Home » Mapa da Europa para turismo no continente

Mapa da Europa para turismo no continente

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

Ao longo de muitos anos, vários fatores sociais e econômicos ajudaram a determinar o mapa da Europa. Na verdade, essa composição vem sofrendo mudanças há séculos, já que uma série de guerras tem forte interferência nessa história; contudo, mesmo havendo novos países não reconhecidos surgindo até hoje, o continente europeu assumiu uma nova configuração.

Atualmente, o chamado “Velho Continente” é constituído geograficamente por uma área aproximada de 10.180.00 km². Nesse contexto, ao observar o mapa é possível constatar que a Rússia, de fato, é o maior país; isso acontece mesmo com ela sendo em parte asiática. O menor país é o Vaticano.

A população estimada atual da Europa é de cerca de 800 milhões de habitantes; dessa forma, pode-se imaginar a dimensão do continente e as diferenças culturais presentes.

Neste artigo, você entenderá como está delimitado o mapa da Europa atualmente, além dicas de cidades e países fantásticos para incluir na sua Eurotrip.

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mapa da Europa

Atualmente, a Europa compreende o território da península ocidental da Eurásia. Portanto, é limitada a leste pela Ásia e a sudeste pelo Mar Negro; ao sul a divisa é o mar Mediterrâneo, enquanto que o oceano Atlântico está a oeste e o Glacial Ártico ao norte.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na Europa »

 

Mapa da Europa: países

Kosovo é um país independente?

Kosovo se auto-declarou independente em 2011, mas a Sérvia o considera como território.

Atualmente (2019), 49 países independentes integram a Europa. Junto a eles, existem nações que buscam ter sua independência reconhecida, como por exemplo o Kosovo (Sérvia); reconhecido por 106 países, os cossovares usam o futebol para alegar independência, por isso são filiados e disputam as competições oficiais da UEFA.

Embora seja considerada como o início da cultura ocidente devido à Grécia Antiga, a Europa conta também com países recentes. Afinal, após o fim da II Guerra Mundial e posteriormente da Guerra Fria, novos países foram reconhecidos, sendo que a última nação com independência totalmente reconhecida foi Montenegro, em 2006.

O desmembramento da União Soviética teve grande participação nisso, ajudando a definir o mapa da Europa atual. Com a criação da União Europeia em 1992 e com o Tratado de Schengen, tornou-se muito mais fácil se locomover e, para transitar entre os membros do bloco, é preciso passar apenas uma vez pela imigração na Europa.

A seguir você vai conhecer melhor alguns dos países que formam o continente!

Prático => Aluguel de carro na Europa

 

Alemanha

Oktoberfest na Alemanha

Oktoberfest em Munique dura 17 dias com muita festa e cerveja.

A Alemanha é conhecida na história recente principalmente pela divisão do seu território após a Guerra Fria. Entretanto, atualmente é um país moderno, com uma qualidade de vida excelente e o mais rico do continente europeu.

Com cerca de 83 milhões de habitantes, o país encanta pela sua cultura, organização e beleza arquitetônica. A Oktoberfest, em Munique, é provavelmente a festa mais conhecida em nível mundial na Alemanha.

Almoço => Visita a Torre de Berlim com mesa na janela

 

Espanha

Dicas da Espanha

Plaza de España em Sevilla.

A cultura espanhola é muito próxima de algumas localidades brasileiras e de países vizinhos. Este país, cuja capital é Madrid, está localizado na região da Península Ibérica no mapa da Europa atual; o seu território conta com ainda com belas cidades com Barcelona, Sevilha, Valência e Málaga. Saiba quais são os passeios em Barcelona mais interessantes.

Sem fila => Excursão guiada ao Palácio Real de Madrid

 

Portugal

O que fazer em Portugal

Grutas de Benagil, na costa do Algarve.

Ligado historicamente ao Brasil, Portugal renova-se a cada ano. Hoje, o país é um dos principais destinos de brasileiros para trabalhar na Europa e também para o turismo para turismo, principalmente pela facilidade da língua.

Apesar de ser um país pequeno, possuí diversas belezas naturais. Portugal situa-se ao sudoeste da Europa e é limitado pelo oceano Atlântico.

Incrível => Passeio de barco para as Grutas de Benagil

 

Itália

Lugares mais bonitos da Itália

Região de Cinque Terre, próxima a Gênova.

Considerado um dos melhores destinos da Europa, este é um país localizado mais a centro-sul no mapa mundi Europa. Obviamente, a Itália é conhecida pela gastronomia, mas há muito mais características que marcam o país.

As belezas das praias italianas, a arquitetura e arte também se destacam! O país é delimitado por fronteiras com França, Suíça, Áustria e Eslovênia; sem contar que está muito próximo as ilhas de Malta e possuí, dentro do seu território, outras duas nações: San Marino e  Vaticano.

Turismo religioso => Tour Vaticano

 

Inglaterra

Principais cidades portuárias da Europa

Liverpool é uma das principais cidades portuárias da Europa.

