Home » Temperatura e clima na França: melhor época

Temperatura e clima na França: melhor época

por Eduardo Dias Araujo
Publicado: Última Atualização em 0 comentário

O clima na França varia muito durante o ano e as estações são bem delimitadas, sendo que as temperaturas mudam entre as diferentes cidades. Por exemplo, em Marselha, no sul da França, sempre faz mais calor do que em Paris, mais ao norte do país. Por isso, no processo de planejamento de sua viagem é preciso saber qual o fuso horário, o clima, a temperatura e até quando é a alta e baixa temporada.

Na França, durante todo o ano existem muitos pontos turísticos e atividades interessantes para fazer, independente da época do ano. Entretanto, é importante saber o que levar na mala e o que te espera ao chegar lá.

O país é bem democrático e agrada a todos os gostos. Quem gosta de praia pode se deslumbrar com a beleza do Mar Mediterrâneo e a sua rica vegetação na Riviera Francesa, ou quem gosta de frio pode se jogar nas pistas de ski nos Alpes Franceses. Por isso, a melhor época do ano para viajar para a França depende do seu objetivo de viagem. Para te ajudar nessa aventura separei todas as informações e curiosidades que se referem a temperatura e o clima na França.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos na França

Seguro viagem Europa »

Qual é a melhor época para viajar para a França?

Verão em Paris

O Verão é uma época muito procurada pelos turistas.

A época de férias na França começa em julho e se estende até setembro por se tratar dos meses de verão. Nesse período, tudo fica mais caro, principalmente nas cidades da costa marítima.

Afinal, é a alta temporada em todo o país e é justamente nas cidades litorâneas que os parisienses se refugiam durante os dias quentes de férias.

Mesmo que os custos da viagem como hospedagem, comida e passeios na França se elevem entre julho e setembro, para você que gosta de praia e quer conhecer cidades deslumbrantes como Cassis, Marselha, a ilha de Córsega e Nice, valerá a pena desembolsar um pouco mais de euros. Nessa época, tudo fica mais badalado e as temperaturas são ideais para uma boa praia, além de todos os comércios ficarem abertos.

Sei que é muito comum acharmos que a Europa faz frio o tempo todo e que o único lugar interessante para se visitar na França é Paris, mas isso é um equívoco. Como eu disse, a França possui várias cidades imperdíveis com diferentes culturas e atividades para se fazer em qualquer época do ano.

Agora se você não faz questão de conhecer as praias francesas, então aconselho vir em outras épocas do ano. O outono por aqui é lindíssimo e os preços não são tão salgados, além de não ser tão frio.

 CLIQUE AQUI agendar os melhores tours guiados na França »

 

Natal na França

Natal em Paris

Decoração natalina na Avenida Champs Elysées, em Paris. | Foto: David Monniaux, via Wikimedia Commons

Na época do Natal os preços também sobem um pouco para quem quer fazer compras, mas também vale a pena se deslumbrar com as decorações natalinas.

O único empecilho de viajar no fim do ano é o frio, que te impedirá de fazer atividades externas como passear de barco no rio Sena em Paris, por exemplo.

Eu moro em Paris e para mim a melhor época do ano é a primavera (março a maio). Nessa estação há menos turistas (embora a capital da França seja repleta de turistas o ano todo), o clima é ameno, você conseguirá fazer atividades externas, ir aos parques e ver o florescer das tulipas, e os preços não são abusivos.

Entretanto, digo mais uma vez, tudo depende do seu gosto. A minha irmã, por exemplo, virá me visitar na época do Natal, porque ama a decoração e faz questão de tirar foto com touca e luva, na pegada “gringa”. Se a sua viagem tem outros países além da França no roteiro, descubra qual é a melhor época para viajar para a Europa.

Prático => Chip na Europa

 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Além de ser obrigatório nos países do Tradado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom VIAJARNAEUROPA, é só clicar no botão.

 

Qual é o clima da França?

Chamonix-Mont-Blanc

Em Chamonix, nos Alpes Franceses, o clima característico é o de montanha.

O clima da França é temperado e agradável, variando de acordo com as regiões. As temperaturas costumam ser amenas, mas as diferenças entre as estações do ano são bastante expressivas. O país é dividido em quatro áreas climáticas distintas:

  • Clima oceânico (região norte e oeste, como a cidade de Paris e Picardie): a precipitação média está espalhada por muitos dias, com modestas variações de temperatura anuais.
  • Clima continental (regiões centro e leste, como a cidade de Strasbourg): invernos frios e verões quentes.
  • Clima mediterrâneo (regiões sul, como a cidade de Marselha): verões quentes e secos, chuvas de outubro a abril (clima úmido, mas leve), sol amplo durante todo o ano.
  • Clima de montanha (altitudes acima de 600-800 m): alto índice pluviométrico, neve de três a seis meses por ano.

Prático => Aluguel de carro na França

 

As quatro estações na França

Cassis França

Cassis, na Côte D’Azur | Foto: Marion Schneider & Christoph Aistleitner, via Wikimedia Commons.

