Mapa mundi Europa: Europa Ocidental, Oriental etc

por Thainá Fernanda

Mesmo sendo um continente pequeno em comparação aos outros, ao observar o mapa mundi Europa, percebe-se que ela possui muitos países, sendo eles bem diferentes uns dos outros.

O que vou apresentar neste artigo, é como o território europeu está distribuído no mapa, quantos países possui, e a história por trás de cada região deste continente magnífico.

Ao ler este post, você saberá mais a respeito do mapa da Europa ocidental e oriental; seus países, capitais; mapa da Europa atual e suas cidades; mapa terrestre e outros. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Como e o que é o mapa mundi Europa

mapa europa e asia

Mapa da Europa em 1923.

A Europa é um dos 6 grandes continentes, estando no Mapa mundi ao lado da Ásia e acima do continente Africano. O continente europeu é banhado pelos oceanos Atlântico e Índigo. O principal mar que o banha é o Mediterrâneo.

A Europa é composta por 50 países, e está dividida politicamente em Oriental e Ocidental.

CLIQUE AQUI agendar os melhores tours na Europa »

 

Mapa mundi Europa atual

mapa da europa com divisões

Mapa mundi da Europa contemporâneo.

Há discordâncias sobre a Ásia e a Europa estarem separadas, e alguns consideram que deveriam ser um mesmo continente, a Eurásia.

A razão é não haver um mar que os divida, estando apenas a Cordilheira dos Montes Urais. Porém, por razões culturais, a Europa é considerada um continente à parte.

Em 1993 foi criada a União Europeia, união de 28 estados-membros independentes que compartilham a mesma moeda, regras para turismo e se apoiam mutuamente.

O objetivo de sua criação é promover a paz, e fazer que os países europeus se ajudem economicamente, para manter a Europa sendo o continente de alto poder econômico que ela sempre foi.

Desde os primeiros indícios que temos de humanos vivendo no que é atualmente o continente europeu, houve diversas mudanças nos territórios para chegar à Europa que visualizamos hoje no mapa mundi. Isso porque foram séculos de guerras e conquistas, a datar de antes de Cristo.

As mudanças mais recentes ocorreram na 1ª e 2ª Guerra Mundial. Antes da 1º Guerra Mundial, existiam 5 grandes impérios: O russo, o alemão, o britânico, o Turco Otomano e o Austro Húngaro.

  • Império Russo — Após a revolução de 1917, uma das prioridades do governo do país era sair da guerra. Ao assinar o Tratado de Brest-Litovsk com esse objetivo, a Rússia renunciou a vários territórios, dando origem a 7 novos países.
  • Império Alemão — Com o Tratado de Versalhes, a Alemanha perdeu oficialmente a guerra, e foi obrigada a pagar indenizações por sua responsabilidade na guerra. Além disso, perdeu boa parte de suas terras para outros países, o que gerou uma crise econômica no país.
  • Império Britânico — Perdeu boa parte de seus territórios, devido ao esforço financeiro necessário para sustentar a guerra.
  • Império Turco Otomano — Embora já estivesse em declínio desde o século XIX, em 1920 o império acabou de vez, graças ao Tratado de Sevres, dando origem a 40 novos países a partir dele.
  • Império Austro-Húngaro — Grupos étnicos que não tinham seus direitos reconhecidos dentro deste Império exigiram sua independência ao final da guerra. Surgiram assim vários estados independentes, como Áustria e a Hungria.

A maior consequência política da 2ª Guerra Mundial, e que dá contexto à Europa que vemos hoje no mapa mundi é a separação do continente em duas metades: A oriental — socialista, e a Ocidental — Capitalista.

Durante esse período, os Estados Unidos e a União Soviética ficaram em conflito sobre os territórios europeus, havendo assim a divisão.

Atualmente, mesmo havendo terminado esse período de crise pós-guerra, ainda há reflexos das influências recebidas em cada metade da Europa.

Como funciona? => Low cost Europa

 

Mapa mundi Europa: Ocidental

Como é o mapa da europa ocidental?

Foto: Goldsztajn, via Wikimedia Commons.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

A Guerra fria, nome dado ao período em que houve os conflitos pós-guerra entre os Estados Unidos e a União Soviética sobre o território da Alemanha, durou de 1945 a 1991.

A Influência dos Estados Unidos, defensor da democracia e do capitalismo, tomou conta do lado Ocidental do continente.

Durante esse período os Estados Unidos beneficiou esses países que eram seus aliados com o Plano Marshall e estes receberam ajuda para se reerguer. Alguns países que são exemplos de receptores dessa ajuda são a Inglaterra, a França e a Alemanha Ocidental.

Atualmente, há pontos de vista diferentes de quais países exatamente fazem parte da Europa Ocidental. A ONU e a Unesco apresentam opiniões diferentes sobre o assunto. O que é fato é que países que tiveram influência da União Soviética durante a Guerra Fria, não fazem parte.

Claramente, a Europa Ocidental obteve vantagens sobre a Oriental. Os países do ocidente apresentam maior índice de PIB por cabeça, e as condições de trabalho, saúde, moradia e educação também são melhores. Essa região é bem sucedida no turismo, agropecuária, extrativismo mineral e produção de energia, além de obter vantagem na Indústria.

O resultado, é que na Europa Ocidental está concentrada a maior parte dos países de 1º mundo.

Prático => Chip na Europa

 

Mapa mundi Europa: Oriental

Mapa da europa para colorir - Como é o mapa da europa oriental?

Foto: Samotny Wędrowiec, via Wikimedia Commons.

Fazem parte da Europa Oriental os países socialistas, influenciados pela União Soviética durante a Guerra Fria. Alguns exemplos são a Croácia, Eslováquia e a Eslovênia.

Após a queda do Muro de Berlim em 1989, vários regimes socialistas foram caindo um após o outro.

Essa região já foi o lugar onde há mais concentração de judeus antes da 2ª Guerra Mundial, e ainda hoje é considerada o maior núcleo da cultura muçulmana na Europa, resultado do domínio do Império Turco-Otomano. Além disso, possui a maior parte das igrejas ortodoxas existentes.

O lado Oriental da Europa é observado por todos, por ter como característica a ditadura, o socialismo e seu isolamento do mundo capitalista. Por consequência disso, o oriente europeu é considerado mais pobre, pois, não acompanha a evolução da tecnologia e não cresceu no segmento industrial como o ocidente.

Sua renda também é baseada no turismo, agropecuária, produção de energia e extrativismo mineral.

Porém, em decorrência ainda das consequências da divisão do continente, há menos tráfego do comércio, ainda mais por alguns países ainda serem ou terem influência socialista.

Países como a Rússia que decidem sair do comunismo para o capitalismo, enfrentam dificuldades como inflação e desemprego, reflexo da economia instável.

Descubra => Quantas milhas preciso para viajar para Europa?

 

Mapa mundi Europa: países e capitais

A Europa no mapa mundi é o 2º menor continente do mundo e está dividida em 50 países, com suas respectivas capitais:

País Capital
Albânia Tirana
Alemanha Berlim
Andorra Andorra-a-Velha
Arménia Erevan
Áustria Viena
Azerbaijão Baku
Bélgica Bruxelas
Bielorrússia Minsque
Bósnia e Herzegovina Saraievo
Bulgária Sófia
Chipre Nicósia
Croácia Zagrebe
Dinamarca Copenhaga
Eslováquia Bratislava
Eslovénia Liubliana
Espanha Madrid
Estónia Talim
Finlândia Helsínquia
França Paris
Grécia Atenas
Geórgia Tbilisi
Hungria Budapeste
Irlanda Dublim
Islândia Reiquiavique
Itália Roma
Cazaquistão Astana
Letónia Riga
Listenstaine Vaduz
Lituânia Vílnius
Luxemburgo Luxemburgo
Macedónia Escópia
Malta Valeta
Moldávia Quixinau
Mónaco Mónaco
Montenegro Podgoritsa
Noruega Oslo
Países Baixos Amesterdã
Polónia Varsóvia
Portugal Lisboa
Reino Unido Londres
República Checa Praga
Roménia Bucareste
Rússia Moscovo
São Marinho São Marinho
Sérvia Belgrado
Suécia Estocolmo
Suíça Berna
Ucrânia Quieve
Turquia Ancara
Vaticano Vaticano

Imperdível => Excursões de natureza e aventura na Europa

 

Mapa mundi Europa: turismo

mapa europa atual cidades

Principais destinos turísticos europeus.

Graças à criação da União Europeia, os países que aderem a esse bloco político e econômico, possuem barreiras apenas no mapa mundi.

Graças ao Acordo/Espaço Schengen, quem visita o continente europeu pode andar livremente entre um país e outro sem necessidade de visto, por um período de até 90 dias por semestre, nos países que fazem parte deste acordo.

O continente europeu é o mais visitado do mundo. Isso porque sua rica história preservada em palácios, castelos, museus e esculturas, torna possível uma viagem no tempo para quem o visita.

Como a Europa é um continente pequeno, basta olhar no mapa mundi, é muito perto e fácil ir de um país ao outro, como fazemos no Brasil uma viagem entre estados, por exemplo.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Os países mais visitados da Europa são: Portugal, França, Espanha, Itália, Turquia, Alemanha e Inglaterra.

São 60 idiomas ao todo, incluindo dialetos, o que proporciona uma experiência rica ao visitante.

Cada país da Europa possui uma cultura diversificada, e até estilos de governo diferente. Por exemplo, países como a Espanha e a Inglaterra ainda mantém a família real, embora em um regime político diferente das monarquias medievais. Confira o melhor da Espanha.

Para turistas do mundo todo, visitar o Palácio real e as moradias oficiais da realeza dos países europeus, ou até mesmo vê-los em algum desfile ou evento, já é uma experiência inesquecível.

Outra facilidade são os meios de transporte disponíveis. Dentro da Europa você poderá andar de avião, trem, ônibus, bicicleta, metrô, carro e até carroças turísticas, dependendo da cidade.

Além dos pontos turísticos que remetem às gerações anteriores, a Europa é sem dúvidas um paraíso a parte quando se trata de belezas naturais. Alguns exemplos são suas ilhas, as praias e as montanhas, onde é possível escalar e patinar.

O que nos leva a outro atrativo, principalmente para brasileiros — a neve. Vários países na Europa tem um inverno rigoroso, e há para todos os gostos. Desde o rigorosíssimo frio da Rússia, até o inverno leve dos países que estão à beira do mar, como a Espanha.

Resumindo: O continente europeu não é o líder de turismo no mundo atoa, e quem foi não reclama. Ao contrário, conta os dias para poder montar outro roteiro pela Europa.

O que não pode faltar => Passeios na Europa

 

Tudo sobre o mapa mundi Europa

Como você observou no artigo, a Europa sofreu mudanças importantes que resultaram no que vemos hoje no mapa mundi: 50 países, com regimes políticos diferentes, 60 idiomas distintos e a cultura de cada região mais diferenciada ainda.

Mais importante ainda do que analisar sua geografia e divisões no mapa, é pesquisar seus principais pontos históricos e turísticos.

Conhecer a Europa é saber sobre a nossa história, de onde viemos e como eram os povos que conquistaram o mundo, e influenciaram diretamente quem somos hoje, nossa economia, política e hábitos.

Vale muito a pena se aprofundar nas belezas do continente europeu, e os pontos positivos de passar um tempo sob a influência de cada um de seus povos. Poderá, inclusive, ser uma viagem de autoconhecimento.

Depois da leitura deste post, portanto, você certamente não tem mais dúvidas, por exemplo, sobre o mapa da Europa ocidental e oriental; seus países, capitais; mapa da Europa atual e suas cidades; mapa terrestre e outros.

E aproveite para ficar com essas lindas imagens do site oficial de turismo da Europa:

O que achou de conhecer o mapa mundi Europa? Ficou com alguma dúvida? Para qual destino pretende viajar no continente? Participe nos comentários!

Você também vai gostar

Deixe um Comentário

* Ao usar o formulário você concorda com o armazenamento dos dados nesse site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumimos que você concorda, mas pode desabilitar se assim preferir. Aceitar Saiba Mais