O país britânico é a principal potência econômica, política e turística do Reino Unido. A Inglaterra possui uma cultura muito marcante, seja pela educação do seu povo ou com a família real, que gera grande curiosidade.

Ainda, o país, com mais de 56 milhões de habitantes, tem entre suas fronteiras a Escócia, ao norte; a oeste a fronteira é com o País de Gales. O Canal da Mancha é o que o separa fisicamente da chamada Europa continental e uma maneira prática de percorrer este trecho é através dos voos low cost Europa.

Imperdível => Excursão Harry Potter em Londres

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

 

Grécia

Lugares mais bonitos da Grécia

Casas brancas e azuis em Santorini são marcantes para o turismo grego.

Famosa pelas mitologias e as ilhas paradisíacas, a Grécia um verdadeiro tesouro europeu. O seu território está ao sul do continente, sendo Atenas a maior cidade do país. Descubra tudo o que precisa para viajar para Europa.

Graças a essa localização, a Grécia é muito próxima também de culturas da Ásia, África e Oriente Médio. Por isso, é formada por uma grande união e influência de povos distintos até hoje.

Desfrute => Cruzeiro Ilhas Vulcânicas na Grécia

 

Noruega

O que fazer em Oslo

Opera House é um dos principais pontos turísticos de Oslo.

Este é um país nórdico, ou seja, localiza-se na região ocidental da Europa Setentrional. De fato, essa é uma região do mapa da Europa caracterizada pela beleza, organização social e a alta qualidade de vida; a Noruega, cuja capital é Oslo, tem cerca de 5,5 milhões de habitantes e divide-se territorialmente em fronteira com Suécia, Finlândia e Rússia.

Confira => Tour panorâmico em Oslo

 

Islândia

Belezas naturais da Islândia

“Isolada no mapa”, Islândia é dona de paisagens impressionantes.

Outro país nórdico do mapa da Europa é a Islândia. Na verdade, o país causa curiosidade pelo quase isolamento geográfico, já que é uma ilha no oceano Atlântico. Hoje, a Islândia é um dos países mais desenvolvidos no mundo, segundo a Organizaçãoes das Nações Unidas (ONU).

Na Islândia podem ser vistos dois fenômenos naturais: a Aurora Boreal no inverno e o sol da meia-noite no verão. Seu território localiza-se próxima à gelida Groelândia, o que explica as baixas temperaturas. Confira dicas de roupas para o inverno europeu.

Fantástico => Obervação de baleias no Sol da meia-noite

 

Mapa da Europa: cidades

Cidades mais visitadas do Leste Europeu

Budapeste, na Hungria, é uma das cidades mais visitadas da Europa Oriental.

Agora que você já conhece melhor alguns países para conhecer no seu tour pela Europa, é importante também conhecer as cidades. É válido ressaltar que há lugares mais conhecidos do público em geral, mas outros vem chamando atenção; os países da Europa Oriental ou destinos em Portugal, por exemplo, são alguns deles!

Fácil => Chip na Europa

 

Porto

Melhores destinos da Europa

Porto é uma mistura de cidade portuária com o charme urbano.

Ao norte de Portugal, fica esta que certamente é uma das melhores cidades da Europa para turismo. A cidade é conhecida pela gastronomia e o famoso Vinho do Porto, mas também pela qualidade de vida.

De fato, Porto é uma cidade com uma ótima infra-estrutura e custo-benefício na Europa, por isso atrai tantas pessoas. A cidade é a segunda maior de Portugal e conta com cerca de 220 mil habitantes.

Aproveite => Porto Card com transporte incluso

 

Málaga

Cidades para conhecer na Espanha

Caminito del Rey em Málaga.

Saindo da tradicional rota espanhola Barcelona-Madrid, a cidade de Málaga destaca-se no mapa da Europa e é uma ótima ideia para passar férias e relaxar. Descubra quantas milhas preciso para viajar para Europa.

Ela está localizada mais ao sul da Espanha, no Mediterrâneo, o que reforça as suas belezas naturais. Na antiguidade, Málaga era uma colônia grega, por isso também tem muita história para contar.

Excursão => Caminito del Rey em Málaga

 

Munique

Roteiro pela Alemanha.

Castelo de Neuschwanstein em Munique.

A Oktoberfest é uma das atrações da Alemanha. A festa acontece em Munique, na região da Baviera alemã, sudoeste do país. Esta cidade tem mais de 1 milhão de habitantes e é rica em cultura e diversidade, sendo um dos principais centros europeus, apesar de não ser a capital do país.

Conheça => Excursão ao Castelo de Neuschwanstein

 

Bratislava

O que fazer na Eslováquia

Rio Danúbio passa ao lado do centro histórico de Bratislava.

É possível dizer que a capital da Eslováquia “está na moda”. Muitas pessoas estão desbravando o Leste Europeu (em breve) através da Bratislava; geograficamente, ela está próxima da fronteira com a Áustria e Hungria. A cidade é antiga, datando do século XVII, mas vem se renovando e conta com a beleza do rio Danúbio.