O verão na França é intenso, variando de acordo com a região. Ele vai de 21 de junho a 20 de setembro e costuma ser quente, embora não tanto para nós que estamos acostumados com o verão do Brasil.

Julho costuma ser o mês mais quente e é nessa época do ano que as cidades da França costumam encher de turistas vindos dos países do hemisfério norte por causa das férias escolares.

O local mais procurado são as praias da Costa Azul da França. Pode fazer muito calor, especialmente no sul da França, o termômetro pode atingir a temperaturas acima de 35°C. A chuva pode ser frequente nesses meses, mas não com muita intensidade. Para preparar as suas malas preste atenção nessas informações.

Nos últimos anos, durante o verão, o clima na França ficou bem quente, com temperatura de 33°C em Paris. Passamos por um período chamado “canicule”, que dura de 3 a 5 dias, normalmente quando começa o verão.

São dias em que uma onda de calor coloca todo o país em estado de alerta. As escolas fecham e várias pessoas precisam de atendimento médico por  desidratação ou pressão baixa. Aqui faz um calor insuportável mesmo e isso tudo acontece por causa do aquecimento global.

Roteiro=> Lugares para viajar sozinho na Europa

 

Primavera e outono na França

Primavera em Paris

Museu do Louvre, ainda mais bonito durante a primavera.

Na primavera, de março a maio, o tempo é agradável. As temperaturas são amenas, e o sol faz belas aparições, apesar das frequentes chuvas. Abril costuma ser um mês com muitas chuvas, então a dica é sempre andar com um guarda-chuva.

De outubro a dezembro, o outono proporciona belos dias de sol, mas o clima costuma ser úmido. O que vai encher os seus olhos são as ruas e parques cobertos de folhas em tons marrom e amarelo degradês. As cores da cidade ficam com mais contraste, embora os dias sejam mais curtos e frios.

O mês mais quente é setembro e o mais frio é novembro. É nessa época que ocorrem muitos festivais gastronômicos, principalmente nas cidades turísticas da França. Falando nisso, confira o meu outro artigo sobre as mais bonitas cidades da França, com dicas de destinos para incluir em seu roteiro.

Experiências => Passeios na Europa

 

Inverno na França

Neve na França

Apesar de rara, quando a neve chega a Paris deixa o cenário cinematográfico.

O inverno é frio e para os brasileiros acredito que é rigoroso. Contudo, em Paris, por exemplo, quase não neva. Normalmente a neve sucede a chuva e as temperaturas podem ficar negativas, especialmente em destinos de altitude.

Eu acho uma das épocas mais bonitas no país, os telhados ficam cobertos de neve em algumas cidades e ainda tem o delicioso e mágico clima natalino.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

A melhor dica é não subestimar as previsões meteorológicas. Sempre veja na internet quanto está a temperatura antes de sair de casa, se vai fazer frio, chover, etc. Vai por mim!

Descubra => Quanto custa viajar para a Europa

 

Qual é o fuso da França?

Relógio França

Relógio do Museu d’Orsay, em Paris, marcando o horário com o fuso da Europa Central.

 A França segue o fuso horário padrão chamado de Central European Time (CET), UTC +1. Já o horário de verão aqui é chamado de Currently Central European Summer Time (CEST), UTC +2 e começa, em média, no final de março de 2019.

A diferença de horário entre o Brasil (horário de Brasília) e a França é de 4 horas, na época de horário de verão a diferença aumenta para 5 horas. Por exemplo, em Brasília enquanto são 11 horas da manhã em Paris são 16 horas, durante o horário de verão.

A diferença de fuso horário da França para o Brasil é até que grande, considerando a sua adaptação nos primeiros dias e a comunicação com amigos e familiares que ficaram no Brasil. Então planeje bem sua viagem, como o que irá fazer quando chegar.

Imperdível => Principais pontos turísticos da França

 

Dicas para aproveitar o clima na França

Todo viajante tem que saber a temperatura e o clima do país de destino antes de embarcar, sendo importante conhecer bem o período certo para a sua visita a França. O mês ideal da sua viagem vai depender dos seus gostos e estilo, como por exemplo se você gosta de cidade grande, campo, mar, montanha, neve, etc. A França te espera para desfrutar de tudo isso!

Saber qual é o clima na França é essencial para que o seu planejamento de viagem seja feito com sucesso. Assim você saberá exatamente quais roupas e acessórios deverá levar na bagagem. Sobretudo porque está ficando cada vez mais caro despachar mala e o peso permitido delas diminuiu (antes tínhamos direito de despachar 32 kg, agora somente 23 kg).

A ideia deste texto foi tentar esclarecer tudo sobre a melhor época para visitar a França, tentando te informar sobre o fuso horário, clima, temperatura, alta e baixa temporada, incluindo período de férias dos franceses, já que tudo isso influenci e muito no aumento dos preços dos hotéis e comércios.

Para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo na França que apresenta a Pont du Gard, uma das belezas do país!

Espero ter te ajudado a planejar melhor a sua viagem pela França, vai por mim cada pedacinho desse país é magnífico. Bon voyage!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

Deixe um Comentário