas.

Bruxelas-Capital está localizada no centro do Brabante Flamengo, mas não faz parte da província, já que a capital da Bélgica e as cidades vizinhas constituem sua própria região. A principal atração nessa região é a própria cidade de Bruxelas.

Nela você encontra museus, atrações turísticas, ruas comerciais e monumentos históricos. A Grand Place, o Parque do Cinquentenário e o Atomium são os principais pontos turísticos de Bruxelas (em breve); 2 dias são ideais para explorar a cidade. Confira um ingresso antecipado para o Atomium em Bruxelas.

Para sair do aeroporto de Bruxelas e ir até o centro, existem opções de ônibus (entre 30 e 50 min), trem (aproximadamente 20 min), táxi ou carro alugado (cerca de 30 min dependendo do trânsito).

Prático => Ônibus turístico em Bruxelas

 

Conhecendo a capital da Bélgica

Em Bruxelas você pode ter uma ideia de nada e tudo sobre a Bélgica. Algo meio estranho, não é mesmo? Eu digo nada porque a capital da Bélgica é internacional, sede da União Europeia e de muitas outras instituições.

Todo o movimento da cidade e a mistura de francês, holandês, inglês e diversas outras línguas nas ruas trazem uma atmosfera diferente das cidades belgas mais tradicionais. Por outro lado, você consegue ter uma pequena visão de tudo sobre o país.

A riqueza linguística, gastronômica, artística e cultural presente em Bruxelas é um exemplo do que a Bélgica tem a oferecer aos locais e turistas. Ao conhecer Bruges, Antuérpia, Leuven e Gante, você vai notar a diferença por exemplo.

Delícia => Degustação de cervejas belgas em Bruxelas

 

Antuérpia

Pontos turísticos da Antuérpia

Porto da Antuérpia é um ótimo lugar para caminhar.

Quando observamos o mapa com todas as cidades da Bélgica (em breve), a Antuérpia (capital e nome da província), recebe uma atenção especial.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Ela é a segunda maior cidade da Bélgica, ficando a 45 km de Bruxelas (entre 40 min e 1h de carro ou trem). Conhecida como capital belga da moda e centro mundial do diamante, a Antuérpia é local de compras e vida noturna. Vale a pena visitar o Grote Markt, o Museu de Arte de Moderna, o Porto de Antuérpia e o Museu da Moda em 1 ou 2 dias.

Imperdível => Excursão histórica na Antuérpia

 

Limburgo

Cidade belga que faz fronteira com a Holanda

Jardim Japonês em Hasselt | Foto: Joachim Köhler, via Wikimedia Commons.

A província de Limburgo está localizada na parte mais leste da região Flandres e faz fronteira com a Holanda. Sua capital é Hasselt, que está a aproximadamente 80 km de Bruxelas (entre 1h e 1h20 de carro ou transporte público). Descubra como fazer um mochilão pela Europa.

Hasselt é uma cidade universitária muito bonita que traz uma atmosfera animada, mas também tradicional. Monumentos históricos, museu a céu aberto ou fechado, o Jardim Japonês e as ruas comerciais caracterizam a cidade. Creio que 1 dia é ideal para visitar Hasselt.

Compare => Aluguel de carro na Europa

 

Brabante Flamengo

Cidade universitária na Bélgica

Universidade Católica de Leuven | Foto: Wikimedia Commons.

Brabante Flamengo fica basicamente no centro da Bélgica e tem em Leuven sua capital e principal atrativo turístico. Esta cidade fica a apenas 30 km de Bruxelas (30 min de carro ou entre 20 e 30 min de transporte público). Saiba como viajar de trem pela Europa.

Além de ser uma cidade repleta de jovens por conta da famosa Universidade Católica de Leuven, trata-se de um palco de diversas construções históricas, ruas comerciais e da primeira fábrica da cerveja Stella Artois. Creio que 1 dia é interessante para apreciar a arquitetura, gastronomia, cultura e arte presente na cidade.

 

Flanders Ocidental

O que fazer em Bruges

Bruges se assemelha a Veneza pelas casas e estabelecimentos ao redor dos canais.

Flanders Ocidental é uma província que fica na parte costeira do mapa da Bélgica, fazendo fronteira ao sul com a França. A capital dessa província é Bruges, localizada a menos de 100 km de Bruxelas (entre 1h e 1h20 de carro ou trem).

Bruges é sinônimo de turismo na Bélgica, já que a cidade é um charme rodeado de canais e suas construções representam a Europa Medieval. Além de Bruges, vale a pena visitar as praias de Oostende também. Nesta região 1 ou 2 dias são suficientes.

Conheça => Excursão guiada em Bruges

 

Flanders Oriental

Cidades próximas a Bruxelas

Não deixe de passear de barco pelos canais de Gante.

Flanders Oriental está entre as províncias Flandres Ocidental e Brabante Flamengo. Sua capital é a cidade de Gante, que fica a menos de 60 km de Bruxelas (aproximadamente 1h de carro ou de trem). Confira dicas para viajar sozinho para Europa.

A cidade sedia festivais de música, cinema, teatro e gastronomia, além de áreas verdes e inúmeros monumentos históricos. O Gravesteen e a Korenmarkt são paradas obrigatórias por lá. Um ou dois dias são ideais para ficar na cidade.

Desfrute => Passeio de barco em Gante

 

Liège

cidades belgas perto da Alemanha

Catedral de São Bartolomeu em Liège | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

Liège é o nome da província e de sua capital, considerada uma das cidades mais bonitas na região da Valônia. Ela fica a aproximadamente 100 km de distância de Bruxelas (cerca de 1h10 de carro e 1h de transporte público). Descubra qual a época mais barata para viajar para Europa.

A cidade é famosa por contar com muitas pontes, museus, catedrais, colinas, montanhas e pubs para uma boa vida noturna. É interessante montar um roteiro de pelo menos dois dias na cidade se você quiser aproveitar tudo que ela tem a oferecer.

Como ter? => Chip na Europa

 

Namur

Belezas naturais na Bélgica

Rio Meuser em Namur | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

Namur está basicamente no centro das províncias da região da Valônia. Sua capital leva o mesmo nome e está localizada a cerca de 70 km de Bruxelas (1h de carro; dependendo do trânsito ou entre 1h10 e 1h20 de transporte público).

A região possui paisagens muito bonitas e construções medievais. Um ou dois dias são suficientes para conhecer seu atrativos, especialmente o castelo Citadel de Namur, a Abadia de Maredsous, e a região das Ardenas, esta que está rodeada por montanhas e florestas.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Como se virar com o idioma na Bélgica?

Qual o idioma da Bélgica?

Turistas conseguem aproveitar a Bélgica falando inglês.

Não precisa falar fluentemente francês, holandês ou, dependendo da região, alemão para se comunicar na Bélgica. Assim como boa parte da população da Europa, muitos belgas falam bem inglês, o que ajuda bastante para eles interagirem com os estrangeiros.

Recomendo estudar um pouquinho as saudações e decorar frases simples em francês para facilitar a sua visita a Bruxelas. Essa dica me ajudou bastante a chegar nos pontos turísticos, fazer compras e comer na cidade.

Saboreie => Degustação de chocolates em Bruxelas

 

Mapa da Bélgica e Holanda

distância entre Amsterdam e Bruxelas

Amsterdam fica a 210 km de Bruxelas.

Se você pretende dar um pulinho na Holanda, vale a pena estudar um pouco para montar um roteiro legal pelos dois países. Afinal, além de Bruxelas e dos pontos turísticos de Amsterdam há muito o que ver e fazer.

Quer um exemplo? Saindo de Bruxelas e passando por Gante e/ou Antuérpia, você pode seguir viagem para Maastricht, Breda ou Roterdã na Holanda; em poucos minutos ou horas de carro ou ônibus você já está em outro país. Vale a pena a aventura!

Incrível => Excursão para a Holanda saindo de Bruxelas

 

Mapa da Bélgica e países vizinhos

Capital mais próxima de Bruxelas

Luxemburgo é a capital mais próxima de Bruxelas.

Planos além da Bélgica? Se você deseja fazer um tour pela Europa e conhecer a região do Benelux (bloco econômico que também conta com Luxemburgo e Holanda) e até outros países, é interessante montar um roteiro que atenda todas as suas expectativas.

Para isso, leve em conta os países que você deseja conhecer e a quantidade de dias disponíveis que você tem para viajar. É importante também planejar os gastos para evitar surpresas no seu bolso antes ou após o embarque.

Considerando as capitais dos países vizinhos, a distância para Bruxelas é:

  • Amsterdam: 210 km.
  • Paris: 312 km.
  • Luxemburgo: 208 km.
  • Berlim: 764 km.
  • Berna: 670 km.

Além de poder fazer essas viagens de trem ou carro, uma ótima dica é pesquisar os voos das companhias low cost Europa, econômicos e práticos para trajetos curtos.

Dicas => Hospedagem na Europa

 

Explore o mapa da Bélgica

Quando a gente olha o mapa da Bélgica rapidamente, o país parece bem pequeno e sem muito o que fazer. No entanto, quando começamos a entender a divisão das regiões e as cidades mais bonitas, a história muda.

A Bélgica possui muitas belezas espalhadas pelo país, como paisagens medievais, atrações turísticas e muitas alternativas para sair da dieta em bom estilo. Afinal, batatas-fritas, chocolates e waffles são divinos por lá; sem contar o cardápio infinito de cervejas também.

O povo belga costuma ser bem hospitaleiro e o país está cada vez mais atraindo turistas ao redor do mundo. Você mesmo pode conhecer melhor as regiões belgas para montar um roteiro incrível.

E você, quais regiões do mapa da Bélgica pretende conhecer? Tem alguma dica do país para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

You may also like

Leave a Comment