Viagem => Excursão de Viena a Bratislava

 

Veneza

Cidades para conhecer na Itália

Para chegar aos pontos turísticos, é preciso navegar pelos canais de Veneza.

Dificilmente alguém nunca ouviu falar de Veneza. A famosa cidade italiana dos canais fica no nordeste do país. Assim como em toda a Itália, a sua arquitetura e os museus encantam muito além dos passeios de gôndolas.

Prioritária => Entrada para o Palácio Ducal

 

Edimburgo

Pontos turísticos de Edimburgo

Castelo de Edimburgo na Escócia.

Ao contrário do que muitos pensam, Edimburgo já deixou para trás as histórias de mistérios e suspense. Hoje, a cidade perde em número de visitas apenas para Londres na Grã-Bretanha e muito recomendada para um mochilão pela Europa caso esteja em solo britânico.

Com cerca de 500 mil habitantes, possui pontos históricos como o Castelo de Edimburgo e também abriga o palácio que é a residência oficial da realiza britânica na Escócia.

Visite => Ingresso para o Castelo de Edimburgo

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

 

Londres

Roteiro pelo Reino Unido

Tower Bridge fica acima do Rio Tâmisa.

É impossível falar sobre o mapa da Europa e não citar a capital da Inglaterra. A cidade possui cerca de 9 milhões de habitantes, sendo a mais populosa da Europa.

Pontos turísticos como a Torre de Londres, Palácio de Westminster, London Eye e a Tower Bridge atraem milhares de pessoas anualmente. Dessa forma, Londres é uma das principais cidade não apenas da Europa, mas do mundo!

Clássico => Ônibus turístico em Londres

 

Paris

O que fazer em Paris

Museu do Louvre em Paris.

Assim como Londres, Paris é um dos principais centros urbanos europeus. No mapa da Europa a cidade é cortada pelo famoso Rio Sena.

Paris conta com mais de 2 milhões de habitantes e encanta com o Museu do Louvre, a Torre Eiffel e centenas de museus; sem contar que é a terra da incrível Disney Europa. A cidade é palco de inúmeros filmes até hoje e reserva uma gastronomia especial aos fãs de confeitaria.

Guiada => Excursão ao Museu do Louvre

 

Mapa da Europa: turismo

País mais visitado do mundo

França é o país que mais recebe turistas no mundo.

Certamente é difícil que você não sonhe em conhecer pelo menos algum país da Europa. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou os seguintes dados dos países mais visitados em 2017 por estrangeiros:

  • França: 86,9 milhões
  • Espanha: 81,8 milhões
  • China: 60,7 milhões
  • Itália 58,3 milhões

De acordo com os números acima, você pode observar que três entre os quatro primeiros são países europeus. Ainda, a OMT constatou que 51% dos turistas daquele ano escolheram a Europa como destino.

Como funciona? => Imigração na Europa

 

Por que visitar a Europa?

Viajar entre países na Europa

Viajar de trem entre países próximos é uma realidade na Europa.

Graças à diversidade de povos que constitui a Europa, visitar o continente é uma aula de história e cultura. Para entender grande parte da história mundial você pode ir de países como a Grécia para a Alemanha, por exemplo.

Além da questão cultural, viajar para a Europa é um atrativo principalmente para os brasileiros devido à segurança. Ao contrário de muitos destinos no próprio Brasil, você pode transitar sem medo de assaltados à mão armada nas principais cidades da Europa. Confira o que saber antes de viajar para Europa.

É claro que você precisará ficar atento aos seus pertences. Afinal, todas as cidades turísticas têm altos índices de furtos. Entretanto, não se preocupará com a violência, o que é muito diferente.

Outro fator importante é a infra-estrutura. Cidades como Paris, Londres e Berlim têm alguns dos melhores sistemas de transportes públicos do mundo. Dessa forma, é muito tranquilo viajar de trem na Europa. Uma viagem entre Londres e Paris, por exemplo, dura apenas algumas horas de trem.

Quanto às dificuldades da língua, não se preocupe! Além do fato de a maioria dos países ter sempre alguém que fala inglês, há meios de resolver isso. Graças à tecnologia você pode se virar bem em qualquer canto do mundo!

Dicas => Viajar sozinho para Europa

 

Visite a Europa de norte a sul!

Do romantismo de Paris à agitação de Londres ou às praias gregas, o continente tem um charme especial! Em síntese, não importa quanto tempo passe, o Velho Continente renova sempre os seus encantos.

Recomendo também o artigo época mais barata para viajar para Europa, com dicas para economizar viajando a cada estação do ano.

Por isso, a dica é observar o mapa da Europa atual e traçar o seu roteiro! Além da facilidade de viajar pelo continente, você com certeza sairá transformado dessa experiência!

Finalize com este vídeo incrível da site oficial de turismo da Finlândia sobre o sol da meia-noite na Finlândia, esse pedaço maravilhoso da Europa.

E você, quais países do mapa da Europa pretende incluir na sua Eurotrip? Deixe sua resposta nos comentários!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário